29.7.09

A insurreição operária antimilitarista, pacifista e anticlerical de 1909 em Barcelona

Completam-se agora cem anos da revolta de 1909 em Barcelona protagonizada pelos grupos sociais mais pobres daquela região metropolitana da Catalunha.

Durante a semana de 25 de Julho a 2 de Agosto de 1909 ocorreram uma série de acontecimentos que na história oficial ficaram conhecidos pela expressão «Semana Trágica» mas que só se compreendem na medida em que sejam vistos como uma resposta antimilitarista e pacifista das camadas sociais mais exploradas à requisição de homens para o exército espanhol ordenada pelo governo da altura a fim de combater nas colónias espanholas no Norte de África os ataques que o poder colonial espanhol estava a sofrer.

O protesto que visava impedir o embarque de reservistas do Exército espanhol a partir de Barcelona rapidamente alastrou por toda a cidade, constituindo o principal alvo da ira popular os edifícios, as escolas e as instituições pertencentes à Igreja que era especialmente odiada pelos revoltosos ( segundo dados historicamente comprovados, foram queimados 33 conventos, 33 escolas religiosas e 20 igrejas foram reduzidas a cinzas) por aquela instituição estar associada ao atraso crónico e ao obscurantismo cultural que atingia a população.

A responsabilidade por estes acontecimentos foi mais tarde imputada pelo Estado espanhol ao grande intelectual e pedagogo Francisco Ferrer y Guardiã, acusação que lhe custou a vida, apesar da sua inocência e ao clamor geral que por todo o mundo se levantou em sua defesa.

O fuzilamento de Francisco Ferrer – uma figura internacionalmente muito respeitada, que naquela altura poderia ser comparada com a que hoje é representada por Noam Chomsky - constituiu um dos maiores, injustos e atrozes crimes do Estado ao longo do século XX




Nos últimos dias os muros de aproximadamente vinte igrejas em Barcelona apareceram pintados com palavras a recordar a luta anti-clerical.



Exposição sobre a Semana Trágica de 1905 em Barcelona



Festival Altitudes (de 8 a 16 de Agosto) na aldeia de Campo Benfeito na Serra do Montemuro


Clicar por cima da imagem para ler em detalhe

O Teatro do Montemuro já apresentou a programação de mais uma edição do Festival Altitudes, uma festa para a qual convida todos aqueles que quiserem durante nove dias conhecer projectos de qualidade, projectos inovadores de companhias de teatro e grupos de música de todo o país.

Mais uma vez procuramos oferecer aos mais pequeninos workshops e espectáculos exigentes, mágicos e divertidos e por isso em algumas manhãs e nas tardes do Festival terão esta oportunidade.

Com o workshop de trabalhos manuais, orientado por Romana Lima, pretende -se que a aldeia de Campo Benfeito se transforme e dos mais recônditos espaços espreitem seres imaginários, coloridos e divertidos. Que em cada caminho, em cada eira, em cada fonte possamos imaginar e contar histórias em volta de personagens lá instalados.

Será também na abertura do Festival Altitudes, dia 8 de Agosto, que o público pode ver o novo espectáculo da companhia anfitriã. O Teatro Montemuro abre o Altitudes com o espectáculo “Presos por uma Corrente de Ar” que estreou a 9 de Junho na feira do Livro da Batalha e não parou de circular pelo país durante todo o Verão.Mas não faltam novidades e “miminhos”.

A programação vai agradar -vos (acreditamos!) e agora antes do espectáculo das 21h30 pode saborear chás de variados aromas, na mais recente surpresa do Festival - a Tenda do Chá.


http://lobosnofojo.blogspot.com/

http://teatromontemuro.com/

Contactos
Teatro Regional da Serra do Montemuro
Travessa Principal, N.º 1 Campo Benfeito3600 – 371 GosendePortugal
Tel: (+351) 254 689 352 (Escritório)Tel: (+351) 254 689 597 (Espaço Montemuro)Telem: 91 9518393Telem: 91 4507072
Fax: (+351) 254 689 488
t.montemuro@gmail.com

Infinita Folia - espectáculo comemorativo do II aniversário da cooperativa cultural Prima Folia ( dia 1 de Agosto, em Setúbal)




A Prima Folia – Cooperativa Cultural, sedeada em Setúbal, é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, dedicada aos direitos humanos, aos direitos sociais e aos direitos culturais das pessoas. A sua acção tem sido extremamente diversificada e plural, tanto no âmbito da intervenção social como na promoção e produção cultural.

