11.2.10

Nas Lajes Não! Assina a Petição: Somos contra o treino da caças F-22 americanos na Base das Lajes


Bases militares norte-americanas espalhadas pelo mundo

Petição Somos contra o treino de caças F-22 americanos na Base das Lajes


Os aviões F-22 e F-35 vão começar a treinar sobre o Oceano Atlântico com suporte na base das Lajes. Os primeiros F-22 Raptor, caças bombardeiros norte-americanos de quinta geração, deverão chegar aos Açores já este ano.

O novo embaixador designado dos Estados Unidos da América em Portugal, Allan Katz, em recentes declarações sobre a Base das Lajes, realçou "o valor estratégico da sua localização a meio do Atlântico, mas lembrou que a cada vez maior autonomia dos aviões militares está a reduzir a necessidade de manter um efectivo de 700 militares na Terceira, pelo que é importante conseguir novas missões para as Lajes, que passarão seguramente pela criação naquela base de um campo de treino para caças, uma matéria que ainda está a ser discutida entre as forças armadas dos dois países, antes de passar para o plano da decisão política."

Na prática está em causa a possibilidade do espaço aéreo dos Açores se transformar num enorme campo de treino militar para aviões F-22 e F-35 de última geração, equipados com mísseis hipersónicos. É mais uma cedência à máquina militar dos EUA, sem qualquer contrapartida, em sacrifício dos interesses nacionais e do bem-estar e segurança das populações.

Mais uma vez estão a ser tomadas importantes decisões nas nossas costas. Chegou a altura de intervir e dizer BASTA ! Com a sua participação tudo faremos para entregar esta petição a todas as autoridades com responsabilidade política na matéria. Os signatários

Para assinar:
http://www.peticaopublica.com/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2010N1197

Grupo no Facebook:
http://www.facebook.com/group.php?gid=292049153289



Campanha Internacional Não às Bases Militares Estrangeiras

International Network for the Abolition of Foreign Militairy Bases

http://www.no-bases.org/


Bibliografia sobre bases militares estrangeiras:

Center for Defense Information (CDI) (1989) The Global Network of United States Military Bases, Defense Monitor 18(2)

Collins, John M. (1998) Military Geography for Professional and the Public, Potomac Books Inc, Washington DC (US)

Cooley, Alexander (2008) Base Politics: Democratic Change and the U.S. Military Overseas, Cornell University Press, Ithaca (US)

Cragg, Dan (2001) Guide to Military Installations, Stackpole Books, Mechanicsburg (US)

Enloe, Cynthia (2000) Maneuvers: The International Politics of Militarizing Women's Lives, University of California Press, Berkeley (US)

Enloe, Cynthia (1990) Bananas, beaches and bases: making feminist sense of international politics, University of California Press, Berkely (US)

Evinger, William R. (1998) Directory of U.S. Military Bases Worldwide, Oryx Press, Phoenix (US)

Ferguson, Kathy & Turnbull, Phyllis (1999) Oh, Say, Can You See? The Semiotics of the Military in Hawai’i, University of Minnesota Press, Minneapolis (US)

Gerson, Joseph & Bello, Walden (2007) Empire and the Bomb: How the U.S. Uses Nuclear Weapons to Dominate the World, Pluto Press, London (UK)

Gerson, Joseph & Birchard, Bruce (eds.) (1991) The Sun Never Sets: Confronting the Network of Foreign US Military Bases, South End Press, Boston (US)

Grey, Stephen (2006) Ghost Plane: The True Story of the CIA Torture Program, St. Martin’s Press, New York (US)

Hansen, Kenneth N. (2004) The Greening of Pentagon Brownfields: Using Environmental Discourse to Redevelop Former Military Bases, Lexington Books, Lanham (US)

Johnson, Chalmers (2007) Nemesis: The Last Days of the American Republic, Metropolitan Books, New York (US)

Johnson, Chalmers (2004) Sorrows of Empire: Militarism, Secrecy and the end of the Republic, Metropolitan Books, New York (US)

Johnson, Chalmers (2000) Blowback: The Costs and Consequences of American Empire, Henry Hold &Co, New York (US)

McCaffrey, Katherine (2002) Military Power and Popular Protest: The US Navy in Vieques, Puerto Rico, Rutgers university Press, Chapel Hill (US)

Lindsay-Poland, John (2003) Emperors in the Jungle: The Hidden History of the US in Panama, Duke university Press, Durham (US)

Lutz, Catherine (2009) The Bases of Empire: The Global Struggle against US Military Posts, Pluto Press/TNI, London (UK)

Simbulan, Roland (1987) The bases of our insecurity: A study of the US military bases in the Philippines, Balai Fellowship, Manila (Philippines)

Tanaka, Yuki & Tanaka, Toshiyuki (2001) Japan’s Comfort Women: Sexual slavery and prostitution during World War II and the US occupation, Routledge, London (UK)

Vanaik, Achin (ed.) (2007) Selling US Wars, Interlink, Northampton (US)

Vine, David (2009) Island of Shame: The Secret History of the US Military Base on Diego Garcia, Princeton University Press, Princeton (US)

Zeijden, Wilbert van der & Irving, Sarah (2007) Outposts of Empire: the case against foreign military bases, Transnational Institute, Amsterdam (NL)




ONDE ESTÃO AS ARMAS DE DESTRUIÇÃO MACIÇA:

Bases Militares dos Estados Unidos da América: O braço armado do Império









Peregrinação às Fontes, de Lanza del Vasto, uma das referências da Não-Violência e discípulo de Gandhi, acabou de ser editado em português




Lanza del vasto - Um dos mais destacados discípulos de Gandhi no ocidente
Finalmente editado em português o seu livro chave

«Peregrinação às Fontes» de Lanza del Vasto

Proposto desde há mais de 30 anos a vários editores, só agora este livro é publicado em versão portuguesa. Nada perdeu, porém, do seu interesse permanente. O seu ponto culminante é o encontro de duas grandes figuras da não violência, Lanza del Vasto e Gandhi.

