4.2.11

Concentrações de solidariedade com a luta do povo egípcio em Lisboa, Coimbra e Porto ( amanhã, dia 5 de Fev.)




CONCENTRAÇÕES DE SOLIDARIEDADE COM A LUTA DO POVO EGÍPCIO no próximo Sábado em Lisboa, Coimbra e Porto

Prepara-se para este Sábado uma manifestação mundial de solidariedade para com os manifestantes pacíficos e corajosos que estão nas ruas do Egipto a tentar acabar com uma ditadura social-democrata de 30 anos (nota: Mubarak e o seu partido são elementos da Internacional Socialista).

Em Lisboa - Praça do Município às 18h.
http://www.facebook.com/event.php?eid=191313090887528

Em Coimbra - Praça 8 de Maio a partir das 15h
http://www.facebook.com/event.php?eid=137900752939937

No Porto - Praça do cubo, na Ribeira, às 15h30
http://www.facebook.com/event.php?eid=137900752939937

Memória ideológica no centenário da república é o novo livro de J. Varela Gomes, editado pela Letra Livre

Varela Gomes, o velho militar anti-fascista, que se define como um «autor clandestino numa democracia filofascista», acaba de editar na Letra Livre uma antologia de textos polémicos onde a partir da analise da Primeira República, a propósito das comemorações do Centenário, desmonta o revisionismo histórico feito pelos políticos e historiadores da Situação e comenta a evolução da II República.

Título: Memória Ideológica no Centenário da República.
Autor: J. Varela Gomes
Editor: Letra Livre

Livraria Letra Livre
Calçada do Combro, 139
1200-113 Lisboa
Tel: 213461075
www.letralivre.com

Excerto do livro:

«Para uma situação aberrante, como a que está criada, a teoria marxista fornece uma pista de explicação, bem conhecida: a ideologia dominante em cada circunstância histórica e cada determinada sociedade, é a ideologia da classe dominante (aquela que exerce o poder efectivo). No entanto, no caso do republicanismo português, algo parece fugir à regra marxista; na medida em que a classe burguesa/liberal que comanda os destinos do País desde 1976, apresenta os mesmos sinais identitários de classe dos seus avós de 1910. Até à Maçonaria voltaram!Parece pois contraditória a aversão da burguesia actual relativamente à burguesia fundadora de 1910. Em teoria seriam farinha do mesmo saco. Mesma classe, mesma ideologia. Mas, na verdade, entre a classe burguesa do princípio do centenário e a que tem governado o País no último terço, existe um abismo histórico - 48 anos de fascismo; e uma dramática ruptura ideológica - a contra-revolução de 1975/76. Além disso, a I República de 1910 foi produto de uma revolução, gerada pelo espírito de revolta e insubmissão; enquanto que esta II República que estamos vivendo, é um produto contra-revolucionário de propósito restauracionista e desforrista.»

A revolta dos povos árabes - encontro com Adel Sidarus na livraria Ler com Prazer (hoje, às 21h. em Évora)




Livraria Ler com Prazer
Av. da Malagueira, 39
Évora
4 de Fevereiro, sexta-feira, 21,00 horas
Encontro com Adel Sidarus

Programação de Fevereiro na Casa da Achada




Clicar por cima da imagem para ler em detalhe

http://noticias.centromariodionisio.org/

Vão acontecer coisas variadas de sábado a segunda-feira na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio.

No sábado, 5 de Fevereiro, às 17h30, continua o debate «Para que serve o canto popular» proposto pela Lega di Cultura di Piadena aos participantes da sua festa anual. Como no ano passado, o Coro da Achada irá participar na festa de 2011 que se vai realizar no final de Março. Para continuar o debate que começou no passado dia de 15 de Janeiro, convidámos para se juntar a nós o músico Carlos Guerreiro, que desde 1974 tem participado em vários trabalhos de recolha de música portuguesa.

No domingo, das 15h30 às 17h30, começa uma nova oficina: Músicas com História(s). Manuel Videira mostra músicas – ditas clássicas e ditas menos clássicas – para se ouvir e conversar. Para toda a gente a partir dos 14 anos

Na segunda-feira, 7 de Fevereiro, inicia-se a leitura, com comentários e projecção de imagens, de um novo capítulo de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio. Cláudia Oliveira e Levina Valentim começam, às 18h30, a leitura de «A paz a preto e branco» da 5ª parte da obra. Às 21h30 projectamos mais um filme do Ciclo Cinema e Pintura: Cinco mulheres à volta de Utamaro (1946, 106 min.) de Kenzo Mizoguchi. Quem apresenta é Seixas Santos

Programação do mês de Fevereiro no espaço do Regueirão dos Anjos (RDA69)




Clicar por cima da imagem par ler em detalhe

http://rda69.wordpress.com/