12.1.10

As condições degradantes em que trabalha o Grupo de Teatro de Letras (GTL) da Universidade de Lisboa, e a falta de espaço para os seus ensaios

Vivem à margem. São escravos da emoção. Brincam aos gritos. Entre berros e beijos...soltam-se vontades, libertam-se pulsões e criam-se tensões. Bem-vindos ao GTL, uma orquestra dirigida por Ávila Costa. Há 20 anos a experimentar Teatro.

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa é a morada do espaço que serve de laboratório aos apaixonados pelo Teatro de Ávila Costa, único encenador que o grupo conhece desde sempre, desenvolvendo um trabalho psico-físico com os actores numa linha experimental

O GTL, Grupo de Teatro de Letras, da Universidade de Lisboa, prepara afincadamente a estreia da peça "Terrorismo", dos irmãos Presniako, sob a direcção de José Ávila Costa, encenador do grupo desde há 20 anos. Apesar de todo o seu historial, e da acção teatral que sempre o animou, o GTL debate-se actualmente com problemas graves, ligados à falta de espaços para os seus ensaios e representações, num contexto académico que deveria propiciar apoio para a promoção e divulgação do teatro, coisa que, pelos visto, anda arredia por aquelas bandas.

Por isso, nada mais oportuno que uma chamada de atenção para a actividade do GTL, Grupo de Teatro de Letras.



Reproduz-se a seguir um texto de denúncia, da autoria de um dos seus elementos, que também é aluna da Faculdade de Letras da Universidade Cla´ssica de Lisboa, da situação vivida actualmente pelo GTL




Para quem não sabe, eu assumo: há largos meses que me encontro em processo de formação teatral, no verdadeiro sentido da palavra. A paixão escondida desde sempre encontrou uma casa para se consumar, finalmente! Porque workshops a prazo, concursos televisivos, castings baratos e grupos descartáveis...nunca me seduziram à entrega desta paixão.

As audições abriram para a companhia de teatro académico mais antiga (e clássica!!) no mundo universitário de Portugal, e lá fui eu armada ao pingarelho. Tango, Valsa e Passo-Doble foram os três estilos de dança que me pediram para dançar (sozinha: só eu, uma sala pequena e vazia, e o encenador do grupo a anotar numa folha, sabe-se lá o quê). Tive ainda de escolher um tema para cantar e interpretar: "Solta-se o beijo" (não me ocorrendo mais nada...e estando completamente desprovida de truques, aliás nunca eu tinha feito uma audição na vida). Por fim, e decisivamente, seguiu-se o momento mais estranho que experienciei até hoje: recitei um poema de José Régio - Cântico Negro - de todas as formas possíveis. O encenador estava a dirigir a minha expressão dramática, corporal e vocal ao mesmo tempo que eu me sentia comandada e seguia as suas directrizes, manifestando-me conforme a pulsão assim o exigisse. Confesso que a audição me levou à exaustão, fiquei fora de mim, levei um tempo a recompor-me, e a interrogar a mim mesma: «Ana o que foi isto que acabaste fazer?» Até hoje não consigo responder.

José Ávila Costa é o encenador do GTL - Grupo de Teatro de Letras e há vinte anos que segue uma linha muito experimental com os académicos e profissionais que integram o grupo. Nunca as minhas palavras vão ser suficientes para vos transmitir o que é uma formação intensiva (quatro horas de ensaios diários - sim todos os dias, sim depois de um dia de trabalho, sim depois de um dia de aulas, sim até ao final da noite, sim sem pausas) e nunca faltei. Engraçado: nunca faltei a um único dia dos ensaios do GTL. É como se todo o cansaço, doença ou descrença que eventualmente me pudessem atormentar num ou noutro dia...fossem mínimas comparadas ao prazer que é entrar na sala e sentir a dinâmica de grupo. Nunca falhei um ensaio do GTL até hoje.

Estou a absorver matéria prima divinal...desde técnicas de voz e respiração passando pela ritualização, auto-sugestão de intenções e emoções, e por aí fora... O Ávila é magistral. Sempre me disseram que ele é "osso duro de roer", anti-TVI e séries "Z", anti-clichés, anti-efeitos especiais. O Ávila trabalha os seus actores numa vertente do chamado "teatro pobre", no qual só importa o actor enquanto atleta da alma, como um ser capaz de esconder mil e uma intenções, de contracenar de forma dialética, de comunicar e transmitir uma mensagem que se pretende humana e provocadora, que não faça o público adormecer mas, sim, que o atraia para o palco, para a cena, para os actos e actores.

