26.9.09

A Escola da Noite em Coimbra recebe a peça Os Dias Felizes (de Beckett) pelo Centro Dramático de Évora


"Um maravilhoso poema de amor, o canto de uma mulher que ainda quer ouvir e ver o homem que ama."

OS DIAS FELIZES de Samuel Beckett pelo CENDREV(o grupo do Centro Dramático de Évora) no TCSB ( Teatro da Cerca de São Bernardo) em Coimbra



A Escola da Noite acolhe o espectáculo “Os Dias Felizes” de Samuel Beckett, pelo Centro
Dramático de Évora (CENDREV), nos próximos dias 29 e 30 de Setembro, terça e quarta, pelas 21h30, no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB).

O espectáculo aborda, segundo o CENDREV, uma "estranha história de amor", em que Winnie é uma personagem que cria o seu presente a partir de fragmentos de uma existência anterior, uma personagem que está a afundar-se na terra, enterrada até à cintura, e que passa o tempo entre a campainha que toca para acordar e a que toca para dormir. Winnie tentará envolver Willie, o seu companheiro, na conversa evocando "memórias de uma vida anterior, em que a mobilidade era possível, contando histórias a si própria e remexendo nos seus objectos dentro do saco". O conflito interior desta perosnagem "reside no facto de o seu interlocutor lhe poder falhar e ter que passar a falar sozinha, coisa que não poderá suportar".

É com grande satisfação que A Escola da Noite, que já produziu dois espectáculos a partir da obra deste dramaturgo irlandês (“Beckett: primeira jornada”, 1996, encenação de António Augusto Barros e “Play Beckett”, 2006, encenação de Sofia Lobo), acolhe no TCSB um dos textos maiores deste autor em cuja obra, de acordo com o CENDREV, "a ironia amarga resulta de um violento contraste entre a esperança que o homem coloca na sua existência e o que realmente obtém dela".
“Os Dias Felizes” do CENDREV, conta com interpretação de Isabel Bilou e Rui Nuno, dirigidos por Júlio Castronuovo, com Maria Marrafa como assistente de encenação, e ainda com a colaboração de Carlos Barreira na cenografia, Inês de Carvalho nos figurinos e António Rebocho nas luzes.

Esta apresentação em Coimbra da companhia alentejana ocorre no âmbito da Plataforma das Companhias da qual fazem parte, para além dos dois grupos de Coimbra e Évora, o Teatro Regional da Serra de Montemuro, o Teatro das Beiras, a Companhia de Teatro de Braga e a ACTA.

Faça-nos companhia!
A Escola da Noite




A Escola da Noite apresenta no TCSB

OS DIAS FELIZES de Samuel Beckett pelo CENDREV

29 e 30 de Setembro terça e quarta 21h30 TCSB

informações e reservas pelo telefone 239718238 telemóvel 966302488

bilhetes entre 6 e 10 Euros duração 105' com intervalo M/16


A Escola da Noite
Teatro da Cerca de São Bernardo
Cerca de São Bernardo
3000-097 COIMBRA

telef 239 718 238
fax 239 703 761
telm 966 302 488

e-mail
isabelcampante@aescoladanoite.pt
site
www.aescoladanoite.pt
blog
http://weblog.aescoladanoite.pt

Quintas de Leitura convida 4 poetas para a sessão imperdível de 29 de Outubro

Clicar sobre a imagem para ler em detalhe

http://quintasdeleitura.blogspot.com/


Abertura de Bilheteira - Dia 24 de Setembro

Levantamento de Reservas - Até ao dia 22 de Outubro

Patrícia Vaz
(Produtora)

Teatro do Campo Alegre

Documentários sobre José Afonso vão ser passados no clube literário do Porto ( dia 2 de Out. às 21h30)


Conferência sobre «The Social Construction of the Self» (28 e 29 de Set. em Alghero, Itália)



Conference: THE SOCIAL CONSTRUCTION OF THE SELF
Alghero, Italy
28-29 September 2009


What are the connections between social cognition and individual selfhood?
How do social relationships contribute to shape our inner self?