Este projecto/movimento de renovação cultural e mental irá comemorar o seu II Aniversário com um espectáculo cultural que vai ter lugar nos claustros do Convento de Jesus, chamado Infinita Folia, no dia 1 de Agosto 09.

A programação inicia-se às 17 horas, no Largo de Jesus, com uma demonstração de Skaters, pela Escola de Skaters do Largo, seguindo-se, às 18 horas, já nos claustros, a representação da peça infanto-juvenil A trupe do Elefante prova como o sal é tão valioso como o amor da princesa, pelo Teatro do Elefante. Às 21 horas retoma-se a programação com uma breve declamação de poesia, por António Galrinho, poeta e Graziela Dias, do Teatro Estúdio Fontenova.

Após os quais iniciam-se os concertos.
Pedro e Diana são um duo alfacinha que faz da cantiga uma arma lúdica que se contrapõe às muitas injustiças do quotidiano.
Azevedo Silva é um músico incontornável dos meios de vanguarda das urbanidades lusas, fiel depositário da cantiga de intervenção revitalizada pela perspectiva alterglobalista para o Século XXI.
Marco Alonso, guitarrista setubalense que acaba de lançar o seu primeiro álbum, é um exímio intérprete da guitarra e da renovação do próprio flamenco. O recente reconhecimento público é resultado de uma formação sólida e de um domínio magistral da técnica.
Os Bardoada são um grupo de percussionistas de Pinhal Novo que utiliza nos seus ritmos populares os bombos, os timbalões e caixas. Nasceu em 1997, após uma formação com Rui Júnior, fundador dos “Tocá Rufar”.
Raw Seed Jam é uma experiência Jam, constituída por vários músicos de créditos bem firmados, todos eles setubalenses, que, em improvisos, tentarão fundir os ritmos próprios numa linha melódica experimental e alquímica.

A entrada para todos os espectáculos é gratuita, sendo que o mesmo se destina a todos as pessoas, de todas as idades. Trata-se de uma partilha e uma forma de reconhecimento pelo apoio e carinho recebido pela população, sem a qual não teria granjeado a respeitabilidade e honorabilidade na cidade onde este projecto/movimento nasceu.

http://primafolia.blogspot.com/

Citemor, 31º festival de Montemor-O-Velho ( 24 de Julho a 15 de Agosto)


PROGRAMAÇÃO


24 Julho a 15 de Agosto, de Quarta a Domingo

16:00/22:00 Galeria Municipal, Praça da República
VIDEO 2001 - 2007, #1
José Maçãs de Carvalho


Sexta 24, Sábado 25 e Domingo 26 de Julho

22:30 Teatro Esther de Carvalho
TE HARÉ INVENCIBLE CON MI DERROTA
Angélica Liddell

Quartas 29 de Julho; 5 e 12 de Agosto

22:30 Castelo
Ciclo de Cinema ao Ar Livre
ZIDANE, Douglas Gordon
THE ORDER, Matthew Barney
FOME, Steve McQueen

Quinta 30 e Sexta 31 de Julho

22:30 Igreja da Misericórdia
PIGMEUS DO MONDEGO
Nilo Gallego

Performance no leito do Rio Mondego com base nos elementos sonoros do meio ambiente, é concebido por um colectivo de músicos/performers recorrendo a instrumentos de percursão, sopro e electroacusticos. Projecto site specific concebido para o Citemor que propõe um percurso que liga o centro da vila ao antigo leito do Rio Mondego e conta com a participação de músicos locais.
Direcção e espaço sonoro: Nilo Gallego Trombone e objectos flutuantes: Ana Cortés Saxofones e gaita de foles: Noemí Fidalgo Video, melódica: Raul Alaejos Percursão: Katsunori Nishimura Trompetes e trompas:Markus Breuss Homem invisível: Varis Fuertes Produção Executiva: María Ord Construção de jangadas: José Pedro de Sousa Produção: Citemor

