21.5.07

Alberg.circus – Encontro de malabarismo, artes do circo e mais…




http://www.albergar-te.com/alberg.circus/

Depois de alguns anos de inactividade, a AlbergAR-TE – associação cultural, responsável por importantes eventos culturais e nomeadamente o Dia do Desassossego, ressurge com novas ideias e projectos de actividade cultural e artística, em Albergaria-a-Velha.


Como relançamento da associação surge o Alberg.Circus – Encontro de Malabarismo, Artes do Circo e mais…, a realizar nos próximos dias 25, 26 e 27 de Maio, em Albergaria-a-Velha.


Este Encontro, de características nacionais, surge na linha de outros eventos congéneres realizados no país e no estrangeiro e na sequência de actividades semelhantes, apesar de com menores dimensões, que desde 1999 se realizam em Albergaria, em ambiente mais restrito. Não é pois sem antecedentes que o Alberg.Circus acontece em Albergaria-a-Velha.


O Alberg.Circus pretende reunir um grande número de artistas, amadores e profissionais, que se dedicam às artes do circo e outras artes performativas anexas, estando prevista a presença de mais de uma centena de participantes. Todos os que se dedicam de uma forma ou outra ao espectaculo sao bem vindos, sejam eles malabaristas, acrobatas, animadores de rua, estátuas, palhaços, trapezistas, modeladores de balões, etc.


O Alberg.Circus, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, decorrerá em diversos espaços municipais com especial incidência na Quinta do Torreão, Pavilhão Gimno-Desportivo e no Cine Teatro Alba.


A Quinta do Torreão, espaço de excelência para a realização de eventos deste tipo, acolherá os participantes vindos de todo o país e também de Espanha, com um espaço para acampamento. Uma tenda de circo será montada no local e será o espaço de realização das acções de formação técnica e artística a decorrer durante o Encontro: workshops de malabarismo, clown, modelação de balões, trapézio e outros aéreos, etc. Simultaneamente, parte do espaço estará disponível para o público, podendo este assistir a espectáculos informais.


Como realizações de carácter público do Alberg.Circus realizar-se-á no sábado 26 à noite, uma Gala no Cine Teatro Alba com a presença de cerca de uma dúzia de artistas e grupos que apresentarão espectáculos de malabarismo, aéreos, clowning, magia, etc., e no domingo à tarde um desfile dos participantes pelas ruas e que terminará com jogos de malabarismo e o tradicional “tudo ao ar”, ritual em que os malabaristas lançam ao ar, em simultâneo todos os seus artefactos.


A 25, 26 e 27 de Maio, Albergaria será a capital do novo circo e da animação.



A 25, 26 e 27 de Maio, Albergaria será a festa!


A AlbegAR-TE, agora reactivada, promete, na sequência deste Alberg.Circus, a realização de outros eventos artísticos e culturais de maior ou menor dimensão e a realização de 2ª edição do Dia do Desassossego.



PROGRAMA

Sexta feira, 25
A partir das 15 h Quinta do Torreao
Recepção de participantes, inscrição e instalação.
23 h Open Stage na Tenda de circo. Participaçao aberta a todos, apenas limitada por questoes de tempo.



Sabado, 26
10 às 13 h Workshops a realizar na Tenda e no Pavilhao Gimno-Desportivo.
15 às 18 h Workshops a realizar na Tenda, no Pavilhao Gimno-Desportivo e na Alameda 5 de Outubro.
18:30 h Todos na Alameda. Acção de divulgaçao da Gala da noite.

21:45 h Gala no Cine Teatro Alba.
24 h Pós-Gala com demonstraçoes de fogo na Alameda em frente ao Teatro


Domingo, 27
10 h Workshops no Pavilhao Gimno-Desportivo
15 h Desfile dos participantes com inicio na Quinta do Torreao e final na Alameda 5 de Outubro
16 h Olimpiadas de malabarismo



Tudo ao ar e encerramento oficial do Alberg.Circus.
Despedidas, abraços, beijinhos e até ao ano.

