26.6.11

A criatividade do povo: os cartazes nas manifestações por uma democracia verdadeira no 19J

No passado dia 19 de Junho as ruas de muitas cidades do território do estado espanhol ficaram inundadas de gente que se manifestava por uma democracia verdadeira. Foi um momento onde se pode ver a criatividade do povo através das frases e imagens estampadas nos cartazes feitos por muitos anónimos

A educação escolar, as massas de burros e a pseudodemocracia em que vivemos (crónica de Paulo Varela Gomes)

Crónica de Paulo Varela Gomes sobre a ESCOLA, as MASSAS DE BURROS, e a PSEUDO-DEMOCRACIA em que vivemos.

«De facto, a escola que temos é pior do que a escola de há 50 anos (…)
Quer dizer: há meio século só uma elite completava o secundário e a Universidade. Hoje, qualquer José Sócrates acaba um curso e quer ir para Paris estudar filosofia (…)
É culpa da democracia, dirão alguns (…). Não foi a democracia que lixou a escola. Foi o abandono propositado dos graus de exigência antigos e a degradação deliberada das condições de vida das escolas, da formação e do apoio aos professores. Porquê? Porque sai muito mais caro educar as massas e o que se quer são massas de burros. Dá-se-lhes uma porcaria qualquer e, no fim, um diploma de mestre ou doutor. O povo fica contente e vota.
Seria capaz de apostar que um teste idêntico(…) daria os mesmos resultados em quase todos os países do Ocidente. É que o sistema é o mesmo: a actual democracia vale tão pouco como a escola a que deu origem.»

Paulo Varela Gomes, crónica sob o título «20 valores», publicada no jornal Público de 25 de Junho de 2011

Os Estados Unidos (EUA) são os recordistas de todos os genocídios (George Maciunas, artista plástico do movimento Fluxus)

OS ESTADOS UNIDOS (EUA) SÃO OS RECORDISTAS DE TODOS GENOCÍDIOS

USA SURPASSES ALL THE GENOCIDE RECORDS

John Lennon e Yoko Ono em frente da bandeira-poster de autoria do autor pládtico do movimento Fluxus, George Maciunas

Kublai Khan massacres 10% in near east

Spain Massacres 10% of American Indians

Joseph Stalin massacres 5% of Russians

Nazis Massacre 5% of occupied Europeans and 75% of European jews

USA massacres 6.5% of South Vietnamese & 75% of American Indians
 
 
Há quem recorde que o genocídio moderno não pode ser desligado do velho projecto da classe dominante mundial  de reduzir a população e que foi graças aos financiamentos fornecidos por capitalistas como Rockefeller, Carnegie e Herriman que foi lançado o movimento eugenista no final do século XIX.