27.6.07

Recorda-se hoje Helen Keller para defender os direitos dos homens e mulheres com surdez e cegueira



O Dia Internacional da Surdez e da Cegueira comemora-se hoje, dia 27 de junho, em homenagem a HELEN KELLER, uma activista que tomou como meta da sua vida, a luta a favor dos sensorialmente Incapacitados...


Consultar: aqui, e ainda



Nota: o blogue Pimenta Negra tentará em breve ter uma secção de links sobre a defesa dos direitos dos cidadãos portadores de incapacidades.

A Escola Moderna de Francisco Ferrer i Guardia

A escola moderna foi uma escola fundada em 1901 por Francisco Ferrer i Guardia, notável educador e pedagogo, defensor dos ideais anarquistas, e que com a sua proposta educativa da Escola Moderna visava transformar o sistema educativo segundo métodos racionalistas e científicos






A vida de Francisco Ferrer i Guardia

(documentário biográfico da vida e obra do célebre educador e pedagogo anarquista Francisco Ferrer i Guardiã, alvo de perseguição política e, apesar de inocente, foi condenado à morte pelo Estado espanhol em 1909 )



Documentário sobre o cantor e músico anarquista Chicho Sanchez Ferlosio (1940-2003)

Enquanto o corpo aguentar (mientras el cuerpo aguante) - documentário realizado por Fernando trueba em 1981 sobre o extraordinário poeta, cantor e músico anarquista José Antonio Sánchez Ferlosio, mais conhecido por Chicho Sanchez Ferlosio (1940-2003), incansável lutador antifranquista.
Consultar:





HOY NO ME LEVANTO YO

Una cosa hay bien segura,
hoy no me levanto yo.
Tengo sábanas y mantas,
buena almohada y buen colchón,
tengo tabaco y cerillas
y buena imaginación
y aquí en la cama he llegado
a la clara conclusión
de que pase lo que pase
hoy no me levanto yo!!!

Cerca ya de mediodía
entran en mi habitación
mi mujer y mi cuñada
y mi hija la mayor
y mi suegra con su hermana
que está aquí ahora de pensión
y confirma mi designio
constatar su irritación
cada vez que les repito
que hoy no me levanto yo!!!

Hablando todas a un tiempo
reclaman una razón,
no siento molestia alguna
ni tampoco desazón,
no me ha despertado el niño,
he dormido de un tirón,
digerí bien la fabada,
pesadillas no señor,
pero aquí estoy en la gloria
y hoy no me levanto yo!!!

Mi mujer me amonestaba
con paciencia y con amor,
mi suegra más duramente,
mi hija desapareció
y me trajo un té con leche
y unas lonchas de jamón,
yo me tomé el té con leche,
me arrellané y dije ¡no!,
dejadme por imposible
que hoy no me levanto yo!!!

Por fin les dije
aunque vengan gobierno y oposición,
la televisión y prensa
y el cabildo en procesión,
policías y alguaciles
que van de gobernación
y los propios comunistas
me piden su excomunión,
aunque vengan Dios y el Diablo,
hoy no me levanto yo!!!

Hoy se nace con el sino
de actuar por actuar,
la gente anda arrebatada
y no se para a pensar
que hay veces que levantarse
se lo puede uno saltar
y aunque a nadie le hagas falta,
allí te vienen a hurgar,
pues por mí que canten misa,
no me pienso levantar!!!

Chicho Sánchez Ferlosio: "Hoy no me levanto yo", canción incluida en el disco A contratiempo.




O Movimento Dada ( documentário )

Dada é um movimento cultural ( de carácter contra-cultural) que aparece em Zurich durante a I Grande Guerra e cuja acção se estendeu de 1916 a 1920. O movimento desmuliplicou-se em várias áreas artísticas, desde as artes visuais à literatura, passando pelo teatro, design, mas tendo sempre como denominador comum a contestação à política de guerra levada a cabo pelas potências imperialistas da altura, assim como a recusa aos padrões artísticos dominantes


1




2





3

Marcha da Simplicidade 2007

«Quando a última árvore for abatida, o último rio secar, e o último peixe for pescado, então o homem vai perceber que o dinheiro não é, afinal, comestível»

A marcha de Simplicidade 2007 partiu ontem (26 de Junho) de Charente Maritime (norte de França), por ocasião do Festival da Terra, e irá percorrrer 330Km até Creuse, com chegada prevista para meados do mês de Agosto.
Pretende-se com esta iniciativa, que já vai na 2ª edição, redescobrir a fauna e a flora das regiões, promover o reencontro entre as pessoas, criar momentos de convívio pelas terras por onde se vai passando, bem assim trocar impressões, ideias e conhecimentos com as pessoas que se encontrar pelo caminho.

São convidados a integrarem-se na Marcha por um dia, uma semana ou mais, todos aqueles que quiserem partilhar estes objectivos. Serão especialmente bem-vindos músicos, cantores e todos os instrumentos de música que possam dar um ambiente festivo aos muitos momentos de pausa que não deixarão de haver ao longo da Marcha da Simplicidade.

Cada dia prevê-se fazer uma média de 15 km diários, e em cada semana está previsto um dia de descanso para que todos – adultos e crianças, famílias ou simplesmente um pessoa – possam acompanhar a Marcha da Simplicidade.

