17.11.09

Ciclo de Cinema e Debates sobre Consumismo (19 e 26 de Nov., 3 e 10 de Dez.) promovido pelo GAIA (Grupo de acção e intervenção ambiental)


O GAIA - Grupo de Acçao e Intervenção Ambiental e a Casa da Horta - Associação Cultural, apresentam um ciclo decinema e de debates às quintas feiras, a partir do próximo dia 19 de Novembro, para debater o Consumismo e alternativas na Casa da Horta

Local:
Casa da Horta - Rua de São Francisco nº12, Porto

Programa de filmes e debates:

Dia 19 de Novembro - 22h - Reflectir sobre o que consumismo
Documentários - Ilha das Flores e História das coisas seguido de debate


Dia 26 de Novembro - 22h - Alterações Climáticas
Documentário - Wake up, Freak Out - Then Get a Grip seguido de debate

Dia 3 de Dezembro - 22h - Alternativas: Ecoaldeias
Pequenos documentarios: Living in The future (Em Inglês)

Dia 10 de Dezembro - 22h - Alternativas: Conversa sobre Economias Locais e Solidárias

Dar o salto para a simplicidade voluntária - mesa redonda a 22 de Nov. às 15h. integrada na semana da EcoPorto ( de 21 a 29 de Nov.)


Dar o salto para a simplicidade voluntária - mesa redonda na ECOPORTO
Domingo dia 22 de Novembro às 15h, integrada na semana Portugal Bio 2009, a Ana Loichot vai orientar uma mesa redonda na ECOPORTO subordinada ao tema da SIMPLICIDADE VOLUNTÁRIA . Apareçam.

Dar o salto para a simplicidade voluntária
A sociedade actual fez de nós consumidores. O motor principal das nossas vidas tornou-se alimentar um sistema que claramente falharia sem nós baseado em ideais economicistas que visam o lucro, desconectados de valores humanos e das necessidades do mundo natural.
Sair do nosso papel de consumidores é vital para o avanço da humanidade.
Como reencontrar o nosso papel neste planeta, dando um passo consciente para a simplicidade e harmonia é o que pretendemos discutir à volta de um chá.




Vamos "crescer" em amizade e não em dinheiro! CONSTRUAMOS UM NOVO PRESENTE!





Semana Portugal Bio 2009

Olá amigos A Ecoporto tem o prazer de vos convidar para a semana de 21 a 29 de Novembro dedicada à divulgação da Agricultura Biológica e Sustentabilidade que estamos a organizar em parceria com a InterBio. Vai haver workshops, concertos, almoços e jantares com produtos da horta, mercado biológicos e palestras em torno a temas de ecologia.

Programa disponivel em:
http://ecoporto.ning.com/profiles/blogs/semana-portugal-bio-2009-na


Eco-arte – João Sá
“EcoArte é uma prática artística sensível e contemplativa. Inclui Meditação, Sensorialidade e Expressão Plástica. Vamos construir colectivamente uma Instalação Plástica, dando mais atenção ao processo do que ao resultado final, ou seja, cuidando do como fazer mais do que do o que fazer. Vamos explorar as formas mais antigas da expressão artística humana: o círculo, a espiral, a estrela, formas que evoluiram até aos mais altos níveis de complexidade, na Mandala e na Constelação. Utilizar diferentes materiais existentes na natureza bem como materiais do quotidiano, que normalmente não são usados em Artes Plásticas.”

Dar o salto para a simplicidade voluntária - Ana Loichot
“A sociedade actual fez de nós consumidores. O motor principal das nossas vidas tornou-se alimentar um sistema, que claramente falharia sem nós, baseado em ideais economicistas que visam o lucro, desconectados de valores humanos e das necessidades do mundo natural.
Sair do nosso papel de consumidores é vital para o avanço da humanidade.
Como reencontrar o nosso papel neste planeta, dando um passo consciente para a simplicidade e harmonia é o que pretendemos discutir à volta de um chá.”

Esclarecimento sobre OGM – Johan Diels
O que são OGMs? Quais os OGMs que existem em circulação? Há quanto tempo existem transgénicos em Portugal? Quais os seus perigos? O que diz a lei? Que estudos já foram feitos em culturas com organismos transgénicos? Como se podem proteger as culturas em redor? Estas e outras questões vão ser respondidas neste encontro com Johan Diels, biólogo e investigador, colaborador da professora Margarida Silva.

Práticas de sustentabiliade – Joana Costa e Yassine Benderra
“A capacidade que a população tem de viver no presente com todo o seu potencial sem comprometer as gerações futuras” - O que é que isto realmente quer dizer? Vivemos hoje num mundo sustentável ou insustentável? Que mudanças podemos fazer nas nossas vidas para que elas se tornem mais sustentáveis? Contribuímos diariamente para a degradação do planeta sem nos darmos conta que as nossas acções contribuem para o desiquilíbrio que existe entre o Homem e planeta onde vive. Procuramos assim através da alteração de alguns “hábitos” instalados na sociedade fazer parte da mudança que queremos ver no mundo.

Agricultura local e natural - Fundação MOA
“Não há uma única existência na criação que não seja bafejada com as bençãos da mãe Natureza. Todas as coisas geram-se e são criadas mercê da tríade elementar Fogo, Água e Terra. Numa linguagem ciêntifica referimo-nos ao óxigénio do fogo, o hidrogénio da água e o azoto da terra, impercindiveis para qualquer tipo de cultura agrícola.” “Aquilo que sustenta o espírito do homem é a energia anímica dos alimentos... A base da saúde consiste em tomar alimentos que contenham bastante energia espiritual” (Mokishi Okada, 1935)

Introdução à Permacultura – Yassine Benderra e Michel Blanc
“É o planeamento e a manutenção consciente de ecossistemas agricolamente produtivos, que tenham a diversidade, estabilidade e resistência dos ecossistemas naturais. É a integração harmoniosa das pessoas e a paisagem, provendo alimento, energia e outras necessidades, materiais ou não, de forma sustentável". (Bill Mollison, Introdução à Permacultura)

Cozinha Macrobiótica - RitaTeixeira
“A alimentação macrobiótica defina uma maneira de comer baseada no príncipio de equilíbrio entre Yin e Yang e consiste numa adaptação das tradições culinárias do extremo oriente, onde a alimentação, a medicina e a espiritualidade normalmente se encontram interligadas. Encontram-se príncipios de cozinha macrobiótica na maioria das cozinhas ancestrais no mundo inteiro, inclusivé as ocidentais (em especial o facto de se comerem cereais e outras gramineas como base da alimentaçãosob a forma de grãos ou farinha).”

Projecto Fogo, cozinha ecológica – Joana Costa e Yassine Benderra
É um projecto inspirado na vivência de uma vida simples, onde a comida e a cozinha são essenciais e onde tentamos ao máximo explorar formas mais ecológicas e mais sustentáveis. Preparar o almoço de manhã e deixá-lo no forno solar, a cozinhar lentamente com a energia directa do Sol enquanto nós vamos fazer outras coisas, aquecer água para o chá com uma só cana e fazer crepes na rua, ou em qualquer lado com um “rocket stove” que usa pouca lenha, polui menos e pode-se transportar num contentor fechado de alta eficiência, ambos contruídos com materiais de baixo custo.

A ECOPORTO é um Centro de pesquisa e práticas ambientais, sociais e espirituais
Localiza-se na Rua Bela da Fontinha, nº 10, 4000-107 Porto
(metro mais próximo: Faria Guimarães ou Marquês)
mapa de localização disponivel em
http://ecoporto.ning.com/page/contactos-1