Sábado 1 e Domingo 2 de Agosto

22:30 Sala B
TODOS OS CASADOS DO MUNDO SÃO MAL CASADOS
Diogo Dória

O tema do espectáculo é o amor, essa força que consome a alma e o corpo, que tudo corrói, que é cego, traidor, canalha, fadista, fogueira de corações, arrebatamentos, guerras e tragédias, doçuras e comédias.
De um lado Pessoa poeta português do século XX de sexualidade branca, equivoca, sonhadora, escondida, para quem “todo o prazer é do cérebro”. Do outro Ovídio, poeta latino do século I a.c. para quem o amor é uma técnica como qualquer outra, que pode ser ensinada e aprendida: “aprendei a curar-vos com quem vos ensinou a amar”.
Pôr estas duas almas em confronto, fazer-nos perder o pé, sem saber quem é quem (tal a ambiguidade e justeza das vozes), misturar a tragédia e a comédia por vezes na mesma fala, fazer-nos sentir que se o bicho homem mudou, não foi tanto assim…
Trazer a sabedoria do amor sobre rodas, qual vendedor ambulante, para sossego das gentes atormentadas e, conseguir evitar que outros caiam no engano e na esparrela, é o que me proponho fazer.
Encenação e interpretação: Diogo Dória Dramaturgia: Inês Pedrosa Cenografia: Elsa Bruxelas

Quinta 6 e Sexta 7 de Agosto

22:30 Teatro Esther de Carvalho
IMFrancisco
Camacho e Vera Mota

Sábado 8 e Domingo 9 de Agosto

22:30 Sala B
VELOCIDADE MÁXIMA
Colectivo 84

Quinta 13 de Agosto

22:30 Teatro Esther de Carvalho
CHINOISERIE
Mala Voadora

Sexta 14 de Agosto

22:30 Teatro Esther de Carvalho
REAL/SHOW
Mala Voadora

Sábado 15 de Agosto

22:30 Sala B
OFF, OFF, ON!!
Kotomi Nishiwaki

Sábado 15 de Agosto

23:30 Teatro Esther de Carvalho
1ª parte
WHILE MY GUITAR GENTLY WEEPS
Vera Mota
Este projecto parte de um particular fascínio pelo universo do Rock, nomeadamente pela figura do guitarrista, que ganha frequentemente um papel de destaque na banda. A guitarra eléctrica, com todas as suas possibilidades de modulação e efeitos de distorção do som, parece causar especial efeito sobre o músico, que se contorce e contrai para percorrer todas as notas, em escalas alucinantes.
Momento dramático, o solo da guitarra é uma parte privilegiada dentro da música, em que a melodia principal é tomada pela guitarra, que então extravasa emoção e sentimento. Abre-se espaço para que a guitarra “cante”.
Diferentes efeitos electrónicos permitem que o som da guitarra se transforme e adquira qualidades por vezes próximas da voz.
Aqui, o lugar da guitarra que por momentos quis “cantar”, é tomado pela voz, que ao tentar aproximar-se do som deste instrumento, procura de alguma forma recuperar o investimento emocional que caracteriza o solo.
Concepção e interpretação: Vera Mota
http://veraamotaa.blogspot.com/


2ª parte
SEPARADOS FRUTOS
Nuno Rebelo, Vera Mantero, Ulrich Mitzlaff e Manuel Guimarães


Composições de Nuno Rebelo sobre excertos de poemas de António Franco Alexandre e textos de Vera Mantero.
Originalmente, estas composições foram criadas em 2001 para a peça “Como rebolar alegremente sobre um vazio interior”, uma coreografia de Vera Mantero para o Ballet Gulbenkian. O convite de Jorge Pires a Nuno Rebelo, para apresentar um projecto na Feira do Livro de Lisboa (2004) levou à preparação destas composições para apresentação em concerto e deu origem a este quarteto.
Alternando partes de música escrita com partes de improvisação, rigorosamente estruturadas no contexto de cada composição, a música deste grupo apresenta uma poética própria que se estabelece em paralelo com os poemas de António Franco Alexandre e com os textos de Vera Mantero, podendo situar-se algures entre uma música contemporânea que nada deve ao Conservatório e uma Pop de câmara que nada tem de canção.
Direcção musical, guitarra eléctrica unplugged: Nuno Rebelo Voz: Vera Mantero Violoncelo: Ulrich Mitzlaff
Piano e sampler: Manuel Guimarães
http://www.myspace.com/separadosfrutos

