30.1.09

Não matem a Mata do Choupal (em Coimbra): subscreve a petição do Movimento Cívico Plataforma do Choupal



Existe uma Petição para subscrição pública,aberta a todos, promovida pela Plataforma do Choupal, em defesa da Mata do Choupal em Coimbra.

Entretanto, está convocada para o próximo dia 15 de Fevereiro entre as 11 e as 16 horas uma Grande Concentração no Choupal/Acção de Protesto em defesa da Mata do Choupal

O Movimento Cívico Plataforma do Choupal formou-se para defender a preservação da conhecida Mata do Choupal na cidade de Coimbra, parte integrante do seu património natural, e que corre o risco de ser duramente amputada por causa da construção do traçado do IC2 , que obriga a uma nova travessia do rio Mondego, e cujo projecto foi recentemente aprovado por um Secretário de Estado sem que antes tivesse sido realizado um verdadeiro impacto ambiental de mais aquela infra-estrutura rodoviária.
Na verdade, o Movimento Cívico repudia o facto de o Secretário de Estado do Ambiente ter emitido uma Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável, contrariando as conclusões da Comissão de Avaliação (CA), que afirma que a construção da ponte e do viaduto sobre o Choupal terá efeitos “negativos significativos e permanentes” sobre os recursos hídricos, o ambiente sonoro e a componente biológica da Mata Nacional do Choupal.
Os cidadãos que subscrevem o documento consideram, também, que este traçado pelo centro da cidade degrada a qualidade de vida, deteriora a qualidade do ambiente urbano e, por via das emissões poluentes, acarreta riscos de saúde acrescidos para as populações.
Ontem, realizou-se uma sessão de apresentação pública da Plataforma em que forma intervenientes Jorge Paiva e Massano Cardoso, professores na Universidade de Coimbra, e o arquitecto Luís Sousa.

NÃO MATEM A MATA

Movimento Cívico Plataforma do Choupal

Por Coimbra, Pelo Choupal

http://www.plataformadochoupal.org/

O Movimento Cívico Plataforma do Choupal acaba de lançar uma petição-line contra o traçado do novo IC2 em Coimbra que prevê uma nova ponte sobre o rio Mondego e um viaduto sobre a Mata Nacional do Choupal, e que se reproduz a seguir:


Petição

Os cidadãos abaixo assinados manifestam a sua total oposição ao novo traçado do IC2 em Coimbra que prevê uma nova ponte sobre o rio Mondego e a Mata Nacional do Choupal.

Os signatários:

1. Não aceitam a amputação de parte da Mata do Choupal, património natural e cultural da cidade e do país e não concordam com o novo traçado do IC2 (volume de tráfego superior a 100 mil veículos /dia) pela proximidade a uma área de relevância ambiental tão sensível.

2. Consideram também que este traçado do IC2 pelo centro da cidade degrada a qualidade de vida das populações, deteriora a qualidade do ambiente urbano e, por via das emissões poluentes, acarreta riscos de saúde acrescidos para as populações.

3. Estranham e repudiam o facto de o Secretário de Estado do Ambiente ter emitido uma Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável contrariando as conclusões da Comissão de Avaliação (CA), que afirma que a construção da ponte e do viaduto sobre o Choupal terá efeitos “negativos significativos e permanentes” sobre os recursos hídricos, o ambiente sonoro e a componente biológica da Mata Nacional do Choupal;

4. Lembram ainda que a Autoridade Florestal Nacional também emitiu parecer desfavorável devido à “afectação do Regime Florestal Total e incompatibilidade com a Lei de Bases da Política Florestal.”

Por tudo o que foi exposto, os signatários exigem a imediata revogação da DIA, a imediata suspensão do concurso público e uma discussão pública alargada no sentido de serem encontradas alternativas para este traçado do IC2.

Movimento Cívico Plataforma do Choupal
plataformadochoupal@gmail.com




Volta ao Choupal ( Coimbra) de bicicleta

Hoje há sessão pública (21h30) no salão paroquial de S. Mamede do Coronado(Trofa) promovida pela Associação para a protecção do Vale do Coronado

http://valedocoronado.blogspot.com

O Vale do Coronado situa-se no Grande Porto, estendendo-se pelos concelhos da Trofa e da Maia, ou seja, fica bem pertinho da cidade Invicta!

A Reserva Agrícola do Vale do Coronado corre o risco de ser destruída pela anunciada Plataforma Logística Maia-Trofa. Adivinha-se um dos maiores crimes ambientais da história do Grande Porto.

A tramóia está a ser preparada pelo Governo-que-pratica-a-deflação-da-felicidade-dos-Portugueses, em parceria com as Câmaras Municipais da Trofa e da Maia, o poderoso lobby do betão, transportes e restantes afiliados da Modernidade feita sob moldes irresponsáveis...
Cerca de 160 ha serão engolidos pela fúria do betão!



Sessão pública - 6ª feira, 30 de Janeiro, 21h30
no
Salão Paroquial de S. Mamede do Coronado (Trofa, Porto)

organização:
APVC - Associação para a Protecção do Vale do Coronado

Vídeo de Alerta e em defesa do Vale do Coronado

Projecção de Bab Sebta, seguida de conversa a propósito, na Casa Viva (dia 31 de Jan. às 16h.)


Amanhã, Sábado, 31 janeiro, pelas 16h00 vai ser projectado o filme BAB SEBTA, a que se segue uma conversa a propósito, com um dos realizadores e quem mais estiver.

BAB SEBTA significa em árabe a porta de Ceuta e é o nome da passagem na fronteira entre Marrocos e Ceuta. É o local para onde convergem aqueles que, vindos de várias partes de África, procuram chegar à Europa. O filme percorre quatro cidades ao encontro dos tempos de espera e das vozes desses viajantes.

CasaViva
Praça Marquês Pombal, 167 - Porto
http://casa-viva.blogspot.com/

Hoje há bicicletadas em Aveiro, Coimbra, Lisboa e Porto.

Como sempre há encontros/passeios de bicicletas na última sexta-feira de cada mês em Aveiro, Coimbra, Lisboa e Porto a partir das 18h.


• Aveiro - Encontro na Praça Melo Freitas (perto dos Arcos / Rossio)
• Coimbra - Encontro: Largo da Portagem, junto à estátua do Mata Frades
• Lisboa - Encontro: Marquês
Pombal, no início do Parque Eduardo VII
• Porto - Concentração na Praça dos Leões


...E porque talvez chova, aconselha-se que tragam impermeáveis. Tragam também as vossas luzes dianteiras e traseiras nas bicicletas, por questões de segurança

http://massacriticapt.net/




Entretanto, no dia 4 de Fevereiro às 22h., a Casa da Horta ( no Porto) vai passar o Filme Pedal.
O filme é um documentário sobre sobreviver nas estradas de Nova York, como mensageiro de bicicleta. Uma verdadeira batalha no transito para conseguir entregar as encomendas a tempo.
Realizado por: Peter Sutherland
Produzido por: Ana Lombardo
Tempo: 56min

http://www.powerhousebooks.com/titless06/pedal.html
http://www.petersutherland.net
http://www.nybma.com/cmwc2005




http://casadahorta.pegada.net/entrada/

Casa da Horta, Associação Cultural
Rua de São Francisco, 12A
4050-548 Porto
.
Email: casadahorta@pegada.net
Tel: 222024123 / 965545519
Horário:
Terça a Sábado das 12h as 24