12.10.09

ContraDança - festival de dança e movimento ( de 8 a 16 de Outubro na Covilhã e em Castelo Branco)



ASTA - Associação de Teatro e Outras Artes do Distrito de Castelo Branco, promove uma vez mais o “Contradança - Festival de Dança e Movimento”.
Nesta que é a 4ª edição, o festival vai acontecer nas cidades:
• da Covilhã e
• de Castelo Branco,
onde vão decorrer 21 espectáculos.
Na Covilhã serão realizados 12 espectáculos, entre 8 e 16 de Outubro de 2009, no Teatro-Cine, sempre às 21h45. Podes consultar o programa AQUI

Contradança é um festival onde a dança e o movimento são soberanos, com boas propostas em áreas variadas como:
• teatro,
• dança,
• performance,
• exposições e
• workshops.

O festival é, ainda, complementado com:
• Exposição “Pintar com Luz”
• “Mercado Negro”, uma feira de dimensões reduzidas onde é possível comprar e vender todo o tipo de produtos como:
o livros,
o cd’s,
o dvd’s,
o roupas,
o sapatos…
entre outros artigos já perdidos no tempo


Data: 08/10/2009 a 16/10/2009
Contactos: Tel. 275 081 775
Fax: 275 081 784
E-mail: contacto@aasta.pt
Local: Covilhã - Teatro-Cine
URL:
http://www.astateatro.blogspot.com/
Promotor: ASTA - Associação de Teatro e Outras Artes do Distrito de Castelo



“Creio que a arte deve ser praticada para ser apreciada, e ensinada em aprendizado íntimo. Creio que o mestre não deve ser menos activo que o aluno. Pois a arte não pode ser aprendida por preceito, por um instrução verbal qualquer. Ela é, falando com propriedade, um contágio, e se transmite como o fogo de espírito para espírito.” Herbert Read


A dança é a vibração da alma que a arte impulsiona sobremaneira.

O corpo é repositório de nossas experiências mantidas nos séculos de nossas existências.



Ballet Contemporâneo do Norte vai apresentar dois espectáculos no Festival ContraDança 13 Outubro- Covilhã

IPETERIX IPETERIDEX- 15h00
Espectáculo para a infância.

Nocturno- 21h45
Ipterix Ipteridex é uma pequenina viagem divertida e estimulante feita através do movimento, das cores e dos sons. Uma viagem por histórias sem palavras.
Nesta primeira abordagem da companhia à primeira infância, pretende-se traçar um percurso de experimentação, tendo em vista a simplicidade e a aproximação ao mundo dos mais pequenos, envolvendo-os, para que possam eles também fazer parte, de forma activa, dessa viagem.
Ipterix Ipteridex é uma intervenção informal que visa lançar, tão cedo quanto possível, raízes de apetência cultural, lançando o gosto pela dança contemporânea, através de um contacto directo e afectivo com os profissionais que a praticam, plantando uma semente de fascínio e interesse desde a mais tenra idade.

http://ballet-contemporaneo-norte.blogspot.com/

Comunicado das/os professoras/es das Actividades de Enriquecimento Curricular de música e inglês, no Porto

Os professores de Inglês e de Música das Actividades de Enriquecimento Curricular do Porto, particularmente preocupados com a Educação e o Ensino, com a imagem do Estado e com o bom uso dos dinheiros públicos, face ao completo caos que caracteriza o concurso público para a colocação dos docentes para o ano lectivo de 2009/2010 solicitam a V. Exas., a divulgação dos seguintes pontos que caracterizam a precariedade dos professores e a vergonha social do estado da educação deste país de forma a conduzir à resolução destes problemas.

Fazemo-lo pelos seguintes motivos:

- Alteração para pior das já precárias condições de trabalho dos professores de Inglês e de Música das AEC’s;- Passamos do vencimento por turma para um vencimento por hora;

- Passamos de um valor equivalente a 12.5€ hora para um vencimento de 11€ /hora apenas;

- Continuamos a trabalhar com os falsos recibos verdes quando em 3 de Setembro do corrente ano saiu o Decreto-Lei nº 212/2009 que estabelece que os municípios podem celebrar contratos de trabalho a termo resolutivo, integral ou parcial com os professores no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular;

- Deixamos de auferir os feriados e período de interrupção escolar, nomeadamente interrupção do Natal, Páscoa e Carnaval.- Temos conhecimento que os professores da Actividade Física e Desportiva continuam a receber por turma e não à hora.

- Os professores das AECs de Inglês e Música foram recebidos numa oficina mecânica, designada por Auto-Brito em Matosinhos e saíram de lá com um horário na mão (distribuído aleatoriamente, sem respeitar graduações nem currículos).

- O contracto de trabalho de prestação de serviços ainda não foi celebrado. No entanto, os docentes já se encontram a leccionar nas escolas confiando apenas no acordo verbal.

- Mencionaram que não teríamos de planificar as aulas visto que as mesmas seriam fornecidas pela entidade promotora. As planificações anuais de Inglês foram de facto enviadas pelo correio electrónico, mas não contemplam a realidade da sala de aula. São orientações retiradas de um manual, contêm erros e não dão seguimento ao trabalho realizado pelos professores no ano anterior.

- Quando questionados relativamente às outras planificações (mensais e de articulação vertical), foi-nos dito que não teríamos de as fazer. No entanto as escolas e as professoras titulares exigem tal articulação, visto que faz parte dos objectivos gerais do ensino do Inglês e da Musica no 1º Ciclo.

Após anos de dedicação e esforço por parte dos professores acima citados, após termos trabalhado a recibos verdes continuamente, sem direito a subsídios de férias, de Natal, de alimentação e até a subsídio de desemprego, ou em casos mais graves, subsídio de doença, vêm agora retirar-nos o pouco que já tínhamos?

Sempre tivemos uma atitude profissional no desempenho da nossa actividade, mesmo quando passávamos meses sem receber e continuávamos a ir trabalhar diariamente e muitas vezes sem dinheiro para fazer face às despesas de deslocação. Não é justo que após quatro anos, o projecto em vez de evoluir e melhorar as condições de trabalho dos profissionais tenha regredido.

Somos tratados de formas diferentes dos docentes de Educação Física quando trabalhamos para as mesmas escolas e fins??

Toda esta situação está a levar ao êxodo de uma grande maioria dos professores para os municípios vizinhos com melhores condições de trabalho. Deixando a educação das crianças do Município do Porto à mercê de pessoas não qualificadas para tal e deixando também as crianças em muitas escolas sem as Actividades de Enriquecimento Curricular ao qual as mesmas tem direito e das quais os Encarregados de Educação dependem para organizar a sua vida.

Conscientes de que este pedido se fundamenta no exercício de uma cidadania empenhada e participativa, os signatários esperam de Vossas Excelências a tomada de medidas com a devida urgência que a gravidade da situação justifica.