4.2.09

Ciclos Derivas de Fevereiro - Escola: há lugar para novos criadores? (na Bibliot. Almeida Garret,27 e 28 de Fev.). Abertas as inscrições

Já nos encontramos a aceitar inscrições.

Vamos fazer destas derivas uma operação higiénica contra a dita avaliação - ou seja, nem vamos falar dela... mas por que não falarmos de programas, de criatividade e de motivação para o ensino?

Vamos conversar todos, na Biblioteca Almeida Garrett (no Porto) a 27 e 28 de Fevereiro, com
José António Gomes,
Paula Cruz,
Isabel Sousa,
Luísa Portal,
António Tavares Lopes,
Emílio Remelhe,
Rui Pereira,
Suzana Ralha,
Pedro Eiras e
Américo Lindeza Diogo.


Clicar por cima da imagem para ler em detalhe

A condição feminina no Portugal recente - conferência de Helena Neves no Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique (dia 5 de Fev. às 21h30)


As Conferências das Quintas são uma iniciativa quinzenal de debate co-organizada pelo Le Monde diplomatique - edição portuguesa e o Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique (GILCO). As conferências têm lugar no colégio do GILCO, em Campo de Ourique.

A próxima conferência, subordinada ao tema «A condição feminina no Portugal recente», é já amanhã, dia 5 de Fevereiro, pelas 21h30, e contará com a participação de Helena Neves.

O colégio do GILCO fica no Lrg. Dr. António Viana, em Campo de Ourique.

A conferência seguinte, a propóito do tema «Traços da actualidade internacional», realizar-se-á no próximo dia 19 de Fevereiro e contará com a participação de Luís Moita.

A entrada é livre. Participe!

Para mais informações:
monde-diplo@netcabo.pt ou gremio@gremionet.com

Bonecas de Ataúro ( Timor) vão estar na Exponor, em Matosinhos ( de 5 a 8 de Fev.)



O stand das Bonecas de Ataúro vai estar presente na Exponor em Matosinhos. Venham visitar e apoiar o artesanato que se faz em Timor.

Sobre as Bonecas de Ataúro

O grupo Boneca de Ataúro está alojado na ilha com o mesmo nome, em Timor-Leste. Trata-se de uma iniciativa de empreendedorismo social, que levou um grupo de mulheres a criar uma oficina de artesanato, onde desenvolvem peças originais e criativas. As artesãs trabalham em pano e bordados, criando não só Bonecas, mas bolsas e toalhas. Desenvolvem também trabalhos com materiais ecológicos na concepção de Biojóias. É da constante preocupação do grupo adoptar métodos que permitam melhorar os seus processos de trabalho e aprendizagem para a inovação e geração de maior riqueza para a comunidade onde estão inseridas.


O filme de Luis Buñuel, Un Chien Andalou, vai passar no bar-livraria Gato Vadio ( no dia 5 de Fev. às 21h30)


Quinta-feira, 5 de Fevereiro
Cinema de Luis Buñuel - Curta-metragem + Documentário
21h30
Livraria-Bar Gato Vadio



Un Chien Andalou,
Luís Buñuel, 1929
Curta-metragem, P/B. 16 m.
Luis Buñuel estreou-se como realizador (e actor) com esta experimental curta-metragem, escrita em parceria com Salvador Dali, que constituiu um marco do surrealismo no cinema. À luz da psicanálise, Buñuel e Dali exploram o inconsciente humano, numa sequência de cenas oníricas, incluindo o célebre momento em que um homem corta, com uma navalha, o olho de uma mulher.




Las Hurdes, Terra sem Pão
Luís Buñuel, 1933
Documentário. P/B, Duração: 30 minutos.
Após a proclamação da República em Espanha, Buñuel regressou de Paris e realizou, em 1933, o documentário, Las Hurdes, tierra sin pan, De modo cru, descreve a vida miserável e os costumes ancestrais de uma aldeia espanhola da Extremadura em estado quase selvagem. As imagens e os factos descritos são extraordinários e irreais, acabando por conferir ao filme um cunho verdadeiramente surrealista. O documentário desagradou de tal forma o governo republicano que foi proibido por veicular uma imagem medieval da Espanha.

O realizador espanhol explica na sua autobiografia que em vez de sentir comiseração e pena pelos indigentes e excluídos da sociedade, manifestava profundo sentimento de respeito e de dignidade para com os mais necessitados.

As Hurdes situam-se numa região montanhosa e inóspita na Extremadura espanhola junto à raia portuguesa.