Festival Andanças (3 a 9 de Agosto 2009) em Carvalhais, São Pedro do Sul


Dedicar um Festival de Música e Dança ao Silêncio? É esse o desafio Andanças 2009. Dedicado ao “silêncio” no sentido de parar para reparar no que se ouve, no que se faz, no que se vai dizer... Parar os excessos de ruído, de correria, de consumo... As pausas são essenciais na música, como na vida: interrompa a sua para vir ao Andanças! 3 a 9 de Agosto.

http://www.pedexumbo.com/



Tendo por base a cultura participativa, o Andanças é um festival de dança e música popular de todo o mundo, onde a aprendizagem cultural é ilimitada e transborda para outras áreas, em que quem toca e quem dança se junta para formar um colectivo que é muito mais que a mera soma das partes.
Os participantes têm oportunidade de, durante uma semana única de partilha, descoberta, convívio, relação com o outro, aprender ou experimentar a dançar, jogar, tocar, construir instrumentos e brinquedos tradicionais, passear pela serra, de se aventurar em novos espaços com pessoas diferentes (ou não) das que encontram todos os dias.
É também motivo para a realização de um (re) encontro anual entre músicos e bailadores vindos de toda a Europa, para que possam partilhar o seu trabalho uns com os outros e com um público alargado. A preocupação é, cada vez mais, incentivar a troca cultural: “do festival para fora e de fora para o festival”, à qual se alia uma preocupação ecológica, mas também social, e que fará deste espaço comum um local mais rico para todos.


PROGRAMAÇÃO

O Festival Andanças não tem uma maneira de ser vivida, mas imensas.
Temos, para isso, 8 espaços de programação, uma diversidade de actividades das 9h às 3h da madrugada, e outras dezenas de actividades como jam sessions, mergulhos nos poços e ribeiras e passeios na serra.
Começa-se o dia com oficinas de aquecimento; de seguida, as tendas acolhem as oficinas de dança até o fim da tarde e acaba-se com massagens. À noite, experimentam-se nos bailes as danças aprendidas ou assiste-se aos concertos.
Outro programa possível durante o dia é a participação em actividades paralelas e para crianças. Propomos uma programação exclusiva ao longo do dia (dança, contos, teatro e outras actividades artísticas).

No Carvalhal tem lugar a programação das Paralelas (oficinas para trabalhar o corpo - circo e expressão dramática - e actividades plásticas, criativas, escritas) e da Fogueira (contos). No Salão assiste-se à programação de filmes, debates, baile e teatro para pais e filhos; na Igreja a conversas sobre o ambiente, salão de música e concertos; no Telheiro a oficinas de instrumentos.
Mais programação: Percursos temáticos nos arredores, animações de rua, desfile de Domingo, e os já famosos Andamentos, Mini Andanças na serra…



MENU: Programação detalhada





BAILES E PALCO ALTO

Para este ano de 2009, haverá um grande número de grupos estreantes no festival quer portugueses, quer estrangeiros. Outros que já não vinham há dois anos regressam ao Andanças.
Estreantes estrangeiros:
Zlabya (fr);
Hot Griselda (bel);
Estreantes portugueses:
E os já conhecidos, entre os outros:
Zef (fr),
Inquedanzas (gal),
Tarentelle Abusive (it),
Mu,
Oco,
Teresa e Rodrigo Mauricio,


OFICINAS DE DANÇA

Eva Azevedo (Escola Sementinha), Paolo Herrera (Andinas), Mariyana Ilieva (Búlgaras), Zé Barbosa (Cabo Verdianas), Umoi Souza (Capoeira), Daniel Peces (Castelhanas), Oscar&Gladys (Chacarera), Carla Gomes (Chamarritas dos Açores), Roger Picken e Sue Wilding (Escocesas), Rita Duarte (Europeias), Erica e Pablo (Forró), Mayuka (Funk), Pétchu (Fusão de Raízes Tradicionais/Kizomba)Charlotte Bispo (Fusão de danças afro-brasileiras e Oriental), Sofia Franco (Havaianas), XL (Hip-hop), Mirjam Dekker (Holandesas), Ganga Grace (Indianas), Patrícia Vieira (Irlandesas), Monica Sava (Itália do Norte), Abeth Farag (Lindy Hop), Pétchu (Kizomba), Diana Azevedo (Leste), Ana Lage (Minhotas), Elsa Shams (Oriental 1), Crys Aysel (Oriental 2), Ricardo Faria (Salsa para Scottish), Polyanna Jazzmine (Sapateado Americano), Marta Chasqueira (Sevilhanas), Pacas (Street Dance), Oscar&Gladys (Tango Argentino), Juan&Graciana (Tango nuevo), Mirjam Dekker (Turcas & Armenas), Angel Terry (Latinas), Marina Vasquez (Finlandesas).



