25.8.09

Um Encontro de vizinhos da ( Serra da ) Estrela realizou-se na eco-quinta Nemus no passado fim de semana


http://quintanemus.blogspot.com/




No passado dia 22 de Agosto realizou-se na eco-quinta Nemus (na Serra da Estrela) um «Encontro de vizinhos da Estrela» com a finalidade de promover a entre-ajuda, partilha, amizade e união dos habitantes ecológicos desta serra magnifica e arredores!

Estiveram presentes 25 visitantes, alguns de manhã, outros de tarde mas sempre muito bem dispostos e simpáticos!Entre muita conversa e boa comida começou-se a criar boas amizades e laços muito valiosos para todos os vizinhos desta magnifica serra!

Tratou-se de um encontro importante pois ajudou de alguma maneira a dar força a todos para erguer os projectos em que estão envolvidos.

Os integrantes da eco-quinta NEMUS são um casal(Sofia e Duarte), mais o filho de ambos, que pretendem levar por diante um projecto ecológico na nossa quinta em Loriga/Serra da Estrela.
Queremos uma vida mais harmoniosa com a natureza....permacultura, vegetarianismo, cura natural, partos, bebés, crianças e adultos naturais, paz, amor....

Todos os que vierem por bem e para ajudar são bem-vindos à quinta!
Quinta Nemus como o próprio nome diz é um lugar de árvores e terras sagradas.É uma pequena antiga aldeia perdida do mundo nos confins de uma montanha, repleta de historia e riquezas naturais esta quinta chamou-nos até ela, foi aqui que descobrimos a vida, a verdadeira família que é a natureza, a comunhão com esta terra dá-nos força para criar um lugar melhor, onde tudo é simples, ecológico e harmonioso






Subempreiteiros de construção civil exploram trabalhadores brasileiros e portugueses


Na Corunha e em Vigo, empresas como a JAI-AND/UNIPESSOAL, uma empresa de trabalho temporário de Vizela, têm recrutado trabalhadores no Porto e arredores para empreitadas de construção civil e obras públicas (como o "polígono industrial de Bueu", em VIGO e outras obras, perto do Carrefour da CORUNHA) onde estes trabalham e não são pagos. A alguns destes trabalhadores - com jornadas de trabalho entre 9 e 10 horas por dia - a empresa deve entre 60 a 15 dias de trabalho, desde o início de Maio.

Inicialmente foram-lhes prometidos salários de 5 a 7 euros/hora e até agora nenhum recebeu, tendo por esse motivo alguns abandonado o trabalho até que a empresa lhes pague o que lhes deve. Porém, a situação vai-se agravando, continuando alguns brasileiros e portugueses a trabalhar nas duas obras apenas a troco de comida.

Os trabalhadores também se queixam de serem geralmente transportados pela empresa em veículos bastante degradados e sujeitos a acidentes, bem como de a empresa não dispor da ferramenta necessária à execução dos vários serviços.

APELA-SE à ACÇÃO DIRECTA DE RESISTÊNCIA E PROTESTO DOS TRABALHADORES PRECÁRIOS E SUAS ORGANIZAÇÕES, TANTO NA GALIZA COMO EM PORTUGAL, JÁ QUE PARA ESTES EXPLORADORES A "CRISE" É DOCE...

Encontro europeu de construção com fardos de palha na Bélgica (26 a 30 de Agosto), e 1º encontro em Portugal ( 2 a 4 de Outubro)



Informação via:


Entendemos a arquitectura como a forma de planear, desenhar e construir com o objectivo de atingir a adequada integração do ser humano com o seu meio envolvente sempre orientado pelo máximo respeito pela Vida.
Responsável pela divulgação da iniciativa é a arquitecta Catarina Pinto, especializaçada em recuperação, construção em taipa e soluções ambientais. (Specialist in Earth "Taipa)


Actualmente, na União Europeia, a construção de edifícios consome 40% dos materiais, gera 40% dos resíduos e consome 40% de energia. Estes dados estatísticos falam-nos de um sector com enorme impacto sobre o meio económico, ecológico e social, confirmando em definitivo que se trata de um sector INSUSTENTÁVEL onde é urgente a mudança de comportamentos.


Se algo nos ensina a história da construção é que o ser humano sempre levou muito em conta a envolvente ambiental em que se encontrava e os materiais naturais à sua disposição no local, não utilizando um modelo tipificado de construção.Com o passar dos tempos, os avanços tecnológicos desviaram as nossas sociedades de tão notável adaptação. Do século XX à actualidade observamos que as características construtivas bem como os materiais utilizados se convertem em algo semelhante em qualquer parte do mundo, independentemente do clima e dos recursos disponíveis localmente. Nas nossas sociedades fortemente industrializadas, reina o mito da ciência e da técnica como garantia de todos os problemas e a total inconsciência na utilização de recursos que se julgam inesgotáveis. Afastámo-nos da benéfica e saudável interacção com a Natureza.


