1.7.09

FIG - 7º festival internacional de gigantes ( no Pinhal Novo, a 3, 4 e 5 de Julho)



Promovido pela Câmara Municipal de Palmela, em conjunto com os parceiros Bardoada – O Grupo do Sarrafo, ATA – Acção Teatral Artimanha, Associação Juvenil COI e PIA – Projectos de Intervenção Artística, o Festival Internacional de Gigantes ocupa lugar de destaque no cartaz cultural da região e do país, ao reunir a cultura tradicional com a contemporaneidade, numa festa para todos os públicos.

Durante três dias, a vila de Pinhal Novo acolhe este festival inédito, de cruzamento entre as artes tradicionais e as expressões mais contemporâneas do teatro, da música e da dança. O FIG é espaço por excelência de divulgação da arte dos gigantones, na sua componente tradicional, e das figuras de grande proporção no universo do espectáculo.

Na sua busca de novos caminhos, no domínio da arte figurativa, sem perder de vista as suas raízes profundamente populares, o FIG é presença bienal no calendário cultural do concelho e ganhou o seu espaço dentro do panorama europeu de festivais.

Neste sentido, integra, como membro fundador, a Rede de Festivais de Cultura Popular – uma rede internacional, constituída em 2004 por festivais de Portugal, Espanha, França, Itália e Brasil. A Rede tem, como principais objectivos, a criação de um circuito de comunicação intercultural e de promoção das diferentes identidades regionais e nacionais, no respeito pelos valores da interculturalidade, da cidadania, da tolerância e da solidariedade.

FIG - MISSÃO, VISÃO, VALORES

Visão FIG O FIG é um festival de cultura popular que aspira dar corpo ao Programa Municipal de Teatro, fazendo ressaltar a sua dimensão comunitária. Ambiciona a ruptura com a exclusividade dos espaços convencionais, favorecendo a rua como espaço para a manifestação da cultura de cariz popular e mais tradicional.

Missão FIG Evento (Festival), dirigido ao grande público, de promoção de Cultura Popular onde tradição e inovação se encontram na expressão artística, tendo como palco o espaço público - a rua. O FIG tem cumprido como objectivo último, a pretexto do evento e das suas características mobilizadoras, estímulos determinantes na concretização das artes e das culturas identitárias como veículos de participação, cidadania e partilha, de promoção da inter e multiculturalidade, formação de públicos e fruição das artes, apoio à criação e formação artística, defesa e inovação da Cultura Popular. O FIG está enquadrado num plano estratégico de promoção das artes performativas (Programa Municipal de Teatro).

Valores FIG: • Proximidade • Partilha • Cooperação • Solidariedade • Acessibilidade (o FIG é um festival acessível) • Interculturalidade/ Multiculturalidade • Democraticidade no acesso aos meios culturais



I Curso de Verão de História de Lisboa - de Ulisses a Junot ( de 6 a 10 de Julho) na Faculdade de Letras de Lisboa

Realiza-se na próxima semana o 1º Curso sobre a História de Lisboa na Faculdade de Letras de Lisboa. O programa é o seguinte:

6 de Julho

LISBOA PRÉ‐ROMANA (‐16h00)
Rodrigo Banha da Silva (CML/Museu da Cidade)

LISBOA ROMANA (‐18h00)
Carlos Fabião (FLUL/UNIARQ)

7 de Julho

VISITA DE ESTUDO (‐12h00)


LISBOA MUÇULMANA (‐16h00)
Hermenegildo Fernandes (FLUL/CHUL)


LISBOA DA RECONQUISTA (‐18h00)
Pedro Gomes Barbosa (FLUL/CHUL)


8 de Julho

LISBOA DOS DESCOBRIMENTOS (‐16h00)
Francisco Contente Domingues (FLUL/CHUL)

LISBOA RENASCENTISTA E MANEIRISTA (‐18h00)
Vítor Serrão (FLUL/CHUL)

9 de Julho

VISITA DE ESTUDO (‐12h00)

CERIMONIAIS NA LISBOA SETECENTISTA (‐16h00)
Luís Ramalhosa Guerreiro (FLUL/CHUL)

A LISBOA DO TERRAMOTO (‐18h00)
Ana Leal de Faria (FLUL/CHUL)

10 de Julho

LISBOA POMBALINA (‐16h00)
Ana Cristina Leite (CML/Museu da Cidade)


LISBOA INVADIDA E OCUPADA (‐18h00)
António Ventura (FLUL/CHUL)



Coordenação:
António Ventura (FLUL/CHUL)
José Varandas (FLUL/CHUL)
Álvaro de Matos (CML/Hemeroteca Municipal)
Organização e apoios:
Faculdade de Letras
FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
ANFITEATRO III
€ 250 público em geral
€ 200 alunos (FLUL) e funcionários (CML e FLUL )

Fórum internacional do Condomínio da Terra ( 4 e 5 de Julho em Vila Nova de Gaia): como organizar a vizinhança global?

http://www.earth-condominium.com/pt/

http://earthcondominium.wordpress.com/


Como organizar a vizinhança global?
Ao descobrirmos que entre a crosta terrestre, o mar, a atmosfera e os seres vivos, existe uma rede complexa de interligações permanentes que sustentam a vida no planeta, temos de adaptar a nossa organização a este funcionamento global da Biosfera. Afinal somos todos vizinhos. Este será talvez maior desafio que se colocou até hoje à humanidade. O desafio que o Fórum do Condomínio da Terra pretende lançar aos seus convidados e a todos os cidadãos será: Como vamos organizar uma vizinhança que descobrimos agora ser global?


PROGRAMA de 4 de Julho 2009
9:00 – Sessão de abertura e boas-vindas aos participantes
Luís Filipe Menezes – Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova Gaia

Plenário 1 – Vizinhança Global Ambiental
Porquê e como o funcionamento global da biosfera nos transformou em “Vizinhos Globais”?
Tópicos de discussão:
• Podemos ou não, em qualquer ponto do planeta, afectar de forma positiva ou negativa partes do sistema natural terrestre que circulam e se relacionam de forma algo incerta por todo o planeta?
• Somos ou não todos funcionalmente dependentes destas partes, a saber : Atmosfera, Hidrosfera e Biodiversidade?
• A manutenção destas partes é ou não em grande medida feita pelos serviços prestados pela Biodiversidade?
• Qual a dimensão destes serviços e, quais as suas fronteiras?
• Qual a dimensão dos danos e, quais as suas fronteiras?
Moderadora
Arminda Sousa Deusdado – Produtora do Biosfera. Portugal
Oradores
Neilton Fidelis
Luiz Pinguelli – Director dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia – COPPE/UFRJ e Secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Brasil

