20.1.10

23 de Janeiro é dia de inaugurações simultâneas nas galerias de Miguel Bombarda,e vai haver filme e debate sobre info-activismo nas instalações do JUP

O dia 23 de Janeiro traz de novo a festa da arte contemporânea ao Porto, num dia em que as galerias e lojas deste quarteirão se renovam e apresentam novas exposições e novas colecções.

Por isso, no próximo dia 23 de Janeiro pelas 14h o Núcleo de Jornalismo Académico do Porto abre as portas para uma tarde em cheio nas inaugurações simultâneas das galerias de Miguel Bombarda.

Aderimos ao Ano Europeu da luta contra a Pobreza e a Exclusão Social que se celebra em 2010 com um convite à reflexão sobre o papel do jornalismo e da informação na criação de impacto e de mudanças positivas. O lançamento global, em parceria com a ONG internacional Tactical Technology Collective, do documentário 10 Tactics pretende apresentar uma série de activistas de direitos humanos que adoptaram estratégias de comunicação que lhes permitem transformar informação em acção. Convidamos para uma discussão informal o Centro de Média Independente - Indy Media Portugal - e o Hacklaviva e alargamos o convite a todos os que queiram participar.

O documentário será precedido pela Oficina de Design para uma Redacção Livre onde o colectivo Hacklaviva desafia uma sala de redacção a funcionar apenas com software livre.
Com equipa renovada, a Galeria apresentará duas instalações de jovens artistas e designers do Porto.

Ficamos a aguardar a tua visita!

Segue o programa completo abaixo.

14.00 Inauguração das Galerias Jup

Sala 1 - O que te move Uma instalação que também é uma proposta para ti. Um espaço de Liberdade num cheio de cartão, uma folha em branco, pronta a ser ocupada. Por Ana Castro e Susana Lage

Sala2 - Três Projectos, um Espaço. "Tanto o som como a imagem dão uma resposta a outra mão. Uma que fala e outra que responde"

"(...) filmagens feitas por várias pessoas contendo múltiplas personagens e situações ou locais por onde tivesse passado e onde estaria"

"(...) em cada garrafa guardo a minha voz, associando cada uma delas as notas de escala"

Por Rebecca Moradalizeh



14.30 - 17.30 Oficina de Design para uma Redacção Livre

Uma redacção a funcionar apenas com software livre? É o objectivo de uma colaboração entre o JUP e o Hacklaviva. Nesta oficina, vamos falar sobre o que é o software livre e as suas implicações na prática criativa, associativa e editorial. Depois veremos como hoje é possível tratar fotografia, criar gráficos e tipografia, paginar, editar áudio e montar vídeo com ferramentas livres. Traz o teu portátil e vem passar uma tarde connosco a descobrir novas formas de fazer o teu trabalho.


http://www.hacklaviva.net


18.00 Documentário & Debate

"10 tactics", 10 tácticas para transformar informação em acção é um filme onde são contadas histórias de 25 activistas de direitos humanos à volta do mundo que adoptaram com sucesso estratégias de comunicação e tecnologias digitais para criar impacto e mudanças positivas.

http://www.informationactivism.org


Com a presença dos colectivos Hacklaviva e Centro de Média Independente - Indy Media Portugal


Contactos Localização
Rua Miguel Bombarda, 1874050-381 Porto
Tel: 222 039 041
Fax: 222 082 375
Tlm: 969929866
Email: jup@jup.pt

Câmara Municipal de Baião apoia a ocupação da Palestina por Israel ?!



O Movimento Solidariedade com a Palestina é um movimento que pretende promover a disseminação de informação e discussão de assuntos relacionados com o conflito sexagenário entre os Estados de Israel e Palestina e o estado de sítio imposto ao povo Palestino com contínua opressão policial e militar e psicológica. Este é um movimento aberto a todas as pessoas que estejam dispostas a discutir e agir em prol da paz e de uma solução pacífica e justa para o conflito Israelo-Palestino.

