2.8.10

Romaria de S.Domingos da Serra, na freguesia da Raiva, em Castelo de Paiva, no próximo dia 4 de Agosto, é uma genuína manifestação de cultura popular

Parte das vistas que se podem gozar do cimo do monte do S.Domingos da Serra
Vista do monte do S. Domingos da Serra a partir do rio Douro

O dia da Grande Romaria do S. Domingos da Serra, que se realiza anualmente na freguesia da Raiva , em Castelo de Paiva, é já no próximo 4 de Agosto. Para além das cerimónias de carácter religioso que tem como ponto central a capela, dotada agora de um enorme carrilhão, situada no cimo do monte com o mesmo nome do santo padroeiro, o local é um ponto de interesse por parte de muita gente, quer de forasteiros quer das gentes das vizinhanças já que goza de boa fama para os caminhantes e todos aqueles que apreciam a cultura popular.

A paisagem e a soberba vista que se pode gozar lá do cimo do monte, sobranceiro ao rio Douro, faz do local um espaço único, bastante apreciado, e destino de muita gente em qualquer altura do ano em busca de repouso e prazer para os olhos, tal é a qualidade de vistas que se podem ter dali.

No dia da Romaria milhares de pessoas sobem o Monte até à sua Capela, algumas delas para satisfação de suas promessas, outras para conviver e descansar depois de uma valente caminhada por estradas e caminhos percorridos a fim de lá chegar, devidamente aconhegados com o farnel da viagem a pé, ou dos comes e bebes que foram embuchados ao longo da jornada nas várias «capelinhas» espalhadas pelo caminho.