11:00 – pausa para café

Henrique Miguel Pereira – Investigador Ciência 2007. Portugal
Uilton Tuxá – Membro do Comité Executivo da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. Brasil

13:00 – almoço livre

14:30
Plenário 2 – Vizinhança Jurídico-ambiental
A Dimensão Jurídica da “Vizinhança Global Ambiental”, e quais as soluções possíveis?
Tópicos de discussão:
• A atmosfera e a hidrosfera poderão ser juridicamente divisíveis?
• E os serviços prestados pela Biodiversidade?
• É ou não necessário distinguir a titularidade ou soberania exercida sobre os ecossistemas, dos serviços globais que estes prestam?
• Como poderemos conciliar a necessidade de cada Estado exercer a soberania sobre o seu território com o funcionamento global da Biosfera?
• É ou não juridicamente possível articular a prossecução de interesses comuns, com o exercício de direitos individuais que se exercem sobre o mesmo bem materialmente indivisível?
• Criar uma distinção entre partes juridicamente indivisíveis e as partes juridicamente divisíveis, poderá ou não ser um caminho para conciliar a prossecução de interesses comuns com os interesses individuais de cada estado?
Moderadora
Carmela Grüne – Presidente executiva do Jornal Estado de Direito. Brasil
Oradores
Jose Manuel Sobrino – Professor de Direito Internacional Público. Espanha
Resumo da apresentação:
Desarrollo sostenible, calentamiento global y recursos vitales para la humanidad
El calentamiento global es una realidad sobre la que existe un amplio consenso científico. Sus consecuencias adversas constituyen una preocupación común de toda la humanidad. Las distintas respuestas para frenar o paliar este proceso parten de un enfoque precautorio y del reconocimiento de responsabilidades comunes pero diferenciadas de los distintos Estados en atención al grado de desarrollo que tengan, así como de la necesidad de un desarrollo sostenible que garantice la preservación de ciertos recursos y ciertos bienes que sirven de soporte a la vida en nuestro planeta y que por ello son vitales y comunes para la humanidad. El sistema climático, del que estos recursos vitales directamente dependen pasa a tener así una dimensión patrimonial puesto que conlleva la idea de transmisión de un clima apto para la vida de nuestra generación a las futuras.
Maria da Glória Garcia – Professora de Direito e membro do Grupo Europeu de Direito Público. Portugal

16:00 – pausa para café

Klaus Bosselmann – Director do Centro de Direito Ambiental da Nova Zelândia. Nova Zelândia
Viriato Soromenho-Marques - Professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,regendo as cadeiras de Filosofia Social e Política e de História das Ideias na Europa Contemporânea (licenciatura). Coordena, igualmente, o mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente. Portugal

PROGRAMA de 5 de Julho 2009

9:00
Plenário 3 – Vizinhança Económico-ambiental
A Dimensão Económica da “Vizinhança Global Ambiental,” quais as soluções possíveis?
Tópicos de discussão:
• Se a nossa economia só atribui valor à natureza depois de a destruir ou a transformar, será possível atribuir um valor pelos serviços que ela presta, e que são vitais para a qualidade de vida humana?
• Deve ou não a manutenção dos ecossistemas e dos serviços vitais que eles prestam ser considerada uma actividade económica?
• É possível falar de economia ambiental sem existir uma articulação com o conceito jurídico de partes comuns?
• Como conseguiremos articular a prossecução da contabilidade ambiental a nível de cada estado, com o funcionamento global da Biosfera?
Moderador
Juliano Sousa Matos – Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Brasil
Oradores
Bill Mckibben – Ambientalista, escritor e grande activista internacional. EUA
Pushpam Kumar – Professor de Economia e Gestão Ambiental. Inglaterra

11:00 – pausa para café

Fernando Nobre – Investigador Ciência 2007, Portugal
Colin Soskolne – Professor de Epidemiologia. EUA

13:00 – almoço livre

14:30
Plenário 4 – A Valorização Jurídica e Económica da
Interdependência Global – Condomínio da Terra
De que forma a recém-descoberta “Vizinhança Global Ambiental,”
implica que encontremos uma nova combinação entre as Ideias e a Vida?
Tópicos de discussão:
• Será possível continuar a exercer a soberania por parte de cada Estado, sem a prossecução de interesses comuns?
• Está ou não ultrapassado o conceito de soberania, que tem já cerca de 500 anos?
• Existe a necessidade de uma Governança Global?
• Será que ela só poderá ser resolvida com a distinção entre as partes juridicamente divisíveis e as indivisíveis?
• Qual poderá ser o critério válido para uso destas partes indivisíveis?
• A valoração dos serviços ambientais articulada com um novo conceito de partes comuns poderá ou não conduzir a uma maior equilíbrio ambiental e social?
• O modelo do condomínio poderá ou não, ser um ponto de partida responder á necessária complexidade das relações entre os povos, e entre estes e o planeta que habitam?
Moderadora
Luísa Schmidt – Co-fundadora do Observatório do Ambiente, Sociedade e Opinião Pública. Portugal
Oradores
Martí Boada – Prémio Global 500 das Nações Unidas. Espanha
D. Manuel Martins – Bispo católico com várias medalhas de mérito. Portugal

16:00 – pausa para café

Purificación Canals – Presidente da DEPANA e conselheira regional da UICN para a Europa. Espanha
Paulo Magalhães – Jurista, ambientalista, autor do “Condomínio da Terra.” Portugal

19:00
Cerimónia de Assinatura da Declaração de Gaia

SOUND GAIA
Gaia Sã, Concertos pelo Condomínio da Terra
3 e 4 de Julho – 21h30
Rui Reininho
Paulo Praça
Geraldo Azevedo
The Weatherman
Nova Arcadia
Norton
Mustafa Al-Ammar
e muito mais!



Video Gaia / Porto - Condomínio da Terra
Promoção do Gaia Commitment - Earth Condominium International Forum




Condomínio da Terrra

Condomínio da Terra - Sílvia Alberto

Passos Contados, ciclo de passeios pedestres de interpretação da Paisagem, organiza no dia 4 um passeio pelas margens da Ria Formosa

http://www.ciip-cacela.blogspot.com/


Continua em Julho a 3ª edição do ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem "Passos Contados" com o percurso:

Pelas margens da Ria Formosa, à procura dos animais da maré baixa

Dia: 4 de Julho
Ponto de encontro: Cacela Velha, junto à Cisterna às 9.30 h
Com a Bióloga Maria Dias

Passeando pelas margens da Ria, os olhares mais curiosos não ficam indiferentes á diversidade de formas e cores das conchas que embelezam a linha de maré. São testemunhos de vida passadas, de animais que outrora viveram nas areias, que ficam à vista durante a maré baixa. Mas debaixo dessas mesmas areias podemos encontrar uma variada fauna de pequenos invertebrados, escondida do apetite das aves, peixes, e até pessoas. Amêijoas, berbigões, ostras, chocos, todos nós também os conhecemos associados a deliciosos petiscos. Mas há mais: caranguejos e minhocas de várias cores e feitios, algumas tão pequenas que só com a ajuda de uma lupa as conseguimos ver. Neste percurso vamos conhecer um pouco melhor a vida destes pequenos animais e o seu papel fundamental no ecossistemas único da Ria Formosa.

