17.7.10

10 tácticas para transformar informação em acção - documentário a ser projectado na livraria-bar Gato Vadio (18 de Julho às 22h15)

10 Tácticas para transformar informação em acção
Documentário

Domingo, 18 de Julho, 22.15

Entrada Livre + oferta do manual activista "10 Tactics" e do guia "Civilian's guide to Direct Action"


Local: Livraria-bar Gato Vadio
Rua do rosário, 281 – Porto
telefone: 22 2026016
email:
gatovadio.livraria@gmail.com
http://gatovadiolivraria.blogspot.com/


Vivemos numa situação paradoxal. Nunca em Portugal e na Europa, as forças de repressão foram aparentemente tão débeis, mas nunca as massas exploradas foram tão passivas. A qualquer gesto austero por parte das elites governantes em nome da orientação financeira mercantil, responde-se com uma completa inacção, própria de uma consciência facilmente moldável ao entretenimento de massas. Ainda assim, a consciência insurreccional sempre dorme com um olho aberto. A arrogância, incompetência e impotência das classes governantes acabarão finalmente por um dia despertá-la do seu sono.

Posto isto, a acção gratuita é a única arma capaz de uma absoluta ruptura com a poderosa máquina de auto-destruição desencadeada pela sociedade de consumo, que prescreve a linha de base da mentalidade submissa à cobiça, ao ganho financeiro, ao lucro e a predação.


“10 tácticas para transformar informação em acção", documentário do colectivo Tactical Tech, explora o uso de tecnologias e plataformas dos mass media, como o Google Earth, Twitter e Facebook, em defesa dos direitos humanos no mundo em desenvolvimento.

Este documentário fornece maneiras originais e engenhosas usando ferramentas, dicas e conselhos para os defensores dos direitos humanos capturarem a atenção e comunicarem uma causa. O filme traz histórias de 25 organizações defensoras dos direitos humanos ao redor do mundo que usaram com sucesso as informações e as tecnologias digitais para criar mudanças positivas. Isso inclui a história de Noha Atef, cujo blog TortureinEgypt.net levou à libertação de prisioneiros ilegalmente detidos no Egipto. Na Índia, Dina Mehta explica como ela fez parte de um grupo online que usou o Twitter para conseguir doadores de sangue e outros apoios essenciais para os hospitais durante os ataques terroristas em Mumbai. Ou a organização popular na Birmânia que recorreu a blogs para escapar à censura da junta militar e através da fotografia e do video divulgar os abusos dos direitos humanos.


A ascensão das tecnologias e da popularidade crescente do nível de usuário de ferramentas e serviços têm sido importantes para as comunidades marginalizadas, porque elas criam mais oportunidades para a auto-publicação e partilha de informações dinâmicas. Elas são importantes para os defensores dos direitos permitindo a abertura de novos canais de divulgação e desenvolvimento de técnicas para a luta. A proliferação dos telemóveis abre também novas oportunidades para a organização e mobilização em maneiras que eram inimagináveis. Como cada uma dessas tecnologias é tomada, elas tornam-se cada vez mais entrelaçadas: telemóveis que comunicam com websites; sites que se tornam estações de rádio. O mundo real e o mundo online em interconexão.

Assim como cada nova tecnologia tem o potencial de trazer novas oportunidades e liberdades, também apresentam novos desafios, dificuldades e formas de repressão, através de novas formas de censura e ameaças à privacidade. Esta questão é extremamente importante para os activistas que lidam com informações sensíveis em ambientes hostis e para as comunidades marginalizadas para os quais a tecnologia pode ser uma "faca de dois gumes", pois carrega o duplo potencial de libertar e depois marginalizar.

As pessoas devem ser capazes de agir sobre questões que afectam as suas vidas, elas devem ter acesso a informações precisas e aos meios e à liberdade para responder a esta informação. Infelizmente, isso nem sempre é o caso. Indivíduos, especialmente os de comunidades marginalizadas, muitas vezes não dispõem dos meios para acederem e criarem informação. Aqui fica registado a participação limite, em muitas regiões do mundo, dessas comunidades marginalizadas.