O Movimento Solidariedade com a Palestina e as organizações que se associam a esta iniciativa passam a demonstrar a sua reprovação pela situação publicada no Jornal de Notícias no dia 8 de Janeiro de 2010 intitulada "Cooperação com Israel mantém-se em segredo". Neste artigo é denunciada a cooperação entre a Câmara Municipal de Baião e o Estado de Israel, representado, no encontro, pelo Embaixador Ehud Gol. Segundo a notícia, esta cooperação consiste no estabelecimento de parcerias "nos domínios dos recursos hídricos, das energias renováveis; e do sector agro-florestal".

Desde o começo da ocupação no fim da década de 40, milhares de metros quadrados de terras de cultivo e de sistema de irrigação pertencentes a Palestinos foram confiscadas pelo Estado de Israel. O avanço tecnológico do Estado de Israel reconhecido por todo o Mundo é manchado pela apropriação das propriedades de Palestinos retirando-lhes assim a sua qualidade de vida e sustento. Consequentemente, por obrigação de não esquecer a história e o sofrimento de um povo cercado e tratado sub-humanamente, consideramos moralmente reprovável e inaceitável a confluência entre um orgão público Português e o Estado de Israel que, não respeitando o Direito Internacional ocupa, reprime e continuamente empurra todo um povo para uma situação que se tem vindo a tornar humanitariamente cada vez mais insustentável, tendo já existido ataques militares a ONGs presentes no território.

Liberdade para o Povo Palestiniano.

Movimento Solidariedade com a Palestina

Subscrevem também este comunicado: SOS Racismo, Comité de Solidariedade com a Palestina e Indymedia Portugal.

Para qualquer informação adicional pode contactar através de mov.solidariedadepalestina@gmail.com ,

Ricardo Sá Ferreira - 964613689
ou Pedro Ferreira - 933579931

Plenário dos Professores das Actividades de Enriquecimento Curricular (dia 25 de Jan. às 19h. em Lisboa). No Porto, os seus salários estão em atraso


http://professoresdasaecs.blogspot.com/

No Porto os Professores das Actividades de Enriquecimento Curricular queixam-se que continuam com salários em atraso e a Câmara e a empresa privada Edutec fogem às suas reponsabilidades.


Já não bastava a situação de grande precariedade em que vivem, a inexistência de contratos de trabalho, os falsos recibos verdes, as lamentáveis circunstâncias em que são contratados e a ausência de condições de trabalho, os professores das actividades de enriquecimento curricular queixam-se agora que os salários não são pagos a tempo e horas.

Face às reclamações dos professores, tanto a Câmara Municipal do Porto como a empresa privada EDUTEC rejeitam responsabilidades numa inqualificável atitude para com a situação precária vivida por aqueles docentes.


Ora a verdade é que estes professores,
- Têm horário estipulado
- Local de trabalho definido
- Estão inseridos numa equipa
- Têm coordenação/hierarquia
- Têm que prestar contas do trabalho efectuado


CUMPREM PORTANTO TODOS OS REQUISITOS PARA TEREM UM CONTRATO DE TRABALHO,O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESTÁ A PAR DA SITUAÇÃO


No Porto, estão nesta situação 129 professores/as em escolas públicas: 59 de música; 70 de inglês.

MAS OS FALSOS RECIBOS VERDES NAS AEC'S SÃO A REALIDADE DE MILHARES E MILHARES DE PROFESSORAS/ES EM TODO O PAÍS!
ESTA É UMA LUTA DE TODAS/OS AS/OS TRABALHADORAS/ES!

É FUNDAMENTAL QUE A LEGALIDADE SEJA IMPOSTA E QUE AS/OS PROFESSORAS/ES DAS AEC's TENHAM CONTRATO DE TRABALHO

Próximas plantações de árvores no âmbito da campanha Criar Bosques para os dias 23 e 24 de Janeiro



Proximas plantações para o fim-de-semana de 23 e 24 de Janeiro de 2010

SERRA DO GERÊS
Data: 23-01-2010 (Sábado) a 24-01-2010 (Domingo)
Hora: 10:00
Local: Parque Nacional da Peneda-Gerês – Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro – Lugar do Vidoeiro, 99 ( Junto ao parque de campismo do Vidoeiro após Vila do Gerês em direcção a Vilarinho da Furnas)
Encontro: Dia 23-01-2010 às 8:00 na estação do metro da Casa da Música (Porto).
Contactos para inscrição: Pedro Sousa (912 554 432 / 931 954 493 / 223 749 249;
pso...@earth-condominium.com

Observação: Caso pretenda outro local de encontro, que fique a caminho é necessário contacto prévio para marcação, de forma a gerir as viaturas a levar. O limite máximo de inscrições com dormida gratuita na Pousada da Juventude de Vilarinho das Furnas é de 20 pessoas, com um limite máximo de inscrições de 30 pessoas.