Passos Contados...porque os caminhos, os lugares, as pessoas contam estórias. O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio. Nesta terceira edição iremos à descoberta das plantas e dos seus usos na medicina e alimentação; de vestígios da presença romana em Cacela; vamos observar o céu durante a noite e conhecer as antigas mitologias aos astros; com os pés na água vamos procurar os animais da maré baixa; vamos escutar morcegos e procurar a fauna nocturna; e terminaremos na ria formosa observando as aves.


Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Tel./Fax: 281 952 600
Email:
ciipcacela@gmail.com

As participações são gratuitas e limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixe contacto.

Participe e divulgue!


Recorde-se que a 3ª edição do ciclo anual de passeios pedestres de interpretação da paisagem »passos Contados» começou em Abril passado em Cacela ( Algarve).
Passos Contados... porque os caminhos, os lugares, as pessoas contam estórias. O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio.
Nesta terceira edição iremos à descoberta das plantas e dos seus antigos usos na medicina e alimentação; de vestígios da presença romana em Cacela; vamos observar o céu durante a noite e conhecer as antigas mitologias ligadas aos astros; com os pés na água vamos procurar os animais da maré baixa; vamos escutar os morcegos e procurar a fauna nocturna; e terminaremos na ria formosa observando as aves.


Próximos Passeios:

O mundo inaudível. Escutando os morcegos à roda de Cacela
The inaudible world. Listening to the bats around Cacela
Com a bióloga Sofia Lourenço
1 Agosto
Ponto de encontro: 21.00 em Cacela Velha


À procura das criaturas da noite
Searching for night creatures
Com o ornitólogo Filipe Moniz
12 Setembro
Ponto de encontro: 21.00 em Cacela Velha

Visitantes alados. Observando as aves da ria
Winged visitors. Watching birds in Ria Formosa
Com o ornitólogo Filipe Moniz
3 Outubro
Ponto de encontro: 9.30 em Cacela Velha



Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. / Fax: 281 952600
ciipcacela@gmail.com
www.ciip-cacela.blogspot.com
As participações são gratuitas e limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto



Cacela Velha é uma aldeia localizada numa elevação arenítica em frente à
Ria Formosa e ao mar (freguesia de Vila Nova de Cacela, Vila Real de Santo António), de onde se vislumbra uma das mais belas panorâmicas do sotavento algarvio. A designação Cacela Velha é recente, pois este local era conhecido como Sítio da Igreja

Mesa Redonda sobre Ilustração na biblioteca municipal de Vila Nova de Gaia ( dia 3/7 às 18h30)

As ilustrações aderem meramente à sequência narrativa ou saltam para além proporcionando comentários e sugestões adicionais à palavra escrita?O texto gráfico potencia o desenrolar da história?Percorrem as palavras e as imagens narrativas independentes ou seguem um único patamar de possibilidades?Estas e outras questões serão possivelmente partilhadas na mesa redonda...



NOVOS CAMINHOS DA ILUSTRAÇÃO



Mesa redonda sobre ilustração no Norte de Portugal e Galiza

Local:
Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia,
3 de Julho, 18h30.


Com os ilustradores Gémeo Luis, Cristina Valadas, Luís Silva, Marc Taeger e José Manuel Saraiva
Moderador: Emílio Remelhe


Fonte:
Um blogue de partilha de livros e de leituras, organizada e mantida pelo grupo de Pós-Graduação em Estudos da Criança - Especialização de Análise Textual e Literatura Infantil da Universidade do Minho (Portugal), com a colaboração de todos os que assumem a leitura como um projecto pessoal e afectivo

Escola de Verão 2009 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

A FCSH realiza, nos próximos meses de Julho e Setembro, e a partir dos seus vários Departamentos e Centros de Investigação, a quarta edição da sua Escola de Verão, a qual consiste num conjunto de cursos intensivos e de curta duração oferecidos por todas as suas áreas durante dois períodos: de 6 de Julho a 7 de Agosto, e entre 31 de agosto e 18 de Setembro.

http://www.fcsh.unl.pt/

As inscrições para a Escola de Verão 2009 estão abertas desde 1 de Abril e prolongam-seaté 19 de Junho (cursos de Julho) ou 21 de Agosto (cursos de Setembro). Depois destas datas, pode ainda inscrever-se com o pagamento de uma propina suplementar de inscrição tardia.
Para saber mais sobre inscrições e propinas: http://verao.fcsh.unl.pt/inscricoes


Escola de Verão 2009 é composta por um conjunto diversificado de mais de 70 cursos, independentes entre si, que decorrerão em dois períodos: Julho e Setembro. Os participantes poderão optar por fazer um ou vários cursos, da mesma área ou de áreas diferentes, consoante os seus interesses e a disponibilidade de horários e lugares.

Os cursos são de admissão livre, o que significa que não necessita de apresentar qualquer certificado ou candidatura prévia.

Cada curso terá a duração de 18/20 horas lectivas e dará direito à obtenção de um diploma de frequência (para o qual será necessária a participação em todas as sessões). Os estudantes que assim o solicitarem poderão ser sujeitos a uma avaliação, a qual, sendo positiva, dará lugar à obtenção de 1,5 créditos ECTS (sistema de Bolonha). [
saber mais]Alguns cursos estão igualmente acreditados, em formação adequada, para professores dos Ensinos Básico e Secundário [saber mais]
Os cursos em que for realizada avaliação darão direito a um diploma de frequência no qual constará a nota obtida.

Requisitos para a inscrição:
• Ser maior de 18 anos*
• Ter o perfil exigido para o curso seleccionado (em alguns casos)• Ter efectuado os pagamentos devidos• Entregar a documentação requerida, ou seja: - formulário de inscrição - fotocópia do seu cartão de estudante (se for o caso)
* Se termina o Ensino Secundário e gostaria de participar, deverá contactar a Organização
Avaliação:Para a obtenção de créditos (ECTS ou créditos para Professores) a avaliação é obrigatória. Pode inscrever-se para essa avaliação logo no momento da sua inscrição num curso ou ainda durante o decorrer do mesmo. As normas concretas de avaliação (formas, prazos), podendo variar ligeiramente consoante as matérias, são da responsabilidade do professor responsável por um dado curso, e serão combinadas na sua primeira sessão. Alojamento:

A Escola de Verão dispõe de lugares em residências universitárias da Universidade Nova de Lisboa. Veja as condições e os preços aqui.

