29.5.06

Crianças cosem sapatos para a Zara...

Numa freguesia de Felgueiras, há crianças a coser sapatos à mão para a mundialmente conhecida empresa espanhola, Zara. Ao contrário do que era habitual, em vez de exercerem o ofício numa fábrica, trabalham em casa, acompanhados da família e depois do horário escolar.

Segundo o ‘Expresso’, por cada par de sapatos, cosido à mão e ‘made in Portugal’, recebem 40 cêntimos. No local, a família desmentiu ao CM o “trabalho intensivo” dos menores, admitindo, porém, a “ajuda num ou outro sapato” para completar os 20 pares diários que o agregado produz.

Este é apenas um exemplo, segundo o estudo de um investigador da Universidade do Minho, para o Plano para Eliminação da Exploração e do Trabalho Infantil (PEETI), das “nova formas de exploração” que surgiram após a melhor fiscalização da Inspecção-Geral do Trabalho, que levou à diminuição do trabalho infantil nas fábricas e empresas em Portugal.

“Compatíveis com a escola”, as novas formas de exploração passam pelo “trabalho agrícola, na economia familiar”, pelo “trabalho domiciliário, via subcontratação por conta de outrem”, em especial no calçado e têxtil e pelo “trabalho doméstico”.

Segundo o estudo, qualquer das formas é “ilícita e difícil de detectar” (por escapar à inspecção) e “prejudicial para os menores”. O trabalho agrícola envolve “produtos agro-químicos tóxicos e maquinaria perigosa” e o doméstico inclui “tarefas pesadas”.

Ainda assim, o especialista, distingue esta exploração, mais comum em Portugal, de outras formas “piores”, descritas pela Organização Internacional de Trabalho, como a prostituição ou exploração para o tráfico de estupefacientes ou até “escravatura”, denunciada no Brasil, América Latina e África negra.

Ratzinger critica Deus !!!

Na visita que acabou de efectuar à Polónia o cardeal ratzinger, entronizado há alguns meses atrás Papa dos Católicos romanos, num discurso proferido em pleno campo de Auschwitz, interpelou Deus em plena homilia e lançou publicamente esta interrogação crítica: «Onde estava Deus nos tempos do Holocausto?»

Depois desta pergunta desafiadora só nos resta esperar que Deus acabe brevemente por criticar o «jovem papa ratzinger», também conhecido por Bento XVI pela sua ousadia em criticar os superiores…

Os 70 anos da revolução espanhola (1936-2006)


A revolução espanhola de 1936 será recordada em Paris no próximo dia 1 de Julho.

Para mais informações sobre o programa consultar:


http://www.cnt-f.org