SERRA DO CARAMULO
Data: 23-01-2010 (Sábado)
Hora: 9:30
Local: Cabeço Santo
Encontro: Parque do Moinho de Vento em (Belazaima do Chão).
Contactos para inscrição: Paulo Domingues (968 750 155;
cabsa...@gmail.com
Obs: A participação requer a inscrição prévia




SERRA DE MONTEJUNTO
Data: 23-1-2010 (Sábado)
Hora: 10:00
Local:Quinta da Serra
Encontro: Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto – Mapa 1
Contactos para inscrição: Paulo Monteiro (93 999 21 88;
criarbosq...@quercusancn.pt )

Obs: Ver Mapa 1 (descrição do acesso ao local e respectivos mapas).

Acção de denúncia de casos de assédio moral sobre funcionários no banco Santander Totta

Um grupo de trabalhadores do banco Santander juntou-se à porta da sede do banco em Lisboa para denunciar várias situações de assédio moral que as chefias do banco exercem sobre os trabalhadores que reivindicam os seus direitos.

http://www.mudarbancarios.org/

DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS E ORGANIZAÇÃO
O MUDAR tem por objectivo reconstruir um sindicalismo de base e participativo, um sindicalismo com princípios:
• Um sindicalismo lutador pela contratação colectiva e contra a precarização das relações de trabalho;
• Um sindicalismo independente dos poderes instituídos (político e económico) e intransigente defensor dos interesses dos trabalhadores;
• Um sindicalismo respeitador das assembleias de trabalhadores que deverão pronunciar-se em todos os momentos importantes;
• Um sindicalismo democrático com respeito pelas diferenças de opinião.


O jornal Novas da Galiza entra numa nova fase, com uma nova imagem gráfica, aumento de páginas e novos colaboradores




Numa conferência de imprensa celebrada ontem no Centro Social Gentalha do Pichel, em Compostela, o diretor do Novas da Galiza, Carlos Barros, apresentou o novo formato deste periódico de informaçom crítica. que começa o ano 2010 com forças renovadas. Com um conselho de redação ampliado, um novo desenho mais moderno, de um terço mais de páginas, o periódico visar manter a sua qualidade informativa e ser capaz de dar cobertura a um movimento social galego cada vez mais amplo e assentado. O primeiro que chamará a atenção neste número 86 será a imagem gráfica renovada, as oito páginas mais e uma reestruturação de conteúdos e secções.

O periódico começou a sua andaina em 2002, como assinala o editorial do novo número, entre as lutas estudantis e a mobilização sem precedentes contra a maré negra, "com a pretensom de ser o meio de referência dos movimentos sociais, do ámbito do soberanismo, do reintegracionismo e de toda a Galiza crítica e contestatária que demanda uma imprensa que transmita uma realidade alheia ao tecido empresarial e ao poder político".

O jornalismo de investigação será a ser um dos piares do Novas da Galiza, "sem importar-nos, assinalou o diretor, a repressão da que podamos ser alvo, como sucedeu com a Operação Castinheiras ou com a denúncia que nos apresentaram do Ministério por uma reportagem contra o narcotráfico na Galiza na que saiam à luz dados comprometidos". O periódico mensal, medra sem pausa, atingindo mais de 700 assinantes e milhares de exemplares difundidos através da web.

"O Novas da Galiza, recordou Xoán R. Sampedro do conselho de redação, confecciona de forma democrática todos os seus conteúdos, e cada número é fruto de trabalho militante e desinteressado, mas com uma profissionalidade da que carecem os médias empresariais, por exemplo no que atinge ao cuidado da linguagem".

