Um blogue sobre os movimentos sociais, a ecologia, a contra-cultura, os livros, com uma perspectiva crítica sobre todas as formas de poder (económico, político, etc)
SENHORES DA GUERRA (Masters Of War) – de Bob Dylan
Venham senhores da guerra Vocês que constroem as grandes armas Vocês que constroem os aviões da morte Vocês que constroem todas as bombas Vocês que se escondem atrás das paredes Vocês que se escondem atrás das mesas Eu só quero que vocês saibam Que eu consigo ver para além das vossas máscaras
Você que nunca fez nada A não ser ajudar a destruição Você brinca com o meu mundo Como se fosse o seu pequeno brinquedo Você coloca uma arma na minha mão E esconde-se da minha vista E se vira e corre para longe Quando as rajadas de balas voam
Como o velho Judas Você mente e engana Uma guerra mundial pode ser vencida Você quer que eu acredite Mas eu consigo ver para além dos seus olhos E consigo ver para além da sua mente Como vejo através da água Que escorre pelo meu ralo
Vocês aprontam os gatilhos Para os outros atirar Logo vocês se afastam e assistem Enquanto a contagem dos mortos aumenta Vocês escondem-se nas suas mansões Enquanto o sangue dos jovens Escorre pelos seus corpos E são enterrados na lama
Vocês lançaram o pior dos medos Aquele que é criado Medo de trazer crianças Para o mundo Por ameaçarem meu filho Ainda por nascer e sem nome Vocês não valem o sangue Que corre pelas vossas veias
O quanto que eu sei Para falar fora de hora? Vocês podem dizer que sou jovem Vocês podem dizer que sou aprendiz Mas há uma coisa que eu sei Embora eu seja mais novo que vocês Nem Jesus jamais poderia Perdoar o que vocês fazem
Deixem-me fazer-vos uma pergunta Será que o vosso dinheiro é mesmo tão forte? Será que ele comprará o vosso perdão? Você acredita que pode? Acho que irão descobrir Quando a morte vos tocar Que todo o dinheiro do mundo Não comprará de volta a vossa alma
E eu espero que vocês morram E que a vossa morte lvenha depressa Seguirei o vosso caixão Na tarde pálida E assistirei enquanto o abaixarem Para o seu leito de morte E ficarei de pé sobre o vosso túmulo Até ter certeza que estão mortos
SENHORES DA GUERRA (Masters Of War) – de Bob Dylan
Come you masters of war You that build the big guns You that build the death planes You that build all the bombs You that hide behind walls You that hide behind desks I just want you to know I can see through your masks.
You that never done nothin' But build to destroy You play with my world Like it's your little toy You put a gun in my hand And you hide from my eyes And you turn and run farther When the fast bullets fly.
Like Judas of old You lie and deceive A world war can be won You want me to believe But I see through your eyes And I see through your brain Like I see through the water That runs down my drain.
You fasten all the triggers For the others to fire Then you set back and watch When the death count gets higher You hide in your mansion' As young people's blood Flows out of their bodies And is buried in the mud.
You've thrown the worst fear That can ever be hurled Fear to bring children Into the world For threatening my baby Unborn and unnamed You ain't worth the blood That runs in your veins.
How much do I know To talk out of turn You might say that I'm young You might say I'm unlearned But there's one thing I know Though I'm younger than you That even Jesus would never Forgive what you do.
Let me ask you one question Is your money that good Will it buy you forgiveness Do you think that it could I think you will find When your death takes its toll All the money you made Will never buy back your soul.
And I hope that you die And your death'll come soon I will follow your casket In the pale afternoon And I'll watch while you're lowered Down to your deathbed And I'll stand over your grave 'Til I'm sure that you're dead.
Há 60 anos atrás foi criada a NATO para organizar a defesa dos Estados da Europa Ocidental e da América do Norte face à União Soviética. O fim da guerra fria retirou a razão de existir da NATO que, assim, ficou repentinamente sem inimigo. Começou, então, a reconversão dos seus objectivos políticos e militares a fim de justificar a sua existência. Na cimeira de Washington de 1999 redefiniu-se a estratégia da Aliança. Foi assim que, com a desculpa de contribuir para a estabilidade e a paz mundial, os líderes dos Estados membros decidiram ampliar o seu raio de acção de forma ilimitada para todo o planeta. Atrás desta mudança de estratégia está logicamente a vontade de controlar as zonas produtoras de recursos naturais de maior importância geoestratégia. Em 2002 na cimeira da NATO em Praga incorpora-se a luta contra o terrorismo internacional como um dos objectivos fundamentais e adopta-se a doutrina da guerra preventiva de Bush, o que colocou a Organização numa posição vulnerável face ao direito internacional. Ora a melhor política de segurança é aquela que impossibilita a guerra. Para conseguir um mundo em paz, e mais justo, torna-se indispensável a dissolução da NATO.
Quais são as 10 razões que fazem da NATO um obstáculo para a Paz Mundial :
1) A NATO é o bloco militar mundial mais agressivo e mais belicista que potencia o aparecimento de novas guerras. Com efeito, a NATO é uma organização militar que, desde 1999, decidiu abandonar o carácter defensivo da região do Atlântico Norte para adoptar uma estratégia ofensiva capaz de intervir militarmente em qualquer lugar do mundo. Tais intervenções militares podem provocar reacções em cadeia e a formação de novos blocos militares.