Cabe-nos a todos, que somos uma parte, um fio da trama da vida questionar este tipo de realidade desarmónica e pôr-lhe um ponto final. E passa mesmo por todos nós, incluindo-me e incluindo-te pois a subserviência, a auto-limitação, a inconsciência e a aceitação do modelo de realidade que nos impuseram faz-nos pactuar diariamente com os que criaram tais modelos.


Com esta consciência ampliada só faz sentido que o futuro da construção se imponha sustentável. Adaptando-se respeitosamente à Natureza, às energias do terreno e ao clima, poupando recursos, poupando energia, utilizando energias renováveis, reduzindo ao máximo a pegada ecológica, utilizando o conhecimento e a tecnologia ao nosso dispor de forma inteligente e contando sempre com a saúde, o conforto e a felicidade dos utilizadores.





Primeira conferência construir com fardos de palha em Portugal na Quinta dos Melros ( em Coimbra)

2-4 Outubro

http://construircomfardosdepalha.blogspot.com/

http://www.strawbalehouseportugal.blogspot.com/

http://www.quintadosmelros.org/

Dragon´s Place Event na Quinta do Tapado, em Fiais da Beira ( no Ervedal - Oliveira do Hospital) de 28 a 30 de Agosto


A Quinta do Tapado nos Fiais da Beira é uma das eco-quintas que existem em Portugal, são comunidades humanas sustentáveis que ainda dão passos tímidos em Portugal, e que surgem sob a forma de um bairro, aldeia, cidade ou região, tendo como denominador comum um estilo de vida em harmonia com a Natureza e entre os seus membros. As eco-comunidades são também estruturas que mais têm adoptado o modelo permacultural, que possibilita, por exemplo, o combate à erosão dos solos, a reutilização das águas e a construção de edifícios com recurso aos materiais locais.


Para os próximo fim-de-semana está marcado um encontro na Quinta do Tapado com o objectivo de reunir pessoas para que possam compartilhar os conhecimentos e habilidades para viver de uma forma mais simples, natural e de forma sustentável. É tudo uma questão de partilha de práticas ecológicas de forma a pensar encontrar soluções realistas para o futuro através de workshops e grupos de trabalho, e voltar a viver o mesmo entusiasmo do ano passado


http://dragonsplace.ning.com/
Sustainable rural farm and eco-technology based community, Belgian and English, situated in Portugal. Open to new members.






Áreas de interesse, poderão incluir:
• Alimentos saudáveis
• Soluções energéticas
• Soluções de Jardinagem ecológica, por exemplo, jardins-floresta
• Conforto-natural e abrigo
• Tecnologias alternativas
• Reutilização e reciclagem
• Redes de cooperação Local, para uma vida mais rica e mais barata
• Necessidades Não-materiais - saúde, práticas espirituais, divertimento e alegria
• Na verdade, tudo isto é uma actualização de Permacultura

Haverá também uma pequena feira da ladra e mercado cambial.
Trata-se de sementes, ferramentas, materiais, assuntos de jardinagem etc,
Se estiver interessado, em apresentar o seu workshop, entre em contacto connosco pelo menos com uma semana de antecedência a registar-se e nós enviar-lhe-emos, as condições de participação.

Haverá diversão 24-horas/dia, com muitas gargalhadas e tempo para a festa, mas não venha se só quiser festa, este evento é para as pessoas que realmente querem encontrar caminhos para um futuro melhor.

Congratulamo-nos também com novas pessoas, por isso, se você conhece outras pessoas que possam estar interessados, por favor, fale-lhes sobre este evento.

Não recomendamos que traga crianças, poderá ser entediante para elas, este espaço e ambiente é muito difícil e rude. Se trouxer crianças, deve assumir a responsabilidade e deve tomar conta delas permanentemente a tempo inteiro.

Não traga animais - Iriam interferir com os animais que já temos na Quinta (caprinos, cães, gatos).

Programa Típico
7,00 - 8,00 Este tempo está aberto para quem quiser fazer/propor ioga, meditação, ou outras sessões similares.
8,30 - 9,00 Pequeno almoço
9h30 - 12/30 reuniões matinais: Alimentos e assuntos não-materiais (saúde, práticas espirituais, etc)
13.00 - 14.00 Almoço
15h00 - 18h00 – Reuniões da Tarde: Técnicas e soluções práticas e promoção de grupos de trabalho, debate sobre potenciais workshops futuros.
20,00 - 21,00 Ceia
21,00 - 24,00 música ao vivo e tempo de festa
Haverá um bar disponível das 10.00 - 12.00 e 14.00 - 22,00

O programa pode mudar e novos workshops podem ser adicionados. Haverá anúncios a cada manhã sobre o calendário para o dia.

Acomodação e instalações

Há espaço para campismo - traga sua própria tenda, colchão, saco de dormir etc

Existem casas de banhos secas (de compostagem) e duches frios e acabámos de fazer um sistema de carga de tubo preto com os nossos voluntários, que permite chuveiros quentes, quando o sol brilhar!

