16.11.07

Apresentação do livro «Dorregarai, a Casa-Torre» do escritor basco Anjel Rekalde por Rui Pereira - hoje na Biblioteca Almeida Garret (às 21h.30)


É já hoje, dia 16, sexta-feira, pelas 21:30, que no foyer da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, vai ser apresentado o livro «Dorregarai, A Casa-Torre» de autoria de Anjel Rekalde. A apresentação estará a cargo do jornalista Rui Pereira.


O escritor basco, nascido em Tolosa, Euskadi, terá oportunidade de debater com os presentes a luta do povo basco pela independência desde há séculos.


Em Coimbra será no dia 17, pelas 18:00, no espaço da Almedina Estádio.




Integrado numa trilogia, cuja publicação em português a Deriva Editores agora inicia, Dorregarai, A Casa-Torre é uma densa saga histórica, que conta a História do último século e meio de vida da nação basca, desde a abolição militar da sua última fronteira com Espanha, no rio Ebro, até aos anos 90 do século XX. Difunde-se, pela primeira vez em língua portuguesa, a visão independentista do conflito, pela mão de um dos mais reputados ficcionistas do país na actualidade.


Anjel Rekalde, nascido em Tolosa em 1957 é um profundo conhecedor da História nacional basca e do seu conflito nacional com os Estados espanhol e francês, do qual possui, aliás, uma funda vivência pessoal. Encarcerado durante e após o franquismo pela sua militância na organização armada basca ETA, cumpriu duas décadas de prisão em numerosos cárceres do Estado espanhol, que transformou num tempo fecundo de grande vitalidade intelectual.


De Angel Rekalde, em co-autoria com o jornalista português Rui Pereira, encontra-se também editado em Portugal o ensaio O Novo Jornalismo Fardado – El País e o Nacionalismo Basco.