Lanza del Vasto proferiu conferências em Portugal, em Abril de 1978, em Lisboa, Porto, Coimbra e Évora, tendo voltado ao nosso país em 1979. A elas assistiram muitas centenas de pessoas. Segundo os que o acompanharam, Lanza teve um grande impacto em quem o ouviu, pelo seu profundo humanismo, pelo idealismo aliado a um grande realismo, pela vontade firme e lúcida que ele tinha de concretizar os sonhos, pela sua atenção aos pormenores. Na base do pensamento que transmitia, encontrava-se o conceito hindu e gandhiano de «satyagraha», de força da verdade e de adesão à verdade.


Lanza del Vasto nasceu em 1901, na Itália do sul, de mãe belga e pai siciliano. Fez estudos clássicos em Paris e de filosofia em Pisa, enquanto se ia dedicando também à arte da poesia, da pintura e da música. Em 1937 partiu para a Índia, na viagem que ele narra em Peregrinação às Fontes, cujo ponto culminante foi o encontro com Gandhi. Em Gandhi vê aquele que pode trazer uma solução aos problemas dos homens, que abre os caminhos da paz pela não violência e que propõe uma resposta aos excessos e desordens da civilização moderna.

Com Simone Gebelin (Chanterelle), com quem casa em 1948, funda uma comunidade, mais tarde refundada com o nome A Arca (L'Arche). Passa a dedicar a sua vida ao desenvolvimento da comunidade, à sua obra filosófica e poética, e à luta pela paz, à denúncia do perigo nuclear militar e civil. Alguns jejuns públicos que efectuou, por vezes com outras personalidades bem conhecidas, tiveram grande repercussão em França e na Europa, destacando-se, em 1972, a sua activa presença contra a extensão do campo militar do planalto de Larzac, no sul de França.

Nessa acção esteve ao lado dos camponeses e agricultores locais, do nascente e vigoroso movimento ecológico e dos movimentos pela paz e pela justiça. Ao longo da vida, continuou a exercer os seus talentos de artista no desenho, na arte do cinzel, na música e na poesia. Antecipando o debate sobre as alterações climáticas, alertou com vigor para o risco de um «dilúvio feito pela mão do homem». Faleceu em 1981, em Múrcia (Espanha) e está enterrado na comunidade da Arca (La Borie Noble, Hérault, França).


Em pré-venda, o custo de cada exemplar é de €20,00, o que representa uma redução de cerca de 20 por cento sobre o preço previsto de comercialização. Cada comprador receberá um documento contabilístico comprovativo do pagamento, que inclui um compromisso de entrega.

Enviar para:
J. C. COSTA MARQUES, EDITOR
Edições Sempre-Em-Pé
Rua Camilo Castelo Branco, 70/52 . 4425-037 Águas Santas
Telefax 22 975 9592
www.sempreempe.pt
nif 152 977 023
nib 00 33 0000 45320830239 05
IBAN PT 50 00 33 0000 45320830239 05 • SWIFT/BIC: BCOMPTPL


APRESENTAÇÃO DO LIVRO EM LISBOA

23 de Fevereiro de 2010 às 18h00
no Centro Nacional de Cultura ( CNC)
Pré-lançamento e apresentação da edição portuguesa da obra chave de Lanza del
Vasto
, Peregrinação às Fontes

Centro Nacional de Cultura
Rua António Maria Cardoso, 68 – 1249-101 Lisboa, ao Chiado,
t. 21 346 67 22 fax 21 342 82 50,
info@cnc.pt
Participarão na sessão Frei Bento Domingues, Jorge Leandro Rosa, Luís Lopes, António Cândido Franco, Mário Cruz, e diversas pessoas ligadas à problemática da não violência e aos Amigos da Arca, comunidade fundada em França por Lanza del Vasto, e que em Portugal ficou conhecida também pelas referências a ela feitas, e ao seu fundador, por António Alçada Baptista.

Este debate e este pré-lançamento inserem-se na sequência da acção de Manuela Bio Lourenço, dos Amigos da Arca e da ALOOC – Associação Livre de Objectoras e Objectores de Consciência desde os anos 1970-80. Lembre-se que Lanza del Vasto esteve em Portugal em Abril de 1978, em Lisboa, Porto, Coimbra e Évora, onde proferiu conferências que despertaram grande afluência e interesse, tendo voltado ao nosso país no ano seguinte.

A sessão será moderada por José Carlos Costa Marques, responsável pela edição portuguesa (
www.sempreempe.pt ), estando a tradução a cargo de Helena Langrouva.