OFICINAS PARALELAS

A programação de Paralelas no Carvalhal tem a mesma lógica da última edição (2008), existem dois espaços que têm actividades associadas:
- ACTIVIDADES RELACIONADAS COM O MOVIMENTO E ARTES CIRCENSESCirco em Movimento, Malabarismo e equilibrio, Modelagem de balões, Magia, Lixo com Ritmo, Expressão dramática.
- ACTIVIDADES RELACIONADAS COM AS EXPRESSÕES PLÁSTICAS E CRIATIVASColares em tecido, Cintos com material reutilizado, Escrita Criativa, Construção de didgeridoo, Velas naturais, Artesanato Verde, Reduzir - Reutilizar - Recicl'art.
Nesta edição repensamos as oficinas nos palcos (relaxamento) e tendo em conta o tema "Silêncio" foram criados dois momentos distintos:
MEDITAÇÃO E RELAXAMENTO (Manhã)Tai Chi Chuan, Dança Circular Sagrada do Coração Único, Dança dos Afectos, Ondas de Respiração, Consciência Corporal e Auto-massagem, Meditação Sufi.
MASSAGEM E RELAXAMENTO (Tarde)Chi Kung, Massagem Tailandesa Tradicional, Massagem Ayurvédica, Tui Na (Massagem Chinesa), Abraço Terapia, Shiatsu, Segredos do Tantra, O Poder do Erotismo e do Amor, Universo Vibratório.


Fora do Carvalhal, encontra ainda muitas outras actividades:

OFICINAS ECO: Fornos Solares e Cosméticos naturais
FOGUEIRA: Contos com o Marco Luna, Tânia - Camaleão, Barreiro Fernandez, Joana Aguiar, Ana Lage, Encerrado para Obras.
APRESENTAÇÕES E ANIMAÇÃO: Circo em Movimento, Encerrado para Obras, Atropecias, Arte&manhã, Teatrus, Triopuliante.
PASSEIOS E OUTROS: Passeio das Borboletas, Danças Celestes, Visita às Termas, Reencontro da Fraguinha, Santa Cruz da Trapa.
EM DESTAQUE: Acção Sonora "Silêncio! Vamos Escutar Carvalhais": A Binaural propõe uma oficina de paisagens sonoras. Tem o objectivo de preparar uma acção sonora a apresentar ao público do Andanças 09 e consiste no registo de sons da zona de Carvalhais, sua edição, escolha e composição de uma peça sonora de 30 minutos. Será a seguir apresentada no maior número possível de sistemas de som.

IGREJA

Para se refrescar, a Igreja é o ideal! Alem das eco-conversas, logo após o almoço, poderá participar em oficinas de música, apresentações e concertos até as 22 horas.
- Oficina de Adufe, "O que é Harmonia", "Cântigos Sagrados" (Ana Júlia), Tangos, Taças Tibetanas, "Guitarra à Capela" (João Almeida", Pandereitas, Oficina com o Grupo de Trajes e Cantares de S. Cristovão de Lafões.
- Concerto "Dueto de Cordas" (Miguel Guelpi e Maria Corte), Concerto de Taças Tibetanas, Adufeiras de Paúl, InsesunS, Punto sem Nó, Teatro de Bonecos, Peixinho Rosa, Guitarra Portuguesa em Cravo, Winga Kan, Lunduns e Modinhas de Tliquitó, João Gentil, a Presença das Formigas.

