23.4.07

Desliguem a televisão ( semana de 23 a 29 de Maio)


SEMANA SEM TELEVISÃO (23 a 29 de Maio)



Apaguem a televisão, porque há muitas coisas bonitas para fazer...


Vídeo da Adbuster




Vídeo da semana sem televisão ( em francês)





O produto final que sai formatado pela televisão




Outro vídeo muito bom. Imperdível!
.
Texto divulgado pelo GAIA a propósito da Semana sem televisão
.
Em Portugal vemos, em média, cerca de quatro horas diárias de televisão. Somos dos maiores consumidores do mundo. Em 95,6% dos lares nacionais existe pelo menos um aparelho, e 70,6% deles possui dois televisores, a maior percentagem de entre os países membros analisados pelo Observatório Europeu do Audiovisual, entidade que fornece estes dados.
O problema não está então em vermos TV mas na quantidade que vemos e também na qualidade que não vemos.
Sobre a quantidade, há estudos que indicam que a televisão aumenta a depressão, a ansiedade e diminui a auto-estima. Está também provado que aumenta a demência e a obesidade; já para não falar do facto das crianças que estiverem mais expostas à TV serem habitualmente mais propensas à violência. Sobre a qualidade, todos sabemos que há bons e maus programas e como isso é relativo, portanto, o que importa ter em mente é que a televisão é uma verdadeira indústria que, como tal, quer vender produtos (telenovelas, programas de entretenimento, noticias, publicidade...) e cativar a maior audiência possível, uma vez que o êxito dessa indústria se mede em quantos minutos da nossa vida ela consegue roubar.

Esta campanha internacional (www.tvturnoff.org), promovida pela AdBusters desde 1999, e em Portugal pelo GAIA a partir de 2005, propõe uma semana de pausa e reflexão sobre/sem televisão.

Dia 23 de Abril as 18h00 o grupo Artactiv@ e o GAIA estão a organizar uma performance de rua sobre este mesmo tema que terá início na Praça da Batalha, Porto.

GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambienta
http:/gaia.org.pt/

Workshop de Teatro do Oprimido ( na Fac. de Letras do Porto - 26 e 27 de Abril)


WORKSHOP DE TEATRO DO OPRIMIDO


O Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no âmbito do Curso de Especialização em Animação e Mediação Cultural, promove, nos próximos dias 26 e 27 de Abril, um Workshop de Teatro do Oprimido orientado por JOSÉ SOEIRO.


PAPEIS, INTERACÇÃO E MUDANÇA SOCIAL


Horário e Local:
• dia 26 de Abril - das 10h00 às 12h30 // das 13h30 às 19h30 - Sala de Reuniões FLUP
• dia 27 de Abril - das 10h00 às 12h30 // das 13h30 às 16h30 - Sala 306 A/B FLUP

Preço: 15 Euros*

Inscrições no Departamento de Sociologia

Folheto Informativo e Ficha de Inscrição


*A entrada é livre, mas sujeita a inscrição, para os alunos inscritos no Curso de Especilaização em Animação e Mediação Cultural

Para mais informações contactar:

Departamento de Sociologia
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s\n, 4150-564 Porto
Tel. 22 60 77 100/ Fax 22 60 77190
Email: ds@letras.up.pt

A noite dos livros em Madrid

No território do Estado espanhol a festa do livro tem vindo a ganhar um impacto social único: por todo o lado organizam-se exposições, debates , feiras e as mais variadas iniciativas com o objectivo de promover e animar as pessoas para a leitura. Destaque especial vai para Madrid e Barcelona.

Madrid realiza este ano pela segunda vez a chamada Noite dos Livros ( 23 de Abril), durante a qual as livrarias estão abertas até à meia-noite e oferecem um desconto significativo aos livros vendidos. Para além disso, cerca de 6.000 escritores e artistas participam em tertúlias, conferências e concertos nas livrarias e cafés ao longo de todo o dia e parte da noite. Este ano participam, por exemplo, Jostein Gaarder, Gamoneda, Sophie Auster, etc. Está ainda programada para este dia a leitura contínua do D.Quixote desde as 18 horas de hoje e que se prolongará por 45 horas.
Mais info: aqui , aqui



O dia de Sant Jordi ( livros em troca de rosas) em Barcelona

No dia do patrono da Catalunha, Sant Jordi, já vem sendo habitual as mulheres oferecerem um livro aos homens, e receberem em troca uma rosa.
Neste dia os livreiros estendem as suas bancas nas ruas e fazem promoções e outros actos de divulgação e animação cultural em torno do livro. Os autores não deixam também de marcar presença.
Ver:

Os livros são feitos para serem lidos!