O Novas da Galiza é um jornal galego criado em fevereiro de 2002, e durante três anos manteve a distribuição gratuita, repartindo-se em locais sociais, espaços alternativos e sedes de colectivos, com presença também na Internet.

Em março de 2005 o projecto encetou uma nova etapa, marcada peloas mudanças no conselho de redacção, na imagem corporativa e, em definitiva, na profissinalização. Entre outras novidades, passou a ser vendido nas bancas ao preço simbólico de um euro, ampliando a sua cobertura territorial a toda a Galiza.

A filosofia que move a publicação caracteriza-se pelo investimento cultural, promovendo com os ingressos a edição de livros de autores novos, material audiovisual, etc. Contrariamente a outras iniciativas similares tanto na Galiza quanto em países do entorno, o projecto não se move por um afã económico. Prova disto é que o próprio periódico disponibiliza de graça todos os números na sua hemeroteca virtual um mês após a saída nos quiosques.

Nos seus princípios fundacionais, o Novas da Galiza afirma ter nascido ao serviço da liberdade de opinião e de todas as expressões artísticas, apartidista, contrário à globalização (especialmente à transnacionalização de capitais), laico, com afã de informar (em língua galego-portuguesa) de jeito honesto e veraz, consciente de que a soberania nacional reside no povo galego, cuja filosofia preside a tradição da política esquerda nacionalista galega.




Reproduzimos o editorial do novo número que foi lido na conferência de imprensa:

INFORMAÇOM COMUNITÁRIA

A pequena história do Novas da Galiza é também a pequena história dos movimentos populares do país nesta década que está a concluir. As primeiras capas deste jornal vírom a luz numha Galiza agitada por greves gerais, movimentaçons estudantis e laborais, reacçons massivas contra a maré negra. Num plano mais restrito, esta publicaçom foi mui devedora do mundo associativo tecido por volta dos centros sociais, multiplicados ao alento do independentismo, e derivados numha constelaçom de iniciativas comunitárias que atingírom campos diversos da vida social, do desporto à comunicaçom, da educaçom à defesa da língua.

O assentamento do jornal aconteceu, paradoxalmente, numha etapa de devalar das causas colectivas, que o poder chama “normalidade democrática”, e a dissidência galega interpretou como passividade e assimilaçom. Ao longo de oito anos, naturalizou-se um discreto estado de excepçom contra a militáncia galega, dirigido em Madrid, e saldado com pressom policial e penal, sempre secundada por activos e passivos; no plano político-institucional, e num contexto de reconquista espanhola das naçons resistentes, o bipartidismo quase perfeito já cobrou carta de naturalidade: e com ele esvaecêrom também as esperanças de um país regenerado polo nacionalismo institucional, carente de atractivo para quem manda de verdade. Esta nova fase do processo de assimilaçom da Galiza, que sem exagero podemos qualificar de terminal se nom o invertirmos desde já, achou nos meios um veículo perfeito. Hoje, mais do que ontem, reina a informaçom como mercadoria: e com ela a censura por saturaçom, a pressa como inimiga da análise, e a instalaçom passiva dos galegos e galegas num universo mediático hispano, dominado polo infoentretenimento e a banalizaçom da barbárie.

Novas da Galiza inicia agora umha nova etapa, ciente da história de que parte, dos constrangimentos do presente, e das necessidades mais elementares. Longe da cultura da imagem, sempre preferiu mostrar-se tal como era, sem enfeites e sem fachendas; e vacinado contra as precipitaçons, sempre apostou em dar passos avante pequenos e mui firmes. Hoje apresentamo-nos a leitores e leitoras com mais páginas e novos conteúdos, dispostos a nos melhorarmos como ferramenta da Galiza que se move. Este passo para a frente é possível por contarmos com umha equipa ampliada e mais diversa, com o apoio da nossa base leitora e solidária, e com os contributos permanentes -em informaçom e iniciativas- dos movimentos populares. Doravante, se os nossos passos para a frente continuam em sintonia com os da comunidade que nos acompanha, poderemos sentir-nos satisfeitos.

http://www.novasgz.com/

Michael F.D. Young, autor do livro Conhecimento e Currículo, orienta seminário na Universidade do Minho ( dia 22 de Jan. às 14h30 em Braga)




Michael F. D. Young, autor do livro «Conhecimento e Currículo, Do socioconstrutivismo ao realismo social na sociologia da educação », e um dos mais destacados nomes da Sociologia da Educação, orienta um seminário no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, na cidade de Braga,.

