15.4.09

Alemanha proibe o cultivo de milho transgénico em todo o seu território!


A ministra alemã da agricultura e consumidor anunciou ontem que o cultivo de milho transgénico passava a estar proibido na Alemanha. Esta decisão é tomada antes do início da época das sementeiras de milho naquele país, e afecta o milho MON 810, a única variedade geneticamente modificada autorizada para cultivo na União Europeia.

Contudo, o número de países a proibir o seu cultivo tem vindo a aumentar de ano para ano, somando 8 com a probição de hoje. Com a activação da cláusula de salvaguarda da Directiva 2001/18, a Alemanha junta-se à França, Áustria, Grécia, Luxemburgo e Hungria. A Itália e Polónia são outros países que mantêm moratórias sobre o cultivo de transgénicos.

E Portugal, quando vai ser?

Venha dizer a Espanha que ninguém quer os transgénicos (concentração dia 16 de Abril, às 15h. junto ao Consulado de Espanha no Porto)


Durante este mês de Abril a sociedade espanhola mobiliza-se contra o cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM's).

Estão marcadas várias actividades entre os dias 13 e 19 de Abril, no sentido de sensibilizar o Governo espanhol para a interdição destas perigosas culturas e pela promoção de uma agricultura de qualidade e sustentável.

As acções têm o ponto alto no dia 18 de Abril com uma grande manifestação em Zaragoza.
Espanha é o único país da UE que cultiva OGMs em grande escala e a batalha das ONGs no nosso país contra esses cultivos enfrenta muitas dificuldades.

Queremos convida-los a unir-se á nossa luta organizando pequenas acções em frente à embaixada espanhola no seu país na quinta-feira 16 de Abril pedindo à Espanha que deixe de cultivar OGMs;


http://noquierotransgenicos.wordpress.com/
http://stopogm.net/

Neste sentido, um grupo de cidadãos portugueses, integrantes da Plataforma "Transgénicos Fora", respondendo ao apelo dos activistas espanhóis, agendou para esta 5ª feira, uma acção de solidariedade e sensibilização junto ao Consulado espanhol na cidade do Porto, para a entrega de uma carta-aberta dirigida ao Governo espanhol contra o cultivo de ogm's no país vizinho.

Comparece:
dia 16 de Abril - quinta-feira - 15 horas

Consulado espanhol - Porto
Rua D. João IV, 341
4000-302 Porto

Cicloficina no Porto ( dia 16 de Abril, das 18h45 às 20h30, na Casa Viva)


A época está boa para adoptar a bicicleta como meio de transporte.
Cada vez mais pessoas no Porto o fazem!


Você também gostava de andar na sua bicicleta mas ela está avariada, tem um pneu furado, ou apenas precisa de um empurrão para se por a andar? Esta iniciativa pretende ajuda-lo!

A Cicloficina vai ter lugar na CasaViva, praça do Marquês do Pombal nº167, na próxima quinta-feira dia 16 de abril, das 18h45 as 20h30.

Vão estar lá alguns voluntários com as ferramentas necessárias para fazer pequenos arranjos para por a sua bicicleta de volta nos eixos.
Se não for suficiente eles poderão indicar-lhe um mecânico profissional.

Contactos:
Sérgio Sousa - 965517623 - mouradesousa@gmail.com
Daniel - 965402834

Mesa-redonda e debate sobre a luta dos professores e a defesa da Escola Pública no teatro da Comuna (18 de Abril, às 15h.)

Para acompanhar a transmissão em directo:
18 de Abril - 15h
Mesa Redonda & Debate com José Mário Branco
no Teatro da Comuna, (Praça de Espanha) - Lisboa