6.4.10

Orgasmo, poema de Miguel Torga, em plena Serra do Açor


ORGASMO


Deixa que eu te descubra, anónima paisagem,
Corpo de virgem que não amo ainda!
Fauno das fragas e dos horizontes,
Sonho contigo sem te conhecer…
Sonho contigo nua, a pertencer
Ao silêncio devasso e à solidão!
Num pesadelo, vejo amanhecer
O sol e o vento no teu coração!


E é um ciúme de Otelo que me rói!
Só eu não posso acarinhar a sombra
Do teu rosto velado!
Só eu vivo afastado
Dos teus encantos!
E são tantos
E tais!
Que eu não posso, paisagem,
Esperar mais!


Miguel Torga, Diário V




"Lugares espalhados entre os montes e vales. Gente humilde e sincera que habitava a natureza. Cumplicidades de décadas e séculos concerteza. Que o corpo ajudou a conquistar. Tempo dedicado a lançar as sementes. Pinheiros, alimentos, brotavam da terra. Nascentes de água fresca pela serra. E o mais que é preciso para amar!"


A Serra do Açor é uma serra no centro de Portugal, junto à Serra da Estrela, que abrange vários concelhos como Oliveira do Hospital, Arganil ou Tábua e onde se localizam freguesias históricas como o Piódão ou São Gião.

A Serra do Açor faz parte da Cordilheira Central, de que fazem parte a Serra da Lousã, Açor e Serra da Estrela. Tem vários pontos de grande elevação, de que se destacam, O Monte do Colcurinho (1242 m de altitude), o Alto de S. Pedro (1341 m), Alto Ceira e o Pico de Cebola (com cerca de 1400 m). Todos este locais, são zonas de grande beleza e pontos de interesse turístico a visitar. Aí se situa a área de Paisagem Protegida da Serra de Açor.

A Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor possui dois sitios de especial interesse: a Mata da Margaraça e a Fraga da Pena.
A Mata da Margaraça apresenta uma amostra rara da vegetação natural das encostas xistosas do centro de Portugal, tal como à séculos atrás. Alem da componente geológica, os diferentes habitats que possui permitem o crescimento de comunidades muito diversificadas, como fungos e briófitos
A Fraga da Pena localiza-se resulta de um acidente geológico que origina um conjunto de várias quedas de água ao longo de um curso de água permanente, tornando-se um local de grande importância paisagística e conservando ainda alguns exemplares antigos de carvalho-alvarinho, azereiro, azevinho, castanheiro e aderno


http://ricaebelaserradoacor.blogspot.com/




Serra do Açor ( Alto da Picota)

Na Loja do Sr. Falcão, uma loja tradicional de Miranda do Corvo, realizou-se no passado Sábado, 3 de Abril, uma Tertúlia sobre Laicismo e Laicidade


Na Loja do Sr. Falcão, uma loja tradicional de Miranda do Corvo, realizou-se no passado Sábado, 3 de Abril, uma Tertúlia sob o tema do Laicismo e Laicidade animada pelo professor Carlos Esperança, numa organização da Comissão do Centenário da República em Miranda do Corvo


A Loja doSr. Falcão é uma loja tradicional em Miranda do Corvo e um dos poucos locais onde ainda é possível encontrar produtos que atravessaram gerações. A "Loja do Senhor Falcão" é um estabelecimento com história e um reavivar de memórias.

A loja foi fundada por Lourenço Falcão no ano de 1878, data dos primeiros registos conhecidos. Seu filho Joaquim Fernandes Falcão deu continuidade à actividade de “ mercearia, fazendas, vinhos e miudezas ” ajudado mais tarde pelo seu filho Joaquim Falcão que, desde tenra idade ficou ligado ao estabelecimento. Por volta de 1950 o edifício sofreu um violento incêndio que teve origem na escola situada no 2º andar. Todas as instalações são destruídas excepto a zona da actual taberna. Segue-se um enorme esforço de reconstrução por parte do pai e do filho, e renascida das cinzas a actividade após 1956 é continuada por Joaquim Falcão que fica à frente do estabelecimento até ao ano de 2000, data do encerramento por motivos de saúde. Em 2008, sua filha Filomena Falcão com grande amor pelo antigo e pelo tradicional assume o desafio deste projecto sentimental, mostrar ao século XXI um espaço do século XIX. Dedicada a artesanato, taberna e artigos regionais a Loja do Sr. Falcão é assim uma homenagem aos seus antepassados.


http://lojadosrfalcao.blogspot.com/