"O Terrorismo" dos irmãos Presniakov, contemporâneo, é o mote para o espectáculo do GTL 2010...realismo fantástico (nada de naturalismos)! Eis que a minha vontade empreendedora se manifesta...e acabo por assumir a Produção do grupo este ano. A máquina já está em movimento e a assessoria de imprensa em curso. Contactos, financiamentos, bolsas, tudo encaminhado. Estou literalmente EM CAMPO para que não nos falte nada este ano. Mas infelizmente há coisas que me ultrapassam e começo a achar que os apelidados de "serviços de acção social da universidade de lisboa" têm tudo menos de "acção social". Para vos elucidar: há dezenas de anos que os grupos de teatro académico da Universidade de Lisboa ensaiam (e apresentam) os espectáculos anuais durante cerca de dois a três meses (sem cobrar bilheteira) no auditório da cantina velha. O ano passado (2009) devido a causas que me ultrapassam: esse auditório foi fechado. Os serviços já foram contactados mas alegam falta de condições para receber qualquer grupo e ou peça. E como o orçamento é curto (dizem eles) não podem financiar nem providenciar nenhum outro espaço para o GTL trabalhar. Eis o problema: onde raio vamos apresentar a peça este ano? Ainda são dois meses (Março/Abril) 5ªs, 6ªs e sábados em cena...e durante este tempo temos de ter acesso ao espaço para os ensaios! Até agora temos ensaiado numa sala de exposições manhosa (e onde chove lá dentro!), com uma acústica péssima, gelada e suja. Só a nossa vontade de fazer teatro e a força anímica do Ávila nos fazem continuar o processo para a apresentação da peça: sim porque vamos mostrar-vos o que é o verdadeiro "Terrorismo" ou, pelo menos, vamos tentar.

Enquanto "produtora" ando à caça de espaços (já contactei e fiz democráticos pedidos de cedência de espaço a mil e um teatros, estúdios, auditórios, centros culturais e afins: e nada). Até agora o que consegui foi uma mostra da nosso espectáculo no Cabaré do Espaço Evoé dia 13 de Fevereiro (depois avanço com mais detalhes!) e uma participação no festival do 4º Encontro Anual de Escolas no Teatro patrocinado pelo Centro Cultural da Malaposta e que nos vai receber numa das suas datas (foi milagre conseguir isto: o calendário estava quase bloqueado!)

Entretanto, prevê-se uma participação no FATAL 2010 (na Comuna, à partida... depois também vos avanço com informações porque será só para Maio). Até lá, o GTL continua a trabalhar no "Terrorismo" sem ajuda da Universidade de Lisboa, sem espaço para apresentar a peça (em Março e Abril) e sem desistir: sala de exposições das 18h às 22h todos os dias de 2ªf à 6ªf na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa...são bem-vindos e convidados a testemunhar o que acabei de escrever.

Numa época em que tanto se fala e defendem as políticas culturais, talvez não seja má ideia pôr em causa a forma como o grupo mais antigo a experimentar teatro em Portugal seja delegado a bodes expiatórios que o impedem de se afirmar e de se fazer sentir nos corações dos senhores e doutores que se vestem de intelectualizações defensoras da expressão artística nacional...


http://deixamepassar.blogspot.com/2010/01/denuncia.html

http://teatrosemletras.blogspot.com/

Oficinas de Produtos Naturais na Casa da Horta


As Oficinas de Produtos Naturais estão de volta na Casa da Horta. Se queres aprender como fazer produtos de limpeza e higiene caseiros não percas esta oportunidade.Para te inscreveres envia um email para casadahorta@pegada.net com o teu nome, o teu contacto (email e telefone) e qual a oficina ou oficinas que desejas ficar inscrito.
O preço de cada oficina são 10 euros (15 euros com almoço) e decorrem todas entre as 10h e as 19h, com pausa para almoço entre as 13h e as 14h30.


Casa da Horta, Associação Cultural
Rua de São Francisco, 12A4050-548 Porto
Perto da Igreja de São Francisco e Mercado Ferreira Borges.
Email:
casadahorta@pegada.net
Tel: 222024123 / 965545519
Horário:Terça a Sábado das 12h as 24
Encerrado: segundas, domingos e feriados


http://casadahorta.pegada.net/entrada/


23 de Janeiro
- Bálsamo Labial
- Creme para o corpo
- Leite de Limpeza
- Hidratante para o rosto
- Tónico

20 de Fevereiro
- Pasta dentífrica
- Desodorizante
- Sabonetes

20 de Março
- Sabão líquido
- Champô
- Detergentes

Exposição em Aveiro sobre um revolucionário liberal que lutou pela liberdade contra o absolutismo - «José Estevão: Revolução e Liberdade»

Está patente em Aveiro a Exposição “José Estêvão: Revolução e Liberdade (1809-1832)”, uma figura histórica da luta pela liberdade contra o absolutismo.

A mostra encontra-se na galeria do antigo edifício da Capitania de Aveiro, de terça a sexta-feira das 10.00 às 12.00 horas e das 14.00 às 17.30 horas. Tem entrada livre.

José Estêvão nascido a 26 de Dezembro de 1809, em Aveiro, constitui uma figura de extrema importância no quadro político do séc. XIX, durante o qual ocorreram transformações profundas na sociedade portuguesa. Como parlamentar, notabilizou-se pelos seus dotes oratórios e pelo seu amor à liberdade na Câmara dos Deputados entre 1836 e 1862.Esta mostra subordinada à vida privada e política deste ilustre parlamentar português permite uma melhor compreensão da época em que este viveu. Assente numa estrutura cronológica, conduz, de forma intuitiva, o público (jovem e adulto) por um percurso sinuoso que constitui a época do Liberalismo em Portugal.





José Estêvão Coelho de Magalhães (Aveiro, 26 de Dezembro de 1809 — Lisboa, 4 de Novembro de 1862), mais conhecido por José Estêvão, foi um notável jornalista, político e orador parlamentar português, sendo durante o período de 1836 a 1862 a figura dominante da oposição de esquerda na Câmara dos Deputados.

