19.2.09

Em defesa do património histórico de S. Pedro da Cova (Gondomar) e pela preservação do património mineiro português

Um grupo de operárias britadeiras e separadoras de carvão



Criou-se um movimento cívico em S. Pedro da Cova (Gondomar) para defesa do património industrial, mais particularmente o emblemático cavalete do Poço de S. Vicente, das minas de carvão, o qual há vários anos aguarda o desfecho do processo de classificação.


Petição em defesa do Cavalete de S.Vicente das minas de S.pedro da Cova, em Gondomar:

Considerações Arquitectónicas:
«O Cavalete do Poço de S. Vicente é uma construção digna de classificação não só como edificação industrial de grande interesse, (…) mas como elemento de um conjunto com grande valor paisagístico.»
Prof. Dr. António Madureira


Pela Preservação do Património Mineiro Português

PETIÇÃO

Em Defesa do Cavalete do Poço de S. Vicente S. Pedro da Cova, Gondomar


O Cavalete do Poço de S. Vicente é, não obstante o seu estado de degradação, o Ex-Libris de S. Pedro da Cova e um dos elementos edificados mais relevantes para a conservação da memória histórica das minas de carvão que, durante cerca de 17 décadas, fizeram da freguesia um centro industrial de inquestionável valor para a economia nacional.De acordo com o Plano de Urbanização de S. Pedro da Cova ― ratificado em Conselho de Ministros[1] ― e considerando o processo que decorre no IPPAR com vista à classificação do Cavalete, assim como a urgência na tomada de medidas para a sua recuperação e preservação enquanto testemunho histórico para gerações vindouras, os signatários deste documento decidem:
1º Manifestar a sua preocupação pelo estado de degradação em que se encontra o referido Cavalete do Poço de S. Vicente, reclamando das entidades competentes (autarquia e governo) medidas indispensáveis à sua protecção efectiva;
2º Reclamar do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e do Ministério da Cultura a rápida conclusão do processo de classificação do Cavalete como objecto material com elevado interesse na arquitectura industrial do século XX.

Enviar este abaixo – assinado aos Exmos. Senhores:Presidente da República Presidente da Assembleia da República Presidentes dos Grupos Parlamentares da Assembleia da República Ministro da Cultura Presidente do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) Presidente da Assembleia Municipal de Gondomar Grupos Municipais da Assembleia Municipal de Gondomar Presidente da Câmara Municipal de Gondomar Vereadores da Câmara Municipal de Gondomar Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova.

Para assinar esta Petição
www.pnetpeticoes.pt/cavaletesvicente/


Carnaval na aldeia (de 20 a 24 de Fev. em Podence, Matela e Santulhão) para conhecer os caretos e o entrudo de Trás-Os-Montes


Ainda resistem em Portugal algumas celebrações do Entrudo que mantêm a sua singularidade e tradição. Em Trás-os-Montes salientam-se pelo menos duas localidades em que a festa do Entrudo ainda é o que era: Podence e Santulhão.

Em Podence, pequena aldeia situada a poucos quilómetros de Macedo de Cavaleiros, ninguém se atreve a opor às iras dos Caretos. Apenas as Matrafonas (raparigas disfarçadas de homens e vice-versa) são poupadas à sumária justiça carnavalesca, assaz singular no caso da aldeia transmontana: os demónios mascarados lançam-se ao assalto das moças e encostando-se a elas, ensaiam uma dança um tanto erótica, agitando a cintura e fazendo embater os chocalhos que trazem pendurados contra as ancas das vítimas. Na investida bárbara que faz ecoar por toda a aldeia o alarido dos chocalhos e o tropel surdos dos passos, os Caretos levam tudo pela frente, indistintamente. Não conhecem entraves ou proibições: subir às varandas, trepar aos telhados ou correr pelo Largo da Capela. Tudo vale para «chocalhar» e misturar o tilintar dos chocalhos com os risos das raparigas.

Já em Santulhão, aldeia do concelho de Vimioso, a tradição é outra e os mascarados desfilam pelas ruas da aldeia, atirando farinha uns aos outros inclusive aos transeuntes que tentam escapar a tamanha algazarra. A festa espalha-se por toda a localidade, cumprindo-se uma tradição antiga que vai passando de geração em geração. A rebeldia dos mascarados é consumada com um concurso de máscaras e com o julgamento e queima do Entrudo, que encerra as festividades do Carnaval.

Venha conhecer de perto as antigas tradições das aldeias transmontanas, traga consigo uma máquina fotográfica e capte as mais belas paisagens do Rio Sabor nos dias antecedentes aos grandes festejos carnavalescos.


PROGRAMA

Sexta, dia 20 de Fevereiro
Aldeia de Matela, Vimioso

21h30: Recepção dos participantes no Salão do Povo da aldeia de Matela.
Apresentação do programa.

Sábado, dia 21 de Fevereiro
Aldeia de Matela, Vimioso

09h30: Concentração dos participantes no Salão do Povo da aldeia de Matela.

10h00: Mata-bicho

10h30: Inicio da “Expedição Fotográfica: Pelas aldeias do Rio Sabor”

Infelizmente, muito do património natural e cultural do Planalto Mirandês e Vale do Rio Sabor está em perigo devido a uma série de ameaças de diferente tipo e origem. Confrontados com esta realidade óbvia, a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino organiza esta expedição fotográfica, visando a recolha de testemunhos de pessoas que desejam expressar através de fotografias, tanto a sua preocupação sobre o futuro das paisagens desta região, como os impactos e as agressões que sofrem neste momento.