Bolsas de frequência:
A Escola de Verão disponibiliza, nesta sua 4ª edição, 20 bolsas para a frequência dos seus cursos. O valor de cada bolsa será equivalente ao valor da inscrição, ou seja, a frequência do curso escolhido será gratuita.
Veja mais informações aqui.


Os Cursos da Escola de Verão 2009
Lista Alfabética dos Cursos da Escola de Verão da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

6 Passeios nos Bosques da Ficção... Científica
A Civilização do Islão Clássico: “Religião” e “Estado”
A Língua em contextos multiculturais
A mulher na sociedade mesopotâmica: o erotismo, a sexualidade e o casamento
Antropologia Biológica II – Introdução à Análise Paleopatológica
Arquitectura portuguesa, 1481-1557. Perspectivas historiográficas
Arte, Poder e Identidades
As variações em pintura ou o diálogo com o passado
Assimetrias de Género: Poder e Violência
Brasil, século XX: três poetas radicalmente modernos
Classificações de Imagens de Satélite Orientadas para Ordenamento do Território e Ambiente
Clio sabe surfar! A Internet como ferramenta para as Ciências Históricas
Criação de materiais para o ensino da Gramática
Current and future impacts of computer and biological technologies on society and mankind
Cópias, Duplos, Máscaras e Clones na Arte e na Literatura
Educação de Adultos
Electroacoustic Music and Sound Design - Level I
Electroacoustic Music and Sound Design - Level II
Empreendedorismo e valorização do conhecimento
Entre guerras e revoluções - o século XX português
Escrita ensaística
Escrita para Cinema e Televisão
Escrito nas paredes - as novas literacias: construção de sentido nos graffitis urbanos
Faiança portuguesa, da olaria à investigação
Ferramentas Online de Produtividade Escolar e Académica
Filosofia das Emoções
Gil Vicente e o espectáculo de teatro em Portugal no século XVI
Guerra, estratégia, terrorismo e religião
Herança musical portuguesa na América: estudos de caso
História da Arte em Portugal - do século XV à Arte Contemporânea
História das Relações Internacionais (1648-1919)
História das Relações Internacionais do Século XX (1945-1990)
Iniciação ao Grego antigo
Iniciação ao Latim (I)
Iniciação ao Latim (II)
Introdução ao Flash CS3 (programação em AS2)
Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica com ArcGis
Introdução à Análise de Redes com ArcGIS (extensão Network Analyst)
Introdução à Filosofia para Crianças (√ Quase esgotado)
Introdução à Genealogia e à Heráldica (épocas medieval e moderna)
Introdução à Psicologia da Música
Islão, Cultura e Contexto
Lisboa Medieval: o espaço e os homens
Literatura (portuguesa) e a web2 – práticas criativas e pedagógicas
Léxico, Dicionários e Ensino
Língua Gestual Portuguesa (Introdução)
Machado de Assis: a forma da ficção
Marketing Digital
Medo, sofrimento e curas: antropologia, religião e terapias alternativas no mundo contemporâneo
Mitos Clássicos n’ Os Lusíadas
Mobilidades: Viagem, História, Literatura, Ciência. Portugal em relatos de viajantes europeus de finais do Século XVIII
Modelação Geográfica e Análise espacial
Música Electroacústica, Sound Design e Espacialização (nível inicial)
Música Electroacústica, Sound Design e Espacialização (nível avançado)
O calendário festivo em Portugal
O conto popular
O corpo e o rosto
Oficina de Paleografia I - NOVA TURMA
Oficina de Paleografia II
Organizar e fazer a Guerra no Portugal Medieval (de meados do séc. XIII a inícios do século XV)
Os comportamentos: um olhar ético
Os epigramas amorosos: ética e erotismo
Photoshop CS2
Planeamento e Gestão de Projectos SIG
Plone - publicando sites na FCSH
Políticas de desenvolvimento & sustentabilidade
Por entre gerações. Os lugares dos media e os desafios da literacia mediática na sociedade portuguesa
Portuguese Art History
Prospectiva e Planeamento Territorial
Realidade e ficção - prosa portuguesa do século XX
República e Educação: momentos de encontro entre duas ideias
Tendências do Pensamento Político Contemporâneo
The Lusophone Black Atlantic: Cultures and Religions across the ocean
Tradição e Modernidade no Modernismo Português
Transportes e Mobilidade Sustentável
Usos Políticos da Cultura
Virginia Woolf e a representação do corpo: do social ao visionário
√ ESGOTADO - Antropologia Biológica I – Introdução à Análise Osteológica Humana
√ ESGOTADO - Análise de dados com recurso ao SPSS
√ ESGOTADO - Escrita criativa
√ ESGOTADO - SPRING: software open source para Detecção Remota

Cursos de Verão 2009 na Universidade Popular do Porto



http://www.upp.pt/

Cursos de Verão 2009


Terças-feiras, 14h.30 às 16h.00: 30/06,7,14 e 21/07
Tema: HISTÓRIA DO ROCK (II) : Os Grupos


Descrição: Música rock (ou simplesmente Rock) é um termo abrangente para definir a música popular que se desenvolveu durante a década de 1960. As suas raízes encontram-se no rock and rol e no rockabilly que emergiu nos EUA após a II Guerra Mundial: evoluiu do blues da música country e do rhythm and blue- foi isto que preencheu a primeira parte do curso História do Rock em 2008. Este ano vamos dar exemplos de grupos que marcaram para sempre um som qu gira m torno de guitarras eléctricas, utiliza um forte backbeat (contratempo) estabelecido por uma viola-baixo, uma bateria, e por vezes um teclado

Vamos ouvir:

30 de Junho
The Shadows
7 de Julho
The Beatles
14 de Julho
The Bee Gees
21 de Julho
The Doors
Orientação: Jorge Ribeiro


Quartas-feiras, 15h.00 às 16h.30: 1,8,15 e 22/07
Tema: ALGUNS ELEMENTOS PARA A COMPREENSÃO DA OBRA DE ARTE

Descrição: Com referência e recurso a alguas obras de Arte:

Propõe-se debater alguns elementos que têm concorrido ou podem concorrer para relativizar os Modos de Ver e as Interpretações da Arte e da Obra de Arte;
Propôe-se também que se considere e experimente alguns elementos e procedimentos da análise construtiva e da construção da Obra de Arte;
Propõe-se ainda a análise crítica da diferenciação entre o Campo da Arte e o Campo do Meracdo da Arte
Linha de abordagem:

O olhar/ O ver: modos de ver e interpretar; criação ou realidade recriada
O fazer/Construir: Estruturação e composição: qualidades da composição
O campo estético eo campo de mercado da arte
Orientação: José Alberto Oliveira / António Laúndes


Quartas-feiras, 10h.30 às 12h.00 / 14h.30 às 16h.00: 1,8,15 e 22-07
Tema: DESENHO E PINTURA


Descrição: Explorar técnicas, produzir arte e partilhar sentimentos, aproveitando os tempos claros de verão para desenvolver e aperfeiçoar ou dar continuidade aos trabalhos já iniciados no desenho e na pintura (aguarela, acrílico e pastel) são propostas para estes cursos de verão.
Orientação: Manuela Lobo


Quintas-feiras, 15h.00 às 17h.00: 2, 9, 16 e 23/07
Tema: HISTÓRIA DO CINEMA: Melodrama


Descrição: O melodrama existe desde o século XVII na ópera, no teatro, na literatura. Desde o seu início no século 19 o cinema utilizou-o de uma forma original.

