Skins tentam tornar Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa num palco para a difusão do racismo e da violência
21.3.07
Extrema-direita ameaça Universidade de Lisboa (comunicado do SOS Racismo)
Skins tentam tornar Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa num palco para a difusão do racismo e da violência
Dossier sobre Educação para o Desenvolvimento, Ambiente, Paz e Não violência
Manifesto - Por uma nova política para o trabalho sexual
No momento político e social em que vivemos, marcado por um debate intenso sobre o trabalho sexual, entendemos que devemos mobilizar os conhecimentos resultantes de anos de reflexão e interacção com os actores sociais que vivem do comércio do sexo. Como cientistas sociais defendemos uma acção articulada dos académicos críticos com os movimentos sociais e as suas lutas, combinando o saber académico com o engajamento, segundo o sentido atribuído por Bourdieu: o saber socialmente comprometido, que desafia e transcende a fronteira, definida como sagrada e inscrita nas nossas mentes, da separação entre o conhecimento científico e a intervenção no mundo exterior à academia.
Folk urbana - ciclo de concertos no teatro da vilarinha (Porto)
A importância do sono e em dormir bem
Assinala-se esta quarta feira, 21 de Março, o Dia Mundial do Sono. O sono é um indicador de saúde. Uma quantidade suficiente assim como uma qualidade adequada de sono devem ser considerados elementos indispensáveis para um estilo de vida saudável do mesmo modo que o exercício físico ou a nutrição.
As doenças cardiovasculares, respiratórias ou metabólicas estão ligadas à quantidade e à qualidade do nosso sono, segundo um conjunto de estudos publicados na edição de Setembro de 2006, na revista «Archives of Internal Medicine», quase totalmente dedicados de forma monográfica às patologias relacionadas com os transtornos do sono e a «importância de dormir bem».
O Editorial desta edição da revista, da autoria dos Drs. Phyllis C. Zee y Fred W. Turek, do departamento de Neurología da Universidade de Northwestern, em Chicago (Estados Unidos), que acompanha estes trabalhos destaca a relação estreita que existe entre os conceitos: sono e saúde.
Os autores salientam que os vários estudos concluíram que as alterações do sono podem acentuar alguns problemas médicos e psiquiátricos e, por sua vez, estes problemas produzem alterações na qualidade do sono, sublinhando que «esta relação bidireccional é um claro exemplo das doenças metabólicas, cardiovasculares e respiratórias, assim como a dor crónica ou a depressão».
Uma das investigações indica que a hipertensão, a insuficiência cardíaca, a doença coronária ou a diabetes mellitus estão associadas com uma elevada prevalência da apneia do sono, em pacientes com bronquites crónicas e asma onde a qualidade do sono é geralmente má.
Noutro dos estudos publicados, os especialistas constataram que a rinite alérgica afecta a vida diária dos indivíduos e estas modificações na vida quotidiana influenciam o seu ciclo sono-vigília.
Os problemas com o sono não se limita às vias nasais, sendo que se estende ao tracto respiratório e também aos pacientes com apneia do sono, asma ou EPOC (enfermidade pulmonar obstrutiva crónica) têm também frequentemente alterações do sono.
Também existe uma ligação clara entre a obesidade e as alterações na qualidade e quantidade do sono diário. Esta ligação ficou comprovada através do estudo «Sleep Duration and Health in Young Adults» que envolveu 17 465 estudantes de 27 países com poucas horas de sono (inferior a sete horas) em que se verificou que a sua saúde não era muito boa em ambos os sexos.
Também se associou a impressão subjectiva da duração curta do período de sono nocturno com um pior controlo da glicemia nos pacientes diabéticos.
Por último, um extenso estudo baseado em 31 044 entrevistas realizadas no ano 2002 assina-la que, igualmente a outras investigações prévias, existe uma relação positiva entre sintomas de insónias e doenças comuns físicas e mentais como a obesidade, a diabetes, a hipertensão arterial, a insuficiência cardíaca, a ansiedade ou a depressão.