O objectivo é retratar imagens do meio natural (fotografias mostrando locais de grande valor ecológico e paisagístico que estão comportando diferentes impactos), mas também paisagens fortemente influenciadas pela presença humana (fotografias onde está patente o abandono de práticas e construções tradicionais ou o impacto de certas estruturas e edifícios modernos).

13h00: Almoço campestre nas margens do Rio Sabor

14h30: Continuação da Expedição Fotográfica

20h00: Jantar com produtos regionais

21h30: Arraial Tradicional


Domingo, dia 22 de Fevereiro
Aldeia de Matela e Santulhão, Vimioso

09h30: Concentração dos participantes no Salão do Povo da aldeia de Matela.

10h00: Mata-bicho

10h30: Continuação da “Expedição Fotográfica: Pelas aldeias do Rio Sabor”

13h00: Almoço campestre (local a definir)

14h30: Continuação da Expedição Fotográfica

20h00: Jantar com produtos regionais

21h30: Prova de licores caseiros
Projecção das fotografias seleccionadas


Segunda, dia 23 de Fevereiro
ENTRUDO CHOCALHEIRO
Podence, Macedo de Cavaleiros

09h30: Concentração dos participantes na “CASA DO CARETO”

10h00: Passeio com Burro no “Trilho dos Caretos” na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo

13h00: Almoço

17h00: Prova de Vinhos e Azeites Regionais (org.: Grupo de Caretos de Podence,


20h00: Noite Gastronómica, Restaurantes Locais

21h30: Pregão Casamenteiro (org.: Grupo de Caretos de Podence,



Terça, dia 24 de Fevereiro
CARNAVAL TRADICIONAL DE SANTULHÃO
Santulhão, Vimioso

12h00: Almoço-Convívio

14h00: Carnaval Tradicional na Aldeia de Santulhão

Arruada tradicional com gaita, caixa e bombo em que os mascarados percorrem as ruas da aldeia desafiando tudo e todos para a festa do Carnaval

17h30: Julgamento e queima do entrudo no largo da aldeia

18h30: Lanche regional
Fim dos festejos carnavalescos




Para mais informações, não hesite em contactar-nos quer através do
e-mail
burranco@gmail.com
quer por telefone para 96 6151131/ 96 0050722.


Organização e inscrições em:
http://www.aepga.pt/

Freguesia de Santulhão -
http://www.santulhao.net/




"Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence – Macedo de Cavaleiros.
Interrompendo os longos silêncios de cada Inverno, como que saindo secretos e imprevisíveis dos recantos de Podence, surgem silvando os Caretos e seus frenéticos chocalhos bem cruzados nas franjas coloridas de grossas mantas."
Em Podence, nos dias de Carnaval, os Caretos surgem em magotes, de todos os sítios, percorrendo a aldeia em correrias desenfreadas, num clima fantástico e fascinante, pleno de sedução e mistério. Ninguém lhes consegue ficar indiferente, aqueles que não se vestirem de Careto abrem as suas adegas aos passantes.
As crianças de sexo masculino, os Facanitos perseguem os Caretos tentando imitá-los, as raparigas solteiras, são o principal alvo dos mascarados, admiram-nos das janelas ou varandas das suas casas, com um certo receio de que o entusiasmo dos Caretos os leve a trepar para as poderem chocalhar.
Mergulhando na raiz profana e carnal, o verdadeiro motivo que move o Careto é apanhar raparigas para as poder chocalhar. Sempre que se vislumbra um rabo de saia, o Careto é impelido pelo seu vigor.
Ao CARETO tudo se permite nesses dias, pois ele assume uma dupla personalidade. O indivíduo ao vestir o fato torna-se misterioso e o seu comportamento muda completamente, ficado possuindo de uma energia transcendental. Existe algo de mágico e de forças sobrenaturais ocultas em todo este ritual de festa que atribui a estas personagens prerrogativas a imunidade interditas a outros mortais. A antiguidade e originalidade desta tradição, cheia de cor e som e a vontade das gentes de Podence, em preservar estas figuras, fizeram dos Caretos personagens famosas para lá dos limites da aldeia... e são cada vez mais frequentes os convites a este grupo etnográfico para deslocações a vários pontos do país e do estrangeiro.


http://caretosdepodence.no.sapo.pt/



Hoje, às 19h., vai passar o filme Money as Debt (+ debate), seguido de Jantar Popular, no Centro Social da Mouraria

Hoje, às 19h., no Centro Social da Mouraria ( à Travessa da Nazaré, em Lisboa) vai passar o filme Money as Debt seguido de debate, após o qual se realiza um Jantar popular, a partir das 20h.30, de grão de bico com abóbora acompanhado de couscous e salada de repolho prensada. A não perder

Iniciativa do GAIA – Grupo de Acção e Intervenção Ambiental
http://gaia.org.pt/



http://www.moneyasdebt.net/


Money As Debt















Tributo a José Afonso na Academia Santo Amaro (Alcântara) em Lisboa (22 de Fev. as 16h30)