Era bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, veterano das guerras liberais e um dos académicos que viveu o exílio em Inglaterra e na ilha Terceira e participou no desembarque do Mindelo. Em 1841 fundou a Revolução de Setembro, o mais influente jornal da imprensa liberal. Sempre mais radical que as soluções preconizadas pelos partidos políticos da época, foi por várias vezes obrigado a procurar refúgio fora do país devido à sua frontalidade na oposição. Participou activamente na Patuleia, integrando o exército rebelde que operava no Alentejo.

Biografia na Wikipedia :
aqui







DISCURSO SOBRE O PROJETO DE LEI DE SUSPENSÃO DAS GARANTIAS

retirado de:
www.prof2000.pt/users/hjco/JEsteweb/Pg00005f.htm

SESSÃO DE 12 DE AGOSTO DE 1840



Sr. presidente, entrou o préstito lúgubre, e traz debaixo das togas o decreto da morte. Poucos momentos de vida restam à vítima, e em poucos momentos, sobre o cadáver dela, levantara seu trono a tirania - mas tirania que há de ser funesta a quem a proteger, funesta a quem a lembrou, funesta aos que tem de a exercitar!

Sr. presidente, quando eu esperava que o poder se penetrasse da delicadeza da sua posição e se elevasse à gravidade dos acontecimentos; quando eu esperava que das Cadeiras do governo só se levantasse a linguagem da moderação e da prudência, que as circunstâncias recomendavam, estrugiram-me os ouvidos os uivos da vingança, os silvos da tirania!

O Sr. Presidente do Conselho (com veemência): - Peço a palavra!

O ORADOR: - Quando eu esperava ouvir da boca dos conselheiros de sua majestade, a face do parlamento e da constituição do país, conselhos de benevolência, frases de paz, ponderações de estadistas, escandalizaram-me as declamações frenéticas de Marat e as lamentações fementidas de Robespierre!

Sr. presidente, a câmara ouviu os Srs. ministros, e a câmara há de ouvir-me, se não declarar suspensa a última das garantias constitucionais, a última das garantias do homem, a liberdade de falar, de cuja duração eu não concebo muitas esperanças!

Sr. presidente, quando os partidos vêem assim ao campo dos factos, quando eles, prescindindo dos meios, denunciam tão claramente os fins, - eu sei que a palavra é um crime e o raciocínio um escândalo! Mas, apesar disto, quero ainda, por um esforço imaginativo, esquecer-me a situação em que nos achamos, quero por alguns momentos aproveitar-me das imunidades desta cadeira, usando do direito de falar perante uma assembleia, que tem obrigação de me ouvir.

Sr. presidente, o Sr. ministro dos negócios da guerra declarou que a espada da justiça cairia inexoravelmente sobre esses homens iludidos, infelizes ou altamente criminosos, como os trata a caprichosa jurisprudência do governo, sobre esses homens que foram despojos do seu miserável triunfo! Já nós sabemos qual é a espada da lei que há de cair sobre estes desgraçados: é a espada de uma lei facciosa, e a espada da lei do arbítrio, não manejada pelos exercitadores naturais das leis, mas pela mão dos próprios ministros! E quem são esses inimigos, triste despojo, miseráveis vítimas de nossos arrogantes senhores? Alguns são oficiais beneméritos, cujos peitos se ornam com cicatrizes recebidas em batalhas pelejadas pela rainha e pela liberdade, cicatrizes, que se querem abrir pelas balas dos granadeiros em nome desta mesma rainha e dessa liberdade outros são homens de vida honesta, que não importunam o poder, que não embaraçam as escadas das secretarias, homens que vivem dos seus mesteres, e cuja independência é para o governo um crime imperdoável, que só com o suplício pode expiar-se!

Os Srs. ministros, querendo dar ao assunto o uma consideração que ele não merece, esgotaram-se em esforços de eloquência e denunciaram a sua impotência amplificativa. Que é esta história de homens presos, de oficiais encontrados, uns que se aprisionaram, outros que foram soltos, de guardas que foram envolvidas, de guardas que foram respeitadas, de marchas e contra marchas, de vestimenta, de correame, de ruídos de armas? Que são estas ocorrências, Sr. presidente, senão factos ordinários, senão episódios saídos de uma insurreição? (Sinais de desaprovação do centro e do lado direito.) Sr. presidente, tudo isto são, repilo, factos ordinários de uma tentativa insurreccional: e bem o sabem os Srs. ministros, porque eles, graças ao seu amor pela ordem pública, possuem em alto grão a teoria e a prática das insurreições - se exceptuarmos o Sr. ministro da fazenda, que, pela sua compleição e génio, não me parece muito alo para esse trabalho.

Ministros da coroa! Que fizestes vós, quando aconselhastes, quando promovestes as insurreições em que tendes figurado, e a que deveis riquezas e honras? Como juntastes vós a força, como iludistes os incautos, que lugares designastes, para se irem procurar armas? Não cingistes os vossos cúmplices de fuzis e correames? Ministros da coroa! Não eclipseis a vossa história, não escondais as vossas heroicidades, e, mestres que sois no ofício de ordeiros, não trateis agora tão mal uns poucos de aprendizes da vossa profissão!.... E que alentados se cometeram no meio de todas estas violências que se nos relatam? Foram presos alguns indivíduos conspícuos do partido odiado, alguns indivíduos que se assentam nesta câmara; e eles foram bem tratados e logo soltos: a revolta poupou-lhes as vidas, deu-lhes a Liberdade. E hão de esses indultados de ontem votar hoje uma Lei sanguinária, em paga da generosidade com que foram respeitados?!....