Conversely, how much of our mental like is intrinsically “social”, and in what sense?
Is there a sharp boundary between self and other, or these categories require a more nuanced analysis?
If there is an intimate connection between society and selfhood, what is the role of language in this respect?

These are some of the issues to be addressed in this interdisciplinary conference, where leading scholars in philosophy, psychology, and neuroscience are gathered to discuss the extent by which our inner mental life is influenced by the social context we live in.

Conference poster: http://www.media.unisi.it/cirg/fp/conf_social_self.pdf

PROGRAMME

Monday 28 September 2009
09:00: Opening remarks
09:15: Cecilia Heyes (Oxford), The role of learning in the development of mirror neurons
10:15: Coffee break
10:45: Corrado Sinigaglia (Milan), Motor cognition and action understanding
11:45: Peter Hobson & Jessica Hobson (London), Self/other distinction from the perspective of autism
13:00: Lunch
14:30: Matteo Mameli (London), An evolutionary perspective on social cognition
15:30: Shaun Gallagher (Orlando/Hatfield), Social interaction in the phenomenology of agency
16:30: Coffee break
17:00: Cristiano Castelfranchi & Fabio Paglieri (Rome), Self-control as a social problem
18:00: Gregory Currie (Nottingham), Language, narrative and the spread of reputation
20:30: Social dinner


Tuesday 29 September 2009
09:00: Barry Smith (London), Language, self-knowledge and consciousness
10:00: Julian Kiverstein (Edinburgh), Where am I? The extended mind and sociality
11:00: Coffee break
11:30: Till Vierkant (Edinburgh), The extended will: social and natural artefacts for self-control
12:30: Concluding remarks


REGISTRATION
Registration to the conference is free of charge, but people interested to attend should contact as soon as possible Prof. Fabio Bacchini (
bacchini@uniss.it): due to the limited number of seats available, requests for attendance will be processed following a first-come, first-served policy.

ORGANIZERS
F. Bacchini (Università di Sassari), C. Castelfranchi (ISTC-CNR Roma), F. Paglieri (ISTC-CNR Roma)
SPONSORS
The event is organized by the research project CONTACT – Consciousness in Interaction: The Role of the Natural and Social Environment in Shaping Consciousness(
http://linus.media.unisi.it/cirg/contact/), which is part of the ESF-EuroCORES programme CNCC – Consciousness in Interaction (http://www.esf.org/cncc).
The event is also sponsored by:
Dipartimento di Scienze della Comunicazione – Università degli Studi di Siena
Facoltà di Architettura, Alghero – Università degli Studi di Sassari
Istituto di Scienze e Tecnologie della Cognizione, CNR, Roma

Alguns poetas estiveram reunidos no café Piolho hoje à tarde (reportagem)



Um dos mais emblemáticos cafés da cidade do Porto, o Piolho, foi hoje palco de um encontro de poetas que, entre versos lidos, partilharam experiências e vivências daquele local onde um dia se inspiraram para escrever.
Fernando Morais, João Gesta, Rosa Alice Branco, João Habitualmente, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Teixeira Guedes, Alberto Miranda, José Soares Martins, Filipa Leal, Pedro Ribeiro, João Ulisses e Marta Bernardes juntaram-se hoje à mesma mesa para dissecar o espaço que este ano comemora o seu primeiro centenário.

“O Porto sem o piolho seria uma careca calva. O Piolho é maior que o Porto”, sublinhou o poeta João Habitualmente, para quem aquele espaço é dado mais “à conversa, ao fino e ao tremoço” que propriamente à poesia.

Um sentimento não partilhado pela maioria dos restantes convidados, muitos dos quais leram poemas que escreveram dentro das paredes espelhadas do agora centenário Piolho D’Ouro.“O poeta está com sede [e] o mundo assim não avança”, leu Pedro Ribeiro, autor de um poema dedicado “à gaja da mesa do fundo”, escrito ali mesmo, no Piolho, no momento em que lhe “ia oferecer um poema” mas “a gaja” foi lá para fora: “que pena!”.