Este pequeno ciclo sobre o melodrama pretende mostrar diversas abordagens deste tema, segundo as perspectivas formais e estéticas de diversos grandes autores da sétima arte.


O lírio quebrado
D. W. Griffith, EUA 1919;
Tudo o que o céu permite
Douglas Sirk, EUA 1955;
O medo come a alma
R. W. Fassbinder, Alemanha, 1974;
Longe do Paraíso
Tod Haynes, EUA, 2002.
Orientação: José Eduardo Mendonça


Condições para a frequência dos cursos de verão:
1 Curso
24 euros
2 Cursos
33 euros
3 Cursos
42 euros

Suplemento para Desenho e Pintura: +11 euros por Curso


Inscrições
Inscrições na sede da UPP, na Rua de Augusto Luso,167, 1º, Porto, de segunda a sexta-feira, das 10 às 13h e das 14h.30 às 18h.30. Telefone: 226098641 Fax: 226004335

Para mais informações:
Consulte folheto

Cenas na Rua - 5º festival internacional de teatro e artes na rua em Tavira ( de 1 a 11 de Julho)


A quinta edição do “Cenas na Rua”, de 01 a 11 de Julho, a realizar em Tavira, Algarve, conta com muitas novidades na sua programação e alguns dos melhores grupos e projectos portugueses e internacionais.
Da comédia clássica burlesca, comédia d’el arte, aos espectáculos visuais e de interacção com o público, um pouco de tudo poderá acontecer no “Cenas na Rua” deste ano. Estarão presentes, em Tavira, espectáculos vindos de Espanha, Argentina, Austrália e Inglaterra, também companhias nacionais, como o Teatro Regional da Serra do Montemuro, Associação Vo’Arte, Joana Teatro, Acta- A Companhia de Teatro do Algarve, Teatro ao Largo, Al-Masrah e Armação do Artista. Teatro e artes de rua para todos, em vários locais da cidade, a não perder….


Para ver a programação clique aqui.



1 de Julho - 22h - Praça da República
Niño Costrini • Argentina
Após o sucesso alcançado em Tavira, em 2006 e 2007, volta com o seu mais recente projecto Humanus Comicus a abrir o "Cenas na Rua".
Sebastian Guz (Niño Costrini) nasceu na Argentina em 1975. Os seus espectáculos com-binam humor, delírio, circo e destreza física.
Humanus Comicus é um solo interactivo e "clownesco" baseado no humor físico, na paródia e na comédia visual.



Dias 1 (21h), 4 (22h), 8 (21h) e 11 (21h) de Julho
Rua da Liberdade e Praça da República
Armação do Artista"A Família que perdeu a Cabeça

A Armação do Artista, projecto teatral e asso-ciativo de Tavira, apresenta-nos um espectá-culo inspirado no imaginário do artista plástico René Magritte. Cada personagem transporta-nos para uma linguagem de impacto poético-visual influenciada por um "realismo mágico" assente no amor surrealista.



2 e 3 de Julho - a partir das 21h
Praça da República
The Whalley Range All Stars • Inglaterra "Pig"

Companhia inglesa que vai apresentar em Tavira "PIG", um espectáculo cheio de sur-presas, onde o público, a convite de um camponês, terá a oportunidade de assistir a uma curta actuação de 10 minutos, dentro do ventre da porca. No exterior uma imagem espectacular, explorada pelo público.



4 e 5 de Julho - 22h
Convento do Carmo
AL’ MasrahTeatro "IN" Estreia nacional
"In" mistura tragédia, sátira, comédia, absurdo, realismo, epopeia, música, dança, canto, máscara, mímica, marionetas, luz e vídeo, entre outros.
Subvertendo a estrutura convencional de um espectáculo, cria uma outra relação entre espectador e actor. Deixe-se surpreender…



6 de Julho - 22h
Praça da República
Teatro Regional da Serra do Montemuro"Presos por uma corrente de ar"
A Companhia de Teatro Regional da Serra do Montemuro surgiu em 1995 e está integrada na vida quotidiana de uma pequena aldeia beirã, Campo Benfeito, com ela partilhando as vivências teatrais e sociais.
Imaginem uma praça no meio da cidade,uma banda filarmónica e um Presidente que quer lançar a 1ª.a pedra de uma grande obra…



7 de Julho - 21h
Zona envolvente à Praça da República
Iñaki Mata • Espanha"Barreras"
Iñaki Mata nasceu no País Basco e iniciou a sua carreira teatral em 1987.
"Barreras" é um espectáculo de rua que utiliza a cadeira de rodas para enfrentar a "distância" e o "isolamento".
A cadeira é apenas uma metáfora, uma des-culpa, um objecto através do qual a poesia nos convida a reflectir e questionar sobre a mobilidade e habitabilidade das nossas cidades.



7 de Julho - 22h
Praça da República
Associação Vo’Arte com a Banda Musical de Tavira"Sobre Rodas"
"Sobre Rodas" combina dança, teatro, música e circo. Conta com a participação especial da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa e do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian – ISS.
Uma pequena troupe que aparece misteriosa-mente deslizando, instala-se para nos falar de histórias do passado e do futuro




7 de Julho - 22h30
Praça da República
Radar 360º"Baile dos Candeeiros"
Todos nós temos um universo mágico que transportamos da infância. Espectáculo inspi-rado no famoso "Baile dos cinco candeeiros", originalmente criado na Foz do Douro.
Candeeiros humanos, autónomos, espalhados por pontos estratégicos, ganham características sonoras dos espaços que habitam. Acendem, apagam, respiram, interagem, reagem...




