3.1.07

Como os ricos destroem o planeta


Como os ricos destroem o planeta - um novo livro acabado de sair em França

Acabou de sair em França um livro de Hervé Kempf, jornalista no jornal Le Monde, que promete fazer ondas. Tem como título «Comment les riches détruisent la planète» (Como os ricos destroem o planeta) e pretende fazer uma abordagem e um ponto da situação acerca da rápida degradação e esgotamento dos recursos naturais apontando o dedo aos principais responsáveis por esse estado: as classes e os países ricos do planeta.
Para o autor deste livro, muito bem documentado e com comentários muito incisivos, a crise ecológica não se resolverá senão atacando concomitantemente a crise social, uma vez que as duas estão intimamente ligadas. Pois hoje são os ricos que ameaçam o nosso planeta.

Na sua contracapa pode-se ler.

«Nós encontrámo-nos num momento da história que coloca à espécie humana um desafio radicalmente novo: pela primeira vez o seu prodigioso dinamismo enfrenta os limites da biosfera e põe em perigo o seu futuro. Viver este momento significa que devemos encontrar colectivamente os meios para orientar de outra maneira essa energia humana e essa vontade de progresso. Trata-se de um desafio magnifico, mas arriscado.
Ora uma classe dirigente, predatória e cúpida, rodeada de luxos e malbaratando o poder que possui, tornou-se de facto num obstáculo para a mudança de orientação que se impõe rapidamente. Não tem qualquer projecto, nem é animada por nenhum ideal, nem mesmo tem uma palavra mobilizadora. Depois de triunfar face ao sovietismo, a ideologia neo-liberal não sabe senão auto-celebrar-se. Quase todas as esferas do poder e de influência estão submetidas ao seu pseudo-realismo que pretende que qualquer alternativa seja vista como impossível que a única via imaginável é a que conduz ao crescimento de mais riqueza.
Esta representação do mundo não é só sinistra, mas também cega. Desconhece o poder explosivo da injustiça, subestima a gravidade do envenenamento da biosfera, promove o desaparecimento das liberdades públicas. É indiferente à degradação das condições de vida da maioria dos homens e mulheres, além de consentir na dilapidação das condições de sobrevivência das gerações futuras.




Estado de Sítio ( filme de Costa Gravas)

Estado de Sítio é um filme realizado por Costa Gravas em 1973 e que marca uma época, especialmente para a América Latina, mas também em todos os lugares onde as ditaduras (Portugal, Espanha, Grécia, etc) se tinham instalado e impunham o seu arbítrio, a tortura, a perseguição, o silêncio, o assassínio dos opositores.
A acção desenrola-se no Uruguai mas bem poderia ser noutro lado qualquer onde se torture...
Duração do filme: 1h 54m.





ESTADO DE SITIO ( COSTA GAVRAS , 1973 )

Poesia Selvagem volta a estar online...


Este post serve para dar conta que o website poesia selvagem volta a estar operativo, com novo figurino e novos conteúdos, estando aberto a livre colaboração de todos. Com uma marca libertária muito forte o site promete ser um desafio à nossa imaginação. Já fui dar uma espreitadela e fiquei deslumbrado. Vejam também.

http://www.poesiasalvaje.org/aire/


Rali Lisboa-Dakar: Acelerar em áreas protegidas!!!


Os concorrentes do rali Lisboa-Dakar vão atravessar três zonas classificadas da Rede Natura 2000, no Alentejo e no Algarve
No percurso português do rali Lisboa-Dakar vai haver competições nas dunas alentejanas. Uma espécie de aperitivo para a aventura no deserto. No entanto, parte desse trajecto faz parte da Rede Natura 2000, uma rede ecológica da União Europeia que tem como objectivo assegurar a conservação dos habitats naturais e da fauna e da flora.
Mais a Sul, no Algarve, os carros, motas e camiões também vão atravessar outras duas áreas classificadas. O Instituto da Conservação da Natureza garante que os concorrentes nunca vão sair dos caminhos já existentes mas os ambientalistas não se conformam.

Fonte: Expresso