Se os seus corações não estão podres; se as suas almas não estão corrompidas, hão de estremecer de horror, hão de recuar de vergonha, quando tiverem de levantar a voz ingrata, que tiver de sancionar essa bárbara lei, esta lei que levanta o patíbulo contra os seus benfeitores!...

Sr. presidente, o governo declarou-se sabedor dos projectos dos conspiradores, declarou-se sabedor do dia para que eles tinham destinado o seu primeiro rompimento e dos seus sucessivos adiamentos, declarou-se sabedor dos seus meios, dos seus recursos, do lugar em que deviam desenvolver a sua tentativa. E, com isto, o Sr. ministro do reino provou que tinha tirado todo o proveito das grossas somas que agora se despendem com certo género de serviço, que eu não quero aqui devidamente qualificar. Mas por que motivo o governo, conhecedor de tudo, e com tantos meios, com tanta fortuna, não sufocou a insurreição no seu começo? Porque consentiu que um punhado de revoltosos desses gritos sediciosos, e ao som de instrumentos de guerra descessem do Largo da Estrela até a Fundição? Porque sofreu que esses perigosos conspiradores tivessem por quatro horas levantada a bandeira da anarquia, e se conservassem em risco por tanto tempo o trono e o altar?

O Sr. ministro da guerra, em uma inspiração de inocência, revelou o verdadeiro pensamento desta tardança de providências: era o desejo, a precisão que ele tinha de factos que o habilitassem a propor esta lei! Tal foi a própria frase do Sr. ministro da guerra, que eu recolhi com cuidado, porque era muito verdadeira.

Está, pois, confessado que o governo deixou progredir a revolta para armar aos incautos, para aumentar a lista dos criminosos, e que do seu mirante policial espreitou a maré em que devia recolher as redes, para que trouxessem maior e mais abundante pesca!

Se são verdadeiras as declarações de força e previsão que e governo aqui nos tem feito, a insurreição devia ter durado menos, e ter-se-ia poupado o inútil incómodo de toda a guarnição da capital, a vista de cuja vigília a cidade acordou entre os aparatos de uma bela parada, com marchas e contramarchas, colunas sobre colunas, a testa das quais eu, da minha janela, vi, encapotados, alguns dos Srs. ministros.

E tal é a sede de aprovações e maiorias que devora o ministério, que o Sr. ministro da guerra, na narrativa que nos fez dos sucessos da noite, declarou ter visto pintado em todos os rostos o horror pelos acontecimentos que se estavam passando. Ora esses acontecimentos passaram-se desde as onze até as três horas da noite; e em tal tempo S. Ex.a só poderia ver os seus horrores pintados com o auxílio de alguma lanterna. De manhã S. Ex.a só poderia ver sinais de satisfação e interesse nos que presenciavam a bela disciplina, asseio e galhardia com que as tropas marchavam e contramarchavam, representando nas ruas de Lisboa as cenas do Campo Grande!

Também o Sr. ministro do reino disse que o governo estava prevendo que sabia de todos os planos dos conspiradores; e o Sr. ministro da guerra lastimou que a insurreição rebentasse, quando menos se esperava. E daqui é forçoso inferir que, ou todas as revelações da polícia estão monopolizadas no ministério do reino, ou que um dos Srs. ministros quis ostentar a sua previdência, e outro quis alardear a sua fortuna!

Sr. presidente, com estes fundamentos, com estas considerações se apresentou a esta câmara uma lei, que não tem exemplo nem paralelo em Lei alguma saída dos nossos corpos legislativos; uma lei que, tomada como lei de represália, vai muito além das ofensas que a inspiraram; uma lei que, considerada como medida de cautela, é superior as exigências que o estado do país reclama; uma lei que, encarada em relação as nossas circunstâncias, as tendências do governo, e as apreensões públicas, é a declaração mais formal e arrogante de que os princípios, que nos vão reger, são os do despotismo puro!

Suprime-se a liberdade de imprensa, estabelece-se a retroactividade no julgamento para todos os crimes políticos, suspendem-se todas as garantias, e depois disto que nos fica de liberdade, que direitos nos restam? Fica apenas esta voz, que os frenéticos economizadores de tempo em breve sufocarão, ou com algum novo regimento, ou com a introdução da tirânica ampulheta prescrita em uma assembleia francesa. Que nos resta, Sr. presidente, depois de tantas perdas? Apenas uma ficção de liberdade, quatro ministros com o séquito da sua maioria, o absolutismo com criados parlamentares, o absolutismo arrancado do segredo dos gabinetes para o melo desta sala, o absolutismo discutido, sancionado e aprovado na presença de centenares de testemunhas - o absolutismo com escândalo! (Profunda sensação na câmara).

