3.12.10

Tolstoi, um teórico da paz, da justiça e da liberdade - colóquio em Lisboa no âmbito do centenário da sua morte (11 de Dezembro, às 16h.)



Assinala-se em 2010 o centenário da morte de Leão Tolstoi, escritor, ensaísta e pacifista russo, e figura maior do anarquismo pacifista.

A Biblioteca-Museu República e Resistência – Cidade Universitária em conjunto com o Centro de Estudos Libertários, promovem um colóquio no próximo dia 11 de Dezembro, a partir das 16h., onde serão abordados aspectos menos conhecidos da obra de Tolstoi.

O conjunto das comunicações constitui uma oportunidade para abordar o seu pensamento social e político, nomeadamente, as suas concepções pedagógicas, o caráter pioneiro da sua teorização da não-violência e o impacto de Tolstoi na cultura portuguesa e no movimento anarquista português durante a primeira república.

P r o g r a m a:
• "Pacifismo na Guerra e Paz", Sérgio Duarte
• "Leão Tolstoi e a Pedagogia da Não-Violência", Luís Lopes
• "Perenidade e contextualidade em Leão Tolstoi", Pedro Teixeira da Mota
• "Tolstoi e o Anarquismo Cristão", António Franco
• "António Gonçalves Correia, Anarquista Tolstoiano", Alberto Franco



L o c a l:
Biblioteca-Museu República e Resistência – Cidade Universitária: Rua Alberto de Souza, 10A - Lisboa

www.facebook.com/event.php?eid=168204259869463&index=1


Biblioteca-Museu República e Resistência
Espaço Cidade Universitária
Rua Alberto Sousa, 10 A
Zona B do Rego
1600-002 Lisboa
(Freguesia de Nossa Senhora de Fátima)

Contactos:
Tel.: 21 780 27 60
E-mail geral: bib.republica@cm-lisboa.pt
E-mail serviço de empréstimo:
bib.republica.emp@cm-lisboa.pt

Transportes:
Metro: Cidade Universitária ou Entrecampos
Autocarro: 31, 34, 54, 55 e 68

Dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro)


O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objectivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Acção a respeito das pessoas com deficiência, adoptado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.

http://www.idpwd.com.au/Pages/default.aspx

Vídeo de um trabalho na área do teatro com pessoas invisuais (Workshop de teatro na Associação de promoção de emprego de deficientes invisuais promovido pelo Projecto WorldTheatre).
WorldTheatre é um projecto de voluntariado que permite a realização de workshops de teatro de modo a promover e desenvolver a prática desta actividade
http://worldtheatre.blogspot.com