7.9.08

Distâncias médias em Km percorridas em bicicleta anualmente pelos cidadãos nos vários países europeus


Por via do blogue « 100 dias de bicicleta em Lisboa, ficam aqui as distâncias médias percorridas em bicicleta, anualmente, pelos cidadãos em vários países europeus. Palavras, para quê? Os dados são suficientemente esclarecedores quanto ao modo de vida das diferentes sociedades, e do quanto há a fazer para se mudar as mentalidades.


The Netherlands................1019 km
Denmark............................958 km
Belgium..............................327 km
Germany............................300 km
Sweden..............................300 km
Finland...............................282 km
Ireland...............................228 km
Italy...................................168 km
Austria................................154 km
Greece.................................91 km
France..................................87 km
UK.......................................81 km
Luxembourg..........................48 km
Portugal..............................35 km
Spain....................................24 km





Consultar:
http://100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com/

Um blogue que foi criado para acompanhar o dia-a-dia de um engenheiro civil que se desloca pela cidade de Lisboa utilizando a sua bicicleta, no âmbito da sua tese de mestrado em Vias de Comunicação e Transportes.

Em vez da outra, que tal uma corrida de aviões de papel reciclado hoje à tarde na Casa da Horta ( a partir das 15h.)? Apareçam e divirtam-se.


Em vez disto, porque não uma opção lúdica e ambientalemente sustentável: uma corrida de aviões de papel reciclado feitos pelos próprios concorrentes?
Os interessados podem aparecer hoje à tarde na Casa da Horta para participarem nesta actividade criativa e amiga do ambiente.
Quanto à outra corrida, ela só mostra quanto os nossos decisores estão interessados no ambiente e no desenvolvimento sustentável!


Apareçam então na Casa da Horta às 15h para construírem os vossos aviões e participarem na corrida às 16h! Haverá prémios para os grandes vencedores!!!!

Se em vez de participarem neste fantástico evento preferirem assistir à chamada “formula 1 do ar”, vocês lá sabem… Já que vivemos no Mundo da incoerência e do espectáculo…!!!

Abrimos os jornais, assistimos telejornais e programas de TV e são cada vez mais as notícias sobre novos automóveis híbridos com redução de C02, programas de reflorestação…
Hoje em dia tudo parece girar à volta de ser o mais ambientalmente correcto.
E o que fazem grandes empresas? Organizam corridas de aviões que emitem X C02 por km. E o que fazem as câmaras municipais? Apoiam!!

E o que fazer? Vamos alugar salas para ver e divertirmo-nos, vamos criar filas de trânsito para lá chegar, vamos de Lisboa (ou até voar desde Nova Iorque) para o Porto porque o ESPECTÁCULO compensa!!! Vamos empurrar-nos e acotovelar-nos uns aos outros, competir pelo lugar melhor, vamos acordar cedo e guardar lugar, vamos pagar bem caro para ver de perto, vamos fazer dinheiro e vender cerveja, vamos deixar a criança subir para cima do telhado, vamos sair mais cedo do trabalho...????!!!!

Quando chegamos a casa, ligamos a televisão e volta o paleio do costume: desenvolvimento sustentável, redução de C02, energias renováveis, blá blá blá…

Nota:

A Casa da Horta – Associação Cultural, não pretende com este evento afirmar-se como um colectivo completamente coerente e perfeito (que não é), mas sim chamar a atenção para o facto da nossa sociedade ser cada vez mais uma sociedade do espectáculo em que os valores que tanto reclama são por vezes esquecidos.


Casa da Horta, Associação Cultural
Rua de São Francisco, 12A
4050-548 Porto
Perto da Igreja de São Francisco e Mercado Ferreira Borges.
Tel: 222024123 / 965545519

Horário:Terça a Sábado das 12h as 24
Domingo e Feriados das 16h as 24h

Cinema comunitário na Casa-Viva: o filme «Guerra contra a democracia» de John Pilger passa às 22h no dia 9 de Set. com entrada livre)

O Cinema Comunitário regressa à Casa Viva (Praça do Marques de Pombal, 167, no Porto), este mês, excepcionalmente, na próxima 3ª feira ( dia 9 de Setembro) às 22h. com o filme Guerra contra a Democracia (The War on Democracy), de John Pilger ( o filme é legendado em português).


Guerra contra a democracia – De John Pilger (2007)
Duração:94mins
Esta galardoada produção de 2007 explora a relação histórica e contemporânea entre Washington e países como a Venezuela, Bolívia, Chile, Guatemala e Nicarágua. Desde o golpe de estado na Guatemala em 1954 que os Estados Unidos têm exercido uma brutal influência na região, apoiando e financiando regimes ditatoriais, indiferentes a conceitos básicos de democracia e direitos humanos. Numa era onde se instaurou uma “guerra contra o terror”, Pilger conta-nos uma história universal, analisando e revelando ideias de poder, império e os seus vulneráveis mitos, numa parte do mundo onde a palavra “mudança" assume novos tons e cores.
O jornalista australiano John Pilger tornou-se internacionalmente reconhecido como o ultimo jornalista em Saigão durante a invasão norte americana. Desde então revelou-se como um insaciável defensor dos direitos básicos dos povos e um jornalista de inegável rigor e claridade. A “guerra contra a democracia” faz parte de uma longa série de documentários de Pilger onde se incluem os famosos “Palestine is still the issue”, “Social aparthaid in South Africa is real” e “New rulers of the world”.