Sr. presidente, e exigirão as circunstâncias do país a lei que se nos pede? É para o facto consumado que o governo a quer? Se a câmara ousa votá-la para satisfazer esta indicação, bastam a retroactividade e os tribunais especiais, mas não é precisa a suspensão das garantias para todos os cidadãos e em todo o reino. É para factos futuros? Oh! Sr. presidente, pois hão de suspender-se as garantias só pela possibilidade de revoluções, só pela possibilidade de ataques a ordem pública? Se se entroniza tal princípio, a liberdade fica um receio constante, o despotismo uma prevenção permanente, o arbítrio o direito comum, a lei a excepção!

Por outro lado, não declarou o governo que no momento de perigo se viu cercado dos homens notáveis de todos os partidos? Não declarou que fora ajudado de uma grande soma de influências morais, que concorreram para obviar aos efeitos dos acontecimentos da noite? Pois o governo, com o auxílio destas influências, de que tirou tantas vantagens, auxílio que reputa devido aos seus princípios e aos seus projectos, sendo esses princípios e esses projectos abraçados com mais sinceridade nas províncias, não deve contar aí com mais apoio, com mais serviços, com mais auxílios, que o induzam a não vir exigir uma lei, que, requerida por acontecimentos passados na capital, e já consumados, vai contudo estender os seus efeitos a todo o país, ora tranquilo e inocente? o governo ostenta segurança; alardeia que o seu sistema é abraçado geralmente, e apresenta-nos uma lei que desmente essas asserções; uma lei que denuncia os receios que o inquietam, os perigos que o cercam, a fraqueza que o consome! E onde esteve essa numerosa corte da honestidade e ordem? Quem eram os seus grandes dignitários? Que títulos possuía cada um deles? Por que serviços foram divididos?

Alguns dos Srs. ministros vi eu a frente das colunas, e bem pequeno era o seu estado maior. Onde estavam pois essas falanges de homens honrados de todos os partidos que, graças aos princípios e aos programas do governo, o ajudaram a debelar essa grande revolta de que há frequentes exemplos em todos os distritos do reino? Em todos os distritos, digo eu, porque os acontecimentos da capital nada diferem destas rixas de feiras, em que o povo de duas vilas ou aldeias se apresenta em campo, e vitoriando cada um a terra do seu nascimento, por exemplo, um: Viva a Mourisca! outro: Viva Águeda! Levantam os cajados e derreiam-se uns aos outros de pancadas. Esta noite também uns diziam Abaixo a ministério! Outros: Fique o ministério! Viva a Mourisca! Viva Águeda! Daqui não passaram! (Hilaridade).

Sr. presidente, isto não foi revolta, isto não foi rebelião: foi uma émeute, um motim, e estes motins sucedem frequentes vezes nos países constitucionais, onde a ordem pública tem fiadores maiores para tais aparatos e para tais solenidades - o desprezo público, o ridículo. O escárnio cobriria os ministros que tal importância lhes dessem, e as câmaras que apoiassem tais ministros.

Sr. presidente, tudo o que se tem passado nesta câmara com os sucessos desta noite é uma verdadeira farsa: o governo tomou esse acontecimento como um pretexto para satisfazer os seus fins políticos; para estabelecer seus planos com menos embaraço. E eu sinto, magoa-me profundamente que o ilustre relator da comissão, cuja cabeça eu julgava superior a estas pequenas considerações de partidos, cujo espírito elevado me parecia estar ao nível dos acontecimentos e da moralidade desta forma de governo, sinto muito, digo, que essa cabeça lhe inspirasse e que a mão escrevesse um relatório mil vezes mais fulminante, mil vezes mais inexacto, mil vezes mais faccioso que o do próprio governo.

Sr. presidente, os jornais são também suspensos!!! E o governo priva-se desse primeiro veículo de confiança pública, do primeiro censor das calúnias, da primeira vigia contra os conspiradores: o governo quer estender no país um silêncio de morte, e por ao abrigo da censura os seus actos administrativos e o espírito da sua gestão.

O governo, Sr. presidente, que em circunstâncias tais toma semelhantes medidas, descrê completamente das forças morais, não compreende o que é a razão e a justiça, só reconhece a religião dos factos.

Sr. presidente, os jornais têm incendiado as paixões, têm chamado a anarquia, os jornais concorreram para os acontecimentos da última noite: tal foi a acusação sobre eles lançada pelo Sr. ministro do reino! Ah! Sr. presidente, quanto é belo ver num grande homem um arrependimento tão solene, e ouvir, da boca de quem talvez entre nós desse os primeiros e mais flagrantes exemplos de conspirar pela imprensa, uma protestação tão franca contra os seus erros passados! O Examinador e o antigo Correio foram os mestres da licenciosidade da imprensa, e o Sr. ministro do reino tem a honra de ser suspeito de ter parte nesses jornais. (Sensação).

