13.10.09

Passam hoje 100 anos de um dos maiores crimes do Estado: o assassinato do pedagogo e livre-pensador Ferrer i Guàrdia, fundador da Escola Moderna




As características básicas da pedagogía de Ferrer:

Racionalismo,

Cientificismo,

Antidogmatismo,

Educação integral,

Coeducação de sexos na escola e nas turmas,

Laicismo.

Mas a Escola Moderna foi apenas um dos quatro aspectos que compõem o extraordinário legado pedagógico de Ferrer i Guàrdia:

- a criação da Escola Moderna

- a fundação de uma editorial vocacionada para a edição de obras e livros educativos

- a publicação do Boletim da Escola Moderna, onde se divulgava o ideário da escola moderna

- a abertura da escola dos pais, uma espécie de curso de extensão educativa, dirigido para o público adulto com temas de divulgação científica e social.

Hoje, dia 13 de Outubro, às 22h. a vida e obra da Ferrer I Guàrdia vão ser recordadas na Livraria-bar Gato vadio, no Porto, com a projecção de um Documentário seguido de debate.

Documentário + DebateFerrer i Guàrdia, una vida per la llibertat
(FERRER i GUÀRDIA, UMA VIDA PELA LIBERDADE)

Entrada Livre

LocaL. livraria-bar Gato Vadio
Rua do rosário, 281 – Porto
telefone: 22 2026016
email:
gatovadio.livraria@gmail.com
http://gatovadiolivraria.blogspot.com/


Na verdade, passam hoje 100 anos de um dos mais atrozes e crúeis crimes de Estado: o fuzilamento e execução de Ferrer i Guàrdia, o criador da Escola Moderna e autor de propostas educativas e pedagógicas ousadas para a época em que viveu (ensino racionalista, educação integral, turmas mistas, escolas inclusivas, etc), e que lhe valeram ódios, perseguições e até a própria morte, pois foi acusado pelo governo espanhol de ser o instigador e organizador de motins e tumultos populares o que levou a ser condenado à pena capital.
Frente ao pelotão de fuzilamento, a 13 de Outubro de 1909, Ferrer y Guàrdia não conteve o seu grito e deu voz à sua luta de sempre: VIVA A ESCOLA MODERNA.


Ferrer i Guàrdia é também uma referência na prática e no pensamento educativo e um dos nomes maiores da pedagogia libertária.


Viva la escuela moderna. Francisco Ferrer i Guardia