27.6.07

Manifesto dos lançadores de tartes e dos anarco-pasteleiros


O lançamento de tartes («entartage» no francês) é um acontecimento público que consiste em lançar, ou melhor ainda, a «esmagar» uma tarte de creme na cara de uma personalidade pública para assim plublicitar o absurdo das acções ou das palavras de que é autor. Trata-se de um censura pública pelo rídiculo. A sua origem remota advêm dos filmes mudos onde se assiste a constantes cenas de lançamento de tartes.
A figura que se tornou mais conhecida neste tipo de acção directa é o
humorista anarco-pasteleiro belga Noel Godin


Ética de um lançador de tartes

1)Diverti-vos e lambei os beiços

2) A tarte não deve ser (tanto quanto possível) lançada, mas antes depositada amorosamente na cara da pessoa-alvo

3)O lançamento da tarte não deve ser um acto agressivo. É aconselhável que os autores apareçam com adereços que os distingam facilmente dos assassinos contratados pela CIA. Nunca adoptar um atitude de perigosos conspiradores, mas antes de hábeis e bem dispostos comilões

4) O prato não deve ser pesado para não ferir ninguém. Evitar os pratos de pirex e de alumínio. Escolher os de cartão duro mas inofensivo. O creme das tartes deve ser de qualidade, comestível e saboroso. Evitar os cremes fora de prazo e que possam perigar a saúde do alvo.

5) O lançamento da tarte deve ser filmado ou, no minímo, fotografado. Isto faz parte integral do jogo. Não só para gáudio antecipado do autor da façanha como, sobretudo, para a risota trocista da população quando tomar conhecimento do facto por via da tv, dos jornais e revistas que, normalmente, acolhem bem este género de situações cómicas dirigidas a personalidades mediáticas.

6) Praticai sempre uma generosa política de lançamento de tartes. Privilegiai os chefes de toda a espécie, sobretudo os que ocupam uma posição de autoridade. Não sedes tendenciosos ao escolher mais um partido que o outro. A razão é simples: somos firmemente contra todo e qualquer poder, seja ele económico, político ou mediático. Agimos sempre a favor de seres humanos livres.

Tradução livre do original que se encontra:

Website da Internacional dos Anarco-pasteleiros:
http://www.entartistes.ca/ethique.html

Um elogio em francês aos anarco-pasteleiros
http://www.entartistes.ca/coupables.html



Ver artigo da Wikipedia sobre a origem e filosofia do lançamento de tartes, e ainda a enorme lista dos entartados: aqui


Outros sites de interesse:

http://members.tripod.com/taart/english.html

http://perso.orange.fr/oncle.dom/humour/entartometre/entartez.htm

http://hermaphrodite.fr/article831

http://gloup67.free.fr/


Um best of...(algumas das melhores cenas...)





O filósofo mundano Bernard Henry-Levy entartado