19.7.06

O primeiro dia da revolução libertária espanhola (19 de Julho de 1936)


Mural a reproduzir o célebre quadro Guernica que Picasso pintou em homenagem aos resistentes anti-fascistas espanhóis e a propósito do bombardeamento pelos aviões nazis, ao serviço das forças nacionalistas de Franco, sobre os bairros residenciais de Guernica, um pequena vila situada no País basco.
.
.
Hoje fazem 70 anos
que começou
o breve Verão da Anarquia
em Espanha.
.
.
19 de Julho é o primeiro dia da revolução libertária espanhola. Foi nesse dia, quando corria o ano de 1936, que todo um povo se levantou contra o golpe fascista de uma boa parte das forças armadas espanholas.
.
Em Barcelona os militares fascistas amotinam-se nos quartéis e tentam tomar de assalto a cidade, mas encontram forte resistência por parte dos operários da C.N.T. e da F.A.I. que levantam barricadas e conseguem rechaçar os militares golpistas, obrigando-os a regressaarem aos quartéis.
.
Será o início de um processo revolucionário que se tornou conhecido pelo curto Verão da Anarquia e que com a militarização das forças em conflito irá evoluir para uma sangrenta guerra civil entre os republicanos anti-fascistas, de um lado, e as forças nacional-fascistas capitaneadas por Franco, e apoiado pelas tropas de Mussolini e pelos aviões de Hitler, do outro.
.
.
.
.
Nota
Esta é uma mais que justificada excepção relativamente ao conteúdo do texto do post seguinte, uma vez que, face ao facilitismo dos que não sabem cumprir com a palavra dada, nem com os compromissos assumidos, recordar é também resistir.