17.8.07

Passeio nocturno sob a lua cheia de Agosto

Como infelizmente não está previsto em Portugal para a lua cheia do mês de Agosto nenhum passeio nocturno aqui damos conta de uma iniciativa do género na Andaluzia, perto da cidade de Córdova, mais propriamente na localidade de Priego de Córdoba, para o próximo dia 25 de Agosto, Sábado, organizada pelos Ecologistas en Accion e,desta vez, sob o tema «Um passeio contra a mudança climática». A marcha nocturna, que coincidirá com a lua cheia de Agosto, tem um grau de dificuldade médio-baixo, e será marcada ao longo do seu percurso por um leque variado de acções que vão desde a poesia, o teatro, a música e outras actividades relativas à temática das mudanças climáticas. O trajecto do passeio nocturno será pelas Serra de Albayate para finalizar no centro urbano de Priego de Códoba com o tradicional pequeno-almoço molinero.
O número de participantes está limitado aos 200. As inscrições podem ser realizadas no Museo Historico Municipal de Priego ( telefone 957540947 de Espanha) mediante o preço de 16 euros antes de 20 de Agosto, e de 18 euros após esta data. É recomendável roupa leve, alguma provisão de água, e não fumarem.

http://www.ecologistasenaccion.org/spip.php?article8845



Amanhã vai ser inaugurado mais um percurso pedestre em Vouzela, que conta com este em 6 vias para caminhar. O percurso a inaugurar será o PR6 “Trilho Medieval”, um percurso circular, com cerca de 8 km e que percorrerá alguns dos mais belos recantos da freguesia de Cambra. O trilho tem início no Largo do Cruzeiro, passa pelo caminho do Calvário até à Torre Medieval, em Cambra de Baixo. Segue em direcção a Tourelhe, passando por Confulcos e termina novamente no Largo do Cruzeiro. O ponto de encontro será no Posto de Turismo pelas 8h30 ou no Largo do Cruzeiro, em Cambra, pelas 9h00.


Entretanto, está previsto para o fim do mês de Setembro (dia 28) em Castelo Branco um passeio pedestre nocturno que irá percorrer alguns caminhos que levavam às quintas na periferia da cidade de Castelo Branco e às aldeias mais próximas. A concentração dos caminhantes é na Praça do Municipio ( Junto à estátua Amato Lusitano), sendo a iniciativa organizada pelos Caminheiros de Castelo Branco.
http://www.geocities.com/caminheiroscb/index.html


Para ver calendário de mais passeios, consultar:
http://www.pedestrianismo.blogspot.com/

Alguns passeios previstos:
Passeios Pedestres na ilha de Santa Maria, Açores, no mês de Agosto

2ª caminhada Rota do Caminho de Ferro em Negrelos- São Pedro do Sul (19 de Agosto)

Recorde-se que neste ano de 2007, o Dia Europeu de Pedestrianismo será festejado na Europa a 8 e 9 de Setembro (Sábado e Domingo), e o tema voltará a ser “Caminhar com os Vizinhos”.

Um hectare de milho transgénico foi ceifado hoje em Silves como protesto contra a agricultura química e transgénica


Hoje em Silves, no Algarve, mais de 100 activistas anti-OGM (organismos geneticamente modificados) realizaram uma acção de protesto contra a agricultura química e a produção agrícola de milho geneticamente modificado ceifando voluntariamente cerca de um hectare de milho transgénico PR32R43, de um total de 51 hectares que tinha sido semeado com aquele milho tóxico naquela localidade algarvia na herdade agrícola da Lameira.


Os cem activistas portugueses e estrangeiros que realizaram aquela acção acabaram por serem expulsos do terreno pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e pelo proprietário, enquanto gritavam "Não aos OGM!" (organismos geneticamente modificados).
Num comunicado distribuído à imprensa aquele conjunto de activistas referiram-se que se tratou de uma «acção de desobediência civil contra o primeiro campo transgénico do Algarve».

Recorde-se que em 2004, o Algarve foi a primeira região do país a declarar-se livre de culturas com Organismos Geneticamente Modificados (OGM), declaração feita pela Junta Metropolitana do Algarve, que congrega 16 municípios. Daí que um dos participantes da acção de hoje tenha declarado que «Estamos a exercer o direito à resistência segundo o artigo 21º da Constituição da República Portuguesa».

Tanto mais que a legislação portuguesa sobre a matéria parece não está a ser cumprida. Com efeito, a lei que regula o cultivo de OGM em Portugal de 17 variedades de milho, estabelece que os agricultores, entre outras obrigações, devem notificar a respectiva Direcção Regional de Agricultura (DRA), informando sobre a espécie que pretendem cultivar, a área e local de cultivo e as medidas de coexistência para evitar contaminações. e essas medidas incluem distâncias mínimas de isolamento que variam entre os 200 e os 300 metros ou, em alternativa, bordaduras com 24 a 28 linhas de milho não transgénico ou sementeiras escalonadas para impedir a polinização de outras culturas adjacentes.

Após terem saído do terreno, cerca das 13:00, os ceifeiros do milho tóxico marcharam em direcção à aldeia de Poço Barreto, numa acção de sensibilização da população contra os transgénicos em que não faltaram a música, o teatro e a banda desenhada. Os activistas empunhavam cartazes em que se podia ler "Transgénicos perigo contaminação" e "Algarve sem transgénicos".

A acção foi promovida pelas associações ambientalistas Verde Eufémia e Almargem, tendo contado com a adesão de alguma população local e agricultores biológicos que discordam dos OGM.

http://www.stopogm.net/