O seminário é subordinado à temática do "Conhecimento e Currículo e vai abordar a função da escola


INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA U.MINHO
TEL. 253 604 240/1 :: 253 604 225


Sobre o livro «Conhecimento e Currículo »

Escrito numa linguagem desafiadora, e muito apelativa para os leitores interessados na discussão do conhecimento em tempos de decisões globais, o livro revela-se essencial para professores, formadores, pais e encarregados de educação e decisores políticos, na medida em que fornece quadros teóricos e práticos que fundamentam o debate sobre a educação, a formação, o conhecimento e o currículo.
O autor, um dos mais renomados, actualmente, da Sociologia da Educação, explicita nesta obra as relações entre os aspectos teóricos e as questões práticas e políticas, razão por que se torna num texto teoricamente elaborado, sem deixar de ser relevante para a prática educacional.

• Professores, Formadores, Pais e decisores políticos.
• Inscrição: 15,00€
Inclui a entrega do livro Conhecimento e Currículo. Do Socioconstrutivismo ao Realismo Social na Sociologia da Educação.
• O número de participantes é limitado à capacidade e disponibilidade das instalações.

Concentração de trabalhadores na Praça dos Poveiros (dia 21 de Jan. às 15h) contra a precariedade e desemprego e por mais emprego, salários e direitos



CONCENTRAÇÃO no Dia 21 de Janeiro – às 15 Horas

Local: Praça dos Poveiros - Porto


No âmbito da Acção Nacional Descentralizada aprovada pela CGTP-IN para ter lugar no 1º trimestre de 2010, Contra a Precariedade e o Desemprego, por + Emprego, Salários e Direitos, a Direcção da USP/CGTP-IN marcou uma Concentração de trabalhadores, dirigentes, delegados e activistas sindicais para o dia 21 de Janeiro próximo, 5ª feira, a partir das 15 horas, na Praça dos Poveiros, no Porto.


http://www.usporto.pt/News/View.aspx?Articleid=78

Workshop de Dança e Percussão Africana pela Allatantou Dance Company no Palácio das Artes-Fábrica de Talentos ( de 25 de Jan. a 5 de Abril)


Este Workshop destina-se a pessoas de todas as idades, com ou sem experiência em Dança e Percussão Africana, que desejem aprender ou aperfeiçoar conhecimentos.

A Allatantou é uma companhia de dança e percussão que nasceu na Gâmbia na década de 70 fundada por Abdoulaye Camara (Guiné Conakry/Suécia). Chegou à Europa nos anos 80, onde se estabilizou e criou raízes em países como: Suécia, Escócia, Irlanda, Escandinávia, Noruega, E.U.A, Portugal e Espanha. Desde 2006 que a Allatantou se dedica a divulgar as tradições e culturas da costa Ocidental de África, através de espectáculos e animações em diversos espaços.

Um Workshop que nos leva a conhecer a história mítica desta região da África Ocidental através de coreografias e danças de máscaras, cânticos enaltecidos pelas sonoridades vibrantes dos instrumentos tradicionais (djembés, dounoumbas, krins, gongomas).

Duração trimestral 25 de Janeiro a 5 de Abril 2010
Frequência Segundas-feiras
Horário laboral 10h30 às 12h00
Horário pós-laboral 19h00 às 21h30
Valor 120 euros/trimestre (não reembolsável)
Local Palácio das Artes - Fábrica de Talentos, Largo São Domingos, Porto
Número mínimo de inscrições 10 participantes

Contactos:
André Rodrigues -
arodrigues@fjuventude.pt
telefone 22 339 35 30 ou fax 22 339 35 44

Fundação da juventude
Casa da Companhia Rua das Flores, 69
4050-265 Porto
Tel: 223 393 530
Fax: 223 393 544
E-mail:
geral@fjuventude.pt
http://www.fjuventude.pt/?id=642