11.6.09

The Take, o famoso documentário argentino de Avi Lewis e Naomi Klein, vai passar hoje na livraria-bar Gato Vadio (às 22h.) com entrada livre


Na continuação do Ciclo de documentários sobre a América Latina que está a decorrer na livraria-bar Gato Vadio (no Porto) vai passar hoje às 22h. o famoso documentário argentino The Take, de Avi Lewis e Naomi Klein, que nos fala das empresas recuperadas e geridas pelos próprios trabalhadores na Argentina, e que também serviram de base ao livro «Sin Patrón».

Gato Vadio,
Rua do rosário 281
Porto

http://gatovadiolivraria.blogspot.com/

Entrada Livre


The Take, Avi Lewis e Naomi Klein, 2004
Documentário (Argentina)


“La Tomada”

No culminar do colapso económico da Argentina em 2001 e quando a contestação social invade as ruas de Buenos Aires, num subúrbio da cidade porteña trinta trabalhadores desempregados de uma empresa de auto-peças instalam-se na fábrica falida, colocam esteiras para dormir e recusam-se a sair. Se os responsáveis pela especulação financeira do país e os gestores ultra-liberais que arruinaram a economia empresarial deram de frosques, sobejaram as máquinas e, como sempre, a massa de explorados. Neste período de crise (que passou em franjas da sociedade argentina pela fome…), os espoliados pensam em garantir o seu sustento: querem ligar as máquinas paradas e trabalhar. O simples acto - a “tomada”, termo que se generalizou na Argentina para designar os movimentos de ocupação de fábricas falidas pelos trabalhadores - questiona a gestão das empresas pondo em causa os mecanismos de poder de uma minoria que gere uma maioria autocraticamente de cima para baixo, impondo não raras vezes o lucro (e a mentira do lucro) como o único sustentáculo dessa relação. Os “tomadores” descobrem a democracia directa e de base popular, enfrentam os patrões, banqueiros e um sistema que vê nas suas amadas fábricas (cuja ruína é a outra face dessa política de amor-ao-lucro) como nada mais do que sucata para venda.

Com “The Take”, o realizador Avi Lewis (jornalista canadiano) e Naomi Klein (autora do livro No Logo) apresentam um radical programa económico para o século 21, onde a autogestão representa uma possibilidade de dignidade humana: os trabalhadores sentem a necessidade de fugir à exploração capitalista e de viver de um modo digno, garantindo condições mínimas materiais de existência e condições máximas de desenvolvimento pessoal e colectivo.


http://www.thetake.org/index.cfm?page_name=reviews








Granitos Folk, festival de música de raíz tradicional ( 11, 12 e 13 de Junho, no Porto)



A 6ª edição do festival GRANITOS FOLK, Festival de Música de Raíz Tradicional, distribuido entre a Concha do Palácio de Cristal e o Contagiarte, começa hoje e prolonga-se até 13 de Junho.

O festival de música de raiz tradicional Granitos Folk regressa este ano aos Jardins do Palácio de Cristal. Depois de uma primeira apresentação do festival neste local privilegiado da cidade, em Junho do ano passado, o Granitos volta agora com um refresh no seu formato. Durante a 6ª edição vamos poder assistir a actividades para-festival no Palácio, durante as tardes do segundo e terceiro dia, como pequenos bailes de danças tradicionais europeias ou uma mostra de artesanato, a partir das 17h30, actividades abertas a todos os que passem pelo Palácio. À noite, a partir das 21h30, as bandas marcam presença na Concha Acústica. Portugal, Holanda, França e Itália marcam presença no cartaz deste ano. Depois dos espectáculos no Palácio o espaço Contagiarte abre as portas ao público do festival que deseje continuar a bailar as danças tradicionais.

Programa do Festival:

Dia 11, quinta-feira
Palácio Cristal / Palco Concha Acústica
21h30 - TOQUES DO CARAMULO (Portugal / Águeda)
23h00 - AMSTERDAM KLEZMER BAND (Holanda)

Espaço Contagiarte
01h00 - TINTO E JEROPIGA
SONORIDADE DA NOITE com as NOITES FOLK, dj Hugo Osga

Dia 12, sexta-feira
Palácio Cristal / Palco Jardim
18h00 - BAILEBÚRDIA
22h30 - TUTTIS CATRAPUTTIS

Palácio Cristal / Palco Concha Acústica
21h30 - MELECH MECHAYA (Portugal / Lx)
23H00 - DJAL (França)

Espaço Contagiarte
01h15 - MOSCA TOSCA
SONORIDADE DA NOITE com dj António Pires

Dia 13, sábado
Palácio Cristal / Palco Jardim
18h00 - MOSCA TOSCA
21h30 - OS DIVERTIDOS

Palácio Cristal / Palco Concha Acústica
21h45 - TANIRA (Portugal / Lx)
23H15 - STYGIENS (Itália)

Espaço Contagiarte
01h15 - ALMA GRANDE
FESTA DE ENCERRAMENTO

bilheteira
3 dias: 15 €
bilhete diário: 7,5 €

mais informações:
www.myspace.com/festivalgranitosfolk








http://www.amsterdamklezmerband.nl/

MELECH MECHAYA