5.11.06

Luta contra as mudanças climáticas

Ontem realizaram-se por todo o mundo acções para a sensibilização da população e dos poderes instituídos quanto ao problema das mudanças climáticas.
As fotos que se seguem foram retiradas da manifestação realizada em Londres, e que contou com a presença de milhares de manifestantes.
Ver:








Imprensa ecologista em Portugal: dois exemplos históricos

A Urtiga foi a melhor revista ecologista de sempre em Portugal.
Coincide também com uma época importante na história ( meados e fins dos anos 70) da nossa sociedade portuguesa, para além de ter marcado (pela positiva) a evolução existencial de alguma gente, da qual me incluo.




O jornal Terra Mágica, que aparece algum tempo depois e de que saíram alguns números, representa uma época de alguma reanimação ecologista em Portugal. A sua publicação pretendia relançar a temática e o movimento ecologista na nossa sociedade.


Memória histórica: anarquistas entram no governo republicano há 70 anos (4 de Nov. de 1936)



No dia 4 de Novembro de 1936, faz hoje 70 anos, quatro dirigentes da CNT entraram no governo da República em guerra e que era presidido pelo socialista Francisco Largo Caballeo. Tratava-se de um «facto transcendente» como afirmava nesse mesmo dia o jornal Solidaridad Obrera, o principal órgão de expressão da CNT, porque os anarquistas nunca haviam confiado nos poderes da acção governativa e porque era a primeira vez que isso ocorria na história mundial.Anarquistas no Governo de uma nação era realmente um facto transcendental e irrepetível.
Poucos homens ilustres do anarquismo espanhol se negaram a dar esse passo e as resistências da «base», dessa base sindical que era suposto ser revolucionário e fazer frente aos dirigentes reformistas foram também mínimas. O Verão, sangrento ainda que mítico verão revolucionário de 1936 já havia passado. Anarquistas radicais e sindicalistas moderados, que se tinham enfrentado e separado nos primeiros anos republicanos, estavam agora juntos, esforçando-se por obter os apoios necessários para pôr em marcha as suas novas convicções políticas. Tratava-se de não deixar os mecanismos do poder político e armado nas mãos das restantes organizações políticas, uma vez que foi claro que o que estava a acontecer em Espanha era uma guerra e não uma festa revolucionária.
O Comité Nacional da CNT elegeu os quatro nomes para essa missão: FedericaMontseney, Juan Garcia Oliver, Joan Peiró e Juan López. Nesses quatro dirigentes estavam representados de forma equilibrada os dois principais sectores que haviam pugnado pela supremacia no anarco-sindicalismo durante os anos republicanos: os sindicalistas e a FAI. Joan Peró e JUan lópez, ministros da Idústria e do Comércio, eram as figuras indiscutíveis daqueles sindicatos de oposição que tinham sido expulsos da CNT e, 1933 e que haviam voltado mais tarde, pouco antes da sublevação militar. Juan Garcia Oliver, novo ministro da Justiça, era o símbolo do «homem de acção», da «ginástica revolucionária», da estratégia insurreccional contra a República, que havia ascendido como a espuma a partir das jornadas revolucionárias de Julho em Barcelona. De Federica Montseney, ministra da saúde, a fama vinha de ser da família onde nascera – era filha de Federico Urales e Soledad Gustavo – e que se havia empenhado na República para atacar desde um anarquismo mais intrasigente todos os traidores reformistas. Ela ia ser, além disso, a primeira mulher a desempenhar o cargo de ministro na história do país.
Da passagem da CNT pelo Governo ficaram poucos vestígios. Entraram em Novembro de 1936 e abandonaram em Maio de 1937. Pouco puderam fazer em sete meses. Recorda-se muito mais o que significou a participação dos quatro anarquistas num Governo do que a sua actividade legislativa. Como a revolução e a guerra foram perdidas, nunca eles puderam expor a sua dignidade como ministros na história. E como não podia ser, semelhante acto de ruptura para com a tradição anti-política trouxeram-lhes as maiores desgraças. Para memória colectiva do movimento libertário, derrotado, e no exílio, aquela traição e aquele erro só podia trazer consequências funestas. Toda a literatura anarquista posterior, quando aborda o assunto, deixa de lado a análise, para descarregar um chuva de censuras e críticas por demais conhecidas. De um lado, fica a revolução, vigorosa e soberana; do outro, a sua destruição, feita realidade pela ofensiva que desde o poder se lançou contras as milícias, os comités revolucionários, as colectivizações, as três solenes manifestações pela mudança revolucionária.
