23.3.07

Os ditadores são deficientes emocionais, defende António Damásio

... agora só falta mesmo mostrar como os neo-liberais são também eles narcisistas e indiferentes, desde que as leis do mercado funcionem!!!
(esperemos pelas próximas conclusões)

Não há escolha racional acertada sem emoções e intuição, defendeu um grupo de cientistas, entre os quais o português António Damásio, num artigo publicado ontem, na revista Nature.

As emoções, concluíram, desempenham um papel fundamental no nosso juízo moral.Segundo os investigadores, somos capazes da escolha moral mais humana e menos utilitária por causa do nosso cérebro emocional e os indivíduos que optam pela segunda hipótese apresentam lesões cerebrais, na região do córtex prefrontral ventromedial, situado ao nível da testa. A estes indivíduos falta-lhes empatia e compaixão.As conclusões levantam questões ligadas, por exemplo, à ética.

Uma racionalidade vista pelos olhos de Kant pode ser preterida em relação à perspectiva de David Hume, que entendia que a ética tinha por base as emoções.

Os ditadores, por exemplo, são, segundo esta perspectiva, deficientes emocionais sendo que isto não significa que haja necessariamente uma lesão cerebral clara. São pessoas, classificou António Damásio, em entrevista ao jornal Público, "psicopatas narcisistas que tentam alcançar recompensas através da brutalidade".

Caminhada ecológica em defesa do rio tinto

Mais info:
http://moveriotinto.blogspot.com

No dia 25 de Março, pelas 10:00 horas, está marcada uma caminhada pelo rio Tinto. Será mais uma jornada de divulgação e sensibilização para os problemas que afectam o rio que atravessa vários concelhos circunvizinhos da cidade do Porto.
Estamos certos de que, com a mobilização de todos, será possível recuperar o rio Tinto, transformando-o numa real mais-valia para todo os riotintenses.