Teatro Universitário - festivais em Lisboa e no Porto


"Cabe, pois, a um teatro universitário dar o tom das ressurreições culturais, segundo os ventos mais actualizados da cultura; cabe-lhe , também, impor, com a sua autoridade, autores novos, julgando representativos, cujas peças podem até não ser, para nós, obras-primas, desde que essas peças pareçam significativas de tendências artísticas que, no teatro e pelo teatro, urge esclarecer. Tudo isto o teatro universitário pode fazer, com outros resultados teóricos e práticos que o teatro de amadores não atingirá nunca - porque o teatro de amadores abre-se da cultura para a vida, e um teatro universitário abre-se da vida para a cultura"

(
Jorge de Sena, "Do Teatro em Portugal", in "Obras de Jorge de Sena", Edições 70, 1988, Lisboa)



INPUT'07 - 1º Festival Anual de Teatro da Universidade do Porto
23 de Maio a 1 de Junho 2007


Os grupos de teatro da Universidade do Porto, em parceria com o IRICUP, apresentam uma iniciativa inédita no panorama cultural portuense: INPUT'07 - 1º Festival Anual de Teatro da U.Porto.

Do programa do festival constam nove peças, levadas à cena por nove grupos de teatro universitário, no Estúdio Latino do Teatro Sá da Bandeira, todas as noites entre 23 e 31 de Maio pelas 21h30.


Terá a participação dos portuenses Engenharte (da Faculdade de Engenharia), Máscara Solta (da Faculdade de Letras), Sobretudo (da Faculdade de Belas Artes), S.O.T.A.O. (do ICBAS), TIC TAC (da Faculdade de Ciências) e X-Acto (da Faculdade de Psicologia) e ainda dos grupos de teatro das Universidades de Aveiro, da Beira Interior e de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Seguir-se-á a cada peça, uma tertúlia bem humorada entre quem vê e quem faz Teatro.
Mas este inaugural certame portuense de teatro pretende ainda sensibilizar o público para a arte performativa, levando-o a «experimentar teatro». Daí que, ao longo do festival complementarão o evento, os workshops Introdução à expressão dramática, por Tó Maia e Clown Político/Social, por Jorge Pacheco. A festa de encerramento, terá lugar na sede do Teatro Universitário do Porto, a 1 de Junho, com a leitura encenada de As preciosas Rídiculas de Molière, pelos actores do TUP.

Programa:

Sessão de Abertura: 23 de Maio, pelas 20:30, no Estúdio Latino do Teatro Sá da Bandeira

Todos os espectáculos às 21:30 no Estúdio Latino - Teatro Sá da Bandeira:

23/05 4ªf: Doze Pedaços de Lua, Texto adaptado da obra "Histórias Mínimas"de Javier Tomeo, encenação de Pedro Estorninho, pelo S.O.T.A.O. (do ICBAS - UP)


24/05 5ªf: Corpo Presente, de Lara Morgado, encenação de Lara Morgado, pelo X-Acto (da FPCEUP)

25/05 6ªf: O Armazém, de Vânia Cosme, encenação de Helena Genésio, pelo TEB (da UTAD)

26/05 Sab: Promissão do Quinto Império, de Vicente Sanches, encenação de Jorge Pedro Ferreira, pelo GreTUA (da UA)

27/05 Dom: Plagiai, de António Abernú, encenação de António Abernú, peloTeatrUBI (da UBI)

28/05 2ªf: O Arranca Corações, a partir de Boris Vian, encenação de António Júlio, Andreia Moisés e Atónio A., pelo Engenharte (da FEUP)

29/05 3ªf: Machinamentum, de Emanuel Santos, encenação de Emanuel Santos, pelo Sobretudo (da FBAUP)

30/05 4ªf: Eumênides, de Ésquilo, encenação de Tó Maia, pelo TIC TAC (da FCUP)

31/05 5ªf: A Cantora Careca, de Eugene Ionesco, encenação de Susana Oliveira, pelo Máscara Solta (da FLUP)


Workshops:
- Clown Político/Social, por Jorge Pacheco, em três sessões: 24 e 25 de Maio das 19h às 22h e 26 Maio das 15h às 19h
- Introdução à Expressão Dramática, por Tó Maio, 28 de Maio das 19h às 23h



Festa de Encerramento:
1 de Junho, a partir das 21h na Sede do Teatro Universitário do Porto, com As Preciosas Ridículas, de Molière, leitura encenada pelos actores do TUP.