ESPAÇO CRIANÇA

O Andanças cuida da curiosidade das crianças com uma programação particular ao longo do dia:
DANÇA: Ana Lage (Dança Minhotas), Grupo da Apelação (Danças Africanas, Samba e Italianas), Rita Bastos (Hip-Hop), Pacas (Street Dance), Rita Rato e Laura Boavida (Um balão também tem sensações), Inês Rego (Dançar com a Natureza e Movimentos do corpo e da alma), Umoi Souza (Capoeira), Mercedes Prieto (Zampadanças), Monica Sava (Danças do mundo).
TEATRO: Agora Teatro (Tamborilando), Triopulante (Sabemos Porque Lemos), Encerrado para obras (Palhaço Troca o Passo), Ana Cris - Raquel Cajão - Nuno Fernandes (Pausas Lendárias da Nossa Terra), O Titeretoscópio - Mini Teatro de Bonecos com Maíra Coelho e Patricia Preiss (O Encantador Encantado / A Equilibrista / Retirantes), Carla Ribeiro - Andreia Ribeiro - Damien Rigal (Teatro Waldorf de bonecos para crianças), Kelly Roberta de Souza Varella (Quixote: as peripécias de um cavaleiro doido), Manu (MANU – Ao Sabor do Vento), Mo de vida - Comercio justo (Teatro de Marioneta).
CONTADORES: Marisa João Tavares da Costa (O Silêncio da Noite), Isabel Silva (Histórias com Marionetas), Ana Manjua (Arte do Conto).
OUTRAS ACTIVIDADES MUSICAIS, PLÁSTICAS E EXPRESSIVAS:
Carla Cristina Pita Fernandes (Chiiiuu! - Jogos musicais e sonoros para crianças), Fábio Alexandre Alves fernandes (Sinfonia dos 3 R's - construção de instrumentos musicais), Sandra Carapau (Oficina de Teatro e Oficina de Construção de Instrumentos), Elsa Sofia Lima Ferreira (Expressão Dramatica), Joana Rita (Pimpidu – Expressão Plástica), Elisa Silveira (Origami, balões, instrumentos), Irene Martins (Macramé e Expressão Plástica), Raquel Oliveira (Música para Bebés), Rute Pinto (Historias para “ver” de olhos fechados: “A Cabra Azul”), Teatrus – Rolando Tavares (Malabarismo), Inês Duarte (Yoga) - e os Bailes para Crianças!

RANCHOS

Sempre presentes, os ranchos participam ao Festival, partilhando o seu conhecimento em Danças Portuguesas. Todos os dias, poderão aprender durante a oficina e bailar à noite.
Grupo de Danças e Cantares da Serra da Gravia (Beira Alta).
Grupo de Danças Raízes Latinas (Rio Gr. do Sul - Brasil).
Grupo Folclórico das Lavradeiras de Meadela (Minho).
Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde - adulto e infantil (Douro Litoral-Sul).
Grupo Folclórico de Portomar - Mira (Beira Litoral).
Rancho Folclórico Os Camponeses de Riachos (Ribatejo).
Rancho da União Cultural e Folclórica da Bobadela (Estremadura).
Grupo Folclórico KUD "IVAN GORAN KOVACIC" (Croácia).
Orquestra Típica e Rancho da S.F.A.A.Coimbra (Beira Litoral).

ANDAMENTOS

Sendo o Festival feito pelos participantes, neste momento o Andanças é o que é devido aos milhares que se reencontram em Carvalhais em cada Agosto. Contudo, estamos cientes de que quando se ganha em variedade e diversidade, algo se perde em proximidade. Os Andamentos vieram em parte repôr essa experiência de contacto mais íntimo com a Natureza e as gentes locais. Dada a experiência positiva das edições passadas, regressam este ano para dar a conhecer três aldeias serranas. Cada Andamento possui um formato semelhante ao Andanças, embora dimensionado à escala e integrando programação local, o que permite participar em diversas actividades e ao mesmo tempo conviver e saborear vivências do Maciço da Gralheira.

