30.7.10

Noite do contrabando (caminhada na rota dos contrabandistas em Tourém, Montalegre, no dia 11 de Agosto)


No próximo dia 11 de Agosto à noite, na freguesia de Tourém, concelho de Montalegre, tem lugar mais uma "Noite de Contrabando". A concentração está agendada para as 19h30 no Largo do Outeiro. Inscrições estão abertas.

Tal como sucedeu no ano passado, a Junta de Freguesia de Tourém e o pólo do Ecomuseu de Tourém, promovem mais uma "Noite do Contrabando".

O programa inclui passagem pelo Marco 100 e visita à aldeia transfronteiriça de Randín. Para os interessados as inscrições são obrigatórias, assim como o uso de calçado adequado e lanterna na "Noite do Contrabando".

INSCRIÇÕES
276 579 121 (Junta de Freguesia de Tourém)
276 510 203 (Ecomuseu de Barroso)
tourem@ecomuseu.org

Aldeias de Memória (projecto que está a ser desenvolvido em várias aldeias da região do centro)


Nos dias de hoje, assiste-se cada vez mais a um processo de desertificação das regiões do interior. Localidades ricas em património cultural acabam por perder as suas tradições pela ausência de continuidade e incentivo, consequência do volume cada vez maior de migração para as zonas litorais que oferecem novas oportunidades aos mais jovens. Acredita-se que este ciclo de desertificação é reversível, pretendendo-se contrariar a sua trajectória. Para tal, é necessário olhar para estes locais como potenciais nichos turísticos, de valor acrescentado, fornecendo capacidade para a geração de novas oportunidades de emprego, atraindo e fixando população.

Tendo por base a recolha de Histórias de Vida, pretende-se com este projecto criar uma ferramenta tecnológica inovadora, um sistema de informação, que vise o desenvolvimento económico das áreas rurais, e resulte na sua promoção e valorização social e económica.

Pretende-se desenvolver as capacidades necessárias à criação de um instrumento que proporcione, a cada aldeia, a construção e divulgação da sua história, potenciando os seus recursos endógenos, regenerando-a e devolvendo-a à sociedade através da criação de verdadeiro valor social e económico. A chave da metodologia adoptada para criar esta ferramenta estará, por isso na capacidade de encontro de factores diferenciadores em cada território, que permitam a valorização e promoção de elementos genuínos e únicos, dando nova dinâmica a uma identidade que existe, mas que se encontra, de um modo geral, oculta.

Este Sistema de Informação pretende ser um catalisador do desenvolvimento do interior do país, em especial do meio rural, associado à forma de olhar e rentabilizar os atributos de um território, presentes nas suas tradições, nas suas paisagens, e principalmente na sua população, com as suas histórias e talentos.


Aldeias:

Benfeita
Pardieiros
Monte Frio
Mourísia
Soito da Ruiva
Piódão
Chãs d’Égua
Foz d’Égua


http://www.aldeiasdememoria.com/

Caminhada pela Geira, no Gerês ( em Terras do Bouro, dia 31 de Julho)


Caminhada pela Geira (MILHA XVII À XXIII)

O Município de Terras de Bouro, irá promover uma caminhada pelo “Trilho da Geira”, actividade que se iniciará pelas 9 horas do próximo dia 31 de Julho, em S. Sebastião da Geira (Chorense) e que tem uma duração aproximada de 3h30m.
O percurso pedestre, que se caracteriza por diversos locais de âmbito histórico, cultural e paisagístico, está classificado de pequena rota, com um grau de dificuldade médio e conta com uma extensão aproximada de 8 km pelos caminhos agrícolas das freguesias de Chorense e da Balança.
Por estes locais encontrará, entre outros, o sítio de Cantos ou Bico da Geira, na Milha XV, na Milha XVI, o Lugar do Penedo dos Teixugos ou na Milha XVIII, a Mutatio Saliniana, na Chãos de Vilar.

As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas até dois dias antes do início de cada actividade, junto da Divisão de Desenvolvimento Social e Cultural do Município, pelo telefone 253 350 010, nos Postos de Turismo do Concelho ou através do e-mail:
ddsc@cm-terrasdebouro.pt, sendo que, outras informações poderão ser recolhidas em www.cm-terrasdebouro.pt


Geira (Via Romana)
Milha XVII à XXIII
Local: S. Sebastião (Chorense)
8 km / 3:30 horas / Médio
GPS - 41º41´47 N - 8º11’49 O

http://www.visitgeres.com/