Mas o jornal O Tempo pôs em dúvida os direitos da rainha a coroa portuguesa - disse o Sr. ministro do reino. Deixo a consideração de S. Ex.a o qualificar este procedimento de S. Ex.a, quando, chamada ao júri a folha aludida, um ministro da coroa vem aqui prevenir a sentença desse mesmo júri, lançando na balança das opiniões a do governo, já de si pesada, e hoje pesadíssima pelo acrescentado peso das garantias e liberdades públicas, que em poucos minutos vai ter na mão. E esse jornal, a que S. Ex.a aludiu, pronunciou semelhante blasfémia? Não; sustentou um princípio que eu adopto, um princípio a que quero prestar solene homenagem, porque talvez não esteja longe o tempo de o vermos desconhecido e postergado. Esse jornal disse que sua majestade nunca podia ser rainha absoluta de Portugal. Também eu o digo, também deve dizê-lo a câmara, se é fiel a seus juramentos, e deve dizê-lo o governo se é constitucional! Sr. presidente, ou os direitos de sua majestade a coroa portuguesa provenham duma abdicação, ou de uma revolução, ou lhe fossem transmitidos por seu pai ou dados pelo povo, esses direitos estão unidos às liberdades escritas nos códigos, em que o seu direito de governar esta marcado. Esquecidas, rotas essas liberdades, o governo, que delas nasce, morre, desaparece, e o trono de sua majestade, que nelas se assenta, abale-se debaixo de seus pés!

A opinião contrária injúria a mesma augusta pessoa que se pretende lisonjear com tão iníqua teoria; a opinião contrária faria cair da sua cabeça a coroa que, com enfeites de liberdade, lhe doou seu piedoso pai e meu bravo general; a opinião contraria faria suar sangue as pedras da veneranda sepultura do libertador do nosso país!

Mas disse o Sr. ministro do reino: «o júri não condena estas doutrinas, e se o júri não condena, o governo é desairado, e o governo não quer sofrer desaires!» E que ilação se tirou daqui? Que não deve haver júri para a imprensa, que deve suprimir-se a liberdade de escrever! Sr. presidente, nunca os princípios absolutistas foram proclamados a face de um país bárbaro de um modo mais rude! Para que o governo não seja desairado caia a garantia da liberdade individual, caia a garantia da propriedade, caia todo o povo português, com as suas vidas, com as suas cabeças, com a sua fazenda e com a sua honra, aos pés de quatro homens, que não querem e não podem ser desairados! Sr. presidente. boje em Constantinopla não se ouve tal linguagem aos depositários do poder!

Um Sr. deputado uniu as suas imprecações as do governo contra a imprensa; mas permita-me S. Ex.a que lhe note que a sua nímia sensibilidade o toma suspeito em tal questão, e que se os seus conhecimentos de historia natural lhe ensinaram a conhecer a vida e o carácter de uns certos animais, que S. S.a diz que mudam frequentes vezes de pele, também os seus conhecimentos de higiene política o deviam ter aconselhado a usar de alguns remédios, que tomem a sua cútis menos melindrosa e menos sensível aos tiros da imprensa.

Sr. presidente, eu sinto que a impaciência da câmara me não deixe analisar, como as circunstâncias requerem, o projecto modificado pela comissão, e que foi mandado para a mesa; eu sinto não ter a vista cada uma das suas disposições para lhes fazer reflexões adequadas. Esse projecto põe todos os crimes políticos debaixo da lei militar, para serem julgados no tribunal militar E felizmente ainda a comissão encheu a tempo uma lacuna importante: deve-se-lhe a graça de uma declaração liberal: a comissão acaba de propor que o processo de tais crimes seja o dos conselhos de guerra! A comissão ainda prestou, pois, homenagem a todos os bons princípios, decretando que este país é um grande quartel, que todos os portugueses são soldados, que o governo é o coronel deste grande regimento, e que os prebostes serão escolhidos a sua vontade! (Sensação e hilaridade.)

Sr. presidente, sinto que os factos me arrastem a convicção profunda de que o fim principal desta lei é um fim apaixonado, é um fim de partido, é um fim de vingança, a convicção de que esta lei exprime um desejo de sangue, uma precisão de cabeças. E não fora melhor e mais nobre reunir essas cabeças num campo, juntar esses inimigos à ponta de baionetas? Não fora melhor prescindir de todas as formulas? Não fora melhor marcá-los com o ferrete de desafectos, e entregá-los logo ao carrasco? Não fora melhor tratá-los como obstáculos materiais, esmagá-los debaixo do ferro, ou pisá-los aos pés?!!

Em circunstâncias mais penosas, quando assolava o país uma revolta que se não intentava para uma mudança de ministério, mas para a destruição da lei fundamental, revolta que tinha todo o carácter de guerra, que teve todos os efeitos dela, revolta que usurpou todas as prerrogativas da coroa, constituindo autoridades, nomeando empregados, estabelecendo-lhes ordenados, dispondo dos dinheiros públicos; uma assembleia, que zelava com lealdade o princípio governativo de então, a despeito dos embaraços que a cercaram, não precisou fazer uma lei tão rígida e sanguinária: declarou suspensas as garantias. Não instituiu tribunais revolucionários, não autorizou conselhos de guerra, nem pôs o país debaixo de uma lei militar. Então votaram por essa lei, não a pediram mais forte, muitos dos Srs. deputados, a quem agora, em presença de tão pequenos acontecimentos, não tremeu a mão quando assinaram cegamente todas as indicações do governo!

O SR. DERRAMADO (com velocidade): - Peço a palavra.