Bilhetes: 3€(estudantes) e 5€(geral) à venda na bilheteira do Teatro Sá da Bandeira entre as 20h e as 21:30 durante o festival e entre as 15h e as 18h a partir de 16 de Maio
Informações: http://input.up.pt

Inscrições workshops: input07@gmail.com








FESTIVAL ANUAL DE TEATRO ACADÉMICO DE LISBOA (10 a 27 de Maio)
Está presentemente a decorrer no Teatro da Politécnica (Museus da Politécnica - Rua da Escola Politécnica) desde o dia 11 de Maio a 8ª edição do Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa e que se vai prolongar até 27 de Maio, numa organização da Reitoria da Universidade de Lisboa.
São 17 noites com 19 espectáculos e uma série de intervenções noutros locais da cidade. As Tertúlias, no Bar do Teatro - pondo a arte de palco à conversa com actores, encenadores e público - acontecem todas as noites, após cada espectáculo

A 8ª edição do Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa – FATAL 2007 traz à cidade de Lisboa, entre 10 e 27 de Maio de 2007, as mais recentes encenações de 19 grupos de teatro universitário de Portugal, Espanha e França.
Acentuando cada vez mais a internacionalização do FATAL, esta edição marca a estreia de um grupo universitário francês na programação, reunindo actores de proveniências tão diversas como o Congo, Senegal, Cabo-Verde, Antilhas, França, Estados Unidos, Marrocos, Chile e a Índia.
Para além de uma ambiciosa programação de espectáculos de teatro, a decorrer no Teatro da Politécnica (Museus da Politécnica, Príncipe Real), o Festival apresentará também uma programação paralela, integrando outras formas de expressão artística: Café Teatro - Apresentação Pública do FATAL; Tertúlias; Performances em vários locais de Lisboa; Zigurate & Álvaros & Chairs, instalação urbana, na Cidade Universitária – Fachada do Edifício da Reitoria da UL e Fatalidades, exposição fotográfica patente em vários espaços do Bairro Alto.

O Festival encerra em festa no dia 1 de Junho com a Festa Fatal, antecedida pela Cerimónia de Entrega dos Prémios FATAL e FATAL – Cidade de Lisboa.


Site
http://www.fatal2007.ul.pt


Programa

13 Abril a 31 Maio
Cidade Universitária – Passeio da Aula Magna
ZIGURATE, de João Duarte e Andreia Pereira
ÁLVAROS & CHAIRS, de Andreia Pereira, Catarina Alves, Marcela Manso, Maria Ana, Ricardo
Manso, Teresa Ponte
Coordenação de João Duarte
Co-Organização: Centro de Investigação e de Estudos Volte Face - Medalha Contemporânea da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa


Exposição Fotográfica
20 Abril a 27 Maio
Bairro Alto
FATALIDADES, de Ana Rojas, Cláudia Dâmaso e Sofia Quintas
Selecção Fotográfica: Álvaro Áspera, Afonso Guerreiro, Joana Hartmann, Marisa Costa
Produção Executiva: Juliana Oliveira e Afonso Guerreiro
Co-Organização: Núcleo das Artes do Espectáculo da Faculdade de Letras da Universidade de
Lisboa
Locais: 21 no Bairro Associação Loucos e Sonhadores Bar do Bairro Kamasutra Ler Devagar
Espaço 40 e 1 O Faia


Festa FATAL
1 Junho Sex.
22h Santiago Alquimista
Cerimónia de Entrega de Prémios
24h Santiago Alquimista
Festa FATAL
Com Les Pastis (VJ & DJ) e NuCiVo (programação vídeo no espaço lounge)
Produção Executiva de Sofia Gasparinho


Workshop
15 a 18 Maio Ter., Qua., Qui., Sex.,
15h-19h Reitoria da Universidade de Lisboa - Salão Nobre
QUE CORPO PARA O ACTOR?
Reflexão prática sobre a consciência cénica do actor
Por Jean Paul Bucchieri


6 Performances
10,11,12 Maio Qui., Sex., Sáb
23h Passeio das Docas de Alcântara
Deficientes e Eficientes
Encenação de Susana Vidal
GTIST, da Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico



