28.9.06

Pic-Nic vegetariano no dia 1 de Outubro ( nos jardins do Palácio de Cristal, Porto)





No Dia Mundial do Vegetarianismo, o GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental) organiza mais um picnic vegetariano, recheado de diversas actividades.
É um evento destinado a divulgar o vegetarianismo \ veganismo e estilos de vida sustentáveis e saudáveis.

O picnic tem um carácter informal onde o principal elemento, para além da divulgação de princípios e práticas, é o próprio convívio e confraternização. Assim, é uma preciosa oportunidade para ficares a saber mais sobre o vegetarianismo\veganismo, contactares com diversas experiências, trocares receitas, aprenderes pequenas dicas importantes, entre outros.


Vem passar um dia ao ar livre, conviver, conversar, partilhar ideias e saberes!

No local estarão alguns pontos de informação com material do GAIA onde é possível obter importantes informações sobre os projectos e campanhas a decorrer, assim como de outros projectos e associações.

Ao Pic-Nic estarão associadas diversas actividades, das quais podes ver a descrição mais abaixo, tais como: oficina de Sushi Vegetariano, oficina “o perfume começa na planta”, oficina de Contacto Improvisação, a típica Feira de Trocas e eventuais surpresas.


Como o dia 1 de Outubro é o Dia Mundial do Vegetarianismo, após o picnic, o GAIA propõe a visualização de um filme acerca do tema, seguido de debate, em local ainda por determinar.

As inscrições para as oficinas são limitadas (devido aos materiais), embora haja sempre a hipótese de assistir à actividade. Para o picnic propriamente dito não é preciso inscrição.

Para realizar inscrições basta enviar um e-mail para porto@gaia.org.pt, indicando primeiro e último nome, contacto telefónico e nome/s da/s oficina/s que deseja participar.

Pode também telefonar para 937267541 ou 918120832 para se inscrever.

Informações actualizadas acerca do picnic no site,

http://gaia.org.pt/

Massa Crítica é já no próximo dia 29 de Set. (6ª feira)



No próximo dia 29 de Setembro, como em todas as últimas sextas-feiras de cada mês, realiza-se mais uma Massa Crítica. Bicicletas, skates, patins (e outros transportes não poluentes) desfilarão, por mais de 350 cidades espalhadas pelo mundo, conduzidos por cidadãos comuns.

Em Portugal realiza-se no Porto e em Lisboa. A Massa Crítica é um evento que se tem vindo a realizar todos os meses, com um número crescente de aderentes. Apelamos a todos que se juntem a esta grande festa! Ornamentem o vosso meio de transporte, tragam instrumentos musicais, e tudo o que possa transmitir alegria e boa disposição, podendo vir mascarados, sendo esta uma bicicletada de Carnaval.

A "Massa Crítica" pretende ser um movimento capaz de congregar todos os cidadãos inconformados com a supremacia automóvel.

O objectivo primordial é realizar uma marcha de bicicletas, e outros meios de transporte não poluentes, com uma forte componente reivindicativa, que transmita uma mensagem pedagógica e exija a criação de políticas de mobilidade mais vantajosas para a utilização de meios de transporte ecológicos (bicicletas, patins, andar a pé).

A "Massa Crítica" é um movimento espontâneo e livremente organizado, e insere-se numa filosofia mundial de reivindicação dos direitos dos cidadãos face ao despotismo do automóvel e às políticas ecologicamente subdesenvolvidas, divulgando a existência de alternativas viáveis à utilização de transportes motorizados privados. Pretende, para além disso, ser o início de um movimento mais amplo e estruturado ce activismo ecológico e social.
A "Massa Crítica" não requer grande capacidade física (dado que é uma iniciativa de grupo com uma forte solidariedade entre todos os seus membros). É aconselhável a utilização de capacete de ciclista, máscara anti-poluição e levar água. Muito mais que um protesto, a "Massa Crítica" é uma acção directa saudável, pacifica didáctica e divertida.

Todos à massa crítica às

18h00 –no Marques de Pombal Lisboa

18h30 – na Praça dos Leões Porto