Alimentação
Haverá três refeições por dia. Todos os alimentos são vegetarianos.
Infelizmente, não temos a capacidade de fornecer para todo o tipo de alergias alimentares, por isso, se tem necessidades alimentares particulares, traga por favor, o que precisa consigo.

Regras Importantes
1.O risco de incêndio é grave - é proibido usar fósforos, isqueiros ou acender quaisquer fontes de fogo, incluindo velas ou fogões de gás portáteis. Existem duas áreas de fumadores - é proibido fumar em qualquer outro lugar.
2. Não traga animais.
3.Não desperdice de água.
4.Mostre respeito pelas pessoas que estão a dormir, e não faça barulho ao redor áreas de descanso se for para a cama tarde.
5.Tome conta da Quinta e use os caminhos para não destruir árvores e pastos que dão comida para os animais (por exemplo, caprinos).
6.Devemos também obedecer à lei, por isso você não pode fazer nada ilegal na Quinta.
7.Não pode haver comercialização de bens, (a não ser que esteja inscrito na feira da ladra).•
Coisas para trazer
Essencial:
1.Tenda, saco de dormir (ou colchão e se quiser)
2. Vestuário adequado, incluindo calçado forte, o solo é áspero e íngreme.
3.Lanterna (de preferência com dínamo ou com pilhas recarregáveis), mas nada que trabalhe com chama / fogo
4. Prato, faca, garfo, colher e caneca
5.Toalha
6. papel higiénico
7. Certifique-se por favor que o seu sabonete, pasta de dentes etc são ecológicos/ bio degradáveis, uma vez que este é um ambiente natural e que não o queremos poluir
8.Boas maneiras e amizade
9.Se pagar antecipadamente, deve trazer o comprovativo de pagamento consigo.

Opcional:
1.Instrumentos Musicais
2.Pés dançantes
3.Ideas para o que queira discutir
4.Habilidades, por exemplo, meditação e yoga ensino, saúde terapias
5.Algo para se sentar - por exemplo, almofada ou cobertor (manta de yoga?)
6. Repelente de insectos
7. Protecção solar - chapéu, protector solar, etc
8.Vestuário de chuva - se achar que vai ser necessário!

Voluntários e contribuições
Quem se quiser oferecer como voluntário para ajudar com tarefas adicionais durante o evento, em troca de dias grátis, por favor contacte-nos pelo menos uma semana de antecedência para obter mais informações.
Também se está interessado em voluntariado no período de preparação do evento, para ajudar a organizar a Quinta, em troca de dias grátis, por favor contacte-nos para mais informações.

Se alguém poder fornecer boa comida natural, favor comunique connosco com antecedência (até 23 Agosto).
Custo
€ 10/dia se pagar antecipadamente (deve ser recebido até 21 ago)
€ 15/dia se pagar no dia

O custo inclui a sua participação no evento e workshops, e inclui 3 refeições por dia.

Esperamos a ajuda de todos com as pequenas tarefas diárias, por exemplo preparação de alimentos e manutenção do espaço limpo e bonito. Terá que lavar a sua louça após as refeições.

Como pagar e inscrever-se
- Pagamentos adiantados devem ser recebidos até 21 Agosto
Para se inscrever, deve enviar um e-mail com as seguintes informações para Dirk Van der Auwera e Christine Krol em: Scorpio.Irondragon@gmail.com
1.Nome completo
2.Data de nascimento
3.Nationalidade
4.Local de residência
5.Telefone (fixo e / ou móvel)
6.Prova de pagamento - por favor, queira enviar um scan do seu pagamento ou enviar o número do seu pagamento electrónico
7.Para famílias, deve dar informações sobre o número e as idades dos seus filhos

O pagamento deve ser enviado ao número de conta: 0045 3381 40221722177 55
(IBAN: PT50 - 0045 3381 4022 1722 1775 5 BIC / SWIFT: CCCMPTPL)
Se pagar antecipadamente, deve trazer comprovativo de pagamento consigo

O número de pessoas para este evento é limitado, por isso, se você registrar após 21 Ago., telefone com antecedência para se certificar de que ainda há lugares.

Após 21 de Agosto, o pagamento deve ser feito em dinheiro no momento da chegada ao evento.

Quando chegar deve ir à recepção para registo e apresentar seu comprovativo de pagamento, ou fazer um pagamento em dinheiro. Receberá um bilhete para o evento, que terá de mostrar, de forma a ter refeições.
Endereço e contactos
Se nos quer conhecer visite o nosso website: http://dragonsplace.ning.com/

Endereço:
Quinto do Tapado
3405-077
Fiais de Beira
Ervedal
Oliveira do Hospital

Dirk - Telefone: (+351) 238 648 048
E-mail: scorpio.irondragon@gmail.com