8 de Julho - 22h
Largo da Galeria
Teatro ao Largo"As Justiceiras"
‘As Mulheres da Assembleia’ escrita no séc. V A.C., pelo grego Aristófanes, numa nova tradução de Pureza Pinto Leite.
Mantendo-se fiel ao texto original, esta versão é transportada da Grécia Antiga para uma aldeia portuguesa nos anos 70.
Esta peça é rica em comédia, música ao vivo e interacção com o público.



9 de Julho - 22h
Percurso – Largo da Caracolinha/ Praça da República
Acta - A Companhia de Teatro do Algarve"Canto *Nono"a partir de Luís de Camões
Este espectáculo tem como pretexto narrativo o Canto IX de Os Lusíadas. A este serão acrescidas liberdades poéticas relacionadas com episódios e figuras transversais à narrativa épica, prove-nientes de outros Cantos, como será o caso de Adamastor e o Velho do Restelo.
Espectáculo com forte componente visual e musical.



10 de Julho - 22h
Praça da República
Joana Teatro"Debaixo da Mesa!"Estreia nacional
Os espectáculos deste grupo distinguem-se pelo uso de uma linguagem universal e multi-disciplinar, e pela abrangência de públicos diversificados.
"Debaixo da mesa" é inspirado em perso-nagens da pintura de Paula Rego. Espectáculo plástico e físico, pretende "quebrar o real", desorientar os sentidos e subverter as apa-rências.



Dia 11 de Julho - 21h30
.Percurso – Mercado da Ribeira/Praça da República
Companya Karam • Espanha"ResidualGurus"
Espectáculo musical itinerante de percussão reciclada. Músicos, com aspecto de executivos, descobrem, de forma singular, sonoridades em materiais de construção que foram aban-donados em obras interrompidas devido à crise.
"ResidualGurus" é um projecto optimista, positivo, cheio de alegria e música.


Dia 11 de Julho - 22h
Praça da República
Xirriqiteula • Espanha"Papirus"
"Papirus" retrata o encontro ocasional de dois desconhecidos, fugidos da guerra. Juntos, com sentido de humor e muita criatividade, dão vida a um novo mundo.
Um espectáculo sem palavras que aborda a amizade, a guerra, os temores que nos fazem sentir pequenos, os sentimentos e a esperança.
O gesto, o humor e a criatividade são os prota-gonistas desta peça.


Cursos de Verão na Universidade Católica do Porto nas áreas de Direito, Educação, Informática, Economia, Música, Som e Imagem,Biotecnologia, etc


Os Cursos de Verão da Católica (no Centro Regional do Porto da Universidade do Porto) representam uma nova oportunidade para ampliar e aprofundar o nosso projecto cultural, estando mais próximos de muitos cidadãos, mesmo quando "não há aulas".
No Verão, a Católica tem as portas abertas. Queremos acolher públicos muito diversos, de jovens a seniores. Oferecemos actividades de aprendizagem muito diversificada, organizadas pelos nossos docentes e por especialistas convidados.
São cursos novos, ousados, irreverentes, abertos a públicos não especializados nos vários temas.
Os Cursos de Verão da Católica respondem às novas necessidades de Aprendizagem ao Longo da Vida. Aprender é um caminho para cada um(a) ser mais e ser melhor. Além disso, não esqueça, creditamos as suas aprendizagens.
Organizamos seminários, cursos, workshops.

Os Cursos das Áreas de
Biotecnologia e Ciências da Saúde serão realizados no Campus da Asprela.
Para inscrições nestes cursos
clique por favor aqui. Para além disso, deverá enviar também a taxa de inscrição, até ao prazo de 4 dias úteis antes do início de cada curso. A inscrição nos cursos só será garantida após pagamento, mediante confirmação da Universidade.
Campus da Asprela - Serviços de Formação
Rua Dr. António Bernardino de Almeida
4200-072 Porto Portugal
Tel.: +351 225 580 099 / 76
E-mail:
cvc@esb.ucp.pt


Os Cursos das Áreas de
Direito, Teologia, Economia e Gestão, Música, Som e Imagem, Arte/Restauro, Educação e Psicologia, Informática e Outras Áreas, serão realizados no Campus da Foz.
Para inscrições deverá
preencher a ficha de inscrição e enviá-la por fax, correio ou e-mail. Poderá ainda fazer uma inscrição on-line.Para além disso, deverá enviar também a taxa de inscrição, até ao prazo de 4 dias úteis antes do início de cada curso. A inscrição nos cursos só será garantida após pagamento, mediante confirmação da Universidade.
Campus da Foz
Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto Portugal
Tel.: +351 226 196 262 Fax: +351 226 196 291
E-mail:
cvc2009@porto.ucp.pt



Cursos da área do Direito

Dia 1 de Junho
Curso Protecção do Consumidor na venda de produtos defeituosos
Docente Agostinho Guedes
Preço 15 €


Dia 1 e 2 de Junho
Curso A responsabilidade do Estado (na perspectiva do Direito Internacional e do Direito Comunitário)
Docente Azeredo Lopes
Sofia Pais
Isabel Tavares
Preço 15 €


Dia 17 de Junho
Curso Violência Doméstica – seu enquadramento jurídico
Docente Maria Elisabete Ferreira
Preço Gratuíto


Dia 25 de Junho
Curso Violência Doméstica – seu enquadramento jurídico penal - as alterações da revisão de 2007 ao Código Penal (2ª sessão Violência Doméstica)
Docente Maria Elisabete Ferreira
Preço Gratuíto


Dia 30 de Junho e 1, 7, 8, 14 e 15, 21, 22, 23 e 24 de Julho
Curso Poéticas do Rock
Docente Vitorino Almeida Ventura
Preço 15 €


Dia 2 de Julho
Curso Considerações sobre alguns efeitos patrimoniais do divórcio na lei
nº 61/2008
Docente Maria João Vaz Tomé
Preço 15 €


Dia 2 e 3 de Julho
Curso A tortura: de regresso?
Docente Azeredo Lopes
Mariana Barbosa
Maria Isabel Tavares
e outros a designar
Preço Gratuíto - Vagas preenchidas


Dia 3 de Julho
Curso IRS: Agregado familiar, casamento e união de facto
Docente Mónica Duque (Escola de Direito do Porto)
Preço 15 €


Dia 18 e 25 de Julho
Curso De Nuremberga a Haia. De Auschwitz ao Darfur. Os lugares da justiça Criminal Internacional
Docente Nuno Pinheiro Torres
Preço Gratuíto


Dia 21 a 24 de Julho
Curso Curso Breve de Direitos Fundamentais
Docente Manuel Afonso Vaz
Raquel Carvalho
Inês Folhadela
Catarina Santos Botelho
Preço 15 €


Dia 22 de Julho
Curso Modalidades de contrato de trabalho
Docente Paula Ponces Camacho
Preço Gratuíto (sem vagas disponíveis)