ECO-ANDANÇAS NOVIDADES 2009

Quem não sai do Andanças pode usufruir de um momento de mais calma e frescura a seguir ao almoço, debatendo calmamente diferentes perspectivas nas eco-conversas. Este ano, claro, todas dedicadas ao Silêncio: na música ou na poesia, na pessoa ou entre as pessoas. Aguentaremos uma conversa em silêncio? Se não conseguirem, demorem-se antes na relva, convivendo. O importante em todos os casos será viver o momento, é isso estar no Andanças. E não se preocupem se a bateria do telemóvel acabou: peguem numa caneta e escrevam uma carta para casa. Ou enviem um postal para deixar os que lá ficaram invejosos com as paisagens maravilhosas da Região. Este ano será possível comprar selos e enviar cartas dentro da própria aldeia Andanças: parem para escrever o que vos vai na alma! E se deixarem de encontrar préstimo para o telemóvel, temos um ponto de recolha selectiva para aparelhos eléctricos. Este ponto junta-se a um outro de recolha de rolhas, com o qual o Andanças se soma aos que procuram preservar os montados deste país. Porque o Andanças gosta de promover boas ideias. Como a produção caseira de detergentes amigos do ambiente: continua a ser tão difícil encontrar produtos em que confiemos, que o melhor mesmo é por as mãos à obra. Este ano venha experimentar produzir detergente para a linha de lavagem Andanças! Ou então envolva-se com o tema dos fornos solares e cozinhe o seu próprio almoço com a ajuda do rei-Sol. No Andanças, o tempo dança todo por sua conta.
Programação sujeita a alterações.

10º festival intercéltico de Sendim, em Terras de Miranda ( 31 de Julho a 1 de Agosto)

«Na demanda dos sons da terra, rumámos para onde a paisagem entra nos olhos e não sai mais (Miguel Torga) e as pessoas se tornam amigas e não mais se esquecem. Mirandeses d'las arribas, gente que se confunde com a própria natureza, numa simbiose tão profunda como impenetrável, da qual emerge uma cultura de seculares origens que é seiva intemporal de uma identidade resistente que a memória colectiva oralmente transmitiu ao longo dos tempos». – MÁRIO CORREIA (Raiç e tradiçon)


Este ano realiza-se a 10ª edição do festival intercéltico em Sendim, Terras de Miranda, em pleno planalto mirandês, Trás-Os-Montes.


http://www.intercelticosendim.com/

PROGRAMA COMPLETO ( incluindo concertos e actividades paralelas)

Clássicos na rua - música nos coretos,miradouros e jardins de Lisboa ao longo do Verão


Lisboa vai estar na rua até 30 Setembro. Cinema, música, clássicos, jazz, dança, bandas, em jardins, miradouros e outros locais da cidade, todos com entrada livre

PROGRAMA

31 JULHO SEXTA-FEIRA RUÍNAS DO CARMO 21H30

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
Teresa Gardner, soprano
Christian Scholl, direcção musical e violino
Orquestra Metropolitana de Lisboa

Música Vienense

Johann Strauss II
Rosas do Sul, valsa [Op. 388]
Sob Trovões e Relâmpagos, polca [Op. 324]
Meu Caro Marquês, ária da opereta O Morcego
Tritsch-Tratsch-Polka
Contos dos Bosques de Viena, valsa [Op. 325]
Franz Léhar
Canção de Vilja, ária opereta A Viúva Alegre
Johann

Strauss II
Tique-Taque, polca
Louvado sejas, ária da ópera Espírito Vienense
Danúbio Azul, valsa [Op. 314]

Johann Strauss I
Marcha de Radetzky


1 AGOSTO SÁBADO MIRADOURO DE SANTA CATARINA 19H00

GUITOLÃO E O QUARTETO IBERO-AMERICANO
António Eustáquio, guitolão
Ana Beatriz Manzanilla, violino
António José Miranda, violino
Pedro Saglimbeni Muñoz, viola d’arco
Jeremy Lake, violoncelo
Obras de António Eustáquio, J. S. Bach, Bach-Paredes e Carlos Paredes
Apoio: Casa da América Latina

2 AGOSTO DOMINGO MIRADOURO DE SANTA CATARINA 19H00
QUARTETO ARABESCO
Denys Stetsenko, violino
Raquel Cravino, violino
Lúcio Studer, viola d’arco
Ana Raquel Pinheiro, violoncelo
Obras de F. J. Haydn, W. A. Mozart e L. van Beethoven

