28.1.11

Democracia indirecta(representativa) versus democracia participativa - debate e vídeos na livraria-bar Gato Vadio, dia 29 às 22h.


Democracia indirecta (representativa) versus democracia participativa

Experiências históricas e políticas de democracia directa

Vídeos + Debate

Sábado, dia 29 de Janeiro, 22h

Livraria-bar Gato Vadio
Rua do rosário, 281 – Porto
http://gatovadiolivraria.blogspot.com/

Entrada Livre

A livraria-bar Gato Vadio promove no próximo Sábado, dia 29/1, pelas 22h um debate aberto a todos os interessados sobre o tema da democracia indirecta (representativa)versus democracia participativa.


“Nunca tinha pensado nisso”.

Conferência de Moishe Postone sobre a crítica do valor e a reinterpretação da teoria crítica de Marx ( hoje, dia 28/1 às 18h.)



Depois de ter estado ontem na Casa da Achada animando um colóquio sobre o texto de Robert Kurz «O Capital e a História», o historiador e teórico Moishe Postone vai estar presente hoje, dia 28 de Janeiro, pelas 18h. no Instituto das Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, no âmbito do ciclo de seminários Conversas sobre... para desenvolver o tema Time, Labor and Social Domination: A Reinterpretation of Marx's Critical Theory , sendo o conferencista apresentado por Bruno Lamas, mestre pela Faculdade de Arquitectura.

«Conversas sobre...» Moishe Postone (Apresentação de Bruno Lamas)
28 de Janeiro/ 18:00
Sala de Aulas 1 do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

http://www.ics.ul.pt/instituto/?ln=p&mm=1&ctmid=1&mnid=1&doc=&linha=1&ev2id=766&mtype=

http://www.aaics.pt/

http://www.ics.ul.pt/instituto/


Recorde-se que Moishe Postone (n. 1942 no Canada) é professor de história na Universidade de Chicago e um dos fundadores da chamada «nova crítica do valor», com antecedentes em Lukacs, Adorno, Krahl, Backhaus, Colletti ou Perlman, mas que se desenvolveu sobretudo a partir de 1986 por diversos autores como Robert Kurz ( da revista Krisis, na Alemanha), Moishe Postone, nos Estados Unidos, e com Jean-Marie Vincent, em França, e Anselm Jappe.
Em Time, Labor and Social Domination, livro publicado em 1993 Postone tenta reinterpretar a teoria crítica da economia de K.Marx, a partir dos conceitos de valoe, capital e trabalho. Esta perspectiva teórica questiona o marxismo tradicional abrindo novos horizontes para a crítica do capitalismo.


Websites sobre a Crítica do Valor:

http://palim-psao.over-blog.fr/

http://critiquedelavaleur.over-blog.com/

http://theoriecritique.free.fr/index.html

http://www.exit-online.org/

http://obeco.planetaclix.pt/

http://www.krisis.org/navi/francais



Sobre o pós-Marxismo