O ORADOR: - Sr. presidente, esta lei, como lei de represália, desonra quem a faz, e honra quem deu motivo a ela…

O governo, Sr. presidente, deu parabéns ao país porque não tiveram resultado os acontecimentos da noite. O país rejeita tais parabéns. Parabéns ao país? Porque? Pela honra de continuar a ser governado por um ministério opressor? Pelas fortunas e delícias da suspensão das garantias? Parabéns aos ministros, porque só eles lucraram com o desfecho da insurreição; parabéns aos ministros, porque não estariam agora nessas cadeiras se a fortuna tivesse favorecido o motim!

Esses negros acontecimentos, esses nefandos projectos, essa revolta espantosa, essa rebelião armada, esse arrombamento criminoso e feito, segundo o Sr. ministro do reino, as pancadas de um aríete que S. Ex.a nos pintou deitado a porta do Arsenal, com uma voz tão lúgubre, temerosa e arrebatada, que julguei nos comunicava ter ficado morto no campo da batalha algum elefante, que os revoltosos, seguindo a táctica de Mitrídates, tivessem conduzido para escalar os muros da Fundição, um arrombamento feito as pancadas de um aríete a que na minha terra se chama alavanca ou pé de cabra.... (Hilaridade.)

O SR. MINISTRO DO REINO: - Nem uma, nem outra cousa.

O ORADOR: - Sr. presidente, onde iriam os amotinados buscar um aríete para baterem as muralhas do Arsenal?! Onde esta esse depósito de máquinas de guerra da velha táctica? Onde estão as catapultas, as balistas? O aríete do Sr ministro do reino é um anacronismo militar, é uma amplificação ridícula.

Dizia eu, esses negros acontecimentos, esses nefandos projectos, essa revolta espantosa, essa rebelião armada, esse arrombamento criminoso, deram ao governo força, glória, crédito, vida e salvação, porque o livraram da morte, não a mais tormentosa, mas a mais desonrosa para o poder a morte de inanição, que lhe estava iminente, e que já tinha sido precógnita pela sua maioria, que nas últimas sessões, por tal motivo, havia dado exemplos de pouca subordinação e muita fraqueza.

Os amotinados pois, por insofridos, prejudicaram o facto que por qualquer modo estava a consumar-se, e os Srs. ministros devem render muitas graças a cegueira que os precipitou!

Sr. presidente, eu respeito a prerrogativa da coroa, rejeito estes meios de ascensão ao poder, não me associo a eles, e no governo esta quem sabe se estas são as minhas antigas opiniões. Mas também reconheço que se as armas da lealdade portuguesa se levantassem neste momento, e dentre elas rebentasse um brado de indignação contra o ministério que nos desonra, este procedimento, pouco constitucional, limparia a coroa de uma nódoa negra, que lhe lançou a diplomacia, quando levantou em seus braços a administração de 26 de novembro!!.... Nódoa, Sr. presidente, que esta denunciada a face da Europa e nos seus parlamentos; nódoa que é já um facto histórico e que nenhum dos Srs. ministros pode negar!

O que destas observações se sente é que o motim armado desta noite é filho do motim áulico e diplomático de 26 de novembro; o que destas observações se segue é que uma aberração constitucional desafia outra aberração, e que é preciso que todos os partidos, de uma vez para sempre, prestem sincera homenagem aos princípios do sistema representativo. Porque, se eu não quero ver escaladas as prerrogativas da coroa pelas armas, também quero que se fechem as trapeiras da diplomacia, que para o poder são avenidas defesas aos homens de talento e de probidade.

Eu não sei quais são preferíveis, se as vociferações apaixonadas de um dos Srs. ministros se as lamentações fementidas do outro! o Sr. ministro do reino lamentou que, em acontecimentos de semelhante natureza, os autores fiquem sempre ocultos, e que as vítimas de suas instigações, os mais pequenos, os mais miseráveis, sofram o castigo que pertencia aos outros. Pensamento honrado, pensamento nobre!.... Sim, maldição ao homem que desvaira a razão do outro para satisfazer os seus interesses particulares! Maldição ao homem que leva outro ao campo do perigo, e que fica em casa! Maldição ao homem que vê outro vitimado por sua influência e não o socorre com a sua voz e com a sua bolsa! Maldição.... Não! perdão, perdão ao homem que de cima do fastígio do poder vê sem mágoa gemendo numa masmorra os seus cúmplices, os seus companheiros! Perdão a esse homem, mas não a mim, que nunca cometi, nem hei de cometer tal crime!… (Sensação.)

Sr. presidente, eu reconheço que a resistência armada é em certas ocasiões, não digo um direito, mas uma obrigação! (Sussurro.) Se não me quereis conceder este princípio, se o reputais criminoso, ponde todos as mãos sobre o cepo, porque as mãos de todos hão de cair junto dele! Se a minha doutrina é pecaminosa, todos tendes pecado Mas se o Sr. ministro do reino nas suas insinuações teve o pensamento de se dirigir a minha pessoa, quero desenganá-lo que Se eu fosse chefe de uma conspiração…

O SR. MINISTRO DO REINO: - Dá licença? Já me constou que o nobre deputado desconfiava que eu fizesse uma insinuação a sua pessoa: declaro-lhe que não a fiz.

