27.2.10

Semana internacional contra o Apartheid Israelita ( 1 a 7 de Março)



http://apartheidweek.org/
http://www.stopthewall.org/
http://www.itisapartheid.org/

A 6ª semana internacional contra o Apartheid Israelita ( 6th International Israeli Apartheid Week) realiza-se entre os dias 1 e 14 de Março, estando previstas acções e actividades em mais de 40 cidades espalhadas por todo o mundo. Trata-se de mais importante acontecimento anual de solidariedade para com o povo palestiniano.

Livros e reportagens sobre o Apartheid Israelita:
Towards a Global Movement: A framework for today’s anti-apartheid activism
Education Under Occupation Book
"Why Boycott Israeli Universities?" (A Reader)
Palestinian Towns and Villages: Between Isolation and Expulsion
Do-it-Yourself Apartheid









Se as touradas são cultura, então o canibalismo é gastronomia!


Petição Contra a criação de uma secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura


Considerando que:

a) à luz da ciência actual, que reconhece os animais como seres capazes de sentir dor e prazer, torna-se ainda mais evidente aquilo que D. Maria II publicou em 1836 - que "as corridas de touros são um divertimento bárbaro e impróprio de Nações civilizadas" e que acabam por "impedir ou retardar o aperfeiçoamento moral da Nação Portuguesa";

b) segundo a Lei de Protecção aos Animais (Lei 92/95), "são proibidas todas as violências injustificadas contra animais", pelo que as actividades tauromáquicas são - ou deveriam ser - ilegais;

c) segundo um estudo realizado em 2007 pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE, a maioria da população portuguesa é contra a tauromaquia, sendo que 50% dos inquiridos manifesta-se mesmo a favor da sua proibição;

d) o progressivo abandono de tradições retrógradas e inadequadas não deve ser encarado de forma negativa, sendo, pelo contrário, aquilo que caracteriza a evolução das sociedades;

e) a existência de touradas no século XXI constitui um embaraço para Portugal perante a comunidade internacional;

f) cabe ao Estado, e nomeadamente ao Ministério da Cultura, promover e apoiar actividades culturais e artísticas que contribuam para a formação e o desenvolvimento pessoal e social dos cidadãos, não a crueldade para com os animais e o fomento da violência;

Vimos por este meio manifestar a nossa veemente oposição à alocação de dinheiros públicos à indústria tauromáquica, responsável por uma actividade cruel e bárbara, que nada tem a ver com cultura e que não se coaduna com o grau de evolução que desejamos para o nosso país.

Pretendemos por isso o cancelamento da anunciada secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura, bem como a suspensão de quaisquer apoios, directos ou indirectos, do Estado às actividades tauromáquicas, incluindo a sua transmissão pela televisão pública.


Os signatários ,...

Mostra de filmes (curtas-metragens documentais) na sala-estúdio Latino no âmbito do projecto Variação da Cultura (dia 2 de Março, às 21h45)


Mostra de filmes (curtas-metragens documentais )
Terça 2 de março às 21h45

Local: Sala-Estúdio Latino no Teatro Sá-da Bandeira, no Porto


Filmes:

Zone d'attente #00 - real. Frederico Lobo, Luísa Homem e Pedro Pinho

Em pleno deserto, entre a espera, a chegada do comboio à estação de Nouadhibou


Territórios - real. Mónica Baptista
A bordo do mítico comboio Trans-Siberiano, na 3ª classe, podem ouvir-se todo o tipo de histórias. Diferentes nacionalidades, habitantes locais, trabalhadores, soldados, estudantes... Ao longo da viagem, todos eles partilham o mesmo tempo, o mesmo espaço e, no tempo da viagem, as suas vidas.O tema deste filme é uma história entre essas outras tantas.Dois homens viajam no mesmo comboio, um soldado russo e um cidadão Tchecheno que regressa da sua terra natal com a sua família. Sem eles saberem, algo os liga - a Tchechénia - a guerra pela independência de um território de que a Rússia não abdica fazendo com que todos os chechenos sejam soldados à nascença.Este filme foi realizado ao longo de uma viagem no comboio Trans-Siberiano.Durante três semanas, vinte jovens cineastas percorreram a Rússia desde Moscovo até Vladivostok.6 documentários foram realizados partilhando entre si o interesse pela noção de fronteira: "Onde termina a Europa?"75 anos após Medvedkin ter criado o "Cine-Train", a realização deste filme é inspirada no mesmo conceito


Flores magras - real. Saguenail
Por ocasião de uma oficina de iniciação ao cinema organizada pela Associação Os Filhos de Lumière, a convite de Faro Capital da Cultura 2005, Saguenail descobre a comunidade cigana do Acampamento Azul e, roubando imagens à margem do desenrolar da acção de formação, decide construir um testemunho acerca de uma realidade de miséria e dignidade silenciada pelos poderes instituídos e ostracizada pela população em geral.


lefteria=liberdade - real. Tiago Afonso
Lefteria = Liberdade foi realizado em Atenas em Janeiro de 2009, nos dias logo a seguir às revoltas de Dezembro 2008, por toda a Grécia, provocadas pela morte pela mão da polícia de um jovem de 15 anos, e é uma tentativa de perceber e apreender a partir de dentro as razões e as vozes dessa revolta. Renegar as generalidades do discurso mediático para se instalar nos bastidores e ouvir as discussões, as vozes dos estudantes, dos professores, dos sindicalistas e jornalistas.


A projecção seguida de conversa com os realizadores

Reflorestação da Serra da Abobereira ( dias 6 e 7 de Março; organização do GAIA, grupo de acção e intervenção ambiental)



O núcleo do Porto da associação ambientalista GAIA ( grupo de acção e intervenção ambiental) organiza nos próximos dias 6 e 7 de Março uma actividade de reflorestação na Serra da Abobereira, acompanhado com a devida instalação de todos os participantes num acampamento.

Como em toda a floresta portuguesa é necessário um programa de reflorestação e de preservação para esta região. Os fogos e as espécies invasoras estão a condenar muitos Carvalhos à extinção, assim como muitas espécies locais. Este ano para preservar as árvores autóctones vamos fazer uma recolha de sementes para continuar a reflorestar nos anos vindouros.


Se queres dar uma ajuda, junta-te a nós neste fim-de-semana de celebração e convívio. É tempo de celebrar com a Natureza e de fazer crescer novamente as florestas que os fogos devoraram.


Envolve-te. Está nas tuas mãos, ou pensas que não?

Ver o cartaz para contactos e inscrições

http://gaia.org.pt/