29.6.05

A tribo que escapou ao tsunami está agora ameaçada pelos colonos

A tribo isolada dos Jarawa, nas ilhas Andaman, ao largo da Índia, que no passado mês de Dezembro ocupou as páginas dos jornais por tere sobrevivido ao tsunami, arrisca-se agora a sucumbir e a desaparecer em consequência da invasão do seu território por colonos recém-chegados do continente indiano.
Os Jarawa são presentemente uma tribo constituída por 270 indivíduos que vivem na floresta, caçando com a ajuda de arcos e flechas. Só a partir de 1998 começaram a ter contactos pacíficos com o exterior.
Segundo informações recolhidas assiste-se neste momento à contínua chegada de colonos indianos que invadem o seu território, apropriam-se dos seus recursos, fornecem-lhes álcool e tabaco, violam as suas mulheres, e começam já a utilizar os homens como mão-de-obra barata no lucrativo negócio das bananas. A polícia local acaba por ser cúmplice destes abusos.
Todos estes contactos não controlados com o mundo exterior fazem temer por uma contaminação dos membros da tribo por doenças, a que a tribo esteve imune graças ao seu isolamento ao longo de milhares de anos.
Stephen Corry, director da Survival International receia pelo desaparecimento rápido de mais esta população indígena.
Recorde-se que, ao contrário das outras populações da região, os Jarawa não foram atingidos pelo tsunami que flagelou as costas da sua ilha, e tal facto se deve à estreita relação da tribo com o seu meio que lhes terá permitido prever a catástrofe

Mais info:

http://www.survival-international.org/fr/tc%20jarawa.htm

a liberdade é sempre inconveniente

«…a perspectiva de permanecer de todo livre para falar, anima-me porque prezo a liberdade; e porque nunca esperei que a liberdade fosse menos do que inconveniente.»
E.E. Cummings