7 AGOSTO SEXTA-FEIRA JARDIM DO MUSEU DE ARTE ANTIGA 19H00

QUARTETO DA CAMERATA DE LISBOA
Otto Pereira, violino
Cristiana Abreu, violino
Pedro Falcão, viola d’arco
Nelson Ferreira, violoncelo
Obras de L. van Beethoven, F. J. Haydn e W. A. Mozart

8 AGOSTO SÁBADO JARDIM DO MUSEU DE ARTE ANTIGA 19H00
RECITAL DE PIANO
Fernando Altube, piano
Obras de J. S. Bach, F. Chopin, C. Guastavino, J. J. Botelli, H. Uribe, F. Altube e F. Liszt
Apoio: Casa da América Latina

14 AGOSTO SEXTA-FEIRA PARQUE DOS MOINHOS DE SANTANA 19H00

DUO VIENALIS
Luís Morais, violino
Ana Cosme, piano
Obras de F. Schubert, C. Debussy, A. Dvorák, V. Monti, C. Gardel e F. Kreisler

15 AGOSTO SÁBADO PARQUE DOS MOINHOS DE SANTANA 19H00

RECITAL DE PIANO
Cathal Breslin, piano
Obras de J. Brahms, F. Chopin, S. Prokofieff, Schubert-Liszt e F. Liszt

21 AGOSTO SEXTA-FEIRA MIRADOURO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA 19H00

RECITAL DE FLAUTA E VIOLONCELO

Ana van Zeller, flauta transversal
Carlos Gomes, violoncelo

Obras de T. G. Febonio, J. S. Bach, F. Danzi, H. Villa-Lobos


22 AGOSTO SÁBADO MIRADOURO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA 19H00

SETSAX QUARTETO
Pedro Rego, saxofone-soprano
Ricardo Branco, saxofone-alto
Daniel Costa, saxofone-tenor
André Cabica, saxofone-barítono
Obras de A. Piazzolla, G. Pierné, G. Gershwin e L. Florenzo

28 AGOSTO SEXTA-FEIRA JARDIM BOTÂNICO 19H00

QUARTETO LIANDARA
Daniel Ferreira, violino
António José Pereira, viola d’arco
Raquel Andrade, violoncelo
Lígia Madeira, piano

Obras de J. Brahms e W. A. Mozart


29 AGOSTO SÁBADO JARDIM BOTÂNICO 19H00

RECITAL DE CANTO E PIANO

Ângela Silva, soprano
Francisco Sassetti, piano

Obras de F. de Lacerda, C. Carneyro, A. Rebello Neves, A. Santos, E. Carrapatoso, V. Pearce
de Azevedo e H. Moraes Graça


4 SETEMBRO SEXTA-FEIRA JARDIM DO TOREL 19H00

RECITAL DE PIANO A 4 MÃOS
Inês Mendes, piano
Francisco Sassetti,piano
Obras de W. A. Mozart, M. Clementi, R. Schumann, A. Dvorák, M. Ravel, F. Poulenc e A. Rey-
Colaço

5 SETEMBRO SÁBADO JARDIM DO TOREL 19H00

RECITAL DE ACORDEÃO

José Felipe Saglimbeni, acordeão
Obras de P. Pizzigon, Pietro Deiro, Marianito Mores, Carlos Gardel, G. H. Matos Rodríguez,
Antonio Carrillo, Henry Martínez, Luís Laguna, Aldemaro Romero, Pablo Camacaro e Luís
Fragachán
Apoio: Casa da América Latina

11 SETEMBRO SEXTA-FEIRA JARDIM DA ESTRELA 19H00

RECITAL DE ACORDEÃO
Gonçalo Pescada, acordeão
Obras de J. S. Bach, D. Scarlatti, W. A. Mozart, A. Piazzolla, A. Vivaldi, I. Albéniz e
G. Rossini

12 SETEMBRO SÁBADO JARDIM DA ESTRELA 21H30

MORENO GISTAÍN DUO, RECITAL DE PIANO A 4 MÃOS
Juan Fernando Moreno Gistaín, piano
José Enrique Moreno Gistaín, piano
Obras de M. Glinka, N. Rimski-Korsakoff, M. Moszkowski, M. Ravel e M. de Falla
Apoio: Governo de Aragão



____________________________________________


FITAS NA RUA

Outra animação de rua que vai acontecer em Lisboa é a exibição de filmes em espaços públicos. Para ver a sua programação: aqui