11,12 Maio Sex., Sáb
24h Praça Luís de Camões
Ó Édipos!
Encenação de Nicolau Antunes
dISPArteatro, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada

17,18,19 Maio Qui., Sex., Sáb
23h Bairro Alto – Café Suave
God Save the Lycra
Encenação de Ana Isabel Augusto
MISCUTEM, do Instituto de Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa


17,18,19 Maio Qui., Sex., Sáb.
24h Bairro Alto - Associação Loucos e Sonhadores
Espelho
Concepção e Encenação de Elisabete Fragoso
GTN, da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas


25 Maio Sex.
24h Bairro Alto – Bar do Bairro Alto
Cough & Diz
Criação de Sal e de Pedro Bastos
CATARRO, da Universidade de Coimbra

24, 25, 26 Maio Qui., Sex., Sáb.
23h Bairro Alto – Bar Funicular
Última Chamada
Coordenação de João Cabral e Rosa Cabral
ULTIMACTO, da Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação


16 Peças

Teatro da Politécnica
Tertúlias às 23h


12 Maio Sáb.
Projecto Müller, a partir de Heiner Müller
Encenação de Ricardo Correia
TEUC, da Universidade de Coimbra


13 Maio Dom.
Público, de Garcia Lorca
Encenação de Paloma Lugilde
CUSC, da Universidade de Santiago de Compostela, Campus de Lugo

14 Maio Seg.
Instantâneos da Morte, criação colectiva
Encenação de Joana Craveiro
2º A Circular/ Tearte, do Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social

15 Maio Ter.
A Missão, de Heiner Müller
Encenação de Ávila Costa
GTL, da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras


16 Maio Qua.
O Arranca-corações, a partir de Boris Vian
Encenação de Susana Vidal
GTIST, da Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico


17 Maio Qui.
Procura-se, a partir de Anton Tchekhov
Encenação de José Lobato
GTUL, da Universidade Lusíada de Lisboa


18 Maio Sex.
Silêncio, de João Negreiros
Encenação de João Negreiros
TUM, da Universidade do Minho


19 Maio Sáb.
Corpo Presente, de Lara Morgado
Encenação de Lara Morgado
X-Acto, da Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação


20 Maio Dom.
Les Nègres, de Jean Genet
Encenação de Cristèle Alves Meira
CAES, da Universidade Paris X


21 Maio Seg.
Pervertimento, de José Sanchis Sinisterra
Encenação de Jorge Mota
CENAtÓRIO, da Universidade Lusíada do Porto


22 Maio Ter.
Fim de Partida, a partir de Samuel Beckett
Encenação de Edward Fão
Next, da Universidade de Lisboa Faculdade de Belas Artes


23 Maio Qua.
Oedipus, a partir de Sófocles
Encenação de Nicolau Antunes
dISPArteatro, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada


24 Maio Qui.
A Cantora Careca, de Eugène Ionesco
Encenação de Susana Oliveira
Máscara Solta, da Universidade do Porto Faculdade de Letras


25 Maio Sex.
Plagiai, de António Abernú
Encenação de António Abernú
TeatrUBI, da Universidade de Beira Interior


26 Maio Sáb.
A Água Dorme de Noite, de Gefac
Encenação de Gefac
GEFAC, da Universidade de Coimbra
27 Maio Dom.
Armazém, de Vânia Cosme
Encenação de Helena Genésio e Ana Vaz
TEB, do Instituto Politécnico de Bragança


3 Peças Site Specific

11 Maio Sex.
21h30 e às 23h00
Local: FCSH-UNL
Blame Beckett, a partir de Samuel Beckett e outros textos
Encenação de Diogo Bento
GTN, da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas


19 e 20 Maio Sáb. e Dom.
16h00 Local: FCT-UNL (Monte da Caparica)
No País das Últimas Coisas, a partir de Paul Auster
Encenação de Joana Craveiro
NNT, da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia


26 e 27 Maio Sáb. e Dom.
16h00 Local: F Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa Pólo da Ajuda
Cubo
Fashion Store, criação colectiva
Encenação de David Silva
RASTILHO, da Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Arquitectura



