1.2.08

Todos ao Mercado do Bolhão este Sábado (2 de Fever. às 10h)

O mercado do Bolhão corre o risco de desaparecer para sempre...

ESTE SÁBADO, 2 DE FEVEREIRO - A PARTIR DAS 10 H.
TODOS AO BOLHÃO!


O povo do Porto não está a dormir!
Este típico mercado da cidade do Porto, tem vindo a resistir ao longo dos anos, mas agora está ameaçado por fortes interesses económicos num edifício que está classificado como Património Nacional.

O presidente da Câmara do Porto, decidiu que a melhor forma de reabilitar este velho edifício era entregá-lo a uma empresa privada para o gerir nos próximos 50 anos!
A escolhida foi a multinacional holandesa TCN – Tramcrone que já está a elaborar um projecto para o mercado.

Esse projecto vai destruír o mercado tradicional, transformando este fantástico espaço em mais um Centro Comercial igual a muitos outros. Todo o interior do edifício será demolido para dar lugar à especulação imobiliária (supermercado, lojas, habitações...)

Este edifício começou a ser construído em 1851, e é actualmente o único mercado tradicional do centro da cidade, considerado a alma do Porto onde se podem ainda encontrar as típicas vendedeiras e as genuinas gentes do Porto.

Ajude-nos a salvar o mercado do Bolhão. Denuncie este atentado contra o património.

Escreva ao Presidente da Câmara do Porto:
Praça General Humberto Delgado
4049-001Porto
Email: geral@cm-porto.pt





A Baixa do Porto está triste e degradada.
A Câmara do Porto, é responsável pela manutenção dos espaços públicos e por desenvolver projectos de requalificação da cidade!

Não podemos ficar de braços cruzados a ver (des)acontecer!

Que futuro para o mercado do Bolhão?
Privatização? NÃO
Espaços públicos? SIM
Centro comercial? NÃO
Comercio tradicional? SIM
Especulação imobiliária? NÃO
Recuperação e reabilitação? SIM



Próximas vítimas: Mercado Ferreira Borges, Pavilhão Rosa Mota, Praça de Lisboa, Mercado do Bom Sucesso.

Vitimas do passado: Rivoli, Palácio do Freixo

2 de Fevereiro, 10h – ao Mercado do Bolhão: Leilão da cidade do Porto

Reunião de preparação do movimento Porta 65 Fechada (Sábado, 2 Fev, às 22h no café Piolho)

O movimento Porta 65 Fechada marcou para o fim de semana de 9 e 10 de Fevereiro uma jornada de mobilização e luta contra os condicionamentos e as reduções que foram impostas aos arrendamentos para jovens.
Para esse efeito vão realizar uma reunião final da preparação do MANI-FESTA-ACÇÃO.

O ponto de encontro será no Café Piolho este sábado, dia 2, às 22h00.

Iremos distribuir flyers e cartazes pela cidade e ultimar os preparativos. Como sempre o movimento precisa da ajuda e colaboração de todos,

Apareçam!


A fraude à lei praticada pelo primeiro-ministro: Sócrates assinava projectos de obras de que não era autor.

Um exemplo de uma casa cujo projecto tem a assinatura de Sócrates ( perdão, do Sr.Pinto de Sousa) e vejam se não tem mesmo aspecto de ser uma casa projectada à imagem do actual governo


Notícia de última hora do jornal Público:

Sócrates assinou durante uma década projectos da autoria de outros técnicos

José Sócrates assinou numerosos projectos de edifícios na Guarda, ao longo da década de 80, cuja autoria os donos das obras garantem não ser dele. Nalguns casos, esses documentos eram manuscritos com a letra de Fernando Caldeira, um colega de curso do actual primeiro-ministro que era funcionário do município e que, por isso, não podia assumir a autoria de projectos na área do concelho.

O primeiro-ministro diz que assume “a autoria e a responsabilidade de todos os projectos” que assinou e que a sua actividade profissional privada se desenvolveu “sempre nos termos da lei”. Embora se trate de uma prática sem relevância criminal, as chamadas “assinaturas de favor” em projectos de engenharia e arquitectura constituem uma “fraude à lei”, no entendimento do penalista Manuel Costa Andrade, e são unanimemente condenadas pelas organizações profissionais dos engenheiros técnicos e dos engenheiros.