26.4.10

Libertação dos 6 Saharauis presos em Marrocos

Desde o passado dia 8 de Outubro de 2009 que seis activistas saharauis da paz e dos direitos humanos se encontram detidos pelas autoridades de Marrocos e que, apesar de serem civis, foram enviados a julgamento em tribunal militar marroquino.
Hoje, 26 de Abril, por iniciativa da CGTP-IN realiza-se, no auditório da sua sede, uma Sessão Pública de Solidariedade com os Trabalhadores e o Povo Saharauis, na qual serão oradores o Secretário-Geral da UGTSario (central sindical saharaui), Cheik Mohamed, também membro do Secretariado da Frente Polisario, e Manuel Carvalho da Silva, Secretário-Geral da CGTP-IN.


Desde o passado dia 8 de Outubro de 2009 que seis activistas saharauis da paz e dos direitos humanos se encontram detidos pelas autoridades de Marrocos e que, apesar de serem civis, foram enviados a julgamento em tribunal militar marroquino, julgamento de resto ainda não marcado apesar de passarem já 6 meses sobre a sua detenção. Entretanto, os seis activistas encontram-se neste momento em greve de fome, protestando contra a sua detenção sem julgamento.

Organizações sindicais, da paz, da solidariedade e dos direitos humanos de todo o mundo têm manifestado a sua veemente condenação destas medidas repressivas das autoridades de Rabat e a sua profunda preocupação pelo débil estado de saúde dos activistas saharauis, considerando que os mesmos correm sério risco de vida.

A CGTP-IN manifesta o firme protesto e condenação desta arbitrária acção das autoridades de Marrocos e exige a imediata e incondicional libertação destes presos de consciência e o seu regresso ao Sahara Ocidental.

A CGTP-IN reafirma a sua profunda solidariedade aos trabalhadores e ao povo saharaui e à Frente Polisario, sua representante legítima. Hoje, a CGTP-IN enviou uma carta à Embaixadora de Marrocos em Portugal, protestando pela situação e exigindo a libertação dos prisioneiros saharauis.

Esta sessão é aberta a todo o movimento sindical, a organizações da paz e solidariedade, ao público em geral e à Comunicação Social.