2.7.10

Contra o excesso de embalagens dos bens de consumo e as embalagens inúteis só para efeitos de marketing consumista (petição europeia)



Se consideras que existe um nítido e escandaloso excesso de embalagem nos mais variados produtos de consumo, facto esse que serve, regra geral, apenas para manipular e potenciar o consumismo, apesar de representar muito mais poluição,mais lixo e mais desperdício e gasto dos escassos recursos naturais, se estás de acordo com esta conclusão, então é altura de reagires e fazer algo para mudar a situação.

Podes começar por subscrever a petição europeia ( ver abaixo) que se encontra na Internet e que já recolheu milhares de assinaturas, e cujo objectivo é pressionar a Comissão Europeia e os responsáveis políticos a combater a sobre-embalagem.

Está também fixado para o próximo 12 de Julho um Dia Sem Embalagens


Nesse dia, estão todos convidados a deixarem as embalagens inúteis dos produtos que comprarem nas caixas e nos balcões dos estabelecimentos comerciais, principalmente nas caixas dos hipermercados, como forma de manifestar a sua discordância contra a sobre-embalagem e o uso excessivo de embalagens nos bens de consumo e obrigar os políticos e os industriais a reverem a sua atitude depredatória dos recursos com o uso excessivo dos mais variados tipos e espécies de embalagem que são, pura e simplesmente, lixo.

Exemplo: deixar as embalagens de cartão que acompanham as pastas dentífricas nas caixas dos hipermercados, etc

Après le passage en caisse, on laisse sur place l'emballage que l'on considère abusif et inutile. Exemple : L'emballage carton qui accompagne le tube de dentifrice, le carton qui entoure les crèmes desserts etc ...

After having passed the casher, leave all of the wrapping that you consider useless and excessive in the shop. Example: Toothpaste wrapping, the cardboard that is around your yogurts, etc...


Petição contra a sobre-embalagem (excesso de embalagens, e as embalagens inúteis)

Nós cidadões europeus e habitantes da União Europeia,
Consideramos que o crescente aumento do sobrembalagem, ou seja do conjunto das embalagens claramente superdimensionadas com o objectivo único de assegurar o desenvolvimento da venda dos produtos contidos vai contra o princípio de crescimento sustentável que respeite o ambiente claramente expresso no tratado da União europeia.

Consideramos que a redução do lixo e a proteção do ambiente necessitam medidas que limitem a embalagem excessiva, que investigar sobre embalagens ecológicas ou desenvolver processos de valorização dos resíduos de embalagem não é suficiente, que só uma redução da produção inicial de lixo permitirá limitar o impacto dos nossos produtos de consumo sobre o ambiente.
Consideramos que a ausência de função própria ou de contribuição dum elemento da embalagem para a proteção do produto , a conservação, o transporte, a armazenagem dele justifica que seja suprimido.

Porque a embalagem dum produto pode representar 80% do peso total do produto e constituir até 65% do custo dele, a redução das embalagens deve permitir a cada consumidor uma consequente diminuição do volume de lixo produzido e a realização das economias correspondentes.

Tendo em conta que o direito da União europeia e em particular a directiva europeia 94/62 não propõem critérios para limitar a existência no mercado de embalagens, pedimos às instituições europeias que tomassem medidas no sentido de impor aos industriais a limitação das embalagens.

A presente petição pede medidas que limitem a embalagem, em peso e em volume às mais estritas exigências de segurança e de higiene para os produtos.

A tradução da petição foi feito semelhante ao texto original. Porém, se havia uma contestação a versão francêsa faz fé.

Assinar a Petição:

http://www.overpacking.eu/