10 TACTICS for turning information into action


1. mobilise people
2. witness and record
3. visualise your message
4. amplify personal stories
5. just add humour
6. manage your contacts
7. use complex data
8. use collective intelligence
9. let people ask the questions
10. investigate and expose








Invicta filmes - Ciclos de cinema no Porto sobre Orson Welles, David Griffith e Stanley Kubrick ( de Julho a Dezembro de 2010)

Invicta Filmes - Ciclos de Cinema no Porto

Sob a designação genérica de Invicta Filmes começou no início deste mês de Julho uma série de projecções de filmes no auditório da biblioteca Almeida Garret ( no Palácio de Cristal, Porto) que possibilitarão a visualização de cinema histórico na cidade e onde serão apresentados 3 ciclos – 3 realizadores: Orson Welles, Davida Griffith e Stanley Kubrick


Os ciclos serão acompanhados por uma publicação, algumas sessões de apresentação de filmes e alguns workshops.


Local: Auditório da Biblioteca Almeida Garret, sempre às 18h30

ENTRADA GRATUITA



Programa

- Ciclo Orson Welles

Julho

Dia 1, 18h30, Apresentação do Ciclo, por Lauro António, “O Mundo a seus Pés” (leg. pt)

Dia 7, 18h30, “O Quarto Mandamento” (leg. pt.)

Dia 15, 18h30, “O Estrangeiro” (leg. pt.)

Dia 22, 18h30, “A Sede do Mal” (leg. pt.)

Dia 29, 18h30, “Macbeth” (leg. pt.)



Agosto

Dia 5, 18h30, “A Dama de Xangai” (leg. pt.)

Dia 12, 18h30, “Processo” (leg. pt.)

Dia 12, 20h15, “História Imortal” (leg. pt.); “Orson Welles on Film” (doc. ing.)

Dia 19, 18h30, “F de Fake” (leg. pt.)

Dia 19, 20h15, “Falstaff” (ing. leg. castelhano)

Dia 26, 18h30, “Don Quixote” (ing. leg. francês)

Dia 26, 20h15, “Around the World with Orson Welles” (5 docs para BBC. Ing. sem leg.)



- Workshop David Griffith

Setembro

Dia 1, 18h30, Apresentação do Workshop, por Lauro António, “O Nascimento de uma Nação”

Dia 2, 18h30, Workshop, por Lauro António, “Intolerância”

Dia 8, 18h30, “O Lírio Quebrado”

Dia 9, 18h30, “Abraham Lincoln”

Dia 15, 18h30, “As Duas Tormentas”

Dia 16, 18h30, “As Duas Orfãs”

Dia 22, 18h30, “Sally, a Filha do Circo”

Dia 23, 20h15, “D. W. Griffith, Father of Film”. Debate final do Workshop, por Lauro António



- Ciclo Stanley Kubrick

Outubro

Dia 13, 18h30, Apresentação do Ciclo, por Lauro António, “Um Roubo no Hipódromo”

Dia 14, 18h30, “O Beijo Assassino” (ing. sem leg.)

Dia 21, 18h30, “Horizontes de Glória” (ing. leg. castelhano)

Dia 28, 18h30, “Spartacus”


Novembro

Dia 4, 18h30, “Lolita”

Dia 11, 18h30, “Laranja Mecânica”

Dia 17, 18h30, “Barry Lyndon”


Dezembro

Dia 2, 18h30, “The Shiting”

Dia 9, 18h30, “Nascido para Matar”

Dia 9, 20h00, “De Olhos Fechados”

Dia 9, 21h30, “Dr. Estranho Amor”

Dia 16, 18h30, “2001: Odisseia no Espaço”

Dia 16, 21h15, “Kubrick, Uma Vida em Filmes” (doc.). Debate final sobre o Ciclo, por Lauro António