O café tornou-se assim “sala de estar, abrigo das investidas cobardes da polícia fascista e um espaço de fruição e liberdade” onde também se despertava para os primeiros amores, os “beijos ortopédicos e os charrinhos libertadores”, recordou o poeta João Gesta.

De palco de resistência a ponto de encontro, o café “é um lugar emblemático, de cultura e de construção do raciocínio e liberdade”, referiu Daniel Maia-Pinto Rodrigues. Talvez por isso, destacou Teixeira Guedes, “quem frequenta o piolho tem atitude poética”.

Mas o Piolho não é só feito de passados e tempos idos. A comprovar isso estiveram as poetisas Filipa Leal e Marta Bernardes, que contam estórias de presente, de cidades e memórias que a nova geração precisa de criar.“Ser poeta é ter experiência do indizível e correr atrás do horizonte”, descreveu Marta Bernardes, 26 anos, que defende que “toda a arte encerra um verso” e que “Portugal é, sobretudo, um país de poetas”.Já a professora e poetisa Rosa Alice Branco, para quem a vida sem Piolho “poderia ter sido muito triste”, acredita que em Portugal “há a mania que este é um País de poetas” e que “não se deve escrever se não houver coisas para dizer”.

Mas “os poetas não são portugueses, são de todo o mundo” frisou João Ulisses, que viu o café contribuir-lhe “um pouco para a cirrose” e para quem ser poeta “é estar contra tudo”.O encontro de hoje esteve integrado nas comemorações do centenário do Piolho cuja organização tem sido levada a cabo pela Escola Artística Profissional Árvore e pelos responsáveis Raúl Simões Pinto e Sílvia Silva.

Transcrição da notícia enviada pela agência Lusa


Saída de Campo para Observação de Aves na Albufeira do Caia ( 3 de Outubro de 2009)



Saída de Campo para Observação de Aves na Albufeira do Caia – 3 de Outubro de 2009

Integrada no “Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves 2009”, o Núcleo Regional de Portalegre da Quercus vai organizar no próximo dia 3 de Outubro, Sábado, uma saída de campo para observação de aves na Albufeira do Caia.

O “Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves” celebra a incrível beleza das aves existentes no nosso continente e tem como objectivo o fomento da conservação das Aves e dos seus Habitats. É uma iniciativa promovida pela associação BirdLife International, sendo coordenada em Portugal pela Sociedade Portuguesa para o Estudo de Aves (SPEA).

A Quercus associa-se a este evento, organizando diversas saídas de campo para observação de aves, sendo que a actividade no distrito de Portalegre decorrerá na Albufeira do Caia (concelhos de Arronches/Elvas/Campo Maior) no dia 3 de Outubro, durante o período da tarde.

Esta saída, que será guiada por colaboradores com experiência na área, abrangerá os diferentes níveis que os participantes possam apresentar, pelo que será aberta a todos os interessados. Para além do percurso pedestre, dirigido à observação, que iremos realizar na zona, a actividade constará também de uma breve abordagem inicial a esta temática.

O início da actividade está previsto para as 14.30 horas, sendo o ponto de encontro em Arronches, no Largo Serpa Pinto, junto ao Centro de Educação Ambiental da Cam. Municipal.

As inscrições, gratuitas, devem ser efectuadas por e-mail ou telefone, para os contactos do Núcleo Regional (portalegre@quercus.pt ou Telfs.: 96 010 70 80 // 93 942 63 71).

Mais informações em:

http://www.spea.pt/index.php?op=actividades/fds_caia

A Arte e a Natureza - ciclo de conferências na Faculdade de Belas Artes de Lisboa de 7 de Out. a 4 de Novembro


Na sequência dos 3 ciclos anuais de conferências realizados na FBAUL, a secção Francisco de Holanda do CIEBA (Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes) da FBAUL, vai realizar em Outubro e Novembro, o 4º projecto de articulação das Artes Visuais e das Outras Artes, submetido ao tema: A arte e a natureza. Para a realização deste desiderato, foram dirigidos convites a especialistas de vários campos artísticos, culturais e científicos, com o propósito de fazer confluir num mesmo espaço de debate, a especificidade dos seus contributos para o tema em foco. Promove-se, uma vez mais, uma influência recíproca entre as áreas artísticas da própria FBAUL, e estabelece-se uma relação com outras ‘Artes’ e Instituições.