Livraria-bar Gato Vadio
Rua do rosário, 281 – Porto
telefone: 22 2026016

Fuck May 68. Fight Now - a insurreição que vem da Grécia a Tarnac (na galeria Zé dos Bois, dia 7 de Fev., a partir das 17h.30)




FUCK 68 FIGHT NOW
Sábado, 7 de Fev a partir das 17h30
Galeria zé dos bois, Rua da Barroca, 59

Proposta de www.radioleonor.org


«Por todo o lado cresce o deserto. O "império", o "capitalismo", o "biopoder", o "espectáculo" - os nomes para o descrever são tantos como as formas de resistência que se lhe opõem. Aos anos do neoliberalismo triunfante sucedem-se guerras infinitas e crises mundiais. A mudança de época é assinalada por momentos de conflito social e de subversão do quotidiano que tomam as ruas das grandes metrópoles, ocupam espaços e atravessam corpos, redescobrindo o prazer cúmplice do jogo e a partilha da desobediência. Chiapas, Seattle, Kabília, Génova, Buenos Aires, Paris, Barcelona, Atenas - o mapa do mundo enche-se de sinais que apontam a insurreição que vem.

Face à ameaça de um levantamento global, os vários Estados sofisticam não apenas as suas técnicas de vigilância, controlo e repressão, como também os discursos que legitimam e banalizam o seu uso. Toda a resistência é uma ameaça, todos os rebeldes se tornam possíveis terroristas.

Em Novembro de 2008, após a circulação de alguns comboios de alta velocidade ter sido interrompida por actos de sabotagem não reivindicados, a polícia francesa deteve nove habitantes da pequena aldeia de Tarnac, incriminados por "associação com fins terroristas". Numa gigantesca manipulação apoiada pelos media, o Ministério Público prendeu aqueles que considera serem os «cérebros» por trás das sabotagens, destruições e ilegalidades que vêm caracterizando inúmeros conflitos sociais em França. Na ausência de provas, criminalizou textos e ideias, lançando uma ameaça contra todas as formas de pensamento crítico. Apresentar, divulgar e partilhar as propostas, reflexões e experiências criminalizadas pelo Estado francês assumiu agora a forma mais elementar de solidariedade.»


FILME > 17h30 > Get rid of yourself, de Bernadette Corporation. 2003, '61 min

CONVERSA > 18h40 > A insurreição que vem: Da Grécia a Tarnac, por radioleonor.org

APPEL > Lançamento do livro "Appel" (edições antipáticas, 2008)

JANTAR > 20h30 > vegetariano

CONCERTO > 22h30 > GAF

DJ SET > 23h00 > Les Tétons Baptiste Dj Vaipes

Sessão pública sobre o Fórum Social Mundial na livraria Círculo das Letras (6 de Fev. às 21h.) em Lisboa




Fórum Social Mundial em Debate

Na Sessão Pública promovida pela ATTAC Portugal,

com Ulisses Garrido,

6 Fevereiro (sexta-feira), 21 horas,

no Auditório da Livraria Círculo das Letras



No momento em que se vive a mais grave crise do capitalismo desde há 80 anos, dezenas de milhar de representantes de movimentos sociais de todo o mundo reuniram-se no Fórum Social Mundial, em Belém (Brasil), entre 27 de Janeiro e 1 de Fevereiro.

Desde há dez anos que o movimento altermundialista reunido no Fórum promove a convergência das forças activamente empenhadas no combate à dominação mundial do capital financeiro, à submissão de todas as actividades humanas a uma lógica financeira e especulativa, que estão na raiz da actual crise da economia, do agravamento das desigualdades e da concentração da riqueza, do esgotamento e desperdício dos recursos naturais, da multiplicação de conflitos e guerras, da ofensa a direitos humanos e sociais básicos. Em nome da exigência de que outro mundo é possível, o movimento altermundialista dos fóruns inscreve-se no objectivo de lutar pela devolução à humanidade do controlo colectivo do seu futuro.

A Sessão Pública promovida pela ATTAC Portugal, com Ulisses Garrido (sindicalista e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ATTAC), que participou no Fórum Social Mundial em Belém, será uma oportunidade não só para colher o testemunho directo e pessoal e informação relevante sobre a sua participação no evento, como também para uma reflexão e um debate partilhados sobre as perspectivas e alternativas do movimento altermundialista em tempo de crise.


6 Fevereiro (sexta-feira), 21.00 horas,

Auditório da Livraria Círculo das Letras,

Rua Augusto Gil, 15 B

(esquina com a Rua Óscar Monteiro Torres, junto à Av. Roma), em Lisboa.