Itinerância FATAL
de Junho a Dezembro
MOSTRAS FATAL, com as peças premiadas no FATAL 2007
Direcção de Isabel Maçana Bruxo, Álvaro Áspera e Rui Teigão
Locais previstos (circuito ainda em construção): Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional D. João, Teatro Municipal de Almada, Teatro Municipal de Braga, Teatro Municipal de Bragança, Teatro Municipal de Vila Real, Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra), Auditório Municipal de Vila Nova de Foz Côa

A Greve Geral de 30 de Maio diz respeito a todos os Professores e Educadores

A Greve Geral do próximo dia 30 de Maio, deverá ser um momento muito forte de luta dos professores e educadores. Nesse sentido, espera-se uma grande adesão à Greve e o encerramento da esmagadora maioria dos jardins-de-infância e das escolas dos ensinos básico, secundário e superior, tanto oficiais como particulares.

O objectivo principal da Greve Geral é a exigência de outro rumo para o nosso país, que, devido à política do actual Governo, tem vindo a tornar-se ainda mais injusto socialmente, com os que apenas vivem do seu trabalho a sentirem crescentes dificuldades. Daí a grande importância de, em 30 de Maio, fazermos convergir todas as lutas que a todos os portugueses dizem respeito.

Os objectivos específicos da Greve Geral são o protesto contra o desemprego e a precariedade crescentes no país, contra a liquidação das carreiras profissionais, contra a destruição e privatização de serviços públicos que são essenciais às populações. São, pois, objectivos que dizem muito aos professores e aos educadores.

Se todos nós, professores e educadores, temos lutado tanto contra a imposição do "ECD do ME" [que divide a carreira em categorias, impede o acesso da maioria aos escalões de topo, aumenta horários de trabalho, introduz os contratos individuais de trabalho e os supranumerários e agrava as condições de aposentação, entre outras medidas impostas];
se nos temos insurgido contra o encerramento cego de estabelecimentos, do Pré-Escolar, Básico e Secundário;
se protestámos e continuamos a considerar injusto o roubo de mais de 2 anos de tempo de serviço que cumprimos - então é tempo de fazermos convergir o nosso protesto e a nossa luta com os restantes trabalhadores portugueses.

Mas atenção, é preciso estarmos conscientes de que o Governo de Sócrates prepara novas medidas, extremamente violentas, contra os trabalhadores e, em especial, os da Administração Pública, procurando concretizar a aplicação integral do Código de Trabalho (já tendo propostas que o agravam ainda mais), do PRACE e do SIADAP. É nesse sentido, que já existem projectos do Governo que prevêem:


• os despedimentos, sem justa causa, na Administração Pública;
• a eliminação dos "corpos especiais", como o dos docentes;
• que o designado emprego público se restrinja aos trabalhadores das áreas consideradas "núcleo essencial das funções do Estado", em que não se integra a Educação, sendo eliminada a vinculação através da figura de "nomeação";
• a aplicação generalizada das regras de "contrato individual de trabalho", em que relevam os deveres, deixando praticamente de estar consagrados direitos para os trabalhadores (com implicações também para quem já está nos quadros).


Se acrescentarmos a estas intenções que já constam em projecto, outras que têm vindo a ser anunciadas, tais como:

• a municipalização quase absoluta do ensino básico (podendo incluir os próprios docentes, que passariam a ser funcionários das Câmaras);
• a progressiva transferência de importantes vertentes do ensino secundário para empresas, por enquanto públicas;
• A transformação das universidades públicas em entidades empresariais;
• a intenção de aplicar as regras de mobilidade especial (supranumerários) a milhares de docentes, o que, na verdade, se traduzirá no seu despedimento efectivo;
• o agravamento das condições de aposentação e a redução significativa do valor das pensões dos que já estão aposentados...


Então, não restam quaisquer dúvidas,

TODOS OS PROFESSORES E EDUCADORES
DEVEM ADERIR À GREVE GERAL!


É NOSSA OBRIGAÇÃO LUTAR POR OUTRA POLÍTICA,

EXIGIR UM PAÍS MAIS JUSTO

E EXIGIR RESPEITO POR QUEM TRABALHA!

www.grevegeral.org