O editorial conclui que todavia faz falta investigar muito mais para compreender os mecanismos que ligam o sono e saúde para poder desenvolver um método mais seguro e eficaz de tratar os transtornos do sono.
Estudo relaciona a depressão infantil com perturbações de sono
Um grupo de investigadores da Universidade dos EUA de Pittsburgh concluiu que as crianças com perturbações de sono têm maior tendência para a depressão do que aquelas que dormem tranquilamente.
Os investigadores analisaram um grupo de 533 crianças com problemas relacionados com depressão, e constataram que 72,7 por cento sofriam de perturbações no sono, sendo que 53,5 por cento das quais tinham insónia, 9 por cento sofriam de vontade de dormir em excesso e 10,1 por cento, segundo as conclusões do estudo publicado no número de Janeiro de 2007 do jornal SLEEP - publicação oficial da Academia Norte-Americana da Medicina do Sono e da Sociedade de Pesquisa sobre o Sono.
As crianças com problemas de sono, em que apresentam ambos os distúrbios (vontade de dormir em excesso e/ou sem sono) estão mais propensos à doença, encontrando-se «mais vezes severamente deprimidos, com maior possibilidade de perda de peso, retardamento psicomotor e fadiga do que aqueles têm apenas um dos problemas».
Os especialistas recomendam que as crianças em idade escolar durmam entre dez a onze horas por noite para atingir saúde e desempenho óptimos no dia seguinte, enquanto que as crianças em idade pré-escolar devem dormir entre onze e as treze horas por noite.
A poesia é o autêntico real absoluto (novalis)
Isto é o cerne da minha filosofia.
Quanto mais poético, mais verdadeiro
novalis
MÃOS DADAS (Carlos Drummonde de Andrade)
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
Um dia com Leopoldo Maria Panero, poeta marginal de língua castelhana
http://www.youtube.com/watch?v=KpoGTtNMs0E
http://www.youtube.com/watch?v=nV4I-s-Tt2w
Leopoldo Maria Panero nasceu em Madrid, em 1948. O pai, Leopoldo Panero, é o poeta "oficial" do franquismo, enquanto o irmão, Juan Luis Panero, é um dos nomes mais significativos da geração de 50 da poesia espanhola. A sua vocação para a poesia e a tendência para pensamentos atormentados, evidenciaram-se desde quando era criança.
Na juventude interessou-se pela política e as suas ideias encontraram afinidades com o comunismo. Aos 16 anos aderiu ao Partido Comunista, na altura clandestino e chegou a estar preso durante um curto período, onde teve a oportunidade de contactar, pela primeira vez, com a droga.
A partir daí a sua vida foi ficando cada vez mais labiríntica. Tornou-se alcoólico e começou a sofrer crises depressivas frequentes. Tentou suicidar-se em duas ocasiões. Aos 21 anos, diagnosticaram-lhe esquizofrenia e Panero internou-se voluntariamente no manicómio de Tafira (Las Palmas, nas Grandes Canárias), lugar onde tem vivido até aos dias de hoje.
Durante toda a sua vida, a paixão pela literatura e pela escrita foram uma constante, a elas se dedica exclusivamente desde que foi internado. As “vozes” que ouve, não são as mesmas que ouvem os outros alienados com quem vive há mais de 15 anos. Aos ouvidos de Panero, sussurram as vozes de Lewis Carroll, Edgar Allan Poe, James M. Barrie, H. P. Lovecraft...
“Por el camiño Swan” foi o seu primeiro livro, publicado em 1968. para além de poeta, traduziu e escreveu ensaios e prosas. Da sua obra destacam-se: «Así se fundó Carnaby Street» (1970), «En Teoría» (1973), «Narciso en el acorde último de las flautas» (1979), «Dioscuros» (1982), «Poemas del manicomio de Mondragón» (1987) y «Heroína y otros poemas» (1992).