Dia 23 de Julho
Curso A propriedade horizontal no tribunal
Docente José Carlos Brandão Proença
Preço Gratuíto


Dia 24 de Julho
Curso Responsabilidade civil extracontratual das entidades públicas
Docente Mário Aroso de Almeida
Preço Gratuíto


Dia 3 e 4 de Setembro
Curso As energias renováveis
Docente Mário Melo Rocha
Preço 15 €



Cursos na área

Dia 16 de Junho; 18 de Junho; 23 de Junho, 25 de Junho; 30 de Junho;
2 de Julho, 3 de Julho
Curso Educação Especial: contextualização do DEC. Nº. 3/2008 e Aplicação da CIF e CIF-CJ em contextos educativos
Docente Lurdes Veríssimo
Preço 50 €


Dia 26 de Junho
Curso Valores e competências na formação para as Amas
Docente Cristina Palmeirão
Preço 15 €


Dia 1, 2, 3, 9 e 10 de Julho
Curso Educação para a sustentabilidade, um novo paradigma
Docente Albano Carneiro (JMP)
Cristina Palmeirão (UCP)
Elisabeth Silva (Comissão Nacional da UNESCO)
Marta Pinto (UCP)
Preço 80 €


Dia 2 de Julho
Curso O universitês de Bolonha: Preparar os alunos do Ensino Secundário para os desafios académicos no Ensino Superior
Docente Pedro Rosário
Luisa Trigo
Preço 15 € (c/ oferta Livro)


Dia 3 e 4 de Julho
Curso Grupos Psicoeducativos multifamiliares
Docente Enf.ª Luísa Brito
Preço 30 €


Dia 7 e 9 de Julho
Curso Observação de aulas e práticas educativas: objecto, métodos e instrumentos
Docente Lilia Ana Silva
Preço 20 €


Dia 13 de Julho
Curso Sistema Educativo Mundial
Docente Joaquim Azevedo
Preço 15 €


Dia 17 e 18 de Julho
Curso Luto e dignidade na/para a morte
Docente Elisa Veiga
Vânia Lima
Preço 15 €


Dia 23 e 24 de Julho
Curso Culturas de Liderança, de Compromisso e de Responsabilidade
Docentes Joaquim Azevedo
Giovanna Barzannò
Maria Carmo Clímaco
José Maria Azevedo
José Matias Alves
Ana Rio
João Trigo
Natércio Afonso
António Bolívar
Roberto Carneiro
Albino Almeida
Rita Domingues
Isabel Baptista
Preço 20 €


Dia 4 de Setembro
Curso Promover a autonomia em crianças sub 10: Apresentação e discussão da ferramenta “Sarilhos do Amarelo”
Docente Pedro Rosário
Luisa Trigo
Preço 15 € (c/ oferta Livro)


Dia 4 a 5 de Setembro
Curso Dinâmicas de apoio sociopedagógico - o papel dos cuidadores (in)formais
Docente Cristina Palmeirão
Joana Maria Roncon de Sousa
Maria João Carvalho
Preço 15 €

Cursos na área de Informática

Dia 22 a 26 de Junho
Curso FlashCS4_AS3
Docente André Cruz (CESAE)
Preço 80 €
60 € Alunos UCP


Dia 6 a 8 de Julho
Curso Banda desenhada: conhecer, apreciar, conservar e criar
Docente Henrique Fernandes
Preço 30 €
20 € Alunos UCP


Dia 7 a 11 de Julho
Curso Introdução à criação de videojogos com XNA 3.0
Docente Jorge Mota
André Cruz
Preço 80 €
60 € Alunos UCP


Dia 13 a 16 de Julho
Curso ASP.NET com C#
Docente João Vaz (CESAE)
Preço 80 €
60 € Alunos UCP


Dia 13 a 17 de Julho
Curso Modelação e Animação 3D com 3Dstudio Max 2010
Docente Jorge Mota (CESAE)
Preço 80 €
60 € Alunos UCP


Dia 13 a 21 de Julho
Curso Criar, gerir e manter o seu site com ferramentas gratuitas e disponíveis na internet
Docente Henrique Fernandes
Preço 80 €
60 € Alunos UCP


Dia 20 a 24 de Julho
Curso Edição e Efeitos Especiais para Vídeo (Adobe CS4 Production Suite)
Docente Jorge Mota
Preço 80 €
60 € Alunos UCP


Dia 21 a 23 de Julho
Curso SQL para todos
Docente Rosa Augusta Fontes
Preço 50 €
40 € Alunos UCP


Dia 1 a 4 de Setembro
Curso Web 2.0
Docente João Rebelo
Preço 50 €

40 € Alunos UCP

Caminhada à beira-mar na Lourinhã, entre Paimogo e a Praia da Areia Branca ( dia 5 de Julho)


No próximo dia 5 de Julho, realiza-se na Lourinhã uma caminhada à beira-mar, que ligará Paimogo e a Praia da Areia Branca.
Trata-se de uma excelente altura para desfrutar da deslumbrante paisagem deste pedaço de costa.

Integrada no projecto em movimento, a actividade, com a denominação "Algas - Fontes de Vida", é a primeira de um ciclo de caminhadas, que visa - a par da promoção da saúde e da prática física e desportiva - potenciar um conhecimento mais aprofundado sobre alguns recursos naturais existentes na costa da Lourinhã.

A promoção da saúde e a sensibilização para a prática de exercício físico constituem as principais metas desta actividade, que proporcionará ainda aos participantes alguma informação sobre as algas existentes na nossa costa

A concentração encontra-se agendada para as 08h15 junto à Pousada da Juventude da PAB. A autarquia assegurará o transporte para Paimogo, dando-se início à caminhada pelas 09h00.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, através dos tels. n.º 261 410 186/188 ou do e-mail
cultura@cm-lourinha.pt .

Fonte:
aqui

Estão previstas outras caminhadas com os mesmos objectivos:

Dia 8 de Agosto
"Minerais, Pedras e Fósseis": Porto Dinheiro - Porto das Barcas
Transporte assegurado pelo Município
Partidas: 09h30 - Lourinhã (junto ao Tribunal)

Dia 20 de Setembro
"Recursos Marinhos Locais": Peralta - Praia da Areia Branca
Transporte assegurado pelo MunicípioPartidas: 09h30 - Lourinhã (junto ao Tribunal)



Informação científica sobre a biologia e a geologia da área a visitar:


Informação retirada de:
http://madalenamalho.wordpress.com/

The Revolution will not be televised é o filme que vai passar amanhã (dia 2/7 às 22h.) na livraria-bar Gato Vadio

No prosseguimento do ciclo de cinema dedicado à América Latina que tem decorrido na livraria-bar Gato Vadio vai passar amanhã o filme The Revolution Will Not Be Televised, com realização de Kim Bartley e Donnacha O'Brian

Quinta-feira, dia 2 de Julho, 22h
Livraria-bar Gato Vadio
Rua do rosário, 281 – Porto
telefone: 22 2026016
email:
gatovadio.livraria@gmail.com

http://gatovadiolivraria.blogspot.com/


Ao longo da história sonegada do século transacto, o grande desejo das sucessivasadministrações dos EUA, como império moderno, é o de dominar todo o continente latino-americano, não se
contentando apenas em considerá-lo o “quintal da sua casa”.
O império é conquista e ataque, controlo e segredo.
Desde 1946, os Estados Unidos tentaram derrubar mais de 50 governos, muitos deles eleitos democraticamente.