Se menospreza assim, nesse ajuste de contas com o passado, o que de necessário e de positivo houve naquele momento extraordinário. Necessário, porque a revolução e a guerra, que os anarquistas não haviam provocado, obrigaram a articular uma solução que, evidentemente, devia afastar-se das doutrinas e das atitudes com que historicamente se identificavam. Positivo, porque essa defesa da responsabilidade e da disciplina, que converteu justamente a participação no Governo num dos seus símbolos, melhorou a situação na retaguarda, evitou ainda mais derramamentos inúteis de sangue, e contribuiu a mitigar a resistência que a outra estratégia disponível, a maximalista e a do confronto radical com as instituições republicanas, havia alimentado.
Evidentemente que uma análise deste tipo que separa o historiador do juízo de autenticidade sobre a pureza doutrinal daqueles protagonistas leva a considerar outras facetas esquecidas. Como aquela que se refere ao facto de ter sido um «anarquista de acção» como Garcia Oliver quem consolidou os tribunais populares ou que criou os campos de trabalho, substituindo os tiros na nuca para os presos fascistas. Ou que um sindicalista de toda uma vida como Juan Peiró se encarregara das intervenções nas industrias de guerra. Ou que uma mulher subisse às cúspide do poder politico, um espaço negado tradicionalmente às mulheres e que Franco voltaria a negar durante décadas, e desde aí empreendesse uma política sanitária de medicina preventiva, de controle das doenças venéreas, uma das pragas da época, e da reforma eugenésica do aborto que, apesar de não ter passado das intenções, fez avançar alguns debates ainda presentes das sociedades actuais.
Acabada a guerra, as prisões, as execuções e o exílio meteram o anarquismo num túnel de que é difícil sair. Na memória dos anarquistas, na literatura e no cinema a figura que acabou por sobressair foi Buenaventura Durrutti, com todo o seu passado novelesco e façanhas de herói, ficando na obscuridade outras figuras como Juan Peiró que dedicou a sua vida a fabricar bombas, a organizar sindicatos e a ajustar o anarquismo com o relógio da história. Denunciou ante de todos, e por escrito, em Agosto de 1936, a violência revolucionária de destruição dos opositores. Quando, depois dos acontecimentos de Maio de 1937, Manuel Azaña encarregou Juan Negrín da formação de um novo governo sem CNT, Peiró acusa os comunistas de term provocado a crise e denunciou a repressão contra o POUM. Com a ocupação da Catalunha pelo exército franquistas , foge para França, onde foi detido pela Gestapo em Novembro de
1940 tendo sido entregue às autoridades franquistas que não demoraram em executá-lo em 24 de Julho de 1941.
O anarquismo arrastou atrás da sua bandeira vermelha e negra vastos e diversos sectores populares.Lançou raízes em sítios tão díspares como a Catalunha industrial, onde até à Guerra Civil, nunca entrara o socialismo organizado, e na Andaluzia camponesa. Muitos dos seus militantes participaram durante décadas numa frenética actividade cultural e educativa. Nesse trajecto a violência sempre esteve presente. A sua lenda de honradez, sacrifício e combate foi cultivadas durante décadas. Os seus inimigos, à direita e à esquerda, sempre se referiram à tendência dos anarquistas em lançar bombas e a empunhar um revólver. São, sem dúvida, imagens exageradas das quais os historiadores não escaparam e que até as tem alimentado. Uma prova mais das múltiplas facetas daquilo que se chama hoje por memória histórica.

Julián Casanova, texto publicado no El País de 4 de Novembro.

Polónia 1944

As SS chegam a uma aldeia e reúnem a população.
Um jovem padre consegue escapar-se mas é imediatamente perseguido por um jovem nazi.
O padre encontra-se encurralado num pátio, sem esperança.
O jovem soldado aponta e prepara-se para disparar quando subitamente o céu escurece e Deus intervém gritando:
- «Pára, infeliz! Não dispares! Um dia este jovem polaco será Papa!»
Perplexo, o alemão responde:
- «Sim, Senhor, e eu?»
- «Tu, virás depois».
.
.
retirado de: