5.10.08

O Migalhães


O Migalhães

Lá vem pelo avelar
O filho do Zé João
Vem do centro escolar
Cansado de palmilhar
A caminho da povoação

Não há médico na aldeia
E a antiga escola fechou
Não tem carne para a ceia
Nem petróleo para a candeia
Porque o dinheiro acabou

O seu pai foi para França
Trabalhar na construção
E a mãe desta criança
Trabalha na vizinhança
Lavando pratos e chão

Mas o puto vem contente
Com o Migalhães na mão
E passa por toda a gente
Em alegria aparente
De quem já sabe a lição

Um senhor muito invulgar
Que chegou com mais senhores
Veio para visitar
O novo centro escolar
E dar os computadores

E lá vem o Joãozinho
No seu contínuo vaivém
Calcorreando o caminho
Desesperando sozinho
À espera da sua mãe

Neste país de papões
A troco de dois vinténs
Agravam-se as disfunções
O rico ganha milhões
E o pobre Migalhães

poema de Luís Costa

Retirado
daqui

A domesticação da sociedade … e dos professores ( artigo de José Gil). Até quando?

«Como foi possível passar da contestação à obediência, da revolta à «servidão voluntária» como lhe chamava La Boétie? Indiquemos um só mecanismo que o Governo utiliza: a ausência total de resposta a todo tipo de protesto. Cem mil pessoas na rua? Que se manifestem, têm todo o direito – quanto a nós continuaremos a enviar-lhes directivas, portarias, regulamentos a cumprir sob pena de…(existe a lei). Ausentando-se da contenda, tornando-se ausente, o poder torna a realidade ausente e pendura o adversário num limbo irreal.»
(...)

«No processo de domesticação da sociedade, a teimosia do Primeiro-Ministro e a teimosia da sua Ministra da Educação são técnicas terríveis de dominação, de castração e de esmagamento, e de fabricação de subjectividades obedientes. (...)»


(excertos de um texto de José Gil publicado na edição de 2 de Outubro de 2008 da revista Visão)

Nota: José Gil (nasceu em 1939) é um filósofo e ensaista português. Os seus trabalhos são em língua francesa e portuguesa. Estudou em França, nomeadamente com o filósofo Gilles Deleuze. Leciona filosofia na Universidade Nova de Lisboa e no Colégio International de Filosofia (Collège International de Philosophie) em Paris.


Clicar por cima da imagem para ampliar e ler em detalhe


Imagem retirada do excelente blogue
http://bioterra.blogspot.com/

«Os professores contam!» é o lema deste dia mundial do professor



"OS PROFESSORES CONTAM!" é o lema com que se comemora, em 5 de Outubro, este ano, o Dia Mundial do Professor. Os professores contam. Sem eles não há Escola, não há Educação, não há desenvolvimento. Os professor querem exercer com eficácia a sua profissão e exigem que o governo reconheça o seu importante papel social.

O Governo não pode:

- destruir a carreira docente;

- agravar as condições de trabalho;

- aumentar os horários;

- impor mecanismos absurdos de avaliação do desempenho;

- afastar os professores dos centros de decisão;

- elevar os índices de precariedade e desemprego;

- atacar a dignidade de ser professor.

O GOVERNO TEM DE RESPEITAR OS PROFESSORES!
Em 5 de Outubro, o Mundo celebra a profissão docente, porque OS PROFESSORES CONTAM!




A UNESCO começou a comemorar o "World Teachers' Day" em 1993. Este dia representa a convicção da contribuição vital que a profissão de professor tem para a Educação e o Desenvolvimento.
Apesar dos investimentos que a Comunidade Internacional tem feito nesta área, a UNESCO estima que são precisos mais 18 MILHÕES de Professores e Educadores em todo o mundo, para garantir até 2015 uma educação básica universal para todas as crianças do Planeta.
A falta de Profissionais qualificados é o principal problema - também por isso, as actividades comemorativas centram-se na Formação de Professores - por todo o mundo, organizações profissinais de professores chamam a atenção para a necessidade de garantir formação adequada aos PROFESSORES - because teachers matter!

Bute (Bicicletas De Utilização Estudantil) na Universidade do Porto, e não só…


A Universidade do Porto convida toda a comunidade académica a adquirir gratuitamente a sua ''BUTE''- bicicleta de utilização estudantil.

Inscreve-te e recebe a tua!

Vai a
www.sas.up.pt e envia a tua inscrição para bute@sas.up.pt até ao dia 26 de Outubro de 2008.

A Universidade do Porto, em parceria com a empresa Ideia Biba vai distribuir, nos próximos 4 anos, 4.000 bicicletas. Até ao final deste ano lectivo pelo menos um quarto deste número já terá sido atingido. O objectivo deste programa é aumentar o uso da bicicleta como meio transporte por parte da Comunidade da Universidade do Porto, promovendo a preservação ambiental e os hábitos saudáveis.

As BUTE serão entregues após um período de candidatura, efectuado mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição que está disponível em www.sas.up.pt e que deverá ser envidada para bute@sas.up.pt. Todas as candidaturas que não sejam enviadas por este processo serão rejeitadas.

A U.Porto fará a entrega das primeiras 500 BUTE destinadas a todos os estudantes, docentes e funcionários da U.Porto ainda no mês de Novembro. As restantes BUTE´s serão distribuídas a partir de Dezembro em acções a anunciar. As necessidades individuais de entrega evidenciadas na ficha de inscrição serão tidas em conta.

A listagem de todos os candidatos será colocada em
www.sas.up.pt até ao dia 31 de Outubro.

A distribuição das BUTE é realizada de acordo com um contrato a assinar entre o candidato, a U.Porto e a Ideia Biba, que se encontra disponível em:
www.sas.up.pt

Para mais informações consulta o Regulamento de utilização.


Depois de tere sido já implementado na Universidade do Minho ( em Braga) um projecto semelhante está a decorrer também no Instituto Politécnico do Porto e ainda nas Universidades de Aveiro e Lisboa.

Começa hoje o ciclo de cinema da América Latina com o filme Zapatista (na sede do Porto da SOS Racismo, às 17h)


ZAPATISTA (2001)

Produção e direcção: BIG NOISE – http://www.bignoisefilms.com/
Duração: 54m

Entrevistas a: Zack de la Rocha, Noam Chomsky, Mumia Abu Jamal, Daryl Hannah… Zapatista é a versão definitiva da insurreição de Chiapas. É a história de um levantamento de indígenas maias, armad@s de paus e palavras, contra uma milícia do primeiro mundo. É a história de um movimento global que deteve 175 mil soldados federais, transformando a cultura política mexicana e internacional para sempre

Mais info:
http://www.sosracismoporto.blogspot.com/