Nessa guerra obscura, 40 países foram atacados e bombardeados, e no poder foram colocados ditadores ou líderes pró-americanos ao serviço dos EUA e das suas multinacionais, deixando um rasto de inúmeras vidas que se perderam iniquamente.
Dentro do seu domicílio, a justificação para a “guerra suja” era arrebatada com a psicologia das multidões: uma campanha para criar a sensação de terror, de ameaça constante, uma paranóia que se transformou numa super-cultura chamada “Anti-comunismo”.

No final dos anos 80, a política de Washington mudou. Ditadores como Pinochet passaram a ser vistos como uma vergonha desnecessária. Foi, então, lançada uma forma inovadora de controlar as nações da sua horta. Um programa com visão e propósitos nobres, o Programa Nacional para a promoção da democracia.


O estabelecimento deste programa é o principal objectivo dos ideais americanos e das suas instituições, uma ilusão de marketing. Esta flamejante “democracia” pressupõe que, seja quem for em quem se vote ou ganhe as eleições, as políticas vão ser as mesmas, e a economia do país vai ser moldada pela dos Estados Unidos. Washington vai ser um amigo íntimo, uma iminência menos parda, mais sofisticada e cínica, brandindo toda a arte de branding americana para vender a sua asquerosa e sanguinária marca: “democracy”. Franchising da política, carimbado pelo dólar, e com os logótipos das suas grandes corporações.
Nos anos 90, estas democracias substituíram as ditaduras na América Latina.

Retirado de uma música/poema de Gil Scott-Heron, The Revolution Will Not Be Televised é uma visão, com acesso ilimitado, ao golpe de estado ao governo de Chavez em Abril de 2002.

Os realizadores irlandeses Kim Bartley e Donnacha O'Brian viajaram para a Venezuela para filmar um documentário sobre o carismático e polémico presidente Hugo Chavez nos seus primeiros anos de presidência da 4ª nação exportadora mundial de petróleo e de importância vital no fornecimento a baixo custo aos EUA.

Retratam Hugo Chavez – por vezes, com um favorecimento notório – como um colorido herói popular, amado e idolatrado pela classe trabalhadora, pobre e miserável, e odiado por uma estrutura de poder de magnatas petroleiros e a alta classe que o adorariam ver deposto.
Na base desta dicotomia estão os seus planos sociais: educação e saúde sem custos, distribuição dos proventos do petróleo, e criação de um espectáculo da democracia popular, com a rábula televisiva semanal onde Chavez vende a sua imagem de patrono do povo.
Em Janeiro de 2002, Chavez lançou um novo plano de reestruturação da empresa estatal de petróleo, e a crise instalou-se. Volvidos três meses, estes realizadores acabaram por testemunhar o enredo maquinado, culminado num golpe de estado falhado, promovido pelos media privados, orquestrado pela classe do petróleo e com financiamento dos EUA.

Este documentário resultou numa brilhante peça de jornalismo, mas também num espantoso retrato do conflito de forças na Venezuela. De um lado, as classes que vestem Versace, desde há décadas inchadas de lucro petrolífero, do outro, os pobres e miseráveis sem outro horizonte que as suas favelas.

O documentário recebeu 12 prémios e 4 nomeações.
The Revolution Will Not Be Televised
Kim Bartley, Donnacha O'Brian (Venezuela)
2002
tempo: 74 min


http://en.wikipedia.org/wiki/The_Revolution_Will_Not_Be_Televised_(documentary)

Rebento Verde é um projecto que visa promover o património cultural das Caldas da Rainha e a agricultura biológica durante o mês de Julho


Com apoio do "Jovens em Acção", programa de apoio a iniciativas jovens da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, vai decorrer no próximo mês de Julho o Projecto "Rebento Verde exp", iniciativa de uma aluna da Escola Superior de Arte e Design (ESAD), que passa pela promoção do património cultural da cidade e de produtos certificados de agricultura biológica.

A concretização deste Projecto passa pelas seguintes iniciativas:
- instalação de uma Banca de Informação do Património Cultural da Cidade, que ficará situada na Rua das Montras junto à Praça
- pela inserção de três Bancas de Produtos Certificados de Agricultura Biológica, na Praça da Fruta. Estas funcionarão todos os fins-de-semana do mês de Julho, no período da manhã.

"O objectivo deste projecto é o de revitalizar o Centro Histórico de Caldas da Rainha, levando os visitantes e habitantes de Caldas da Rainha, a conhecer o Património da Cidade, pondo o foco na Praça da Fruta, como mercado regular, mais antigo e prestigiado da região" refere a sinopse do Projecto.


Dia 5 e 12 de Julho, em paralelo com as Bancas, existirão ainda, duas formações distintas:

- um Workshop de Cestaria, no dia 5 de Julho das 10 às 13h,
- uma Sessão de Esclarecimento Sobre Consumo Consciente, Organismos Geneticamente Modificados (transgénicos), Sustentabilidade e Economia Local, a decorrer no dia 12, no mesmo horário.

Para mais informações e inscrições poderá contactar o número: 96 28 12 416 ou para o mail rebento.verde.exp@gmail.com





Circuito Histórico-Cultural das Caldas da Rainha

Este circuito tem como objectivo dar a conhecer o Património Histórico – Cultural da Cidade das Caldas da Rainha.
A sua organização visa dar a conhecer um conjunto de obras culturais bastante diversificadas e com elevado interesse turístico, durante o seu traçado queremos sobretudo que desfrute das nossas ofertas que se perca no tempo e entre na História da nossa cidade.

Principais pontos de interesse:
• Praça da República
• Ermida de S. Sebastião
• Chafariz das cincoBicas
• Hospital Termal Rainha D. Leonor
• Igreja Nº Sª Pópulo
• Museu do Hospital e das Caldas
• Parque D. Carlos I
• Museu de José Malhoa
• Casa - Museu São Rafael
• Museu de Cerâmica
Centro de Artes:
Atelier - Museu António Duarte
Atelier - Museu João Fragoso Museu Barata Feyo