1.3.07

Joaquim Magalhães de Castro, fotógrafo e jornalista independente


Fotógrafo, jornalista independente, investigador da história da expansão marítima, Joaquim Magalhães de Castro interessa-se actualmente sobre os múltiplos aspectos da presença portuguesa em todo mundo, com particular destaque para o continente asiático. Colaborou extensivamente na imprensa em Macau e em Portugal, e tem exibido o seu trabalho em exposições individuais e colectivas.


É o autor dos álbuns fotográficos ( ver abaixo) “Os Bayingyis do Vale do Mu – Luso-descendentes na Birmânia”, de 2001, e ainda “A Maravilha do Outro – No Rasto de Fernão Mendes Pinto”, de 2004, bem como do documentário televisivo “Bayingyi, a Outra Face da Birmânia”.

É um dos responsáveis da Lume World, um Banco de Imagens on line.

A Lume World é especializada em temas ligados ao Continente Asiático e ao
Mundo Lusófono, nomeadamente o Legado Histórico deixado pelos portugueses em todo o Mundo .
Paralelamente, a Lume World serve de montra às edições da Lume Editora , ou outras, disponibilizando ainda para leitura Textos de Viagem , Reportagens e peças de Análise Histórica que julguem apropriados para o melhor conhecimento dos trabalhos apresentados.



Capa do livro «A MARAVILHA DO OUTRO–NO RASTO DE FERNÃO MENDES PINTO», excelente álbum de fotografias dos locais percorridos outrora por Fernão Mendes Pinto



Capa do livro «Os bayingyis do vale do mu: luso-descendentes da Birmânia», uma notável reportagem fotográfica de luso-descendentes na Birmânia