2) A NATO é uma organização não-democrática. As decisões no seio da NATO são aprovadas fora de qualquer controle democrático, à margem dos parlamentos e instituições democráticas dos Estados membros, estando também sob o comando militar dos Estados Unidos da América. Uma resultante desse facto é que a NATO coage e restringe a política exterior dos Estados membros.
3) A NATO é, e tem sido, uma ameaça para a democracia. A NATO aceitou que Estados não-democráticos tivessem sido seus membros, como foi o caso do Estado português da ditadura salazarista e do Estado grego da ditadura dos coronéis. A NATO participou também em conspirações e golpes antidemocráticos, assim como na manipulação da opinião pública. Ainda hoje fazem parte da NATO certos Estados pouco democráticos. O caso mais conhecido é o da Turquia.
4) A NATO tem como objectivo estratégico a guerra contra o terrorismo. Uma vez desaparecida a URSS, a NATO ficou sem inimigo. Mas em vez de decidir dissolver-se inventou uma novo inimigo, o chamado terrorismo internacional. E foi com esse pretexto que interveio na guerra do Iraque em 2001, e agora no Afeganistão.
5) A NATO impulsiona e estimula novas corridas de armamento, e é por si mesma a ilustração mais viva do que é a militarização do mundo. O aumento continuado dos arsenais dos países da NATO provoca o rearmamento reactivo de países como Rússia, China, Irão,…, assim como dos países que se consideram como seus rivais. A consequência de tudo isso é a crescente militarização do planeta.
6) A NATO é responsável pelo incremento das despesas militares, do crescimento da indústria e do comércio de armas a nível mundial. O rearmamento constante dos Estados Unidos, assim como dos exércitos dos Estados membros da NATO, provoca um aumento contínuo das despesas militares, e promove a pesquisa em novas armas, assim como das indústrias que as produzem e do comércio que as vende. Não é, pois, de surpreender que os países da NATO representem 75% do total das exportações de armas no mundo.
7) A NATO promove a proliferação e a ameaça de guerras nucleares. Os Estados Unidos possuem armamento nuclear em bases militares em solo europeu o que expõe os países europeus ao perigo de uma guerra nuclear.
8) A NATO define a imigração descontrolada como uma ameaça. Toda esta estratégia de busca de novos inimigos e de ameaças imaginadas faz com que a NATO considere a imigração como uma ameaça. Esta postura de uma organização militar como é a NATO deve merecer a nossa maior preocupação
9) A NATO perpetua a tutela dos Estados Unidos da América sobre os Estados europeus e a política europeia. Os governos europeus aceitam estar subordinados, através da NATO, aos interesses do complexo militar-indutsrial dos Estados Unidos. Esta situação impossibilita que a Europa assuma a função de promotora dos objectivos da Carta das Nações Unidas como o de evitar a eclosão de novas guerras. Para que isso seja possível torna-se indispensável a dissolução da NATO.
10) A NATO tem como função principal a defesa dos privilégios e dos interesses dos Estados mais ricos do mundo. Esta é, indiscutivelmente, a razão mais importante para a subsistência desta organização militarista como é a NATO. O sistema sócio-econnómico dos países ricos exige o fornecimento permanente de matérias-primas que são vitais para manter o seu modelo económico que se mostra cada vez mais insustentável. A NATO é o instrumento militar que garante esse fornecimento, mediante o controle militar sobre os recursos e as regiões do planeta que são exploradas em benefício de um sistema depredatório e injusto.
Em frente à Estação do Rossio, Lisboa Flashmob pela PAZ quinta-feira, 18 de Novembro · 18:30 - 18:33 Praça do Rossio, em frente à Estação do Rossio, em Lisboa
Convocatória de uma flashmob pela paz.
Apelo a todos os defensores da Paz e a todos os que acreditam que um mundo mais justo não se constrói com Guerras!!
Aproveitando a realização da Cimeira da Nato em Lisboa, nos dias 19-20 de novembro, convoca-se uma flashmob pela paz a realizar na praça do Rossio, em frente à Estação do Rossio, Lisboa, no dia 18 de novembro, 5ª feira.
Quando o relógio da estação indicar as 18h30 todos se devem deitar no chão e permanecerem imobilizados. Pretende-se recriar uma praça de um qualquer país ocupado, depois de um bombardeamento. A acção durará até às 18h33
Contra A Guerra Age!
Somos uma rede activista anti-capitalista que utiliza o protesto criativo e o caos humorístico como uma forma de acção política. Usamos a ironia táctica, inspirada no teatro de rua, para confrontar o sistema e fazer a crítica da dominação.
Apoiamos directamente todos os que lutam contra a discriminação, exploração, opressão, violência e destruição sistémicas. Por isso, rejeitamos a guerra imoral, permanente, assassina e característica deste sistema.
Integramos diferentes grupos, operamos de forma descentralizada, o nosso objectivo é maximizar a participação no protesto colectivo.
Aderimos ao apelo de activistas para marcar posição contra a guerra e contra a NATO, em Lisboa, na semana de 15 a 22 de Novembro.
As acções que estamos a preparar serão anunciadas no Indymedia de Portugal , na coluna de Publicação Aberta, com o prefixo CAGA
A cobertura mediática inclui-se no nosso programa, por sabermos que assim podemos chegar a mais gente. O nosso propósito é mostrar que há quem diz NÃO à política agressiva da NATO, que sairá reforçada desta cimeira; e, se possível, despertar o interesse de quem, alheado no seu dia-a-dia, vive na ilusão do papel defensivo da Aliança Atlântica. Em todas as acções serão distribuídos panfletos informativos.