«O verbo ler deriva de verbo latino que significa colher; o homem que lê é como um colhedor de frutos. Ler é pois, antes de tudo, um alimento»
CACÉRÈS, Geneviève, La lecture



«Os livros são feitos para serem lidos, por isso é que os emprestamos, para que eles continuem o seu caminho, e não os encontremos mais. Devem circular e nunca estarem inertes»
August Stindberg



Porquê ler os clássicos? (Ítalo Calvino)

A leitura de um clássico deve oferecere-nos alguma surpresa em relação à imagem que dele tínhamos. Por isso, nunca será demais recomendar a leitura directa dos textos originais, evitando o mais possível a bibliografia crítica, comentários, interpretações. A escola e a universidade deveriam servir para fazer entender que nenhum livro que fala de outro livro diz mais sobre o livro em questão; mas fazem tudo para que se acredite no contrário. Existe uma inversão de valores muito difundida segundo a qual a introdução, o instrumental crítico, a bibliografia são usados como cortina de fumo para esconder aquilo que o texto tem a dizer e que só pode dizer se o deixarmos falar sem intermediários que pretendam saber mais do que ele.





Os dez direitos do leitor são:

1)O direito de não ler.
2)O direito de pular páginas.
3)O direito de não terminar um livro.
4)O direito de reler.
5)O direito de ler qualquer coisa.
6)O direito de amar os "heróis" dos romances..
7)O direito de ler em qualquer lugar
8)O direito de ler uma frase aqui e outra ali
9)O direito de ler em voz alta
10)O direito de não falar do que se leu.
( Daniel Pennac, 1944, Como um Romance)


O homem constrói casas porque está vivo, mas escreve livros porque se sabe mortal. Ele vive em grupo porque é gregário, mas lê porque se sabe só. Esta leitura é para ele uma companhia que não ocupa o lugar de qualquer outra, mas nenhuma outra companhia saberia substituir. Ela não lhe oferece qualquer explicação definitiva sobre seu destino, mas tece uma trama cerrada de conivência entre a vida e ele. Ínfimas e secretas conivências que falam da paradoxal felicidade de viver, enquanto elas mesmas deixam claro o trágico absurdo da vida. De tal forma que as nossas razões para ler são tão estranhas quanto nossas razões para viver. E a ninguém é dado o poder para pedir contas dessa intimidade.
(Daniel Pennac)


Consultar:


Consultar ainda as seguintes fontes : 1, 2

Os Livros do Carmo e da Trindade" de 23 a 29 de Abril

Informação obtida via:
http://luradoslivros.wordpress.com/

No próximo dia 23 de Abril comemora-se o Dia Mundial do Livro. Neste mesmo dia, em pleno Largo Trindade Coelho, ao Bairro Alto, inaugura-se a iniciativa Os livros do Carmo e da Trindade.

Graças ao facto de esta venda ser ao ar livre, pensámos que deveríamos proporcionar algo de diferente aos nossos leitores. Assim, para além de termos convidado editores, livreiros e alfarrabistas, entrámos em contacto com a florista Pequeno Jardim e com a BIOCOOP para que esta venda tenha flores e produtos de agricultura biológica à disposição dos seus visitantes. Contudo, como ainda não estávamos inteiramente satisfeitos, resolvemos planear animações de rua e eventos de índole cultural que decorressem em paralelo.
Esperemos que desfrute ao máximo deste evento.


Horário de funcionamento

Segunda, terça, quinta e sexta – das 15h às 23h
Quarta (feriado) e sábado – das 10h às 23h
Domingo – das 10h às 15h


Programação de outras actividades

- Exposição dos trabalhos artísticos de três capistas famosos
Câmara Leme, Pavia e Manuel Lapa
Onde
Clube Português de Artes e Ideias
Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 29 – 2

Quando
Dias úteis das 10h às 18h

Entrada livre

- Leitura do Sermão da Sexagésima de Padre António Vieira
Com a participação de José Manuel Mendes, actor do Teatro da Cornucópia

Onde
Igreja de S. Roque, no Largo Trindade Coelho

Quando
Sexta, 27 de Abril, às 21h00

Entrada livre
- Visita ao interior do Teatro da Trindade

Onde
Teatro da Trindade

Quando
Sábado, 28 de Abril, às 11h

Entrada livre – Inscrições na livraria das Edições Cotovia
Rua Nova da Trindade, 24

- Teatro de Robertos Português

Espectáculo de rua "Teatro D.Roberto"

Onde
Largo Trindade Coelho

Quando
Sábado, 28 de Abril, às 16h

Entrada livre

- Grupo de batuque Finka Pé

Onde
Largo Trindade Coelho

Quando
Sábado, 28 de Abril, às 18h

Entrada livre

Participantes

& etc
Antígona – Editores Refractários, Lda
Artes e Letras
Assírio & Alvim
Avelar Machado
Averno
BIOCOOP – Produtos de Agricultura Biológica
Bizantina
Castro e Silva
Clube Português de Artes e Ideias
Fenda
Frenesi
Guimarães Editores
Livros Cotovia
Nova Eclética
Olissipo
Pequeno Jardim
Relógio D'Água Editores
Supico & Sousa
Vendaval