Ao contrário do ano anterior não temos desta vez um trajecto fixo. Por isso, a qualquer momento podem entrar em contacto connosco via telefone ou pela Internet para saber o exacto local onde nos encontramos. No ano passado mais de 100 pessoas juntaram-se a nós, e este ano esperamos que mais ainda se juntem ao colectivo de 15 pessoas que organiza esta Marcha.

A ideia geral que inspira esta Marcha é a simplicidade voluntária, isto é, viver de outro modo, muito diferente daquele que é típico da actual sociedade ocidental com todo o consumismo e tecnologia que caracteriza as nossas sociedades super-urbanizadas, tentando recuperar os estilos de vida mais simples, baseados no uso racional e reflectido dos recursos naturais, assim como na ideia da responsabilidade social das pessoas, na auto-gestão e não-violência do nosso quotidiano.

Por isso está prevista a organização de vários ateliers ao longo da Marcha para permitir a troca de experiências e de conhecimentos sobre as melhores alternativas ecológicas e sociais face ao modo de vida dominante.

Note-se que a Marcha pretende ser um forma alternativa de locomoção, de carácter ecológico, e que possa modificar a nossa relação com o tempo e o espaço, permitindo apreciar o meio ambiente que nos rodeia.


A lentidão é também uma forma resistir


Carta e regras de vida para a Marcha

(o que se segue serve de orientação para a Marcha, mas não deve ser entendido como uma doutrina fechada e absoluta; devemos preservar sempre a espontaneidade)

- a Marcha desenrola-se num espírito de autonomia, autogestão, não-violência e do decrescimento.

-Todos os participantes marcham em conjunto em ajuda mútua e ambiente convivial

-Não se recomenda a posse de qualquer símbolo de pertença a nenhuma organização ao longo da Marcha

-A marcha percorrerá cerca de 15 km por dia

-Os caminhantes devem vir equipados com o material necessário para a Marcha

-Para a alimentação cada um pode trazer os seus próprios víveres, mas será organizada uma cantina colectiva, participativa e vegetariana, com produtos biológicos e locais, cujos preços serão livres.

- Evitar-se-á fazer resíduos

-Os animais de companhia serão da exclusiva responsabilidade dos portadores, até porque cavalos e burros farão parte da Marcha

-A marcha é organizada por caminhantes e ciclistas, pelo que todo e qualquer meio motorizado deve ser evitado

-Agradece-se que não abusem do álcool e de todas as outras drogas que possam influenciar negativamente o bom desenrolar da Marcha

http://marchedelasimplicite.org/

Manifesto dos lançadores de tartes e dos anarco-pasteleiros


O lançamento de tartes («entartage» no francês) é um acontecimento público que consiste em lançar, ou melhor ainda, a «esmagar» uma tarte de creme na cara de uma personalidade pública para assim plublicitar o absurdo das acções ou das palavras de que é autor. Trata-se de um censura pública pelo rídiculo. A sua origem remota advêm dos filmes mudos onde se assiste a constantes cenas de lançamento de tartes.
A figura que se tornou mais conhecida neste tipo de acção directa é o
humorista anarco-pasteleiro belga Noel Godin


Ética de um lançador de tartes

1)Diverti-vos e lambei os beiços

2) A tarte não deve ser (tanto quanto possível) lançada, mas antes depositada amorosamente na cara da pessoa-alvo

3)O lançamento da tarte não deve ser um acto agressivo. É aconselhável que os autores apareçam com adereços que os distingam facilmente dos assassinos contratados pela CIA. Nunca adoptar um atitude de perigosos conspiradores, mas antes de hábeis e bem dispostos comilões

4) O prato não deve ser pesado para não ferir ninguém. Evitar os pratos de pirex e de alumínio. Escolher os de cartão duro mas inofensivo. O creme das tartes deve ser de qualidade, comestível e saboroso. Evitar os cremes fora de prazo e que possam perigar a saúde do alvo.

5) O lançamento da tarte deve ser filmado ou, no minímo, fotografado. Isto faz parte integral do jogo. Não só para gáudio antecipado do autor da façanha como, sobretudo, para a risota trocista da população quando tomar conhecimento do facto por via da tv, dos jornais e revistas que, normalmente, acolhem bem este género de situações cómicas dirigidas a personalidades mediáticas.

6) Praticai sempre uma generosa política de lançamento de tartes. Privilegiai os chefes de toda a espécie, sobretudo os que ocupam uma posição de autoridade. Não sedes tendenciosos ao escolher mais um partido que o outro. A razão é simples: somos firmemente contra todo e qualquer poder, seja ele económico, político ou mediático. Agimos sempre a favor de seres humanos livres.

Tradução livre do original que se encontra:

Website da Internacional dos Anarco-pasteleiros:
http://www.entartistes.ca/ethique.html

Um elogio em francês aos anarco-pasteleiros
http://www.entartistes.ca/coupables.html



Ver artigo da Wikipedia sobre a origem e filosofia do lançamento de tartes, e ainda a enorme lista dos entartados: aqui


Outros sites de interesse:

http://members.tripod.com/taart/english.html

http://perso.orange.fr/oncle.dom/humour/entartometre/entartez.htm

http://hermaphrodite.fr/article831

http://gloup67.free.fr/


Um best of...(algumas das melhores cenas...)





O filósofo mundano Bernard Henry-Levy entartado