O ORADOR: - Bem: e todos assim devem fazer; porque, Sr. presidente, se eu fosse chefe de uma conspiração, se eu entendesse que os meus deveres de honra, que as necessidades do meu país, exigiam que eu renunciasse a minha procuração para tomar uma arma, que eu largasse esta cadeira para ir para o campo, os meus adversários, os chefes do poder, os Srs. ministros que combatessem essa conspiração, haviam de certo ver-me no meio dos conspiradores, e a vitória não lhes seria tão fácil como a de ontem, porque desgraçadamente tinha de ser mais sanguinolenta! (Sensação).

Seja-me permitido citar dois factos, que não são estranhos à questão.

O secretário da administração do concelho de Tondela foi demitido pelo administrador geral de Viseu. Aquele pobre empregado veio à corte e trouxe carta de recomendação para o Sr. ministro do reino, e S. Ex.a prometeu-Ihe que havia de ser reintegrado escreveu ao administrador geral para este fim…

UMA VOZ: - Ordem!

O ORADOR: - Isto é ordem, e eu o vou provar. o administrador geral respondeu que não podia anuir as instâncias de S. Ex.a. Agora o administrador geral mandou prender por vadio o empregado que demitiu, e ele, depois de esgotar todos os meios legais, se quis escapar à perseguição que lhe faziam, teve de fugir para Lisboa! E aqui se acha!!

Ao administrador geral de Vila Real queixou-se um morgado, um potentado, ou um homem que tinha foros a cobrar, que os seus foreiros lhos não pagavam, e pediu para este fim ao administrador geral alguma força armada. E foi com efeito uma força militar incumbida da missão de obrigar os povos a pagar os foros ao Sr. senhorio!!

Sr. presidente, se com as leis constitucionais que ainda temos, se com as garantias que ainda possuímos, os empregados do governo desconhecem todos os princípios de moralidade, e se arrojam a estes arbítrios, que será quando esse arbítrio for declarado lei, e a obediência a ele a primeira virtude cívica?

Sr. presidente, vou terminar. Julgo ter falado com bastante sinceridade; aos Srs. ministros é baldo todo o trabalho para descobrir em mim pensamentos que julguem ocultos; se quiserem saber mais do meu coração e da minha cabeça, dirijam-se a mim por interpelações directas, porque os satisfarei com respostas curtas.

Reputo esta lei uma especulação feita sobre os acontecimentos da noite, cuja gravidade é muito pequena, e de nenhum modo própria para fundamentar tais medidas. Reputo que esta lei dará frutos de tirania, ainda mais amargos que os da usurpação! E pela minha parte termino o meu discurso, e talvez a minha carreira pública, e de certo as minhas orações nesta sessão, porque em breve tenho de me retirar daqui por motivos de moléstia, declarando, Sr. presidente, que tenho a profundíssima convicção de que, se o ministério actual continuar por dois anos na gerência dos negócios públicos, ficaremos sem os menores vestígios da honra, do nome, da liberdade e da fazenda da nação! (Sensação, agitação). São estas as minhas profundas, desgraçadas e penosas convicções, a que eu não posso resistir, assim como não posso resistir ao dever de as exprimir nesta hora extrema, nesta hora soleníssima, nesta hora a mais negra da nossa vida política!.... (Silêncio profundo
.)

7 personagens em Hora de Ponta é o novo bailado do Ballet Contemporâneo do Norte a ser estreado nos dias 13,14 e 15 de Janeiro em Santa Maria da Feira




http://www.ballet-contemporaneo-norte.blogspot.com/

Estreia dia 13,14 e 15 de Janeiro às 21h30 a nova peça de Elisa Worm, 7 Personagens em Hora de Ponta, pelo Ballet Contemporâneo do Norte, espectáculo inserido na Festa das Fogaceiras que decorre na cidade de Santa Maria da Feira, situada a 30km do Porto.

7 Personagens em hora de ponta assenta na construção e/ou na desconstrução dos muitos personagens que guardamos dentro de nós, não deixando de ser mais um número ou menos um número, enquanto urbe anónima que por obrigação abandona os seus sonhos de adolescente para se tornar na máquina infernal da sobrevivência.Vai para o trabalho, vem do trabalho.Vai para a escola, vem da escola.Vai para a universidade, vem da universidade, se queres ser alguém na vida.Esquece o teu raciocínio, os teus sentimentos, a tua necessidade de afecto. Zanga-te contigo próprio. Torna a vida dos mais atentos num inferno. Torna insuportável a tua relação de amor ou de simples afecto. Esquece-te de ti próprio sempre na esperança de que, depois da morte, outra vida haverá que te amparará entre ternas paredes, como se ainda estivesses no ventre da tua mãe. Elisa Worm, 2008



Ficha Artística

Criação, Direcção, e Composição Coreográfica: Elisa Worm
Assistente de Direcção: Luis Carolino
Consultor Musical: Pedro Carneiro
Vídeo: Pedro Baptista
Banda Sonora e Sonoplastia: Elisa Worm/Pedro Carneiro
Interpretação e Criação: Susana Otero, Rui Marques, Sara Leite e Flávio Rodrigues
Participação Especial: Vânia Almeida, Mafalda Estela, José Duarte, Alison Fernandes, Kelly Fernandes, Joana Gonçalves, Fábio Guedes, Marcelo Robalinho, Adriana Santiago, Briana Santos, Cláudio Silva, Marlene Silva e Tânia Silva