As conferências ocorrerão em Outubro e Novembro, nos dias 07, 14, 21 e 28 de Outubro, e 04 de Novembro, entre as 14h30 e as 18h00, sendo as cinco sessões moderadas por Cristina Azevedo Tavares, Margarida Calado, José Quaresma e Fernando Rosa Dias.

O Ciclo de Conferências A arte e a natureza será acompanhado, em simultâneo, por três exposições alusivas ao tema vigente, designadamente dois conjuntos de obras produzidas à luz do conceito de Environmental Art com 20 autores (conhecidos e emergentes), e ainda, uma exposição intra-muros com 10 autores (conhecidos e emergentes) das áreas da Pintura, Desenho, Escultura e Instalação.

As três exposições realizar-se-ão em três núcleos distintos:
- Galeria da FBAUL, de 8 de Outubro a 20 de Novembro;
- Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, de 9 de Outubro a 30 Novembro;
- Reservatório da Patriarcal (Museu da EPAL), de 2 de Outubro a 20 de Novembro.

A entrada é livre, mas é conveniente fazer a sua inscrição, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e respectivo envio para o
Gabinete Relações Públicas.
A inscrição concederá o acesso livre às exposições na Galeria da FBAUL, no Reservatório da Patriarcal e no Jardim Botânico da UL. Permitirá ainda o envio posterior de informação relativa às Conferências, nomeadamente um Certificado de Presença com a descriminação das Conferências a que vai assistir.


Contactos
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Gabinete de Relações Públicas

Largo da Academia Nacional de Belas-Artes
1249-058 Lisboa Portugal


Telefone 213 252 108
Fax 213 252 116
Correio Electrónico
gab.rp@fba.ul.pt

Horário Segunda a Sexta › das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Programa das Conferências:

7 de Outubro de 2009
Moderador: José Quaresma

Adriana Veríssimo Serrão (FLUL)
A essência da ruína: circularidade entre arte e natureza.

Isabel Sabino (FBAUL)
Uma (in) certa natureza.

Susana S. Martins (KUL – Lieven Gevaert Research)
Naturezas de Portugal: autenticidade e identidade nasrepresentações fotográficas.
Debate seguido de breve intervalo.
José Quaresma (FBAUL)
Rinocerontes, reprodutibilidade e ciência.
Margarida Calado (FBAUL)
Natureza Morta – Reflexões em torno de um género detradição na pintura ocidental.
José Sanches Ramos (FBAUL)
Do Lápis da Natureza às Coisas, que são como as vemos.

14 de Outubro de 2009
Moderador: Fernando Rosa Dias

Fernando António Baptista Pereira (FBAUL)
“A pintura engana a natureza” — Origens dos géneros “paisagem” e “natureza morta.”


Rui Oliveira Lopes (SFH-CIEBA)
A ideia de natureza na arte chinesa.Da pintura de paisagem à arquitectura de jardins.


Helena Ferreira (FBAUL)
Apropriação especular da natureza na arte contemporânea.

Debate seguido de Lançamento do Livro de Actas dedicado ao tema Arte e Eros.


António Pedro Marques (FBAUL)
Blotting, Bluffing Nature.

Ana Pais (ESTC)
A natureza humana e a imitação.Perspectivas interdisciplinares.


Juan Carlos Ramos Guadix (FBAUG)
La metamorfosis de la imagen plástica.
Mais info: aqui

1,1 milhões de precários e 700.000 desempregados em Portugal !!! « - Porreiro, pá!»


1,1 milhões de precários em Portugal!
...e 700.000 desempregados!

«- Porreiro, pá! »


O que mais é preciso para demonstrar que o capitalismo não serve porque é destrutivo da natureza, de empregos e da felicidade de viver...