25.1.05

Obrigatoriedade de indicadores sobre a sustentabilidade das empresas...na Alemanha!

As grandes empresas alemães passam a ser obrigadas a incluir indicadores de sustentabilidade nos seus relatórios de gestão e balanço.


A empresas alemães que estiverem cotadas na Bolsa, assim como os grandes grupos empresariais, passam a ser obrigados a incluir indicadores de sustentabilidade nos seus relatórios de gestão e balanço a partir do 1 de Janeiro de 2005, segundo a nova Lei da Contabilidade recentemente aprovada.
Esta informação foi dada pela agência de rating Oekon, segundo a qual a reforma da Lei de Contabilidade alemã prevê a integração de indicadores não financeiros nos tradicionais relatórios de gestão e contabilidade anuais das empresas, o que supõe uma alteração dos artigos 289 e 315 do Código de Comércio alemão que terá que ser adaptado às novas directrizes europeias que pretendem garantir maior transparência.
Face a este avanço legislativo o Comité Alemão de fiscalização da contabilidade das empresas redigiu um novo guia para a execução contabilística que, no entanto, não estabelece nenhum requisito informativo para todas as empresas com o argumento de que cada sector de actividade tem diferentes indicadores de sustentabilidade.




Os sacos de plástico ou a vida

O mundo deve declarar a guerra aos sacos de plásticos. Considerá-los o inimigo público número um que é forçoso extirpar da face do planeta.

Na realidade, os sacos de plástico abandonados não só desfeiam as ruas das cidades e as paisagens rurais como matam a fauna, entopem as canalizações e têm uma duração de vida de várias décadas! Têm ainda o péssimo hábito de levantar voo à menor deslocação de ar. Os únicos a defendê-los são os representantes das industrias do plástico.
Com certeza que os sacos de plástico estão longe de ser o pior problema ecológico do planeta. Mas não podemos esquecer todos os seus efeitos e o sintoma que ele revela: um dia-a-dia e uma vida plastificada…
Desde os anos 70, quando ele aparece em larga escala, que o saco de plástico é utilizado por todo o mundo.Calcula-se que, por exemplo, no Reino Unido o seu consumo atinja a astronómica cifra de 9 a 17 milhões de sacos por ano! Em todo o planeta calcula-se que 500 e 1000 milhares de sacos sejam trazidos para casa em cada ano que passa! Ou seja, consomem-se 150 sacos de plástico por ano para cada habitantes, o que se traduz num milhão de sacos por cada minuto. E os números,isto é , os sacos de plásticos não param de aumentar! Em suma: tudo isto é uma enormidade, um exagero de gastos, com efeitos inimagináveis para o meio ambiente.
Na verdade, em termos de poluição o impacto dos sacos de plásticos ultrapassa todas as previsões pessimistas que se possam fazer, pela simples razão que a circulação e a mobilidade deste tipo de lixo é muito maior. O seu efeito é devastador para a fauna: ultimamente tem sido descobertos baleias, focas e outros animais mortos, por terem os intestinos obstruídos por pilhas de sacos de plástico. Uma das vítimas encontradas foi um animal onde se veio a descobrir 800 Kg de sacos de plástico no seu estômago!!!
A fundação ecologista australiana Planet Ask estima que dezenas de milhares de baleias, pássaros focas, e outros animais morram cada ano por causa dos sacos de plástico.
Os sacos em polietileno, um derivado do petróleo, têm uma duração de vida esyimada em 100 anos, e constituem uma importante fonte de poluição quer no caso do seu simples abandono quer no caso da sua incineração pois que a sua combustão emite fumos tóxicos. Especialistas calculam que 120 milhões de sacos de plástico estejam enterrados nos fundos marinhos!!!

Por isso mesmo é incontornável a necessidade de declarar guerra aos aços de plástico.

O dilema é: o saco de plástico ou a vida

A Irlanda e outros países já começaram a combater esta praga. Para quando nós?.