13.12.07

Pensar um mundo mais justo é construí-lo

Primeira página da edição de Dezembro de Tierra y Libertad,
periódico anarquista que pode ser lido online:

A via algarviana: uma rota pedestre que atravessa o Algarve




A via algarviana é uma rota pedestre entre o Baixo Guadiana ( Alcoutim) e o Cabo de S.Vicente com uma extensão de 240 Km atravessando o interior do Algarve, sobretudo ao longo da serra algarvia, constituindo-se como uma verdadeira espinha-dorsal dos percursos pedestres de toda a região algarvia.

Prevê-se igualmente que seja estabelecida uma ligação entre a Via Algarviana e o itinerário trans-europeu que liga a Grécia ao Sul de Espanha (Tarifa).

Na sequência do Caminho Moçarabe, um trilho histórico-cultural inaugurado em 1988 pela Associação Caminus mas que não havia tido qualquer continuidade, o objectivo fundamental continuava a ser a implementação de uma rota pedestre entre o Baixo Guadiana (Alcoutim) e o Cabo de S. Vicente (Sagres), atravessando todo o Algarve. A sua viabilidade efectiva passava pela definição de várias etapas, cada uma das quais poderia ser percorrida num só dia, com alojamentos disponíveis perto do final de cada uma delas.

http://www.viaalgarviana.org/

http://www.viaalgarviana.org/blog/

foto retirada do blogue http://darasola.blogs.sapo.pt/




Caminhada na via algarviana (Vila do Bispo, 20 de Janeiro)

No proximo dia 20 de Janeiro realizar-se-á mais uma caminhada pela futura Via Algarviana, desta feita no Concelho de Vila do Bispo, entre esta vila e o Cabo de S. Vicente.
O passeio, organizado pela Associação In Loco e a Almargem, tem uma extensão de 16km, mas desenvolve-se por um relevo pouco acentuado atribuindo-lhe um reduzido grau de dificuldade.
O itinerário percorrerá uma das zonas mais belas e naturais do Algarve, inserida no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, passando por locais com especial interesse biológico - devido à sua rica fauna e flora silvestre - histórico e cultural, destacando-se a visita aos menires de época pré-histórica e ao “Promontorium Sacrum” - Cabo de S. Vicente – lugar com história, onde a lenda e a realidade se misturam.
Todos interessados poderão participar, bastando para isso inscreverem-se junto da Almargem.
Mais informações em
http://www.almargem.org/.
Clicar por cima da imagem para a ampliar