10.7.05

83% de portugueses inquiridos admitem bater em crianças!

e...

3500 crianças morrem por maus tratos nos países da OCDE

Morrem anualmente 3.500 crianças de idades inferiores a 15 anos, vítimas de maus tratos no meio familiar, nos 30 países membros da OCDE, segundo umrelatório da Unicef.
De acordo com o mesmo documento morrem semanalmente duas crianças na Alemanha, três em França e 27 nos Estados Unidos.
A dado passo do relatório menciona-se uma sondagem realizada em Portugal em 2004 na qual 83% dos inquiridos (todos adultos) aceitam que é admissível bater nas crianças.

Info:
www.violencestudy.org

A juventude está ilegal


Segundo um conhecido semanário deste fim de semana mais de 50% dos jovens que atingem a maioridade nos últimos 4 anos não estão recenseados. Coisa que não seria de espantar conhecido como é o pouco valor das eleições para o futuro, e como os políticos estão desacreditados.
Acontece que segundo a legislação em vigor o recenseamento é obrigatório para os cidadãos portugueses, encontrando-se pois milhares de jovens em situação de ilegalidade.

Greve de zelo selvagem dos juízes e magistrados


A greve de zelo selvagem decretada no passado dia 18 já estão a produzir atrasos consecutivos. Recorde-se que nesse dia as associações sindicais dos magistrados e dos juízes decidiram não trabalhar para lá das 17 horas nem fazer nada para além do seu horário de trabalho como resposta à decisão governamental de redução das férias judiciais e de suspensão das carreiras.
Note-se que os tribunais são órgãos de soberania pelo que não estão propriamente sujeitos à legislação geral para os trabalhadores assalariados.

Custo da mão de obra na China

Na China um operário ganha entre 100 a 300 euros por mês e trabalha 60 horas por semana.

Desemprego para uns e lucro para outros


A Lear de Valongo reduziu o número dos seus trabalhadores de três mil para 800. A Yasaki Saltano, em Gaia, passou de quatro mil para 1200 trabalhadores. A Sinviauto e a Cottesi, de Gaia, transferiram parte da sua produção. A Quintas e Quintas na Póvoa de Varzim ameaça deslocalizar-se.. A Molex Automotive, em Santo Tirso, desperta preocupação. O mesmo se passa com as Confecções Vissuto, em Paredes, com a iminência do desemprego para 200 trabalhadores.
No total, contam-se presentemente com 115 mil desempregados no distrito do Porto.

Enquanto isso os lucros dos principais bancos privados durante o primeiro trimestre deste anos, comparados com os do ano passado, registou um aumento de 42,5%

Empresa com 49% de capital público vai deslocalizar-se!!!


A Diatrada, uma empresa de lapidação de diamantes, onde o Estado português detêm 49% do capital social (os restantes 51% pertencem aos sul-africanos da Debeers, o maior grupo do sector de todo o mundo), vai fechar a sua filial em Viseu, até ao fim do mês, e transferir a produção para a China. Mais de 70 trabalhadores, altamente especializados, e que já foram considerados os melhores lapidadores do mundo, vão ficar no desemprego

4.000 operários vão diariamente para as obras na Galiza


Cerca de 4.000 operários portugueses da construção civil a viver no distrito de Braga estão actualmente a trabalhar em obras na Galiza, informaram os sindicatos do sector. Os mesmo sindicatos alertaram para o facto de alguns deles estarem a receber salários inferiores aos praticados em Espanha ( cuja média é de 1100 euros, o que um operário ganha em Espanha, em contraponto com os 800 euros de salário pago pelas empresas portuguesas).
Em 2004 no distrito de Braga trabalhavam 24.000 operários de construção civil.

Pinochet depositou dinheiro no Banco Espírito Santo


Segundo informações tornadas agora públicas o ditador chileno Augusto Pinochet transferiu, entre 1991 e 2000, 3,9 milhões de dólares para a sua conta pessoal no Espírito Santo Bank em Miami.
Como se isso não fosse suficiente surgem agora rumores que o mesmo grupo bancário se encontra envolvido na corrupção que atinge actualmente o governo brasileiro.


Fonte: Expresso

Pouca água pode provocar paragem das centrais eléctricas e morticínio de peixes

A pouca água dos rios, por força da seca, poderá não ser suficiente para resfriar os reactores da Central da Tapada do Outeiro, nas margens do rio Douro.
A REN ( Rede Eléctrica Nacional) já pediu autorização para, em caso de emergência, utilizar as águas do rio Douro em quantidade suficiente para satisfazer as suas necessidades e garantir o funcionamento da central. Mas se tal acontecer é quase certo o aumento da temperatura das águas do rio, que provocaria automaticamente um desastre ecológico com a morte de todos os peixes do rio Douro.

Fonte: Expresso

Efectivos do exército português


Segundo o jornal Público de 7/7/2005 as forças armadas portuguesas contam actualmente com os seguintes efectivos:

Tenente-General (general de 3 estrelas) – 16 efectivos
Major-General (general de 2 estrelas) – 45 efectivos
Brigadeiro – 2 efectivos
Coronel – 220 efectivos
Tenente-Coronel – 537 efectivos
Major – 581 efectivos
Capitães – 674 efectivos
Tenentes – 289 efectivos
Total de oficiais – 2.355 efectivos

Sargento-Mor – 210 efectivos
Sargento-Chefe – 371 efectivos
Sargento-ajudante – 1339 efectivos
1º Sargento – 1605
2º Sargento – 182
Total de sargentos – 3703 efectivos

Rumores sobre empresa norueguesa de confecções


Na empresa norueguesa de confecções Synfiber, de Albergaria-a-Velha os trabalhadores temem pelos seus postos de trabalho depois das férias de Verão.

Despedimento de 13 trabalhadores em Ovar no grupo Philips


A Sociedade de Componentes Bobinados de Ovar (SCBO), do grupo Philips; despediu 13 trabalhadores. A intenção é encerrar a fábrica, apesar dos atingidos denunciarem o facto da empresa estar a contratar pessoal através de uma empresa de trabalho temporário