Na Loja do Sr. Falcão, uma loja tradicional de Miranda do Corvo, realizou-se no passado Sábado, 3 de Abril, uma Tertúlia sob o tema do Laicismo e Laicidade animada pelo professor Carlos Esperança, numa organização da Comissão do Centenário da República em Miranda do Corvo
A Loja doSr. Falcão é uma loja tradicional em Miranda do Corvo e um dos poucos locais onde ainda é possível encontrar produtos que atravessaram gerações. A "Loja do Senhor Falcão" é um estabelecimento com história e um reavivar de memórias.
A loja foi fundada por Lourenço Falcão no ano de 1878, data dos primeiros registos conhecidos. Seu filho Joaquim Fernandes Falcão deu continuidade à actividade de “ mercearia, fazendas, vinhos e miudezas ” ajudado mais tarde pelo seu filho Joaquim Falcão que, desde tenra idade ficou ligado ao estabelecimento. Por volta de 1950 o edifício sofreu um violento incêndio que teve origem na escola situada no 2º andar. Todas as instalações são destruídas excepto a zona da actual taberna. Segue-se um enorme esforço de reconstrução por parte do pai e do filho, e renascida das cinzas a actividade após 1956 é continuada por Joaquim Falcão que fica à frente do estabelecimento até ao ano de 2000, data do encerramento por motivos de saúde. Em 2008, sua filha Filomena Falcão com grande amor pelo antigo e pelo tradicional assume o desafio deste projecto sentimental, mostrar ao século XXI um espaço do século XIX. Dedicada a artesanato, taberna e artigos regionais a Loja do Sr. Falcão é assim uma homenagem aos seus antepassados.
http://lojadosrfalcao.blogspot.com/