Leopoldo Maria Panero, tornou-se no único poeta maldito conhecido da moderna literatura espanhola. Enquanto os outros ganham prémios, ocupam cargos importantes e discutem nas tertúlias dos ilustres meios de comunicação, Panero vai escrevendo em cárceres, manicómios e sórdidas pensões
Biografia retirada daqui
Mais informações: aqui,
http://es.wikipedia.org/wiki/Leopoldo_MarÃa_Panero
http://www.letras.s5.com/ar131204.htm
DESEO DE SER PIELROJA
La llanura infinita y el cielo su reflejo.
Deseo de ser piel roja.
A las ciudades sin aire llega a veces sin ruido
el relincho de un onagro o el trotar de un bisonte.
Deseo de ser piel roja.
Sitting Bull ha muerto: no hay tambores
que anuncien su llegada a las Grandes Praderas.
Deseo de ser piel roja.
El caballo de hierro cruza ahora sin miedo
desiertos abrasados de silencio. Deseo
de ser piel roja.S
itting Bull ha muerto y no hay tambores
para hacerlo volver desde el reino de las sombras.
Deseo de ser piel roja.
Cruzó un último jinete la infinita
llanura, dejó tras de sí vana
polvareda, que luego se deshizo en el viento.
Deseo de ser piel roja.
En la Reservación no anida
serpiente cascabel, sino abandono.
DESEO DE SER PIEL ROJA.
(Sitting Bull ha muerto, los tambores
lo gritan sin esperar respuesta. )
A revolta estudantil na cena final do Clube dos Poetas mortos
Conta a história de um professor de literatura heterodoxo, de nome John Keating, num colégio privado, a Academia Welton, na qual predominam valores tradicionais e conservadores. Esses valores traduziam-se em quatro grandes pilares: Tradição ,Honra, Disciplina , Excelência
Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias contrariando aqueles valores conservadores.
Repleto de citações de grandes nomes da literatura de língua inglesa, como Henry David Thoreau, Walt Whitman e Byron, e de belas imagens metafóricas, o Clube dos poetas mortos deixa uma mensagem de vida que se pode sintetizar na expressão latina Carpe diem
No filme estão representadas duas perspectivas diferentes de ensino.
A primeira era praticada na escola pela maioria dos professores e
era tipicamente tradicional, conservadora, e regia-se de acordo com
o método de ensino inglês da época em vigor.
Por ex.: a cena do filme da cerimónia de abertura de aulas, com o discurso do director da escola.
A segunda abordagem era praticada por um só professor (Professor Keating) e era um
ensino mais liberal onde era permitida a liberdade de expressão de cada aluno, sendo
estes vistos como pessoas únicas e com vontade própria.
Por ex.: a cena do filme onde se rasga o livro de poesia, o ensino na rua.
Na cena final do filme o professor substituto está a começar a aula quando Keating entra para vir vir buscar os seus objectos pessoais depois de ter sido despedido pela direcção da escola. É então que num acto de solidariedade os alunos põem-se de pé em cima das carteiras e começam a recitar a célebre frase «Oh Captain, my captain» dirigida ao professor expulso num acto de rebeldia perante o ar impotente e estupefacto do professor tradicionalista. Keating apenas consegue balbuciar: «obrigado, rapazes».
Citações do filme
Fui à floresta, porque queria viver profundamente...
Para sugar a essência da vida!
Eliminar tudo o que não era vida...
E para, quando morrer, não descobrir que eu não vivi.
(Henry David Thoreau)
Oh Capitain, my capitain.
(Walt Whitman, sobre Abraham Lincoln)
As virgens que fazem muito caso do tempo
Apanha os botões de rosa enquanto podes
O tempo voa
E esta flor que hoje sorri
Amanhã estará morta.
(Robert Herrick)
Duas estradas divergiam num bosque e eu segui pela menos usada. Isso fez toda a diferença.
(Robert Frost)
Oh eu, oh vida
Das perguntas sempre iguais
Dos interminaveis comboios de descrentes
Das cidades a abarrotar de idiotas
O que há de bom no meio disto
Oh eu, oh vida?
(Walt Whitman)
Carpe diem. (Horácio)
O texto de cima foi recolhido na Wikipedia. Video da cena final: