21.12.08

Vamos deixar um sapato na embaixada dos Estados Unidos em Lisboa no dia 23 de Dez. às 18h.



NÃO ESQUECER: VAMOS DEIXAR UM SAPATO NA EMBAIXADA DOS EUA EM LISBOA DIA 23 DE DEZEMBRO PELAS 18 HORAS.
No dia 23 de Dezembro, às 18 horas, leva um sapato e deixa-o na embaixada norte-americana exigindo a libertação imediata de al-Zaidi e o fim da guerra contra o Iraque.

Muntadhar al-Zaidi, o jornalista iraquiano que no dia 14 de Dezembro atirou os sapatos ao ainda presidente dos EUA George W. Bush, continua preso e, segundo um advogado iraquiano citado pelo canal de TV France 24, poderia ser condenado a pelo menos dois anos de prisão pelo seu acto. Segundo relato do seu irmão Durgham à BBC, Muntadhar al-Zaidi teria sido torturado e em consequência disso teria uma mão e várias costelas partidas, um derrame interno e um olho ferido.

A Al-Baghdadia TV, para a qual trabalha al-Zaidi, lançou, segundo a BBC, um comunicado em que diz: «A televisão Al-Baghdadia exige às autoridades do Iraque que libertem imediatamente o seu colaborador Muntadhar al-Zaidi, de acordo com a democracia e liberdade de expressão que as autoridades norte-americanas prometeram ao povo iraquiano (…). Quaisquer medidas contra Muntadhar serão consideradas como actos de um regime ditatorial.»

Nós, cidadãos portugueses, vimos nestas vésperas de Natal depositar os nossos sapatos junto à embaixada dos EUA em Lisboa, apelando a que os Estados Unidos da América dêem imediatamente ordens aos seus capatazes iraquianos, o «governo» de Nouri al-Maliki, para que libertem al-Zaidi, símbolo da coragem dos iraquianos que se rebelam contra a ocupação criminosa do seu país pelas forças para lá enviadas pelo mesmo George W. Bush.

Se um homem que atirou (e falhou) dois sapatos ao senhor Bush devesse ser condenado, a quantos anos de prisão deveria ser condenado o senhor Bush, que ordenou a invasão e ocupação do país de al-Zaidi, causando milhares de mortos?

Fazemos votos para que o Novo Ano inspire o povo norte-americano a romper com o passado tenebroso que representou a Administração Bush e que as tropas norte-americanas saiam do Iraque para casa, não para serem transferidas para o Afeganistão.

No dia 23 de Dezembro, às 18 horas, leva um sapato e deixa-o na embaixada norte-americana (Avenida das Forças Armadas, 1600 Lisboa) com a tua mensagem de Natal para os EUA exigindo a libertação imediata de al-Zaidi e o fim da guerra contra o Iraque

Realiza-se hoje a 1ª Desconferência em Lisboa sobre a mobilidade em bicicleta, e a Cicloficina de Dezembro ( às 17h. na Crew Hassan)




O objectivo deste evento é: reunir num só lugar e em tempo real vários interessados na promoção e defesa da mobilidade em bicicleta, para que possam partilhar conhecimentos, experiências e pontos de vista, com o objectivo de chegar a consensos e/ou opiniões mais sólidas sobre diferentes questões relativas aos utilizadores de bicicleta, servindo de base para esforços de lobbying, comunicação e cidadania activa.

A desconferência não é um evento ao qual se vá assistir, requer participação activa, p
artilhar opiniões, colocar questões, interagir.

Local: Crew Hassan (Rua das Portas de Santo Antão, 159 - 1º andar, Lisboa).
Dia: 21 de Dezembro de 2008 (Domingo )
Hora: Início às 17h. Termina quando a discussão acabar ou quando os participantes dispersarem.






CICLOFICINA de Dezembro
Nota: Imediatamente antes, entre as 14h30 e as 16h30 decorrerá no R/C da cooperativa cultural Crew Hassan a 2ª Cicloficina de 2008, correspondente ao mês de Dezembro.

http://cicloficina.wordpress.com/


A DESCONFERÊNCIA

Este formato (desconferência) é uma experiência nova e está aberta a todos os interessados, sem qualquer excepção. A ausência de uma estrutura rígida em termos de programa ou organização, das hierarquias tradicionais e do formato mais comum de comunicações em que um orador apresenta um tema e há uma audiência que se limita a pouco mais do que receber o input, pode ser algo desconcertante. Mas ao mesmo tempo pode constituir uma lufada de ar fresco, uma oportunidade. Não há nada a perder mas muito a ganhar, e no processo podemos divertir-nos um pouco e experimentar novos processos sociais.

Como funciona a desconferência?



Discrição sumária:
A desconferência inicia-se com todos ao mesmo nível em roda na sala grande. Um facilitador explica o procedimento:

a) Qualquer pessoa pode propor um tema escrevendo num papel de cenário na parede (ou/e usando este wiki, em preparação e antecipação do dia do evento)

b) Quem não propuser um Tema (a maioria) pode escolher um ao qual se juntar. Quem propuser um Tema que não tenha adesão terá que se juntar a outro.

c) Os grupos separam-se por temas durante um determinado tempo (uma hora? 1/2 hora?)

d) Os grupos depois de discutirem em separado voltam à sala grande resumir o que discutiram e as conclusões que chegaram com todos.

e) voltar a a)


Temas de conversa e discussão já propostos:

TEMA 1 - Psicanálise ao Código da Estrada
TEMA 2 - A bicicleta e os incentivos fiscais no OE2009
TEMA 3 - Propostas pró-bicicleta no OP de Lisboa
TEMA 4 - Nova associação : ciclistas, modos suaves,...?


Os interessados em participar só têm que "estudar" um tema, propô-lo, e/ou juntarem-se ao grupo de um tema já proposto.